Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por morkan » Sex Nov 08, 2013 10:11 am

jpromero escreveu:
morkan escreveu:
esallum escreveu:
omar.dammous escreveu:Em relação ao comportamento do dualogic plus em subida, gostaria de aproveitar o assunto e perguntar a vcs o seguinte: em subidas mais íngremes ele estica a 1a até mais do que necessário, não? Eu mesmo mudo na mão para 2a e ele aguenta tranquilo, mas se deixar o automático acaba demorando muito para trocar a marcha nessa situação. Vai de primeirona até o fim... e nem sempre adianta dar aquela tiradinha do pé do acelerador... Com vcs tb?

Isso é verdade, ele estica muito em subida. Agora me resta a pergunta: como o dualogic plus sabe que o Punto está numa subida??

Fácil! Existe um componente chamado Acelerômetro que detecta a mudança de inclinação no carro.

Assim como os smartphones também possuem. Ao girar o aparelho, a tela gira para acompanhar a visão do usuário.

Não é acelerômetro. É pela carga do motor, informação que vem na rede CAN e é calculada pela central de injeção.

Se realmente for pela carga do motor, eu considero uma tremenda falha. Pois esse tipo de situação pode ser facilmente enganado.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jpromero » Sex Nov 08, 2013 12:25 pm

Morkan, dá uma olhada nessa parte de um documento sobre o Dualogic:

Informações provenientes da rede CAN
As informações necessárias ao funcionamento do câmbio Dualogic® que trafegam na rede CAN são:
• Rotação do motor
• Temperatura do motor
• Posição do pedal acelerador
• Carga do motor
• Estado do pedal de freio
• Temperatura do ar externo

Rotação do motor
Esta informação é enviada pelo NCM (Nó de Controle do Motor) para o NCD (Nó do Câmbio
Dualogic®) via barramento CAN e é usada nos mapas de controle da embreagem e de trocas
de marcha.

Temperatura do motor
Esta informação é enviada pelo NCM (Nó de Controle do Motor) para o NCD (Nó do Câmbio
Dualogic®) via barramento CAN.
Esta informação é usada nos algoritmos de cálculo da temperatura da embreagem e do óleo
hidráulico do sistema Dualogic®. Tanto a temperatura da embreagem como a temperatura do
óleo hidráulico influenciam no funcionamento do sistema e, por isto, são controladas por algoritmos
específicos gravados na memória do NCD (Nó do Câmbio Dualogic®).
Além disto, quando a temperatura do motor estiver baixa, a rotação na qual a troca de marchas
é efetuada é aumentada a fim de minimizar a fase de aquecimento do motor, o que colabora
para redução de emissões.

Posição do pedal acelerador
Esta informação é enviada pelo NCM (Nó de controle do motor) para o NCD (Nó do Câmbio
Dualogic®) via barramento CAN. É usada nos mapas de controle da embreagem e na determinação
de demanda de torque efetuada pelo condutor ao agir sobre o pedal acelerador.

Estado do pedal de freio
Esta informação é enviada pelo NBC - Nó do Body Computer para o NCD (Nó do Câmbio
Dualogic®) via barramento CAN. Esta informação é confrontada com o sinal do interruptor do
freio (contato Normalmente Aberto) a fim de fazer a verificação de plausibilidade de informação.

Temperatura do ar externo
Esta informação é enviada pelo NBC (Nó do Body Computer) para o NCD (Nó do Câmbio
Dualogic®) via barramento CAN. É usada nos algoritmos de cálculo da temperatura da embreagem
e do óleo hidráulico.

