Consumo do Linea no Alcool

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Re: Consumo do Linea no Alcool

por jpromero » Ter Nov 19, 2013 8:27 am

Legal Rodney! Nunca tinha procurado nada a respeito disso, sempre achei que a Fiat era sacana em enganar o motorista de propósito.

Por isso eu me baseio na velocidade do GPS, nunca tomei multa de velocidade depois que comecei a usar GPS.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por andrek » Ter Nov 19, 2013 9:04 am

Caros, o fato é que alta precisão custa muito caro, então nenhum mecanismo, de nenhum carro, vai mostrar a velocidade absolutamente correta.

Como existe um erro instrínseco aí, as montadoras optam por marcar uma velocidade maior do que a real não pela segurança do usuário, mas delas mesmas - imagina que o seu carro marca 100 km/h, o limite na estrada é 100 km/h, e você leva uma multa porque o radar te pega a 110 km/h - ou seja, o velocímetro estaria marcando menos do que a velocidade real, e você poderia abrir um processo contra a montadora! Esse "erro" do velocímetro é da ordem de 8 a 10%, por isso mesmo a diferença absoluta é pequena em baixa velocidade e cresce conforme a velocidade aumenta, e pode mesmo chegar a 20 km/h se o carro está marcando 200 km/h.

Da mesma forma, a medição dos radares não é 100% correta, então também existe uma tolerância - podem reparar que numa multa por excesso de velocidade vem dois valores, a "velocidade medida" (por ex: 100 km/h) e a "velocidade considerada" (por ex: 91 km/h). O radar de fato mediu 100 km/h, mas como ele também tem um erro intrínseco, essa "velocidade considerada" é uma "lambuja" para quem foi pego apenas um pouco acima do limite.

Combinando o erro do velocímetro com a tolerância do radar, afirmo que é seguro trafegar numa velocidade cerca de 10% acima do limite permitido (considerando o velocímetro do carro), sem levar multa. (:D)

Abraços!
Leandro Imagem http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=24739
PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por adeitos » Ter Nov 19, 2013 9:28 am

andrek escreveu:Caros, o carro com o Cruise Control ligado só vai gastar mais se a estrada não for plana; no plano, utilizar esse recurso vai fazer o carro gastar menos, e já testei diversas vezes, com diferentes carros, seja AT (Civic EXS, Civic LXL com ECON, Fit EX), mecânico (Punto T-Jet) ou CVT (Fluence). Viajo muito em São Paulo pela Ayrton Senna / Carvalho Pinto (que nem são lá tão planas assim), e considerando o consumo MÉDIO das viagens (não vale olhar o consumo instantâneo, que oscila muito), em todos os carros citados, usar o Cruise Control sempre se mostrou mais econômico do que não usar.

Se a estrada for mais acidentada, é claro que o cruise control vai acelerar o carro e/ou reduzir marcha para manter a velocidade - sem o cruise control, mantendo a pressão "no pé", a velocidade vai cair mais nas subidas, pois o motorista não vai ficar psicoticamente tentando manter a velocidade como o cruise control faz, e por isso vai acabar gastando menos.

Em resumo, numa estrada, NO PLANO, a condição mais econômica de direção que encontrei em todos os carros citados acima, foi sempre usar o cruise control... (;;))

Abraços!

Ai vai depender do pé do cabloco. Se o cara que dirige varia a aceleração mais do que o cruise control varia, é melhor deixar ele fazer o serviço. Se o cara tem o pé mais firme e consegue manter uma aceleração constante, com certeza absoluta o consumo será menor no pé (meu caso).
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por andrek » Ter Nov 19, 2013 10:23 am

adeitos escreveu:Ai vai depender do pé do cabloco. Se o cara que dirige varia a aceleração mais do que o cruise control varia, é melhor deixar ele fazer o serviço. Se o cara tem o pé mais firme e consegue manter uma aceleração constante, com certeza absoluta o consumo será menor no pé (meu caso).

Pode ser, não duvido, mas acho muito difícil alguem ter "no pé" a mesma precisão do cruise control em manter a velocidade constante... se puder, um dia faz um teste numa estrada absolutamente plana, com e sem cruise control, talvez o resultado te supreenda... :shock:

Em estradas com muitas subidas e descidas, como comentei, a obsessão do cruise control em manter a velocidade realmente faz com que gaste mais mesmo. Da mesma forma, uma estrada com muitas curvas também pode fazer o carro gastar mais com o cruise control, pois ao frear numa curva e usar a função "resume" para voltar à velocidade programada, o cruise control o faz de uma forma mais rápida e menos suave do que um motorista poderia fazer "no pé", e acaba gastando mais também! :mrgreen:

Abraços!
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por adeitos » Ter Nov 19, 2013 11:34 am

andrek escreveu:
adeitos escreveu:Ai vai depender do pé do cabloco. Se o cara que dirige varia a aceleração mais do que o cruise control varia, é melhor deixar ele fazer o serviço. Se o cara tem o pé mais firme e consegue manter uma aceleração constante, com certeza absoluta o consumo será menor no pé (meu caso).

Pode ser, não duvido, mas acho muito difícil alguem ter "no pé" a mesma precisão do cruise control em manter a velocidade constante... se puder, um dia faz um teste numa estrada absolutamente plana, com e sem cruise control, talvez o resultado te supreenda... :shock:

Em estradas com muitas subidas e descidas, como comentei, a obsessão do cruise control em manter a velocidade realmente faz com que gaste mais mesmo. Da mesma forma, uma estrada com muitas curvas também pode fazer o carro gastar mais com o cruise control, pois ao frear numa curva e usar a função "resume" para voltar à velocidade programada, o cruise control o faz de uma forma mais rápida e menos suave do que um motorista poderia fazer "no pé", e acaba gastando mais também! :mrgreen:

Abraços!

É nisso que me refiro. O cruise control do Linea não é nada constante. Ele acelera pra atingir a velocidade X, em 10 segundos a velocidade é X-1, ai ele volta a acelerar até X+1. Tanto que, o Consumo Instantâneo, como comentei, fica o tempo todo variado, de 13Km/l (aceleração para atingir X) até 17Km/l (desaceleração para atingir X).

No pé (no meu pé ao menos) eu consigo manter uma velocidade constante X e consumo instantâneo muito mais constante também.

Isso aconteceu também com um Mondeo que tive com cruise control.
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por cellintel » Ter Nov 19, 2013 12:29 pm

O cruise do tjet nao faz isso! Eu acho ele bem preciso :)
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por andrek » Ter Nov 19, 2013 12:49 pm

cellintel escreveu:O cruise do tjet nao faz isso! Eu acho ele bem preciso :)

Pois é, o do meu T-Jet também é bem estável, não dá essa oscilação, não. E não faz diferença no comportamento do cruise control ele estar em Dynamic, Normal ou Autonomy.

Já o Civic muda de comportamento, com o ECON ligado ele permite que a velocidade em subidas caia mais do que com o ECON desligado, e quando ele retoma também é mais suavemente. Aliás, é um recurso bem legal esse ECON do Civic, pois ele altera mais parâmetros do que o DNA do Punto - além de acelerador, mapas de injeção, câmbio e cruise control, até o ar condicionado muda de comportamento, e passa a usar mais a recirculação e menos o compressor se o ECON estiver ativo!

Abraços!
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por adeitos » Ter Nov 19, 2013 2:27 pm

andrek escreveu:
cellintel escreveu:O cruise do tjet nao faz isso! Eu acho ele bem preciso :)

Pois é, o do meu T-Jet também é bem estável, não dá essa oscilação, não. E não faz diferença no comportamento do cruise control ele estar em Dynamic, Normal ou Autonomy.

Já o Civic muda de comportamento, com o ECON ligado ele permite que a velocidade em subidas caia mais do que com o ECON desligado, e quando ele retoma também é mais suavemente. Aliás, é um recurso bem legal esse ECON do Civic, pois ele altera mais parâmetros do que o DNA do Punto - além de acelerador, mapas de injeção, câmbio e cruise control, até o ar condicionado muda de comportamento, e passa a usar mais a recirculação e menos o compressor se o ECON estiver ativo!

Abraços!

Cruise control do Linea não tem isso, deve ser outra geração. É ativado ou desativado e velocidade determinada.
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Anterior