Troca de pastilhas Linea com ABS

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Troca de pastilhas Linea com ABS

por jpromero » Seg Dez 02, 2013 3:48 pm

Pessoal,

Sábado levei o Linea para trocar as pastilhas e dar um passe nos discos, coloquei pastilhas SYL que já uso no Siena e estão muito boas mesmo depois de quase 30 mil km.

Acontece que o freio ficou muito ruim, sei que é normal o freio ficar menos eficiente nos primeiros km rodados, mas o pedal de freio ficou totalmente esponjoso, nunca tinha sentido essa sensação do pedal. Procurando na internet o pessoal diz que comportamento é quando tem ar no sistema de freios.

Uma vez troquei as pastilhas do Tempra Stile que tinha ABS, mas foram só as dianteiras e foi na concessionária, com pastilhas originais. O freio ficou meio ruim mas não ficou esponjoso, depois de poucos dias o freio estava normal, o mesmo aconteceu com o Siena que não tem ABS. Será algo relacionado ao ABS ou será ar no sistema mesmo?

O que me dizem desse comportamento?
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

Re: Troca de pastilhas Linea com ABS

por adeitos » Seg Dez 02, 2013 4:26 pm

Não vejo relação com o ABS, ta mais pra ar no sistema mesmo ou pastilha mal assentada no disco.
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jpromero » Ter Dez 03, 2013 12:57 pm

Pois é, ontem depois que escrevi a mensagem fui testar o ABS e vindo a uns 80 km/h pisei tudo no freio, ele demorou uma distância maior para frear mas freou, quando estava quase parando senti o ABS atuar pela trepidação do pedal, repeti o teste a uns 40 km/h em uma rua com um pouco de terra, ai sim senti o pedal de freio trepidar mais, sinal que o ABS está funcionando.

Se até sexta-feira não voltar ao normal vou voltar na oficina para verificarem se tem ar no sistema, já andei mais de 60 km na cidade usando sempre o freio, acredito que já era para estar melhor o comportamento, caso fosse pastilha mal assentada.
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por shadowcps » Ter Dez 03, 2013 2:06 pm

adeitos escreveu:Não vejo relação com o ABS, ta mais pra ar no sistema mesmo ou pastilha mal assentada no disco.

X² e ainda, o que é aconselhável ser feito nas trocas de pastilhas, dar a costumeira lixadinha manual nelas antes de colocar, para tirar a "lisura" e aumentar a eficiência. Mas pelo seu conhecimento, acredito que tenha feito isso. (;;))
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por jpromero » Ter Dez 03, 2013 4:11 pm

Shadow, não fiz essa lixada, não acompanhei o serviço. Mas acho que não é nada nas pastilhas, deve ser algum ar no sistema mesmo.

Voltei na oficina hoje e expliquei o ocorrido, ele quer o carro para ver, como eu estava com outro carro marcamos de levar durante a semana.
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por shadowcps » Ter Dez 03, 2013 6:44 pm

então, JP, certa vez aconteceu comigo com um Nero ooops, Tipo, serviço feito na CC e saí com ele, dei volta no quarteirão, voltei já bravo e ao colocarem no elevador constataram que tinha sido isso. Deram a lixadinha, saí com o Analista técnico e BINGO, voltou ao normal. Foi em uma CC que já fechou, em sto andré...
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por jpromero » Qua Dez 04, 2013 7:41 am

Legal saber disso Shadow, não sei se fizeram a lixada nas pastilhas, vamos ver no sábado, vou ficar lá acompanhando o serviço, não quero mais deixar o carro e ter que sair.

Ah, legal que você teve um Tipo, fui um dos fundadores do [quase] extinto Clube do Tipo...
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador