Airbag não abriu.

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Airbag não abriu.

por andrekrebs » Dom Dez 08, 2013 2:19 pm

Galera, tive uma colisão nessa sexta, estava parado atras de um caminhão, dai veio um caminhão em alta velocidade e atingiu meu carro em cheio, com a batida forte na traseira o carro foi arremessado para a traseira do caminhão da frente, já com essa porrada eu esperei o airbag abrir, mas não abriu, em seguida o caminhão de traz veio esmagando o meu carro e cada freiada do caminhão era uma porrada super forte e como o carro estava sendo prensado contra o caminhão da frente eu esperava que o airbag fosse abrir, mas não abriu em nenhum momento. :evil:

Alguem ai já teve um problema com isso ou sabe pq o airbag não funcionou ??

Vo coloca uma fotenha pra vcs verem, acho que era para ter funcionado o sistema.

Imagem

Só não afundo mais por causa do motor.

Vlw!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Airbag não abriu.

por Gabriel® » Dom Dez 08, 2013 2:56 pm

Nossa André que azar cara %$# , tive uma colisão assim coisa de 1 mes atras mais eu que bati no carro da frente , complicado cara deu pt ?
Vendo sub 12 sony xplod 350 rms , caixa personalizada lateral e potencia banda 9.8 e suspensão de rosca.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por FelipeRolim » Dom Dez 08, 2013 3:02 pm

Me parece que o airbag só abre a partir de uma certa velocidade. Quando eu bati o punto uma vez, o airbag não abriu. Eu estava a 80km/h, e na frenagem o carro diminuiu para uns 30km/h antes de bater. Aí eu perguntei porque não abriu na concessionária, e eles disseram que tem velocidade mínima.

Acho errado, mas...

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por shadowcps » Dom Dez 08, 2013 5:51 pm

Pela descrição o carro já estava parado e o sistema entendeu que havia sido imobilizado. além disso ele tem (usando linguagem simplificada) um tipo de pêndulo que identifica desaleração repentina e parada instantânea provocada por choque, para ativar o airbag.

Nesse trecho da matéria dá para entender bem o sistema e funcionamento: Neste artigo você conhecerá a ciência por trás dos airbags: como o dispositivo funciona, quais os seus problemas e para onde as pesquisas apontam.

Antes de nos prendermos aos detalhes, vamos rever sobre as leis do movimento. Para começar, sabemos que objetos em movimento têm um momento (o produto da massa pela velocidade de um objeto). A não ser que uma força externa atue sobre um objeto, ele continuará se movimentando em sua presente velocidade e direção. Os carros contam com diversos componentes, incluindo o carro em si, objetos soltos no seu interior e, claro, passageiros. Se esses objetos não estiverem seguros, eles continuarão a mover-se, independente da velocidade em que o automóvel esteja e até mesmo quando ele for parado devido a uma colisão.

Para cessar o momento de um objeto, é necessário que uma força atue sobre ele por um certo período de tempo. Quando um automóvel colide, a força necessária para parar um objeto é muito grande porque o momento do automóvel mudou instantaneamente, enquanto que o do passageiro não mudou - não há muito tempo para agir. A meta de qualquer sistema de retenção complementar é ajudar a parar o passageiro com o mínimo de dano possível.

A função de um airbag é zerar a velocidade do passageiro com pouco ou nenhum dano. As limitações com as quais o airbag opera são enormes, e ele dispõe apenas do espaço entre o passageiro e o volante ou painel e uma fração de segundo para agir. Contudo, estes espaços e tempos mínimos são preciosos caso eles permitam desacelerar o passageiro de maneira uniforme, em vez de interromper seu movimento bruscamente.

O airbag possui três componentes que o auxiliam em sua tarefa:

A bolsa, que é feita de um tecido fino de náilon, o qual é dobrada dentro do volante ou painel ou, em carros mais modernos, no interior do encosto do banco e da porta.
O sensor, que é o dispositivo que envia o comando para inflar a bolsa. Ela infla quando ocorre uma força de colisão equivalente a uma batida contra um muro de tijolos a uma velocidade entre 15 e 25 km/h (10 a 15 milhas por hora). Um interruptor mecânico é acionado quando há um deslocamento de massa que fecha um contato elétrico, informando aos sensores que houve uma colisão. Os sensores recebem essa informação através do acelerômetro, exitente em um microprocessador.
O sistema de inflação do airbag consiste na reação da azida de sódio (NaN3) reagir com o nitrato de potássio (KNO3) para produzir gás nitrogênio. São os fortes deslocamentos de nitrogênio quente que inflam o airbag.

http://carros.hsw.uol.com.br/airbag.htm
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por andrekrebs » Dom Dez 08, 2013 6:13 pm

Então, amanhã vou no seguro ver, mas acho que deu PT, ta todo amassado e torto, rasgo o teto, a roda direita traseira entrou no carro, só o lugar do motorista está inteiro, o resto já era, pior é que amanhã vou pagar a quarta parcela, tava novinho :(

Cara, que besteira essa dele não abrir com menos de 80km/h, pois eu estava parado quando o caminhão jogou o carro contra o outro caminhão, sem falar que depois de ter jogado o carro, o caminhão bateu mais umas 3 ou 4 x e cada batida era o suficiente para me jogar para fora do carro, fiquei igual aqueles bonecos de teste de batida.

