CUIDADO-Trincas na turbina e no coletor de escape dos Tjet

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: CUIDADO-Trincas na turbina e no coletor de escape dos Tj

por Marcão_Abarth » Qui Dez 19, 2013 6:30 am

Metys escreveu:Sempre tiver carro turbo e nunca precisei fazer essas frescuras citadas no tópico. Nunca tive nenhum problema com os carros.

Tjet erro de engenharia entao?

Enviado de meu GT-I9500 usando Tapatalk

Erro de engenharia não! Foi até bem projetado demais! Se contar que a cada 1.000 T-Jets, em média apenas 10 donos vão tomar este cuidado, alguns carros não vão estar 100% ''originais'' e a manutenção errada das ccs e de alguns donos (como colocar óleo de especificação diferente do recomendado e etc) o que temos é baixíssimo índice de quebra e problemas da turbina. E para te dizer a verdade, acredito que em 90% dos casos o problema é a peça vir defeituosa mesmo, como o companheiro que comprou o modelo 2014 e já teve que substituir a turbina.

Essas ''frescuras'' estão inclusas no manual do próprio carro. E de qualquer carro turbo. São cuidados que se devem tomar também com qualquer motor, aspirado ou turbo. Prolonga a vida útil nos dois casos. E isso cara, pra quem roda 10mil em 4 meses igual à mim, faz muita diferença...agora quem roda pouco realmente não vai nem notar :mrgreen:
Imagem
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por jpromero » Qui Dez 19, 2013 1:22 pm

No Tempra Stile sempre esperei 1 minuto para desligar, era chato, reconheço, mas tinha que fazer. Peguei o carro usado, com 4 ou 5 donos antes de mim e vendi em perfeito estado, se fizeram ou não o procedimento eu não sei, mas a turbina Garret estava em perfeito estado.

Essa turbina do T-Jet não sei se é Garret, a do Marea Turbo também deu muitos problemas de vazar óleo, causando fumaça no escapamento.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Marcão_Abarth » Qui Dez 19, 2013 2:08 pm

jpromero escreveu:No Tempra Stile sempre esperei 1 minuto para desligar, era chato, reconheço, mas tinha que fazer. Peguei o carro usado, com 4 ou 5 donos antes de mim e vendi em perfeito estado, se fizeram ou não o procedimento eu não sei, mas a turbina Garret estava em perfeito estado.

Essa turbina do T-Jet não sei se é Garret, a do Marea Turbo também deu muitos problemas de vazar óleo, causando fumaça no escapamento.

João Paulo, a turbina do T-Jet é da japonesa IHI modelo RFK3. Eset Tempra Turbo devia ser um capetinha para andar em... :twisted:
Imagem
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Marcão_Abarth » Qui Dez 19, 2013 2:24 pm

alex63 escreveu:Deveria ter isto bem claro no manual, será que não tem ???

Alex, respondendo a sua pergunta...no manual do Punto T-Jet tem um parágrafo inteiro sobre motores turbinados e está escrito exatamente este procedimento na forma de uma advertência...destaquei de vermelho estas informações:

Imagem

Imagem

Abraço
Imagem
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por alex63 » Qui Dez 19, 2013 2:53 pm

Marcão valeu, eu duvidava que não tivesse, pois ae sim seria um erro da Fiat ! O que para uns é frescura, significa um cuidado que prolonga a vida do motor e das turbinas. Em Carros a Diesel turbinados, se este cuidado não for adotado o motor ira acelerar até explodir , pois começa a passar óleo pelo eixo da turbina devido a desgaste e o motor aspira ele , e diferente dos carros a gasolina isso é de meter medo, quem ja viu um motor diesel saindo de giro e explodir ( Eu ja vi um motor CUMMINS 6BT9 Turbo fazer isso e é medonho, não fica ninguém perto corre todo mundo, é o barata voa) . Agora retornando ao motor ciclo OTTO, este cuidado deve ser sempre adotado para motores turbinados sejam eles de qualquer tamanho e geração. fazendo isso você tem brinquedo bom por muito tempo.Eu até acho que nestes carros cheios de eletrônica, deveria ter o" timer " para impedir que acelere antes de atingir a temperatura ideal, e também para evitar desligar logo assim que reduz a rotação do motor, isso sim pouparia muita dor de cabeça aos proprietários consencientes.

Abcs

Marcão_Abarth escreveu:
alex63 escreveu:Deveria ter isto bem claro no manual, será que não tem ???

Alex, respondendo a sua pergunta...no manual do Punto T-Jet tem um parágrafo inteiro sobre motores turbinados e está escrito exatamente este procedimento na forma de uma advertência...destaquei de vermelho estas informações:

Imagem

Imagem

Abraço
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jpromero » Qui Dez 19, 2013 3:15 pm

Alex, interessante essa do Diesel, não adianta nem desligar a chave de ignição porque a própria compressão explode o combustível sem faísca da vela, só pára de funcionar ao ser destruído!

E Marcão, o Tempra andava sim, nos giros mais baixos, até 2000 rpm era manco mas depois ganhava força e aos 3000 rpm vinha o coice. Mesmo sendo relativamente pesado, os 26,5 kgfm falavam alto.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Marcão_Abarth » Qui Dez 19, 2013 3:46 pm

:shock: :shock: Alex não consigo imaginar um Cummins explodindo...deve ser tenso!!!

João Paulo este Tempra tem muiiito mais torque que os T-Jet!! Impressionante.
Imagem
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por alex63 » Qui Dez 19, 2013 5:13 pm

Cara eu tenho o video em VHS disso , preciso achar e ver se não,esta mofado. Foi em um caminhão REO da Marinha e sim pode desligar, cortar até o fornecimento de diesel , como o óleo esta vindo do cárter já era... pode correr a única maneira de parar é tapando a admissão. Agora qual louco vai chegar ali e fazer isso?????

Uns vídeos sobre isso ,no primeiro video ele disparou (runaway) porque o camarada colocou wd ou óleo demais para pegar, no outro é falha catastrófica de turbina.

http://m.youtube.com/watch?v=8M1o2rpO_JY

http://m.youtube.com/watch?v=jcCBKvCrp80

http://m.youtube.com/watch?v=Xf0eHtXTnDw

http://m.youtube.com/watch?v=9I9k9rHB4EA. Não este não é o video do cummins... mais é similar, notem que depois do motor parar ainda é possível escutar a turbina gritando....

Isso é só aperitivo... procurando,por Diesel engine runaway no youtube é de arrepiar....e acontece também em motores diesel não turbinados o bicho acelera até quebrar mesmo.

abcs
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Metys » Qui Dez 19, 2013 7:43 pm

Bravo tjet e punto tjet basicamente mesma motorização certo. Pq um tem e
3 anos e o outro 1 ano garantia?

Pra mim os relatos aqui são ou de defeito de fabricação (lotes). Ou má utilização (judiar) do carro.

Enviado de meu GT-I9500 usando Tapatalk
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por cassioferraz » Sáb Dez 21, 2013 1:39 am

A trinca do coletor nao e novidade para mim, porem ela nao pode ser relacionada com o tempo que devemos esperar para desligar o carro e o mesmo aquecer, a peca e de ferro fundido, acredito que possa ser um problema de projeto, em bh mesmo tinha um colega onde o coletor estava trincado, quanto a turbina ouvi casos isolados, como dito por alguns tambem pode ser um problema de fabricacao, concordo que carros turbo alimentados temos que ter um cuidado diferenciado, porem como sao carros de larga producao e de uso dos inumeros tipos de condutores, sao projetados para o uso misto, onde o condutor so quer saber de ligar andar e desligar.-
T-jet (blackyellow) - viewtopic.php?f=57&t=22533
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

AnteriorPróximo