CUIDADO-Trincas na turbina e no coletor de escape dos Tjet
CUIDADO-Trincas na turbina e no coletor de escape dos Tjet
ATENÇÃO proprietários de Punto, Linea e Bravo Tjet,
Tenho um Punto Tjet 09/10, e apesar do que vou relatar, considero um ótimo carro, tanto que influenciei mais 2 pessoas próximas minha a comprarem carros Fiat com o mesmo motor Tjet.
Levei meu carro na concessionária Automax/BH para arrumar um problema no motor (correia dentada pulou dente), e para que fosse feito um orçamento mais detalhado do problema citado, tiveram que desmontar o cabeçote do motor. Feito isso, além do problema inicialmente citado, foi constatado uma trinca no turbo compressor e no coletor de escape do carro. Questionei o porque que esta trincas poderiam ter surgido nessas peças, e a resposta foi que: "O carro está fora de garantia, então não podemos lhe ajudar em nada" e "Como a última troca de óleo não foi feita em uma concessionária, e como o óleo faz o resfriamento dessas peças também, que isso poderia ser um dos fatores". O que acontece é que eu tenho a NF do óleo colocado no carro e acompanhei pessoalmente o serviço executado, e tudo foi de acordo com o que a Fiat solicita, mesma especificação do óleo e quilometragem correta. Claro que isso não me convenceu em nada, só fez com que eu ficasse mais irritado e decepcionado com a Fiat.
Como as peças citadas, com mão de obra, estava ficando em aproximadamente R$10.000,00, iniciei uma busca no mercado de peças usadas para estudar uma possibilidade de diminuir o meu prejuízo. Só não esperava encontrar tantos outros casos igual ao meu. Encontrei mais dois turbos e dois coletores em cidades diferentes e em modelos de carros com o motor Tjet diferentes também, com as mesmas trincas características do meu carro, no mesmo lugar e sentido. Isso mostra que a possibilidade de este problema ser um problema de fabricação dessas peças é grande e a Fiat se omitiu e se isentou de qualquer responsabilidade.
Esse problema é crônico…já fiquei sabendo por informantes dentro de concessionárias…está aparecendo com frequência. Fique atento ao seu turbo e ao seu coletor de escape e se possível, faça uma análise neles antes que a trinca fique muito grande. Já iniciei um processo de análise pericial nas peças, tanto nas minhas quanto nas outras encontradas no mercado, e não vou deixar isso quieto não, no que for preciso vou querer que a Fiat assuma esse problema de fabricação. Se souberem de mais casos como esse, favor entrar em contato para somar ao dossiê que estou fazendo sobre o problema. [email protected]
Tenho um Punto Tjet 09/10, e apesar do que vou relatar, considero um ótimo carro, tanto que influenciei mais 2 pessoas próximas minha a comprarem carros Fiat com o mesmo motor Tjet.
Levei meu carro na concessionária Automax/BH para arrumar um problema no motor (correia dentada pulou dente), e para que fosse feito um orçamento mais detalhado do problema citado, tiveram que desmontar o cabeçote do motor. Feito isso, além do problema inicialmente citado, foi constatado uma trinca no turbo compressor e no coletor de escape do carro. Questionei o porque que esta trincas poderiam ter surgido nessas peças, e a resposta foi que: "O carro está fora de garantia, então não podemos lhe ajudar em nada" e "Como a última troca de óleo não foi feita em uma concessionária, e como o óleo faz o resfriamento dessas peças também, que isso poderia ser um dos fatores". O que acontece é que eu tenho a NF do óleo colocado no carro e acompanhei pessoalmente o serviço executado, e tudo foi de acordo com o que a Fiat solicita, mesma especificação do óleo e quilometragem correta. Claro que isso não me convenceu em nada, só fez com que eu ficasse mais irritado e decepcionado com a Fiat.
Como as peças citadas, com mão de obra, estava ficando em aproximadamente R$10.000,00, iniciei uma busca no mercado de peças usadas para estudar uma possibilidade de diminuir o meu prejuízo. Só não esperava encontrar tantos outros casos igual ao meu. Encontrei mais dois turbos e dois coletores em cidades diferentes e em modelos de carros com o motor Tjet diferentes também, com as mesmas trincas características do meu carro, no mesmo lugar e sentido. Isso mostra que a possibilidade de este problema ser um problema de fabricação dessas peças é grande e a Fiat se omitiu e se isentou de qualquer responsabilidade.
Esse problema é crônico…já fiquei sabendo por informantes dentro de concessionárias…está aparecendo com frequência. Fique atento ao seu turbo e ao seu coletor de escape e se possível, faça uma análise neles antes que a trinca fique muito grande. Já iniciei um processo de análise pericial nas peças, tanto nas minhas quanto nas outras encontradas no mercado, e não vou deixar isso quieto não, no que for preciso vou querer que a Fiat assuma esse problema de fabricação. Se souberem de mais casos como esse, favor entrar em contato para somar ao dossiê que estou fazendo sobre o problema. [email protected]
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Re: CUIDADO-Trincas na turbina e no coletor de escape dos Tj
esse negócio de trinca na cx quente da turbina no meu antigo Uno turbo também deu isso.
T-Jet 2013/2013 - branco
ex - Palio 1.8R 2007/2008 - vermelho
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Re: CUIDADO-Trincas na turbina e no coletor de escape dos Tj
Isso é complicado....um colega postou a pouco tempo, que o T-Jet '14 dele já teve um problema semelhante e foi necessário um ''recall'' da turbina.. Já li aqui também uns 3 relatos de problemas na turbina. Podem ser que existam algumas unidades ''premiadas'', como sempre acontece com qualquer carro de qualquer marca.
Mas também tem que ver o ''uso'' do carro...carro turbo, só pode utilizar o máximo quando o motor está aquecido e a turbina também, por consequência. Ou seja, acabou de ligar o carro e saiu acelerando tudo, força a turbina por ela estar fria. Agora imagine isto, diariamente, por 3 ou 4 anos de uso. É turbina trincada, certamente.
Outra coisa também, é que após o uso (no site da Fiat diz uso esportivo, mas eu considero qualquer tipo de uso), têm-se que deixar em ponto morto pelo menos 1 minuto, antes de desligar, para que circule a água e o óleo quente desça, dando tempo para resfriar a turbina. Se usa intensamente e desliga o motor assim que pára, toda vez...novamente imagine isto diariamente, por 3 anos de uso. E some agora o procedimento acima. Probabilidade grande de trinca na turbina.
Eu duvido que mais de 10% dos proprietários de T-Jet sigam estes procedimentos que eu mencionei, sendo que são de extrema importância para preservar a vida útil do motor e da turbina. Isso sem falar nas alterações de filtro, escape, chip e etc, que obviamente também podem comprometer a vida útil dos mesmos.
Mas também tem que ver o ''uso'' do carro...carro turbo, só pode utilizar o máximo quando o motor está aquecido e a turbina também, por consequência. Ou seja, acabou de ligar o carro e saiu acelerando tudo, força a turbina por ela estar fria. Agora imagine isto, diariamente, por 3 ou 4 anos de uso. É turbina trincada, certamente.
Outra coisa também, é que após o uso (no site da Fiat diz uso esportivo, mas eu considero qualquer tipo de uso), têm-se que deixar em ponto morto pelo menos 1 minuto, antes de desligar, para que circule a água e o óleo quente desça, dando tempo para resfriar a turbina. Se usa intensamente e desliga o motor assim que pára, toda vez...novamente imagine isto diariamente, por 3 anos de uso. E some agora o procedimento acima. Probabilidade grande de trinca na turbina.
Eu duvido que mais de 10% dos proprietários de T-Jet sigam estes procedimentos que eu mencionei, sendo que são de extrema importância para preservar a vida útil do motor e da turbina. Isso sem falar nas alterações de filtro, escape, chip e etc, que obviamente também podem comprometer a vida útil dos mesmos.

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Punto SpoIRting 11/12 - Cinza Cromo
Ex Punto T-Jet 13/14 - Branco Banchisa
Re: CUIDADO-Trincas na turbina e no coletor de escape dos Tj
Marcão_Abarth escreveu:Isso é complicado....um colega postou a pouco tempo, que o T-Jet '14 dele já teve um problema semelhante e foi necessário um ''recall'' da turbina.. Já li aqui também uns 3 relatos de problemas na turbina. Podem ser que existam algumas unidades ''premiadas'', como sempre acontece com qualquer carro de qualquer marca.
Mas também tem que ver o ''uso'' do carro...carro turbo, só pode utilizar o máximo quando o motor está aquecido e a turbina também, por consequência. Ou seja, acabou de ligar o carro e saiu acelerando tudo, força a turbina por ela estar fria. Agora imagine isto, diariamente, por 3 ou 4 anos de uso. É turbina trincada, certamente.
Outra coisa também, é que após o uso (no site da Fiat diz uso esportivo, mas eu considero qualquer tipo de uso), têm-se que deixar em ponto morto pelo menos 1 minuto, antes de desligar, para que circule a água e o óleo quente desça, dando tempo para resfriar a turbina. Se usa intensamente e desliga o motor assim que pára, toda vez...novamente imagine isto diariamente, por 3 anos de uso. E some agora o procedimento acima. Probabilidade grande de trinca na turbina.
Eu duvido que mais de 10% dos proprietários de T-Jet sigam estes procedimentos que eu mencionei, sendo que são de extrema importância para preservar a vida útil do motor e da turbina. Isso sem falar nas alterações de filtro, escape, chip e etc, que obviamente também podem comprometer a vida útil dos mesmos.



Leandro
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=24739
PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA

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Re: CUIDADO-Trincas na turbina e no coletor de escape dos Tj
Se fosse algo preocupante pra FIAT ja haveria recall, pois na minha idéia trinca do turbo ou do coletor pode ou não conter riscos de acidentes. Pra mim os relatos são de alguns modelos fabricados. Provavelmente são lotes de peças que sairam com defeito do fabricante original do componente.
Enviado de meu GT-I9500 usando Tapatalk
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Re: CUIDADO-Trincas na turbina e no coletor de escape dos Tj
Não sei se no manual do T-Jet tem isso, porém no manual da Ford Ranger turbo Diesel, tem este aviso ao ligar esperar aproximadamente 1 minuto antes de acelerar e ao parar , aguardar um minuto em ponto morto, para esperar a turbina parar de girar antes de desligar o motor. Pois caso contrário o fluxo de óleo lubrificante será interrompido e a turbina ainda continuará girando, causando danos no eixo da mesma. Inclusive em alguns caminhos ( turbinas maiores) ao desligar o caminhão ele so para efetivamente um minuto depois, justamente para evitar danos a turbina.
Pelo sim e pelo não, acho que é um procedimento prudente a ser adotado nos t-jet.
Abcs
Pelo sim e pelo não, acho que é um procedimento prudente a ser adotado nos t-jet.
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Re: CUIDADO-Trincas na turbina e no coletor de escape dos Tj
Faço parte desses 10% kkkkk
Pra sair acelerando forte, tem que esperar o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento....e depois de descido o *%$#! esperar entre 1~3 minutos em ponto morto antes de desligar o veículo, pra aliviar a turbina e refrigerar um pouco.
É o que o Marcão disse, são poucos que fazem isso, ou melhor, que sabem que tem que fazer isso.

Pra sair acelerando forte, tem que esperar o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento....e depois de descido o *%$#! esperar entre 1~3 minutos em ponto morto antes de desligar o veículo, pra aliviar a turbina e refrigerar um pouco.
É o que o Marcão disse, são poucos que fazem isso, ou melhor, que sabem que tem que fazer isso.
Re: CUIDADO-Trincas na turbina e no coletor de escape dos Tj
Deveria ter isto bem claro no manual, será que não tem ???
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Re: CUIDADO-Trincas na turbina e no coletor de escape dos Tj
Sempre tiver carro turbo e nunca precisei fazer essas frescuras citadas no tópico. Nunca tive nenhum problema com os carros.
Tjet erro de engenharia entao?
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Tjet erro de engenharia entao?
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Re: CUIDADO-Trincas na turbina e no coletor de escape dos Tj
Frescura ou não esta no manual da Ford, e de diversos caminhões! Então não acredito que seja tanta frescura assim...
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