Aos donos de T-Jet q tiveram e não problemas com o cambio

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Aos donos de T-Jet q tiveram e não problemas com o cambi

por andrews3000ex » Dom Dez 01, 2013 1:34 am

Não tenho problema com engates..Mas, de vez em quando... Quando vou mudar da 1ª pra 2ª... sinto que a marcha empurra pra sair da 1ª hehehe
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Saavedra » Sex Dez 27, 2013 4:48 pm

Eu tive problema no meio desse ano!

Começou com uma pequena dificuldade de engatar a segunda, parecia que a marcha não "entrava" até o fim.
Depois piorou, eu colocava segunda e ela escapava e voltava ao ponto morto..e nesse tempo a ré tb não entrava...direto dava aquelas engasgadas.

Ai por fim eu levei na Fiat achando que podia ser só um problema de pequenas peças, ajustes e etc (só agora que fui ver este post aqui)...mas no final das contas tive que trocar toda a caixa de câmbio e morreu pouco mais de 6 mil no conserto. :(
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Marcão_Abarth » Sex Dez 27, 2013 6:56 pm

andrews3000ex escreveu:Não tenho problema com engates..Mas, de vez em quando... Quando vou mudar da 1ª pra 2ª... sinto que a marcha empurra pra sair da 1ª hehehe

X2

Mesma coisa com o meu. Tem hora que a primeira também fica meio durinha para entrar, tenho que desengatar e engatar de novo aí a marcha entra de boa.

Tento nunca abusar nas saídas de semáforo e etc, jogando todo o torque na primeira e segunda em baixa...deixo a rotação subir mais na segunda para poder ''afundar'' o pé.

Agora, me pergunto quanto tempo meu câmbio irá durar. Meu carro está atualmente com 9.500km....dirigindo, tenho a impressão de que ele é extremamente frágil. No modo Dynamic a coisa fica pior, pois o câmbio parece sofrer mais esforço ainda!! :(

Fiat vacilou nesse câmbio mesmo e não foi por falta de aviso...desde quando lançou em 2009 o problema já foi detectado pelos jornalistas e depois confirmado pelos donos;

Será que fica tão caro assim fazer modificações decentes para o câmbio aguentar este motor ?
Imagem
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por matheusmir » Dom Dez 29, 2013 8:01 am

peguei o meu na css na sexta! meu cambio apresentou dificuldades na primeira e na segunda marcha e as vezes na re! agora parece qe melhorou mas de vez enquando volta a ficar duro pra engatar! ai tenho q por a terceira e so depois a outra marcha ai ele vai! estranho ne! eu pensei que era so com o meu!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Febezza » Seg Dez 30, 2013 2:57 am

Não mudam porque tão pouco se &@$%#! pro consumidor. Poderiam muito bem já ter adotado o câmbio 6m nos modelos EVO
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por ThoR [CPT] » Dom Jan 19, 2014 1:23 pm

Premio Pá de Ouro pro cleguinha aqui... :/

Punto Tjet 2013/13, com 18mil km.... mais um na lista do "difícil pra engatar 1a e ré"... segunda também, mas bem menos

Levei 2x na CCS, but na primeira vez disseram que era normal :x ... normal o c..., adorava a leveza deste câmbio quando novo, agora tá um saco. Para no sinal precisa ficar fazendo mandinga de engatar terceira, segunda e só depois primeira pra entrar de boa..
Na segunda vez olharam e disseram que o problema é dentro do cambio, porém só podem mexer em fevereiro, quando o mecâncio chefe volta de férias :|
Desanimado... pagfuei caro pelo Tjet mais completo que tem, pra não ter dor decabeça, só alegria, e me acontece isso... o carro era meu soho desde 2009, sofri muito pra comprá-lo, e agora rola isso.... perdi a confiança totalmente. Esta semana vou levar em outra ccs pra ver se tem alguém que já pode mexer nele e dar um parecer mehor...

Triste viu.......

