Alto consumo!

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Alto consumo!

por poliester.silva » Sex Dez 06, 2013 10:22 am

[img]Sr. Moderador, encontrei diversos tópicos falando de consumo, então por gentileza, se for necessário, mova esse para a área mais adequada e...

Vamos aos fatos.

Eu tinha um MB W168 A190 (Classe A 190 Elegance), ela fazia 9... 10KM/L na gasolina, com o ar ligado. E era um motor 1.9 de 125cv.
Certo dia vendi a danadinha e daí resolvi mudar tudo, afinal de contas, a suspensão dela era muito dura para as nossas estradas e ela sofria muito com isso. Além do que, preciso ir com frequencia no sítio, então... MB não é pra isso.
Pois bem... comprei um Punto 2009/2010, 1.4 ELX GIUGIARO, Flex e... o meu sono acabou!
Mandei pra concessionária, fizeram revisão geral dos 45.000, mandei trocar tudo que podia ser trocado, desde os filtros do veículo até os discos de freio. Não queria nada ali que tivesse com 1mm de desgaste sequer.
Botei óleo sintético (e tenho acompanhado toda semana pra ver se não está baixando, graças à Deus não está). Limpeza geral no sistema de queima de combustível, limpeza geral dos bicos... lá se foram quase 2 mil reais. Mas ficou do jeito que eu queria e isso não tem preço.
O que me tira o sono é o consumo desse carro, nunca passa de 7,5KM/L no Etanol, é incrível isso. E eu não consigo entender!
Meu estilo de direção: Troca de marchas sempre nos 3.000 RPM, nada de arrancada nem trancos. Há alguns dias atrás uma vovozinha veio buzinando na minha bunda reclamando que eu estava devagar.
Essa semana tirei uma foto enquanto estava no trânsito, mas não sei como anexar foto aqui! Estava marcando 5,6KM/L.
A respeito do posto de combustível, eu só abasteço em Petrobrás ou Shell. Na maioria das vezes no posto da Petrobrás que fica do lado do meu trabalho.

E por favor, se alguém sabe de alguma coisa ou alguma oficina, ou sei lá... o que pode ser feito pra resolver isso... fico muito grato.

[/img]
Poliester Silva
Analista de Sistemas
Goiania - Go.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Alto consumo!

por andrek » Sex Dez 06, 2013 10:48 am

poliester.silva escreveu:O que me tira o sono é o consumo desse carro, nunca passa de 7,5KM/L no Etanol, é incrível isso. E eu não consigo entender!

Meu caro, esse consumo é predominantemente urbano? Se for, está bem normal... infelizmente, em sua maioria, os carros flex são mais gastões do que os monocombustíveis mesmo... :roll:

Além disso, o motor Fire 1.4 8V é subdimensionado para o peso do Punto, e acaba tendo um consumo médio muito parecido com o dos motores e-TorQ 1.6 16V e 1.8 16V, pois a falta de torque faz com que se acelere mais do que seria necessário nos motores maiores, aumentando o consumo. Ainda mais gastão do que ele, é o motor GM "Monzatec" 1.8 8V.

Uma marca de 5,6 km/l de álcool num congestionamento pesado é normal; mede o consumo em estrada, deve ficar na casa de 10 km/l, rodando entre 110 e 120 km/h, no plano, sem esticadas.

Assim, acredito que não haja nada de errado com o seu carro. Infelizmente, o Punto não é um carro naturalmente econômico, não... :cry:

Abraços!
Leandro Imagem http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=24739
PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por poliester.silva » Sex Dez 06, 2013 12:02 pm

Andrek,
Sim, esse consumo de 7,5KM/L é predominantemente urbano com o AC ligado!
Na estrada, entre 110 e 120 KM/H o consumo vai lá para a casa dos 10KM/L.
Beberrão heim?
Agora entendo porque meus amigos que tem carros nacionais vivem dizendo que gastam muito com o carro ao longo do mês e eu não gastava nada com a Mercedinha!
Poliester Silva
Analista de Sistemas
Goiania - Go.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por andrek » Sex Dez 06, 2013 12:21 pm

poliester.silva escreveu:Andrek,
Sim, esse consumo de 7,5KM/L é predominantemente urbano com o AC ligado!
Na estrada, entre 110 e 120 KM/H o consumo vai lá para a casa dos 10KM/L.
Beberrão heim?
Agora entendo porque meus amigos que tem carros nacionais vivem dizendo que gastam muito com o carro ao longo do mês e eu não gastava nada com a Mercedinha!

