Vazamento do líquido da direção hidráulica

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Vazamento do líquido da direção hidráulica

por anajuventino » Qua Set 11, 2013 5:44 pm

Comprei um Punto Attractive em dezembro de 2010 (ano 2010 modelo 2011).
Na época relatei que fazia um barulho muito alto ao esterçar o volante até o final ao manobrar para estacionar, mas na concessionária e aqui no fórum disseram que era normal.
Na concessionária fizeram uma série de testes, sangria, sei lá o quê e, após isso, o barulho diminuiu bem e passou a ser aceitável.
Tenho um amigo que tem um Punto 1.4 2007 e a direção do carro dele não fez NENHUM barulho ao esterçar até o final.
Ontem fui fazer a troca de óleo de 37.500 km (meu carro está com 2 anos e 8 meses de uso) e o cara do posto me alertou que o líquido da direção está vazando.
Em abril fiz a revisão de 30.000km na concessionária e estava tudo normal (ou não olharam a direção ou, se NÃO estava tudo normal, não me avisaram).
Minha dúvida é: é normal um carro com essas características:
2 anos e 8 meses de uso normal (particular),
37500 km rodados,
nunca foi colidido,
fazia barulho anormal ao sair da fábrica,
ESTAR VAZANDO O LÍQUIDO DA DIREÇÃO HIDRÁULICA?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Vazamento do líquido da direção hidráulica

por ADILSONRE » Qua Set 11, 2013 6:07 pm

Ana, bastante estranho dizerem para você que isso é normal, pois nenhum barulho estranho detectado no carro é normal, ainda mais tratando-se da direção.
Pelo seu relato, creio que desde a compra está com esse problema, o que prontamente deveria ter sido visto na CC. E se onde você comprou o Punto eles não resolvessem, como não resolveram, o negócio é sempre levar em outra até o conserto efetivo.
Um carro com pouco mais de 2 anos e com essa Km, ao meu entender não é anormal ocorrer um problema destes, aliás, até mesmo zero, como foi o seu caso. Anormal foi ter conseguido segurar essa situação até hoje.
Se não for na CC, que é sempre tudo muito caro, leve numa loja de confiança e trate logo esse problema e continue observando.
Mas ao meu ver o ideal era ter resolvido no período de garantia junto a uma CC.
ImagemImagemImagemImagemImagem
Coordenador Regional

por shadowcps » Qui Set 12, 2013 8:34 am

anajuventino escreveu:Comprei um Punto Attractive em dezembro de 2010 (ano 2010 modelo 2011).
Na época relatei que fazia um barulho muito alto ao esterçar o volante até o final ao manobrar para estacionar, mas na concessionária e aqui no fórum disseram que era normal.
Na concessionária fizeram uma série de testes, sangria, sei lá o quê e, após isso, o barulho diminuiu bem e passou a ser aceitável.
Tenho um amigo que tem um Punto 1.4 2007 e a direção do carro dele não fez NENHUM barulho ao esterçar até o final.
Ontem fui fazer a troca de óleo de 37.500 km (meu carro está com 2 anos e 8 meses de uso) e o cara do posto me alertou que o líquido da direção está vazando.
Em abril fiz a revisão de 30.000km na concessionária e estava tudo normal (ou não olharam a direção ou, se NÃO estava tudo normal, não me avisaram).
37500 km rodados,
nunca foi colidido,

É errado esterçar o volante até o final em manobras justamente pelo fato de sobrecarregar a bomba e todo o sistema, que trabalha pressurizado daí, esse barulho alto, é o excesso de pressão em um lado do sistema enquanto que o outro está praticamente sem pressão, daí dizerem que é normal e é. O vazamento pode ter sido causado pelo aparecimento de alguma trinca na borracha da mangueira ou até mesmo por ela estar na extremidade, saído da posição um pouco devido a essa pressão daí o vazamento.

Nesse link voce tem uma explicação simplificada de como funciona a DH.

Nesse outro site: http://autos.culturamix.com/dicas/dicas ... hidraulica a explicação, manutenção e cuidados já é mais detalhada e destaco a parte sobre os cuidados à serem tomados: Cuidados

O primeiro cuidado que podemos citar é o de não encostar em guias e calçadas, evite “dar batente”, aquela manobra com o volante no fim do curso para um dos lados. Outra coisa fundamental é checar sempre que possível o nível do fluido e a qualidade do mesmo.