Thor
Velha Guarda
Velha Guarda

por Alerey » Seg Jan 20, 2014 12:15 am

[quote="ThoR [CPT]"]Premio Pá de Ouro pro cleguinha aqui... :/

Punto Tjet 2013/13, com 18mil km.... mais um na lista do "difícil pra engatar 1a e ré"... segunda também, mas bem menos

Levei 2x na CCS, but na primeira vez disseram que era normal :x ... normal o c..., adorava a leveza deste câmbio quando novo, agora tá um saco. Para no sinal precisa ficar fazendo mandinga de engatar terceira, segunda e só depois primeira pra entrar de boa..
Na segunda vez olharam e disseram que o problema é dentro do cambio, porém só podem mexer em fevereiro, quando o mecâncio chefe volta de férias :|
Desanimado... pagfuei caro pelo Tjet mais completo que tem, pra não ter dor decabeça, só alegria, e me acontece isso... o carro era meu soho desde 2009, sofri muito pra comprá-lo, e agora rola isso.... perdi a confiança totalmente. Esta semana vou levar em outra ccs pra ver se tem alguém que já pode mexer nele e dar um parecer mehor...

Triste viu.......

Uma Pergunta, esse motor é o 1.4 turbinado, ele usa a base do câmbio do 1.4 aspirado? Sei que deve ser reforçado etc...
Alguém tem essa informação, ou sabe se o 1.4 aspirado tem esse problema?
Eu tenho o 1.8 e o câmbio é muito bom, todos são assim?

Abs

Alê
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por cassioferraz » Seg Jan 20, 2014 11:49 am

Lixo esse cambio ja comentei aqui, ja andei no novo no velho, em carro zero e o cambio e ruim, alguns sao premiados o cambio é um pouco melhor, o meu ja ate acostumei com o cambio era jurássica, FIAT ta de brincadeira.

OBS: Andei em um palio com motor de T-jet e a caixa era de 1.4, vou falar que achei melhor que o cambio original do T-jet, kkkkkk
T-jet (blackyellow) - viewtopic.php?f=57&t=22533
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por andrek » Seg Jan 20, 2014 1:36 pm

andrews3000ex escreveu:Não tenho problema com engates..Mas, de vez em quando... Quando vou mudar da 1ª pra 2ª... sinto que a marcha empurra pra sair da 1ª hehehe

Eu também sinto, numa puxada mais forte, que a 1ª pula pra fora, quase se desengata sozinha, quando piso na embreagem!!!... :shock:

Mas tirando isso, e o curso loooooooongo da alavanca, não tenho queixas com o câmbio. Todas as marchas engatam muito macio, mesmo reduções para 1ª são feitas sem traumas - por hábito, desde sempre, dou uma aceleradinha rápida para aumentar a rotação do motor quando vou reduzir um câmbio manual para a 1ª marcha, certamente isso ajuda.

Mesmo assim, conhecendo o câmbio do T-Jet e sua famosa fragilidade, cantada em verso e prosa, por precaução eu não faço as trocas de marcha nas esticadas com a rapidez e a "ignorância" ( :twisted:) que eu gostaria (principalmente de 1ª para 2ª)... :cry:

Ah!, dona Fiat, quando nosso querido Punto T-Jet vai ganhar o câmbio de 6 marchas que já vem na versão similar do Bravo???!!! (;;))

Abraços!
Leandro Imagem http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=24739
PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por Marcão_Abarth » Qui Fev 13, 2014 10:53 am

Pessoal, a 1a está bem dura de engatar. Na primeira tentativa quando está em ponto morto, ela sempre ''trava''.

Tenho que desengatar e aí na segunda tentativa ela entra ''mais ou menos''. Se for na terceira tentativa, ela já entra macio.

Nessas tentativas aí, descobri uma coisa interessante que talvez possa ajudar quem tem o mesmo problema;

Ao engatar a 1a, puxar ao mesmo tempo o anel inibidor de ré (como se estivesse engatando a ré) resolve em 70% das vezes este problema. A 1a entra macia, sem ''aspereza''.

Fiquei pensando se não é alguma regulagem deste anel ou do trambulador que torna o engate da 1a tão ruim.

Está funcionando comigo, tomara que funcione com outros também. :mrgreen:

Abçs!
Imagem
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

AnteriorPróximo