Pois é meu amigo, com essas marcas eu posso afirmar que o seu carro está com o consumo absolutamente normal - para os padrões dele! (;;))

Não me espanta que a sua A190 a gasolina fosse tão econômica! O carro com menor consumo que tive na vida foi um Fit LXL 1.4 CVT a gasolina, que fazia entre 12 e 13 km/l na cidade e, se andando até uns 110-120 km/h, 17 a 18 km/l na estrada. Já fui de São Paulo a Ubatuba (mais de 250 km de distância) com média no computador de bordo de 18,6 km/l - tudo bem que a descida de serra ajudou, mas ainda assim impressionante!

Vamos ver como os carros turbinados flex vão se comportar (a começar pelo recém lançado BMW 320i Active Flex), porque os aspirados flex são quase todos beberrões mesmo... :evil:

Abraços!
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por poliester.silva » Sex Dez 06, 2013 1:13 pm

O que mais me impressiona é que esse carro, teoricamente, produzido aqui, feito pra nós, desenvolvido com base nos testes realizados aqui, seja tão gastador.
Entre uma resposta e outra desse tópico, fui ali no departamento de transporte para verificar o consumo dos VW FOX 1.6, e fiquei surpreso com o alto consumo deles também e de acordo com a turma de lá, não há o que fazer!
Incrível isso! Chega a ser quase inacreditável se eu não tivesse vivenciando na pele.
Sinceramente, já passou até pela minha cabeça comprar o motor e a caixa de câmbio do Linea 2.0 e mandar adaptar nele, porque aí sim ele teria motivos para fazer 6 ou 7KM/l dentro da cidade.
O contador aqui da empresa tem um Ford Fusion Titanium (sem câmbio automático) com motor 2.0. Já andei nele... e o danado faz 7KM/l.
E quanto mais eu comparo, mais a idéia da compra do motor e do câmbio fica forte na minha cabeça.
Só não levei adiante porque não encontrei aqui em Goiânia alguém que já tivesse feito isso, tampouco vi propagandas de gente que me desse esse tipo de garantia.
Falta de mão-de-obra especializada.
Poliester Silva
Analista de Sistemas
Goiania - Go.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jpromero » Sex Dez 06, 2013 1:20 pm

O consumo de 7,5 km/l de etanol na cidade e 10 na estrada está perfeitamente correto no motor Fire 1.4. Eu acho um bom consumo, no Siena que é um pouco mais leve conseguia 7,7 km/l na cidade e 10,5 na estrada, não mais que isso e respeitando o limite de velocidade e nunca reduzindo marcha para enfrentar as subidas na estrada, quando era possível só dava uma acelerada na descida para já enfrentar a subida com mais embalo.

O Siena com gasolina fazia quase 11 na cidade usando bem pouco o AC, o que não consigo fazer muito, só no inverno mesmo, mas na estrada não compensava muito, na casa de 12,5, estourando 13 km/l. O motor do Siena é o mesmo do Punto, o 1.4 flex de 85/86 cv.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por jpromero » Sex Dez 06, 2013 1:29 pm

poliester.silva escreveu:O que mais me impressiona é que esse carro, teoricamente, produzido aqui, feito pra nós, desenvolvido com base nos testes realizados aqui, seja tão gastador.
Entre uma resposta e outra desse tópico, fui ali no departamento de transporte para verificar o consumo dos VW FOX 1.6, e fiquei surpreso com o alto consumo deles também e de acordo com a turma de lá, não há o que fazer!
Incrível isso! Chega a ser quase inacreditável se eu não tivesse vivenciando na pele.
Sinceramente, já passou até pela minha cabeça comprar o motor e a caixa de câmbio do Linea 2.0 e mandar adaptar nele, porque aí sim ele teria motivos para fazer 6 ou 7KM/l dentro da cidade.
O contador aqui da empresa tem um Ford Fusion Titanium (sem câmbio automático) com motor 2.0. Já andei nele... e o danado faz 7KM/l.
E quanto mais eu comparo, mais a idéia da compra do motor e do câmbio fica forte na minha cabeça.
Só não levei adiante porque não encontrei aqui em Goiânia alguém que já tivesse feito isso, tampouco vi propagandas de gente que me desse esse tipo de garantia.
Falta de mão-de-obra especializada.

É assim mesmo o consumo dos Flex, eles vieram porque muita gente convertia seus carros de gasolina para álcool e eles acabavam ficando econômicos (os que convertiam corretamente), ai o governo e as montadoras criaram o flex para não ter mais essa adaptação, só que eles gastam, e gastam bem. Como o meu primeiro carro flex foi um Palio 2007, compensava muito abastecer com álcool. Troquei meu Marea 2.4 com o Palio e a diferença de consumo pagava o financiamento do Palio. Tamanha a discrepância do preço dos combustíveis, já que o Marea 2.4 não era tão gastão, fazia 7,7 km/l de gasolina na cidade. O Palio fazia 9 km/l de álcool e o álcool custava R$ 0,98, contra R$ 2,57 da gasolina.

Os flex viraram febre nessa época, logo depois o álcool começou sua escalada de preços e hoje praticamente não compensa, deixei de usar por muito tempo no Siena mas voltei em meados deste ano, mas tão logo possível vou voltar a usar gasolina. Talvez ainda este mês.

Agora, cá entre nós, não existe Fusion sem câmbio automático, talvez você esteja se referindo ao Focus Titanium, e os 7 km/l de gasolina no motor que não é flex é pouco, lembre-se do meu Marea 2.4 ano 2002 que fazia 7,7 km/l na cidade sem muito esforço, usando o AC quando necessário (sem abusar mas sem passar calor).

Ah, o Linea também é 1.8 ou 1.9, não é 2.0. E faz na cidade 5 km/l de álcool com o AC quase que direto e 8 na estrada com o AC direto + 5 pessoas + lotado de bagagem. Não reclame do seu 1.4! Repito: Acho esse motor excelente, e seu consumo pode realmente não ser notável mas está muito dentro da média estabelecida pelo GOVERNO.

Ou vocês não acreditam que é o governo e as montadoras que decide quanto o motor vai consumir?
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por andrek » Sex Dez 06, 2013 1:55 pm

jpromero escreveu:Ah, o Linea também é 1.8 ou 1.9, não é 2.0. E faz na cidade 5 km/l de álcool com o AC quase que direto e 8 na estrada com o AC direto + 5 pessoas + lotado de bagagem.

O extinto motor 1.9 do Linea é gastão, mesmo. Usei durante poucos meses um Linea HLX 1.9 da empresa, câmbio mecânico, e ele fazia os mesmos 5,0 km/l na cidade e 8,0 km/l na estrada, com álcool. Gastava o mesmo que o Jurassic Astra Sedan 2.0 que substituiu... :shock:

O carro flex mais econômico que já tive é o atual Civic LXL 1.8 AT (modelo novo). No álcool, faz de 6 a 6,5 km/l na cidade e de 10 a 10,5 km/l na estrada, com o ECON ligado. Pelo carro que é e pelo que anda, nem acho muito. Mas certamente um motor desses, se fosse otimizado para rodar apenas com álcool (e não flexível), alcançaria marcas bem melhores...

Abraços!
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por poliester.silva » Sex Dez 06, 2013 2:38 pm

Perdão, quando me referi ao Ford escrevi errado, o do contador é o Focus, no Álcool ele faz 7km/l, e quanto ao motor do Linea... me decepcionei mais uma vez: 1) Por acreditar existir o 2.0 e 2) Por acreditar que faria os 7km/l!
É incrível como podem ser beberrões esses motores...
Não há ajustes que podem ser feitos no sistema de injeção? Trocas de peças, remapeamento... coisas afins?
Liguei na concessionária agora há pouco e liguei também na fiat pra ver se tinha alguma atualização do sistema de injeção para o meu carro, e de acordo com o chassi dele a resposta foi negativa.
Poliester Silva
Analista de Sistemas
Goiania - Go.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por andrek » Sex Dez 06, 2013 3:37 pm

Pensando de outra forma, se a A190 fazia de 9 a 10 km/l na cidade com gasolina, isso equivale a mais ou menos de 6,3 a 7 km/l no álcool; o Punto está gastando menos do que isso... (;;))

Tudo bem que há uma diferença significativa de potência nessa história, mas existe o fato do Mercedes ser monocombustível, e portanto colher os frutos dessa "especialização" em um combustível só! Sinceramente, não acho que o consumo do Punto esteja tão ruim, não... :roll:

Abraços!
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

Próximo