Sensores
Os sensores que enviam informações diretamente para o Nó do Câmbio Dualogic® são:
• Posição da alavanca comando câmbio (joystick)
• Interruptores do volante
• Interruptor SPORT
• Rotação da árvore primária
• Posição do atuador de engate
• Posição do atuador de seleção
• Posição da embreagem
• Pressão de óleo
• Interruptor do pedal de freio (contato NA)
• Sensor de velocidade do veículo
• Interruptor da porta do condutor
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por esallum » Sex Nov 08, 2013 1:36 pm

Valeu João Paulo! Já tinha notado que com o motor frio, ele aumentava a rotação de troca de marchas. Mas agora percebi o porquê! Valeu!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por omar.dammous » Sex Nov 08, 2013 11:36 pm

Quanta coisa interessante... confesso que por ser leigo não conhecia esses termos que vcs usaram! Só tem engenheiro por aqui hein! rsrsrs
Mas então, essa esticada desnecessária que todos os dualogic plus fazem em subidas é algo correto? Ou seja, faz parte da programação dele agir dessa forma? Pq eu mandei uma msg para a Fiat relatando essa característica que incomoda um pouco para quem mora em regiões com muitas ladeiras. Pedi para que eles analisassem a possibilidade de atenuar isso na próxima atualização do software ! Vamos ver no que dá! Abraços a todos e obrigado pelas aulas!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por adeitos » Dom Nov 10, 2013 10:45 am

Posso afirmar que essa subida de giro em 1ª marcha não é só "mérito" do Dualogic Plus, o Dualogic primeira geração também age dessa forma.

Onde moro não tem ladeiras, então nunca havia percebido esse comportamento. Quando vou na casa dos meus pais, preciso andar uns 300 metros subindo uma ladeira (nada muito ingreme) e, com motor frio, a primeira marcha estica até os 4000 RPM. Mesmo tirando o pé do acelerador de forma bem lenta, ele não aumenta a marcha, o carro vai parando mas não faz a 2ª, ai sempre faço manualmente.

Com motor quente, a troca ocorre por volta dos 3000RPM.
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jpromero » Seg Nov 11, 2013 9:17 am

adeitos escreveu:Posso afirmar que essa subida de giro em 1ª marcha não é só "mérito" do Dualogic Plus, o Dualogic primeira geração também age dessa forma.

Onde moro não tem ladeiras, então nunca havia percebido esse comportamento. Quando vou na casa dos meus pais, preciso andar uns 300 metros subindo uma ladeira (nada muito ingreme) e, com motor frio, a primeira marcha estica até os 4000 RPM. Mesmo tirando o pé do acelerador de forma bem lenta, ele não aumenta a marcha, o carro vai parando mas não faz a 2ª, ai sempre faço manualmente.

Com motor quente, a troca ocorre por volta dos 3000RPM.

Perfeitamente, é característica do Dualogic desde a primeira geração, tanto é que o que mandei veio de um PDF de treinamento da rede assistencial da primeira geração ainda.

E ontem aconteceu isso com o motor quente também. O trânsito parou em uma ladeira relativamente íngreme, o dualogic reduziu para primeira marcha e o trânsito já liberou, acelerei e ele ficou em primeira marcha até eu comandar a mudança manualmente, isso já a uns 4000 rpm. Isso parece ser um defeito ou algo mal programado.
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por esallum » Ter Nov 12, 2013 1:51 am

Se eu mudar de marcha manualmente, terei menos trancos?
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por morkan » Ter Nov 12, 2013 9:41 am

esallum escreveu:Se eu mudar de marcha manualmente, terei menos trancos?

E com você tem trancos? :shock:

Aqui funciona lisinho. Com raras exceções quando troca da primeira para a segunda ele pode dar um leve tranco.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jpromero » Ter Nov 12, 2013 10:06 am

esallum escreveu:Se eu mudar de marcha manualmente, terei menos trancos?

Acho que diminui os trancos, porque você, motorista, esta ciente da mudança de marcha, igual um manual, porem os passageiros podem continuar a sentir as trocas.

No Linea também só sinto trancos em reduções de segunda para primeira, tipo quando chego em esquina sem parar, só olho e acelero, as vezes está muito devagar e nesse caso a redução gera um tranco.
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por esallum » Ter Nov 26, 2013 10:19 am

O cambio corta a rotação nos 6,5 mil giros? O manual também? Posso acelerar até 8 mil giros no manual e no dualogic?
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

AnteriorPróximo