Troca da relação de marchas T-Jet
Troca da relação de marchas T-Jet
O Punto T-Jet tem o câmbio bem curto. Bom para arrancada e ruim para viajar.
Estudei as relações do câmbio dele e comparei com os outros carros com motor 1.8 da fiat.
Percebi que as relações das marchas são parecidas.
Percebi também que a 5 marcha do tjet é 0,919, que dá uma velocidade final de 231 km/h, 6600 rpm.
Se poder trocar a 5 marcha pela a do punto essence 1.6, relação de 0,838, a velocidade final seria de 253 km/h.
Seria um bom ganho para a 5 marcha a um custo pequeno.
É possível trocar apenas a 5 marcha?
O que vocês acham da idéia?
Estudei as relações do câmbio dele e comparei com os outros carros com motor 1.8 da fiat.
Percebi que as relações das marchas são parecidas.
Percebi também que a 5 marcha do tjet é 0,919, que dá uma velocidade final de 231 km/h, 6600 rpm.
Se poder trocar a 5 marcha pela a do punto essence 1.6, relação de 0,838, a velocidade final seria de 253 km/h.
Seria um bom ganho para a 5 marcha a um custo pequeno.
É possível trocar apenas a 5 marcha?
O que vocês acham da idéia?
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Re: Troca da relação de marchas T-Jet
Seguem os cálculos que eu fiz do T-Jet e do Essense 1.6 16v usando as mesmas rodas do T-Jet.
Rodas
Largura Perfil Aro Diâmetro m
205 50 17 2.00
RPM max 6600
T-Jet Diferencial 3.733
Marcha Relação Velocidade
1ª 4.273 50
2ª 2.238 95
3ª 1.52 140
4ª 1.156 183
5ª 0.919 231
Ré 3.909 54
1.6 16V Diferencial 3.733
Marcha Relação Velocidade
1ª 3.909 54
2ª 2.238 95
3ª 1.444 147
4ª 1.029 206
5ª 0.838 253
Ré 3.909 54
Rodas
Largura Perfil Aro Diâmetro m
205 50 17 2.00
RPM max 6600
T-Jet Diferencial 3.733
Marcha Relação Velocidade
1ª 4.273 50
2ª 2.238 95
3ª 1.52 140
4ª 1.156 183
5ª 0.919 231
Ré 3.909 54
1.6 16V Diferencial 3.733
Marcha Relação Velocidade
1ª 3.909 54
2ª 2.238 95
3ª 1.444 147
4ª 1.029 206
5ª 0.838 253
Ré 3.909 54
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Re: Troca da relação de marchas T-Jet
Rafael, creio eu que teria que ''esticar'' muito a rotação na troca de marcha, para cair na faixa de torque máximo às 2.000rpms...ou seja, ficariam sempre ''buracos'' nas trocas de marchas à rotações médias.
Talvez isso tire o prazer de ter o motor sempre cheio na estrada e piore a situação de saída de lombadas, etc, na cidade.
Acho que o ideal mesmo, seria colocar a 6a como no câmbio do Bravo T-Jet. Alías...tá estranho essa velocidade máxima de 231km/h! Isso é a velocidade máxima do Jetta TSi...
Já vi um vídeo do T-Jet 13' chegando à 232km/h, mas no velocímetro. De velocidade real talvez estivesse à 215, no máximo
Talvez isso tire o prazer de ter o motor sempre cheio na estrada e piore a situação de saída de lombadas, etc, na cidade.
Acho que o ideal mesmo, seria colocar a 6a como no câmbio do Bravo T-Jet. Alías...tá estranho essa velocidade máxima de 231km/h! Isso é a velocidade máxima do Jetta TSi...
Já vi um vídeo do T-Jet 13' chegando à 232km/h, mas no velocímetro. De velocidade real talvez estivesse à 215, no máximo

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Punto SpoIRting 11/12 - Cinza Cromo
Ex Punto T-Jet 13/14 - Branco Banchisa
Re: Troca da relação de marchas T-Jet
Marcão_Abarth escreveu:Rafael, creio eu que teria que ''esticar'' muito a rotação na troca de marcha, para cair na faixa de torque máximo às 2.000rpms...ou seja, ficariam sempre ''buracos'' nas trocas de marchas à rotações médias.
Talvez isso tire o prazer de ter o motor sempre cheio na estrada e piore a situação de saída de lombadas, etc, na cidade.
Acho que o ideal mesmo, seria colocar a 6a como no câmbio do Bravo T-Jet. Alías...tá estranho essa velocidade máxima de 231km/h! Isso é a velocidade máxima do Jetta TSi...
Já vi um vídeo do T-Jet 13' chegando à 232km/h, mas no velocímetro. De velocidade real talvez estivesse à 215, no máximo
Também pensei nesse detalhe de ficar um buraco muito grande entre a 4 e a 5.
Então, pensei em trocar todas as relações do T-Jet pelas do 1.6. As rodas de maior diâmetro do T-Jet daria a maior velocidade.
A velocidade final é teórica, visto que calculei com 6600 RPM e não na RPM de potência máxima.
Realmente o ideal seria ter a 6 marcha igual ao Bravo. Mas sairia muito caro.
A idéia é fazer um câmbio 4+E, onde a velocidade máxima seria atingida de 4 marcha e a 5 seria apenas para cruzeiro e economia de combustível.
http://bestcars.uol.com.br/tecprep/over.htm
Logicamente, iremos em perder tempo de aceleração, mas ganhar em conforto e consumo.
A Fiat não fez isso no T-Jet devido sua proposta esportiva e priorização da aceleração.
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Re: Troca da relação de marchas T-Jet
Pena que ainda não apareceu nenhum doido que tenha pego o câmbio de um bravo e colocado no Punto. Queria saber o resultado
Re: Troca da relação de marchas T-Jet
Em carros originais, não é o cambio que limita a velocidade máxima.
Nenhum carro original chegará na velocidade de corte da injeção em 5 marcha.
A própria resistência ao deslocamento fará essa limitação.
Se vce deixar mais longa a 5 marcha, possivelmente o carro desenvolverá menor velocidade final.
Existem carros que a 5 marcha visa economia, porem a velocidade máxima é alcançada somente em 4 marcha.
O calculo simples RPM X Relação X diâmetro rodas não leva em conta a resistência exponencial causada pelo vento.
OBS: no seu calculo, voce não levou em conta a relação do diferencial