Quando o fluido está sujo e escuro é uma indicação de que chegou a hora de trocá-lo. Você deve fazer a verificação do fluido a cada 30 ou 40 mil km.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por ADILSONRE » Qui Set 12, 2013 8:48 am

shadowcps escreveu:
anajuventino escreveu:Comprei um Punto Attractive em dezembro de 2010 (ano 2010 modelo 2011).
37500 km rodados,
nunca foi colidido,

É errado esterçar o volante até o final em manobras justamente pelo fato de sobrecarregar a bomba e todo o sistema, que trabalha pressurizado daí, esse barulho alto, é o excesso de pressão em um lado do sistema enquanto que o outro está praticamente sem pressão, daí dizerem que é normal e é. O vazamento pode ter sido causado pelo aparecimento de alguma trinca na borracha da mangueira ou até mesmo por ela estar na extremidade, saído da posição um pouco devido a essa pressão daí o vazamento.

Nesse link voce tem uma explicação simplificada de como funciona a DH.

Nesse outro site: http://autos.culturamix.com/dicas/dicas ... hidraulica a explicação, manutenção e cuidados já é mais detalhada e destaco a parte sobre os cuidados à serem tomados: Cuidados

O primeiro cuidado que podemos citar é o de não encostar em guias e calçadas, evite “dar batente”, aquela manobra com o volante no fim do curso para um dos lados. Outra coisa fundamental é checar sempre que possível o nível do fluido e a qualidade do mesmo.

Quando o fluido está sujo e escuro é uma indicação de que chegou a hora de trocá-lo. Você deve fazer a verificação do fluido a cada 30 ou 40 mil km.

ESTÁ VENDO ANA FLÁVIA, NADA COMO UMA EXPLICAÇÃO DE QUEM ENTENDE DO RISCADO! AGORA FICOU FÁCIL...
ImagemImagemImagemImagemImagem
Coordenador Regional

por anajuventino » Sex Set 13, 2013 12:31 am

Agradeço as respostas.
Quanto à concessionária, relatei o problema assim que percebi (no primeiro dia de uso do veículo) e alegaram ser normal.
Sei que não é recomendável esterçar o volante até o final, mas eventualmente isso acaba acontecendo em algumas manobras. De estacionamento, por exemplo. E não é normal fazer nenhum barulho quando isso acontece. Pelo menos o Punto 2007 do meu amigo não faz barulho nenhum (ele me mostrou quando eu relatei o problema do meu carro) e todos os carros com direção hidráulica que eu já tinha visto até então.
O pessoal da concessionária (Tecar 512 Norte - Brasília), para se justificar, disse que todos os modelos da Fiat (Palio, Punto) passaram a fazer esse tipo de barulho a partir daquele ano (2010/2011). E falaram, inclusive, que os modelos de todas as montadoras fazem esse barulho. Mentira.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por shadowcps » Sex Set 13, 2013 6:12 am

anajuventino escreveu:Agradeço as respostas.
Quanto à concessionária, relatei o problema assim que percebi (no primeiro dia de uso do veículo) e alegaram ser normal.
Sei que não é recomendável esterçar o volante até o final, mas eventualmente isso acaba acontecendo em algumas manobras. De estacionamento, por exemplo. E não é normal fazer nenhum barulho quando isso acontece. Pelo menos o Punto 2007 do meu amigo não faz barulho nenhum (ele me mostrou quando eu relatei o problema do meu carro) e todos os carros com direção hidráulica que eu já tinha visto até então.
O pessoal da concessionária (Tecar 512 Norte - Brasília), para se justificar, disse que todos os modelos da Fiat (Palio, Punto) passaram a fazer esse tipo de barulho a partir daquele ano (2010/2011). E falaram, inclusive, que os modelos de todas as montadoras fazem esse barulho. Mentira.

Ana desculpe mas como o sistema usa uma bomba para pressurizar o sistema, o barulho (um tipo de tchéééé...) que dura enquanto estiver todo esterçado é o fluxo do fluido no sistema e esse barulho se ouve desde os primeiros carros com DH e em meu primeiro Tipo em 95, justamente em manobras e ao ouvir a primeira vez, tbem assustei, até que no manual e depois na CC confirmaram o que expliquei e o mesmo barulho permaneceu no segundo Tipo, no Siena, no Celta, no Corsa, no primeiro, segundo e nesse terceiro Punto. Claro que em manobras as vezes pela vaga apertada não dá para evitar, mas assim que se ouve o barulho é conveniente voltar um pouquinho para aliviar a pressão, tanto que todo esterçado a tendencia do próprio sistema (e a gente percebe no volante) é fazer esterçar para o outro lado , aliviando a pressão agora o que a CC explicou pelo amor de Deus, é um disparate e diante da explicação ridícula de quem falou isso e não sabe o que faz, recomendaria que procurasse outra CC ou ainda um mecânico de confiança e que tenha experiência em direção hidráulica para que fizesse um diagnóstico e trocasse os retentores internos da DH e se preciso, as mangueiras, para eliminar o vazamento.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador