Variando RPM ao ligar o motor
Variando RPM ao ligar o motor
Tenho um punto atractive 2013 e quando ligo o mesmo com o motor frio, a rotação sobe muito e começa a descer, quando chega perto de 1000 rpm ela oscila por um tempo e depois estabiliza, quando o motor está quente nada acontece de anormal, so quando o motor esta frio. Levei na Cresauto de Salvador-ba e os mecânicos depois de analisarem informaram que isto é caracteristico do novo punto. O de vocês apresentam este inconveniente ?
- Piloto de Atari
Re: Variando RPM ao ligar o motor
inconveniente ? característica ? "pelamordedeus", isso qualquer e todo carro atual faz e equivale aos carros carburados nos quais tinha que puxar o afogador para facilitar o primeiro funcionamento do motor, empurrando a medida que esquentava, desafogando. Nos carros atuais como tudo é com gerenciamento eletrônico, não existe mais cabo de afogador / acelerador porém, a eletrônica faz esse papel, afogando, injetando e depois que o motor funciona e a temperatura vai aumentando, gradualmente vai voltando para a rotação normal em temperatura normal. Absolutamente normal e preocupante seria se tal não acontecesse. 

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
Pode deitar... td normal
- Piloto de Autorama
shadowcps, inconveniente eu quis dizer pelo fato de antes não acontecer isto, e de uns tempos para cá que veio acontecer, e não acredito que são todos os carros que fazem isto não, além do punto tenho um uno e o uno quando ligo frio ele estabiliza o rpm em poucos segundos, sem oscilar. E o fato é que segui a recomendação do mecânico de colocar álcool e este comportamento de oscilar a motor frio simplesmente parou.
- Piloto de Atari
Re: RE: Variando RPM ao ligar o motor
Veja no manual,sessao B-1, partida do motor:mesmo com a adoçao de modernos sistemas de injeçao e igniçao eletronicos, a ocorrencia de oscilaçao da marcha lenta ou pequenos engasgos,nos primeiros instantes de funcionamento,pode ser considerada caracteristica normal,propria dos motores a explosao.a utilizaçao de combustivel de ma qualidade pode acentuar as caracteristica ao ponto de torna-las mais perceptiveis por parte do usuario.
Sent from my Lumia 710 using Board Express
Sent from my Lumia 710 using Board Express

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
Não é normal a oscilação da marcha-lenta. A aceleração acima de 1000 rpm a frio é normal sim, o que não pode é quando a rotação começar a cair próximo aos 1000 rpm o motor começar a oscilar. Se estava acontecendo isso com gasolina provavelmente a gasolina não estava boa.
Os carros flex fazem um monitoramento constante do resultado da queima da mistura ar/combustível através do sensor de oxigênio instalado no escapamento (sonda lambda). Esse parâmetro é a base para o motor identificar o combustível que está sendo utilizado. Pode ter acontecido que a gasolina era tão misturada com outras porcarias como solvente que a injeção não conseguiu identificar o combustível e ter o valor do "A/F" (relação ar combustível) incorreto, mudando o combustível você forçou um aprendizado novamente e deve resolver sim.
Mas se não resolver você pode conferir esse valor A/F através de um scanner e esse comportamento também pode ser sintoma de bicos injetores precisando de limpeza.
Os carros flex fazem um monitoramento constante do resultado da queima da mistura ar/combustível através do sensor de oxigênio instalado no escapamento (sonda lambda). Esse parâmetro é a base para o motor identificar o combustível que está sendo utilizado. Pode ter acontecido que a gasolina era tão misturada com outras porcarias como solvente que a injeção não conseguiu identificar o combustível e ter o valor do "A/F" (relação ar combustível) incorreto, mudando o combustível você forçou um aprendizado novamente e deve resolver sim.
Mas se não resolver você pode conferir esse valor A/F através de um scanner e esse comportamento também pode ser sintoma de bicos injetores precisando de limpeza.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
no inverno, e principalmente se estiver utilizando etanol, fica mais evidente.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
jpromero,
ótima explicação!
Depois do álcool não tive mais problema, so estou utilizando alcool agora, depois volto para gasolina e faço o teste.
Abraço.
ótima explicação!
Depois do álcool não tive mais problema, so estou utilizando alcool agora, depois volto para gasolina e faço o teste.
Abraço.
- Piloto de Atari
Eu estou percebendo uma leve oscilação na lenta do motor quente, como se quisesse falhar. Já mudei de combustível algumas vezes, sempre usando postos "confiáveis" da BR e Ipiranga, essa semana testei pela primeira vez com etanol, achei que resolveria mas continua. Será possível que algum combustível tenha causado entupimento no sistema? Meu carro está beirando os 10 mil km.
- Piloto de Atari
mangrulho escreveu:Eu estou percebendo uma leve oscilação na lenta do motor quente, como se quisesse falhar. Já mudei de combustível algumas vezes, sempre usando postos "confiáveis" da BR e Ipiranga, essa semana testei pela primeira vez com etanol, achei que resolveria mas continua. Será possível que algum combustível tenha causado entupimento no sistema? Meu carro está beirando os 10 mil km.
Normalmente esse é o sintoma de bicos injetores precisando de limpeza.
João Paulo