Nenhum carro original chegará na velocidade de corte da injeção em 5 marcha.
A própria resistência ao deslocamento fará essa limitação.
Se vce deixar mais longa a 5 marcha, possivelmente o carro desenvolverá menor velocidade final.
Existem carros que a 5 marcha visa economia, porem a velocidade máxima é alcançada somente em 4 marcha.

O calculo simples RPM X Relação X diâmetro rodas não leva em conta a resistência exponencial causada pelo vento.
OBS: no seu calculo, voce não levou em conta a relação do diferencial



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Re: Troca da relação de marchas T-Jet
Bom ai é questão de como vc esta usando seu Tjet
Estou com 29.600 km apenas na estrada com o meu Tjet , acho o carro espetacular , o simples fato de a 110 estar a 3000 rpm , perto do pico de torque , permite que eu acelere e retome com muita agilidade
por outro lado , andar fora do limite de 200 (que NÃO é proposta do carro) vc acaba sofrendo por estar fora da eficiencia e num rpm muito alto , acaba que o carro fica até manco pra altas velocidades na estrada
Eu gosto do carro e aprendi a usar o que ele tem de bom/otimo
abs
Estou com 29.600 km apenas na estrada com o meu Tjet , acho o carro espetacular , o simples fato de a 110 estar a 3000 rpm , perto do pico de torque , permite que eu acelere e retome com muita agilidade
por outro lado , andar fora do limite de 200 (que NÃO é proposta do carro) vc acaba sofrendo por estar fora da eficiencia e num rpm muito alto , acaba que o carro fica até manco pra altas velocidades na estrada
Eu gosto do carro e aprendi a usar o que ele tem de bom/otimo
abs
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Re: Troca da relação de marchas T-Jet
Ferranda escreveu:Em carros originais, não é o cambio que limita a velocidade máxima.
Nenhum carro original chegará na velocidade de corte da injeção em 5 marcha.
A própria resistência ao deslocamento fará essa limitação.
Se vce deixar mais longa a 5 marcha, possivelmente o carro desenvolverá menor velocidade final.
Existem carros que a 5 marcha visa economia, porem a velocidade máxima é alcançada somente em 4 marcha.![]()
O calculo simples RPM X Relação X diâmetro rodas não leva em conta a resistência exponencial causada pelo vento.
OBS: no seu calculo, voce não levou em conta a relação do diferencial![]()
Exatamente Fernanda.
Os engenheiros calculam a 5 marcha para chegar na velocidade máxima levando em conta a potência do motor, arrasto aerodinâmico, atrito dos pneus e perdas mecânicas.
Calcularam assim para o T-Jet? Pois as montadoras tem uma tendência de encurtar os câmbios para vender carros mais ágeis, percebe-se isso mais nos carros 1.0.
Nos meus cálculos eu levei em consideração a relação do diferencial.
Está alto os valores porque calculei com 6600 RPM, que é a máxima.
Segue os cálculos para o câmbio original do T-Jet com 5500 RPM que é rpm de potência máxima.
Marcha Relação Velocidade
1ª 4.273 41
2ª 2.238 79
3ª 1.52 116
4ª 1.156 153
5ª 0.919 192
Ré 3.909 45
Se o T-Jet passar de 192, reais, em linha reta nivelada, então a 5 marcha está curta.
Alguém sabe se isso acontece?
O câmbio do Bravo de 6 marchar é 5+E?
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Re: Troca da relação de marchas T-Jet
vinera escreveu:Bom ai é questão de como vc esta usando seu Tjet
Estou com 29.600 km apenas na estrada com o meu Tjet , acho o carro espetacular , o simples fato de a 110 estar a 3000 rpm , perto do pico de torque , permite que eu acelere e retome com muita agilidade
por outro lado , andar fora do limite de 200 (que NÃO é proposta do carro) vc acaba sofrendo por estar fora da eficiencia e num rpm muito alto , acaba que o carro fica até manco pra altas velocidades na estrada
Eu gosto do carro e aprendi a usar o que ele tem de bom/otimo
abs
A questão é justamente essa.
Se alongar o câmbio, perde em agilidade e vai contra a proposta do carro.
Mas se ganha em conforto e economia.
O problema é medir esse ganho e essa perda antes de gastar $.

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Re: Troca da relação de marchas T-Jet
Passa dos 192 reais ja atingi 207 gps
O câmbio do bravo eh 6 m curta quase encavalada pra aproveitar o range do fire-air
Abs
O câmbio do bravo eh 6 m curta quase encavalada pra aproveitar o range do fire-air
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