Dificuldade Engatar Marcha

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Dificuldade Engatar Marcha

por albaantunes » Seg Dez 16, 2013 6:28 pm

Boa noite Pessoal,
Sou proprietário de um Fiat Punto 1.4 EVO 2013 desde agosto. Até então com o carro era só alegria, estava muito contente e satisfeito.
Eis que hoje tive o primeiro problema com o bichinho. Fui até uma loja, e na hora de religar o carro pra voltar embora, não entravam as marchas.
O engate estava totalmente duro (não entrava nenhuma marcha) e ao tentar colocar a ré se ouvia o barulho (acredito) de engrenagens se atritando.
Desliguei e religuei o carro, e com muito custo e força consegui engatar uma primeira e vir embora (aproximadamente 10km andando em primeira marcha).
Ao chegar em casa, imediatamente acionei a CONFIAT e estavam me mandando um guincho para rebocar o carro até a concessionária. Logo após desligar o telefone, experimentei ligar o carro para ver se o problema persistia e o carro estava NORMAL, entrava as marchas numa boa. Por segurança preferi manter a solicitação do reboque.
Ao chegar o motorista, fui ligar o carro para colocar na plataforma e o problema havia voltado. Foi ai que percebi um detalhe importante. Com o carro desligado, as marchas entravam normalmente, coloquei uma primeira e liguei o carro. Ao soltar o freio, sem acelerar, o carro saia andando (detalhe, minha garagem é uma subida, na ocasião ele conseguia subir a rampa).
Enfim, o carro já esta aguardando a manutenção sem nenhuma previsão na concessionária. Estou com uma pulga atras da orelha, acredito que possa ser o acelerador eletrônico, mas não passa de uma suposição.
Gostaria de saber se alguém já teve problema parecido, o que era e como resolveu. Estou bastante chateado com o ocorrido, principalmente porque meu carro agora que acaba de passar os 4500 km.
Agradeço desde já possíveis ajudas.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Dificuldade Engatar Marcha

por Scorpio » Seg Dez 16, 2013 10:44 pm

albaantunes escreveu:Foi ai que percebi um detalhe importante. Com o carro desligado, as marchas entravam normalmente, coloquei uma primeira e liguei o carro. Ao soltar o freio, sem acelerar, o carro saia andando (detalhe, minha garagem é uma subida, na ocasião ele conseguia subir a rampa).

Por esse trecho do seu relato o problema deve ser no sistema de acionamento da embreagem.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por PauloMOC » Ter Dez 17, 2013 6:05 am

Estranho... Espero que resolvam logo seu problema!

Sent from my RM-885_lta_brazil_218 using Tapatalk
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por H.oliveira » Ter Dez 17, 2013 7:45 am

Scorpio escreveu:
albaantunes escreveu:Foi ai que percebi um detalhe importante. Com o carro desligado, as marchas entravam normalmente, coloquei uma primeira e liguei o carro. Ao soltar o freio, sem acelerar, o carro saia andando (detalhe, minha garagem é uma subida, na ocasião ele conseguia subir a rampa).

Por esse trecho do seu relato o problema deve ser no sistema de acionamento da embreagem.

Exatamente. Penso que seja a mesma coisa. Em 2011 tive um problema parecido com o seu: Após uma batida na dianteira do ELX 1.4 que tinha (estava parado no sinal e uma Silverado + uma S10 bateram em mim), tiveram que descer o motor e a caixa pro conserto. Depois de pronto andei uns dois dias com o carro sem problemas mas saindo de casa logo em seguida, as marchas não entravam e quando entravam davam um tranco gigante e o carro se movimentava sozinho mesmo com a embreagem pressionada.

Resultado: na remontagem da embreagem entrou ar no sistema e o retentor estava vazando um pouco de óleo daí o acionamento ficou prejudicado, ela não acoplava completamente. Fizeram a sangria do sistema, trocaram o fluído e o retentor e problema resolvido.

Não preocupa, deve ser coisa simples.
Punto T-Jet Branco Branchisa (Downpipe, escape 2,5", filtro, remap Overspeed, rodas 18", molas Eibach e em breve mais...!)

viewtopic.php?f=57&t=22198&start=120
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por shadowcps » Ter Dez 17, 2013 7:52 am

era exatamente isso que eu comentaria, para que verificassem algum retentor que poderia estar vazando lá dentro, enxarcando o disco e, com isso, fazendo patinar ou continuar atuando...
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por albaantunes » Ter Dez 17, 2013 12:59 pm

Estou no aguardo da concessionária, não tem previsão para conserto.
Me falaram que talvez só arrumem após o Natal, isto se não precisar de peças, ABSURDO.
É aguardar as 48horas e ir lá buscar um mille para não ficar de apé hahaha.

Brigadão turma!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Marcão_Abarth » Ter Dez 17, 2013 3:50 pm

shadowcps escreveu:era exatamente isso que eu comentaria, para que verificassem algum retentor que poderia estar vazando lá dentro, enxarcando o disco e, com isso, fazendo patinar ou continuar atuando...

Shadowcps, desculpa a chatisse pasqualética...encharcando. Grafa-se com ch porque é derivado da palavra charco, uma exceção à regra de grafar com X após a inicial EN.

Imagem

:) :) :)

Abraços
Imagem
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por shadowcps » Ter Dez 17, 2013 7:46 pm

(~X() (~X() (~X() E POR QUê O SENHOR NÃO JOGOU NO PÉROLAS, KGÃO ? Teve que esperar outro Moderador para fazê-lo ? As regras são válidas para TODOS. Como disse antes, aqui não existe MENSALEIRO que quer privilégios (;;)) (;;)) (;;))

Moderador
Moderador

por Marcão_Abarth » Qua Dez 18, 2013 7:07 am

shadowcps escreveu:(~X() (~X() (~X() E POR QUê O SENHOR NÃO JOGOU NO PÉROLAS, KGÃO ? Teve que esperar outro Moderador para fazê-lo ? As regras são válidas para TODOS. Como disse antes, aqui não existe MENSALEIRO que quer privilégios (;;)) (;;)) (;;))

Porque não tive tempo ontem ([-()

Fiz QUESTÃO de fazer as honras da casa e postar lá tão logo entrei no fórum hj. (:D) (:D)

Confira, ainda com uma citação em Latim de vossa autoria que caiu como uma luva na situação.

(=))) (=))) (=)))

(>:D<)
Imagem
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por shadowcps » Qua Dez 18, 2013 7:55 am

infelizmente AINDA sou humano (preferia ser um BORG...)

Moderador
Moderador