Barulho punto tjet 09/10

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Barulho punto tjet 09/10

por felype.rodrigues » Seg Set 02, 2013 12:28 am

boa noite galera! negocio é o seguinte, o meu carro faz um certo barulho, como se estivesse passando um vento quando ele ta frio, logo depois que esquenta um pouco, para..
eu levei em uma oficina e me disseram que era a junta do coletor, que quando o ali esquentava, vedava e parava o barulho e que nao era um problema serio, que so ia perder um pouco de consumo (estou fazendo 8km/l na cidade, quase sempre com ar desligado porem pisando direitinho uaehuaheua :D).
semana passada eu fiz a revisao dos 45.000 na fiat, pedi para verificarem e o mecanico disse que é normal o barulho, so que aqui na minha cidade, so tem o meu tjet e no maximo um outro, entao eu nao sei se eles tem tanta experiencia assim pra poder saber..
outra coisa que acontece mas isso é intermitente, quando viro a chave, aparece a mensagem de erro de air bag, mas nao é sempre que acontece.. o pessoal da cc disse que é a bateria, que ta fraca e pode nao estar enviando energia suficiente, o que vcs acham?
amanha vou tentar levar o carro pra verificar a bateria e ve se o povo da cc ta viajando ou nao..

alias, ta na hora da troca da correia dentada, quanto fica +-? so pra ter uma ideia da mordida, na cc queriam me cobrar R$300,00 de MO e uns R$100,00 a correia..

abraços!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Barulho punto tjet 09/10

por jpromero » Seg Set 02, 2013 4:12 pm

Sobre o barulho de vento o correto é você verificar todas as mangueiras e conexões, alguma delas pode estar frouxa ou rasgada permitindo uma entrada (ou saída) falsa de ar.

O erro do air-bag sendo causado pela queda de tensão pode sim ser verdadeiro, já ví erros muito malucos na injeção por carga baixa na bateria, se ela for original já compensa trocar.

O valor da troca de correia está bom viu, e esse valor é só a troca da correia dentada, as outras também precisam ser trocadas.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Febezza » Seg Set 02, 2013 11:54 pm

se você nunca trocou a bateria, está mais do que na hora. O coletor, pode ser a junta. A correia dentada, na CC é vendido em "kit" se eu não em engano, mas você pode acessar o reparador fiat e dar uma olhada se a correia e o tensionador são so mesmos de outras versões, ai basta procurar em auto peças. as vezes você liga perguntando se tem tal peça pro t-jet, é quase sempre não achar, porém muitas peças de outros modelos são as mesmas. Discos e pastilhas são as mesmas do stilo por ex.
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por felype.rodrigues » Ter Set 03, 2013 6:47 pm

po, muito obrigado pelas dicas...
realmente eu levei o carro pra testar a bateria e ela ta ruim, vou comprar uma da moura de 60 pra repor e ve se o erro para... será que precisa reiniciar a central ou nao tem relaçao? nao manjo de mecanica, entao hahueahue :D

ed; no caso, eletrica né, mas enfim, deu pra entender!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Febezza » Qua Set 04, 2013 12:20 am

vai perder as configurações de radio, hora etc...
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por jpromero » Qua Set 04, 2013 9:19 am

Quando você desligar a bateria velha, dê uma enrolada e espere uns 10 minutos para religar a nova, depois só ligue a chave por 1 min sem dar partida e sem tocar no acelerador. Após 1 min dê a partida e espere mais 1 min na marcha-lenta, apenas para refazer o aprendizado da borboleta eletrônica de aceleração.

Nesse período aproveite para reconfigurar o rádio, data e hora.
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por felype.rodrigues » Qua Set 04, 2013 3:59 pm

jpromero escreveu:Quando você desligar a bateria velha, dê uma enrolada e espere uns 10 minutos para religar a nova, depois só ligue a chave por 1 min sem dar partida e sem tocar no acelerador. Após 1 min dê a partida e espere mais 1 min na marcha-lenta, apenas para refazer o aprendizado da borboleta eletrônica de aceleração.

Nesse período aproveite para reconfigurar o rádio, data e hora.

eu nao fiz isso, acha melhor eu desligar a bateria e fazer? aheuihaeiuheaui
a parte dos 10 mins pra religar a nova aconteceu, nao de proposito mas aconteceu, eu espero apagar as luzes pra dar partida no carro, mas isso é coisa de 15 segundos...
depois da troca da bateria nao surgiu a msg de avaria de air bag, agora eu sou vou liga-lo por volta de 21h, vamo ve se vai aparecer ou nao a mensagem!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jpromero » Sex Set 06, 2013 10:09 am

Na verdade, se está tudo certo com o carro, inclusive marcha-lenta e aceleração frio, não faça nada. Se notar alguma coisa estranha na aceleração deve ser feito o procedimento de aprendizado novamente.
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador