Linea - Problema Dualogic

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Linea - Problema Dualogic

por jpromero » Seg Dez 30, 2013 1:18 pm

Coincidentemente encontrei o atuador do câmbio dualogic, acredito que seja o motor de seleção das marchas mas não tenho certeza. Dê uma olhada, vai que está mais barato que na CCS.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... tizado-_JM
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por queirozroque » Qua Jan 15, 2014 3:48 pm

andrek escreveu:
morkan escreveu:Então o que você chama de limitação eu chamo de particularidade, já que qualquer condutor iria segurar a quarta para completar a ultrapassagem. :wink:
Não é a toa que eu vejo nas rodovias veículos com cambio AT (conversor de torque) levando um século para ultrapassar um simples carro.

Caro morkan, não era esse comportamento a que eu me referia - segurar a marcha durante uma ultrapassagem eu também acho o mais correto, o que aliás o câmbio AT do Civic faz, esteja no modo automático, ou no modo manual com paddle shifters - aliás, no modo manual, ele chega a cortar a injeção, mas não passa para a marcha superior, exatamente como um câmbio mecânico! Ou seja, o que você está defendendo no Dualogic, o AT do Civic também faz!

O que me incomodou demais no Dualogic foi a seguinte situação: você está chegando a um cruzamento, e a preferencial não é sua; você vai entrar à direita no cruzamento, e dá uma freada para reduzir a velocidade e avaliar se vem algum carro na via que você quer pegar, e decidir se pode ir ou não. Imagine que vem um carro e esse está distante, ou seja, você não precisa parar completamente, pode acelerar, entrar à direita e ganhar velocidade na frente do carro que está vindo, de forma segura. Pois bem...

Nessa fração de segundo em que você para de frear e acelera com vigor para entrar com segurança na via, o Dualogic simplesmente não responde... ele demora muito para entender que sua intenção deixou de ser "reduzir a velocidade" e passou a ser "ganhar velocidade". Nisso, o carro que estava distante chegou muito perto... você tem que abortar a manobra, ou acaba dando uma fechada no carro, o que é extremamente perigoso - daí eu achar essa limitação do câmbio um fator que depõe contra a segurança.

Nos três carros com Dualogic que dirigi, havia esse "momento de indecisão" em situações como essa - fora o tranco nas mudanças de marchas, a falta do creeping (não eram Dualogic Plus), etc. Por tudo isso, acho que essa solução de câmbio automatizado não é adequada, principalmente em categorias como as de Punto, Bravo e Linea, em que a concorrência oferece soluções bem mais eficientes para quem quer aposentar o pé esquerdo. Na categoria do Uno e do Palio pode até ser, mas acima disso acho um ponto negativo da Fiat... :roll:

Abraços!

É exatamente isso que acontece, não é questão de adaptação do motorista não
Ex - Linea 1.8 e-Torq Absolute Prata Bari
Atual - Linea 1.4 T-Jet Preto vesuvio
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por queirozroque » Qua Jan 15, 2014 3:56 pm

Bom, sobre o problema, ele simplesmente desapareceu, pelo menos por enquanto, sai da minha cidade dia 22 de dezembro, e aqui na ilha de itamaraca o carro não apresentou o problema, passei uns dias em recife e só aconteceu uma vez quando liguei o carro a noite, mas logo normalizou... Realmente sempre que venho pra cá o carro funciona normalmente, só em serra talhada que o problema ocorre, é como se fosse algo relacionado a temperatura, ao clima, é a única explicação que vejo pra isso... Devo voltar pra serra talhada dia 25 de janeiro, chegando lá aviso como está o comportamento do câmbio
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por queirozroque » Qua Fev 26, 2014 9:34 am

Bom, o carro ta uma @#%$^&!, o problema acontece direto com o carro frio, ja desisti de levar em css, o jeito vai ser passar pra frente... Dualogic nunca mais!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jpromero » Qui Fev 27, 2014 8:38 am

queirozroque escreveu:Bom, o carro ta uma @#%$^&!, o problema acontece direto com o carro frio, ja desisti de levar em css, o jeito vai ser passar pra frente... Dualogic nunca mais!

Yuri, pela palesta técnica que fiz através do site Reparador Fiat esse problema acontece por defeito em uma das eletroválvulas de comando do câmbio, especificamente a "EV0".

Seu problema foi não ter encontrado uma oficina competente, as CCS deveriam ter essas peças e trocar para testes, parece que o problema não é difícil de resolver. Quer tentar levar a CCS e já pedir a troca da eletroválvula por SUA conta e risco? Nem sei quanto custa.
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por ailcampos » Sex Abr 04, 2014 6:33 am

Cara o meu punto deu o mesmo problema. E foi resolvido na concessionária. Eles me disseram que é uma uma peça do cambio que em alguns modelos esta faltando, mas que isso nao impediria o funcionamento do carro, por isso nao lançaram recall.

O problema é fisico brow...vai direto pra fiat.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jpromero » Sex Abr 04, 2014 1:37 pm

ailcampos escreveu:Cara o meu punto deu o mesmo problema. E foi resolvido na concessionária. Eles me disseram que é uma uma peça do cambio que em alguns modelos esta faltando, mas que isso nao impediria o funcionamento do carro, por isso nao lançaram recall.

O problema é fisico brow...vai direto pra fiat.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Você tem mais informações sobre isso? Qual é a peça?
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por gilson.diniz » Dom Abr 13, 2014 6:22 am

o meu punto 2013 sporting com 35.000km ta com o mesmo problema... e de vez em quando ele pula da 2ª para a 5ª marcha... será que é o fluido tbm??
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jpromero » Dom Abr 13, 2014 9:47 am

gilson.diniz escreveu:o meu punto 2013 sporting com 35.000km ta com o mesmo problema... e de vez em quando ele pula da 2ª para a 5ª marcha... será que é o fluido tbm??

O problema do Yuri não parece ser o fluido, ele completou e mesmo assim não resolveu. Leve seu carro a CCS para verificar com o scanner.
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por caic182 » Dom Abr 13, 2014 10:11 am

Arrisquei em um DL agora, como ta novo esta perfeito, agora vamos ver daqui pra frente. Um fator que me fez arriscar foi a Fiat ter agora 3 anos de garantia de cambio e motor.
Carlos Henrique
[X]Punto Sporting 2014 DL
Imagem
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

AnteriorPróximo