HOW T0 - Troca do fluído do arrefecimento E-torq 1.8 ou 1.6

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HOW T0 - Troca do fluído do arrefecimento E-torq 1.8 ou 1.6

por adeitos » Ter Dez 17, 2013 9:37 pm

Tirei o fim de semana para remover o Paraflu do Linea e colocar um aditivo de melhor qualidade (minha percepção). Segue o passo a passo realizado.

1 - Abrir o dreno inferior do radiador para remover o liquido antigo. Fui enchendo o reservatório com água de torneira até ela sair cristalina.

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2 - Fechei o dreno do radiador e abri o dreno de saída do motor. Mesmo procedimento, água no reservatório até sair água limpa do dreno.

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3 - Abrir o dreno inferior do radiador para zerar a água. Nesse ponto ele ficou cheio novamente pois foi colocado água pra limpar o bloco.

4 - Fechar o dreno inferior e abri o dreno superior do radiador.

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5 - Encher o reservatório com o novo fluído, já diluído na proporção correta, até sair o liquido do dreno superior do radiador. Quando começar a sair só liquido, sem ar, fechar o dreno

6 - Seguir enchendo com o fluído novo, agora até sair o fluído pelo dreno de saída do bloco (passo 2). Assim que começar a sair o novo fluído desse dreno, sem ar, fechar.

7 - Completar o nível até a marca MAX.

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Após isso, deixei o motor ligado em marcha lenta até acionar 2 vezes a ventoinha (98ºC). Fui acompanhando a subida da temperatura pelo MultiECUScan. Consegui comprovar também que a termostática está boa, ela abriu somente a exatos 92ºC.

Depois do procedimento, é normal o nível baixar pois alguma bolha de ar que ali estava, foi parar no reservatório. Pra mim baixou do MAX até a marca MIN. Aguardei esfriar o motor e completei até a marca MAX novamente.

Após a troca, fiz uma viagem de 130Km, tudo normal, não baixou mais o nível.
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Re: HOW T0 - Troca do fluído do arrefecimento - E-torq 1.8

por RonaldoBraga » Ter Dez 17, 2013 10:23 pm

Parabéns (=D>)
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Re: HOW T0 - Troca do fluído do arrefecimento - E-torq 1.8

por PauloMOC » Qua Dez 18, 2013 6:24 am

Obrigado! Vai sef útil a todos!

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Re: HOW T0 - Troca do fluído do arrefecimento - E-torq 1.8

por maxwendell » Qua Mar 12, 2014 10:03 am

Parabéns pelo Tutorial, mto útil (=D>) (=D>) (=D>)
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Re: HOW T0 - Troca do fluído do arrefecimento - E-torq 1.8

por BigodeOsasco » Sex Abr 11, 2014 9:35 am

Muito bom, obrigado pelas dicas. Você não preferiu aproveitar o serviço para usar aqueles detergentes para sistema de arrefecimento? Vou fazer esse final de semana.
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Re: HOW T0 - Troca do fluído do arrefecimento - E-torq 1.8

por bondstrike » Sex Abr 11, 2014 11:53 am

maxwendell escreveu:Parabéns pelo Tutorial, mto útil (=D>) (=D>) (=D>)
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Re: HOW T0 - Troca do fluído do arrefecimento - E-torq 1.8

por VLA » Sex Abr 11, 2014 6:27 pm

Muito bom mesmo, ainda não tinha visto.

Valeu por compartilhar.
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Re: HOW T0 - Troca do fluído do arrefecimento - E-torq 1.8

por adeitos » Qui Abr 17, 2014 1:53 pm

BigodeOsasco escreveu:Muito bom, obrigado pelas dicas. Você não preferiu aproveitar o serviço para usar aqueles detergentes para sistema de arrefecimento? Vou fazer esse final de semana.



Esses "detergentes" é uma faca de dois gumes. Se o sistema está limpo, não precisa utilizar ele, basta renovar o fluído. Se estiver sujo, ele limpa, mas também abre buracos no sistema que geram vazamentos.

Sinceramente não gosto disso, já tive carro que estavam com o sistema mega sujo e limpei sem usar limpa radiadores.
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Re: HOW T0 - Troca do fluído do arrefecimento - E-torq 1.8

por Febezza » Seg Fev 23, 2015 2:11 pm

Você não efetuou o procedimento com o veículo ligado para que a válvula termostática abra assim permitindo a passagem/circulação da água. Tem também a questão de deixar o ar quente ligado para que seja feita a circulação pelo sistema.

Isso serviria para uma limpeza total do sistema, para remoção do fluído antigo e colocação de um novo.
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Re: HOW T0 - Troca do fluído do arrefecimento - E-torq 1.8

por nosp » Qua Fev 25, 2015 3:44 pm

O segredo de um radiador limpo como original zero Km, é seguir a recomendação do fabricante, conforme manual. No caso do Punto,
"- Líquido de arrefecimento do motor : 50% Coolant (UP) (vermelho)+ 50% de água pura" (ou o aditivo recomendado na proporção indicada para o modelo do seu carro)
Agua pura, neste caso quer dizer água sem minerais, ou ainda água destilada. Isso mesmo. Aquela encontrada nos postos e casa de peças. ATENÇÃO! Não é solução de bateria!
Se for usada agua de torneira, mesmo filtrada, os minerais contidos nela irão literalmente "enferrujar" os dutos por onde a mistura refrigerante corre, e nunca mais o sistema será o mesmo, tendo como consequência visível o escurecimento precoce e periódico da água e do reservatório plástico, redução da capacidade de arrefecimento e desgaste prematuro da bomba d'água e radiador.
Em resumo: Nunca deixe o frentista completar a água do radiador, a menos que seja em uma emergência. Mantenha sempre uma quantidade de mistura preparada para completar as pequenas quantidades perdidas normalmente no funcionamento do motor.
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