Pra mim, o punto 2013 é um ótimo carro, mas o airbag é uma *&%$#, to agora em casa de cama morrendo de dor no pescoço e dois dias de molho, acho que se o airbag tivesse aberto o efeito chicote teria sido menor.

Fica o aviso pra quem for de curitiba para o litoral de SC, pois o local onde bati esta dando batida direto por causa da falta de sinalização e de congestionamentos por causa de uma ponte.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por andrekrebs » Dom Dez 08, 2013 6:23 pm

shadowcps escreveu:Pela descrição o carro já estava parado e o sistema entendeu que havia sido imobilizado. além disso ele tem (usando linguagem simplificada) um tipo de pêndulo que identifica desaleração repentina e parada instantânea provocada por choque, para ativar o airbag.

Nesse trecho da matéria dá para entender bem o sistema e funcionamento: Neste artigo você conhecerá a ciência por trás dos airbags: como o dispositivo funciona, quais os seus problemas e para onde as pesquisas apontam.

Antes de nos prendermos aos detalhes, vamos rever sobre as leis do movimento. Para começar, sabemos que objetos em movimento têm um momento (o produto da massa pela velocidade de um objeto). A não ser que uma força externa atue sobre um objeto, ele continuará se movimentando em sua presente velocidade e direção. Os carros contam com diversos componentes, incluindo o carro em si, objetos soltos no seu interior e, claro, passageiros. Se esses objetos não estiverem seguros, eles continuarão a mover-se, independente da velocidade em que o automóvel esteja e até mesmo quando ele for parado devido a uma colisão.

Para cessar o momento de um objeto, é necessário que uma força atue sobre ele por um certo período de tempo. Quando um automóvel colide, a força necessária para parar um objeto é muito grande porque o momento do automóvel mudou instantaneamente, enquanto que o do passageiro não mudou - não há muito tempo para agir. A meta de qualquer sistema de retenção complementar é ajudar a parar o passageiro com o mínimo de dano possível.

A função de um airbag é zerar a velocidade do passageiro com pouco ou nenhum dano. As limitações com as quais o airbag opera são enormes, e ele dispõe apenas do espaço entre o passageiro e o volante ou painel e uma fração de segundo para agir. Contudo, estes espaços e tempos mínimos são preciosos caso eles permitam desacelerar o passageiro de maneira uniforme, em vez de interromper seu movimento bruscamente.

O airbag possui três componentes que o auxiliam em sua tarefa:

A bolsa, que é feita de um tecido fino de náilon, o qual é dobrada dentro do volante ou painel ou, em carros mais modernos, no interior do encosto do banco e da porta.
O sensor, que é o dispositivo que envia o comando para inflar a bolsa. Ela infla quando ocorre uma força de colisão equivalente a uma batida contra um muro de tijolos a uma velocidade entre 15 e 25 km/h (10 a 15 milhas por hora). Um interruptor mecânico é acionado quando há um deslocamento de massa que fecha um contato elétrico, informando aos sensores que houve uma colisão. Os sensores recebem essa informação através do acelerômetro, exitente em um microprocessador.
O sistema de inflação do airbag consiste na reação da azida de sódio (NaN3) reagir com o nitrato de potássio (KNO3) para produzir gás nitrogênio. São os fortes deslocamentos de nitrogênio quente que inflam o airbag.

http://carros.hsw.uol.com.br/airbag.htm

Valeu pelo texto cara!
Mas to meio em duvida sobre o funcionamento, pra mim ele tinha que abrir!
Vou ver com a Fiat amanhã e discutir com eles.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Ferranda » Dom Dez 08, 2013 6:51 pm

Não... Não tinha que abrir.
O correto é realmente não abrir nessa situação. :wink:
A sua velocidade era zero (Parado) e levou uma pancada na traseira.
Apesar do estrago , não houve aceleração suficiente para acionar.

Vce deveria estar feliz, levar uma "borçada" na cara não é nada agradavel (:D)

(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por andrek » Dom Dez 08, 2013 7:21 pm

Concordo plenamente com o Ferranda. Abrir o air bag, nesse caso, só causaria danos desnecessários ao motorista. Os air bags não abrem em todos os impactos frontais, eles são parametrizados para lerem diversos sensores e só abrirem quando a sua atuação representar uma proteção maior que os danos que causam - sim, eles causam danos, aquela imagem de que o disparo do air bag é como abraçar um travesseiro é pura balela, um soco na cara é mais ilustrativo...

Abraços!
Leandro Imagem http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=24739
PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por bOiv8 » Dom Dez 08, 2013 7:30 pm

Deus me livre dessas "prensada" de caminhão....esse é meu maior medo no transito!

Pelo que vc comentou foi mais um esmagamento do que uma desaceleração brusca e isso realmente não aciona o airbag
Vitimas do SPO|RTING:

Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Pau-a-pau: New Fiesta Sedan 1.6/L200 Triton Diesel/Fluence 2.0
Tomei: Golf TSI/Up TSI/BMW 320/Honda City
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por Ferranda » Dom Dez 08, 2013 8:03 pm

andrek escreveu:aquela imagem de que o disparo do air bag é como abraçar um travesseiro é pura balela, um soco na cara é mais ilustrativo...

Abraços!

Sem contar a "queimadura" que os gases que inflam o airbag causam!
Na verdade é um murro na cara ao estilo Hellboy :lol:
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

Próximo