Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
legal Sidnei... que bom que deu certo... apanhei bastante no começo tb mas agora to ficando bom em não fazer o meu beber muito tb.. esse fim de semana fui viajar e fiz 9,1 no alccol, e andando na média de 100, 120, as vezes um pouco mais.... com o tempo vc consegue melhorar isso
abraço
abraço
- Roda dura de Auto Escola
Re:
Frmg escreveu:Obrigado, mas persiste a dúvida ... hehehe
Qual a rotação exata em que o cutoff deixa de funcionar no punto e o motor passa a receber combustível novamente para não morrer ???
A variação é pouca, mas isso muda de carro para carro, se alguém puder testar no Punto eu ficaria bastante grato até para facilitar a explicações sobre como consumir menos.
O cut off atua todas as vezes em que a inercia do veiculo supera a velocidade que deveria estar na marcha e rotação instantanea. Resumindo: sempre que se reduz com marcha engrenada.
Em qual rotação volta a atuar? Sempre que a velocidade for abaixo do necessário para se manter em marcha lenta. Se vc estiver em 2 marcha e for reduzindo, antes de parar completamente, a rotação chega nos patamares da marcha lente. Neste momento a injeção de combustivel atvolta a atuar.
É simples de testar. Venha em uma descida reduzindo sempre, em segunda ou terceira marchas. Quando vc notar que o carro esta quase morrendo, sentirá um pequeno "tranco", exatamente no momento que o combustivel volta para a camara de combustão.
- Usuário Banido
Bom, no meu trajeto diário, pego uma ladeira de uns 8 km , deixo o veículo de 5 marcha, e procuro não acelerar até terminar a ladeira, percebo que o consumo melhora drasticamente no computador de bordo. Antes, oque eu fazia era largar o punto essence em ponto morto, maior burrice pois ao engrenar novamente dava um baita tranco no charango, como não pego muito engarrafamento , percorro 30 km pra ir e mais 30 paraa voltar, meu consumo tem sido o seguinte:
com ar ligado - 13,5 km/l
sem ar ligado - ele marca as vezes 15 as vezes 14,5
obs. gostaria de ressaltar que anda na velocidade média de 80 e 100 , e 6 km do percurso a 60 devido a quantidade de pardais aqui no df.
E aí rapaziada, como está o consumo de vocês, semelhante.
punto essence 2013,
com ar ligado - 13,5 km/l
sem ar ligado - ele marca as vezes 15 as vezes 14,5
obs. gostaria de ressaltar que anda na velocidade média de 80 e 100 , e 6 km do percurso a 60 devido a quantidade de pardais aqui no df.
E aí rapaziada, como está o consumo de vocês, semelhante.
punto essence 2013,
- Piloto de Atari
Alguém poderia explicar de uma forma bem didática essa parada aí?
, sou meio estupido para entender de funcionamento de carro.... li muitas coisas deu pra entender um pouco, mas se explicarem por favor para alguém que não entende vou ficar grato

- Piloto de Atari
antes de mais nada, bem-vindo. trocando em miúdos o processo é bem simples: a cada vez que voce tira o pé do acelerador por exemplo, em cruzamento ou semáforo ou em descidas, o cut off "corta" o envio de combustível para o motor e, com isso, gera economia e redução dos poluentes e em caso de congestionamento demorado ele abre um pouco para evitar que o motor morra, mantendo a marcha lenta e fecha em seguida. Simplificando ao máximo, é só isso. 

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
shadowcps escreveu:antes de mais nada, bem-vindo. trocando em miúdos o processo é bem simples: a cada vez que voce tira o pé do acelerador por exemplo, em cruzamento ou semáforo ou em descidas, o cut off "corta" o envio de combustível para o motor e, com isso, gera economia e redução dos poluentes e em caso de congestionamento demorado ele abre um pouco para evitar que o motor morra, mantendo a marcha lenta e fecha em seguida. Simplificando ao máximo, é só isso.

- Piloto de Atari
Cara, isso eu aprendi na época da auto escola. Não com tantos detalhes, é claro.
Uma coisa que ninguém nota é na hora de parar o carro. Desengrenam e vão freando, quando, na verdade, devem ir parando com o carro engrenado e só reduzir/desengrenar quando sentir que está para "trepidar".
Quando peguei o carro, não ia fazendo isso, pois ainda me acostumava a nova direção (tinha um Palio Fire 1.0 8v no GNV). O consumo era alto. Com cutoff, a coisa melhorou consideravelmente, principalmente em trechos de alta velocidade, onde dá para se aproveitar bem as descidas.
Uma coisa que ninguém nota é na hora de parar o carro. Desengrenam e vão freando, quando, na verdade, devem ir parando com o carro engrenado e só reduzir/desengrenar quando sentir que está para "trepidar".
Quando peguei o carro, não ia fazendo isso, pois ainda me acostumava a nova direção (tinha um Palio Fire 1.0 8v no GNV). O consumo era alto. Com cutoff, a coisa melhorou consideravelmente, principalmente em trechos de alta velocidade, onde dá para se aproveitar bem as descidas.
- Piloto de Atari
Tive a incrível paciência de ler todas as páginas do tópico...Comprei um punto 2010/2011 semi-novo...desde os primórdios do punto, eu era doido o ter esse carro. Pois bem,realizei meu sono. Voltando ao assunto do tópico...quando eu peguei o carro estava fazendo no máximos, com muito sacrifício e reza 7,5...me preocupei bastante. Resolvi vim p cá p ver algumas dicas, pus em prática a parada do cutoff, pular as marchas, rodar com a estratégia da carga e não da rotação...e BINGO!!!!! Agr estou fazendo 8,5/9,somente na cidade,e claro, com aquele trânsito pesado do dia-a-dia. Estou mto satisfeito com a carro e n quero outra coisa.rsrsr. Abraço a todos.
- Piloto de Atari
RegisMuniz escreveu:Tive a incrível paciência de ler todas as páginas do tópico...Comprei um punto 2010/2011 semi-novo...desde os primórdios do punto, eu era doido o ter esse carro. Pois bem,realizei meu sono. Voltando ao assunto do tópico...quando eu peguei o carro estava fazendo no máximos, com muito sacrifício e reza 7,5...me preocupei bastante. Resolvi vim p cá p ver algumas dicas, pus em prática a parada do cutoff, pular as marchas, rodar com a estratégia da carga e não da rotação...e BINGO!!!!! Agr estou fazendo 8,5/9,somente na cidade,e claro, com aquele trânsito pesado do dia-a-dia. Estou mto satisfeito com a carro e n quero outra coisa.rsrsr. Abraço a todos.
Na gasolina?
Enviado através do meu Samsung Galaxy S4
Topico do meu Punto: viewtopic.php?f=56&t=23653
- Piloto de Kart de feriado
Sim, na gasolina.
- Piloto de Atari