Punto 2013 1.8 Sporting 16V é meio lento mesmo?

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Re: Punto 2013 1.8 Sporting 16V é meio lento mesmo?

por rodrigomascarenhas » Seg Fev 03, 2014 3:58 pm

Meu cunhado tem um polo sportline, cinza, já andou no meu carro, um sporting q nosso amigo diz ai que é manco, só pq ele tem um t jet manco (por ser turbo e em baixa tbm é fraco, lombada somente colocando segunda.. )
Voltando ao que interessa, nunca tivemos um tira teima, porém ele comentou que o meu é mais forte e anda mais... não andei com o polo dele, mas andei com o cross fox da esposa e não acompanha o punto!

Abs.

Enviado de meu XT920 usando Tapatalk
Imagem
Punto Sporting Indianápolis -- Uno Turbo Alpine
===================================
-----=----------Rodrigo Mascarenhas------------=--------
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por shadowcps » Seg Fev 03, 2014 6:32 pm

E, de novo, inicia-se outra discussão. :roll: :roll: :roll:

Bom, como ao que parece alguns que nunca tiveram um E-TorQ um 1.8 16 v e eu tive um essence por 2 anos e agora estou com um sporting, creio estar melhor informado sobre o comportamento do carro para tentar esclarecer então, vamos lá, opinião de quem está no segundo E-TORQ 1.8 16v:

Esse motor desde o lançamento, tanto o 1.6 quanto o 1.8 16v já trazia a recomendação por parte da FIAT E da chamada imprensa especializada de que como todo motor 16 válvulas sem o comando de válvulas variável, até 2000 rpm trabalha com as câmaras "vazias" e aos 2500 rpm as mesmas se "enchem" e você sente isso sendo colado no encosto do banco. Somada a essa característica dos 16 v SEM comando variável (e isso tbem ocorre com motor VW ou de qualquer outra marca), a sensação de atraso (delay) ao afundar o pé no pedal do acelerador se deve ao acelerador eletrônico cujo sensor demora um pouco para responder, o contrário do velho comando por cabo cuja resposta é imediata.

Assim sendo já aos 2500 rpm ele entrega 85% do torque então, existe torque, SIM e por exemplo, posso citar as matérias sobre essa família de motores:

http://correiobraziliense.vrum.com.br/a ... emia.shtml

http://www2.uol.com.br/suzane/testes/su ... torq.shtml

http://www.youtube.com/watch?v=wUvU8z1xgXM

http://www.youtube.com/watch?v=7wD9kteg_iQ

Com isso espero que você, assim como demais que não possuem / conhecem as características desse motor, tenham compreendido um pouco mais sobre as características do mesmo e, encerrando, uma dica de quem está no 2o. Punto com E-TorQ: troque as marchas após as 2000 rpm para não sentir essa suposta falta de torque e, com isso, você se acostumará com o mesmo que, além de ser um motor silencioso, que usa corrente interna ao invés de correia dentada e, com isso, reduz os gastos com manutenção por não precisar trocar a correia periodicamente e, o melhor de tudo, são motores econômicos e, para que tenha uma idéia repito algo já postado muitas vezes: meu primeiro Punto foi um ELX 2009 com motor 1.4 8v que é fraco para o peso do carro. Ao pegar o primeiro E-TorQ e fazer a média no etanol, não acreditei porque nas mesmas condições / trajeto de uso, enquanto o 1.4 fazia entre 8,0 a 8,5 km/l o E-TorQ fazia entre 9 a 9,5 km/l então, o motivo que me levou a vender o Essenc com 30.000 km e partir para um Sporting foi, justamente, o motor. Seja feliz com as dicas, com o que aprenderá sobre o motor com os links indicados e, principalmente, com o carro. E assim como os não proprietários de t-jet se abstém de prestar esclarecimentos sobre os carros com esse motor e, tampouco, tecendo comentários que os desabonem, gostaria que o bom senso também prevalecesse no caso de quem não possui com esse motor. Fica a dica ! :wink:
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por franck » Seg Fev 03, 2014 6:49 pm

pedrobuzzi escreveu:Boa tarde amigos,

Faz duas semanas que comprei um Punto 2013 1.8 Sporting 16v manual, motor e-torq
O carro tá com 10mil km, ainda nem passou pela primeira revisão.

To adorando o carro, o conforto e a estética são nota 10.

A questão é: eu vim de um Polo Sportline 1.6 8V 2008 de 104cv para o Punto de 132cv.
E já estranhei desde as primeiras vezes que dirigi, mas esperei essas duas semanas pra ver se "aprendia" alguma coisa diferente, mas realmente percebi que abaixo de 2.500rpm ele perde de feio para o Polo, em todas as marchas.
E mesmo quando passa esse 2.500rpm ainda não supera significativamente o Polo.

Além de tudo, ele tem um consumo de gasolina bem superior ao Polo que era muito econômico.
Já levei em consideração o motor 16v, sei que em baixa rotação é mais lento. Mas será que tanto assim?

Alguém tem algum ponto de atenção? Um "botãozinho" escondido embaixo do volante ou um defeito comum que possa estar ocorrendo?

Obrigado

CARACTERÍSTICA de motor 16v.

Fraco em baixa rotação.

NORMAL...

Assim mesmo (excetuado os com comando variável).
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por rodrigomascarenhas » Seg Fev 03, 2014 9:00 pm

Desculpe se ofendi alguém com meu comentário, não foi essa minha intenção, mas estou farto com nosso amigo melhor melhor do mundo que só faz criticar os motores e-torq, perceberam que tudo dele é melhor, me perdoem pelo desabafo, mas um cara falar que é conhecedor de causa, usando apenas uma vez como mesmo ele citou do linea com o respectivo motor...complicado.
Abs. e desculpe mais uma vez

Enviado de meu XT920 usando Tapatalk
Imagem
Punto Sporting Indianápolis -- Uno Turbo Alpine
-----=----------Rodrigo Mascarenhas------------=--------
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por shadowcps » Ter Fev 04, 2014 5:26 am

Tópico editado ! mensagens desnecessárias e com caráter ofensivo removidas.

Moderador
Moderador

por lambert_br » Ter Fev 04, 2014 7:33 am

Já tive todos esse 'motores' que foi citado aqui, 1.6 8v da VW em um golf 2010 por 2 anos, 1,4 8v em um uno sporting 2012 por 2 anos, e agora 1.8 16v em um punto BM com menos de 2 mil kms.

Destes, o que menos preciso acelerar para andar eh o e-torq, é um motor econômico, sim econômico como o 'shadowcps' bem disse ai em cima e reforçando, no uno 1.4 minhas medias não passavam de 9km/litro de gasolina rodando com ar-cond ligado, no punto para minha minha surpresa (boa) ta fazendo 9,8km/litro.

Considerando o peso dos dois carros e cilindrada do motor eu achava que iria gastar próximo de um 6cc, mas não, tive essa grata surpresa que me fez gostar ainda mais deste motor. Em viagem mantendo 120km/h já consegui fazer 10,5km/l média.

No 1.6 da VW me lembro que a media numa viagem era de 10km/l e na cidade gastava bem na faixa de 7~8 km/l, não conseguia fazer 450km com um tanque.

O uso de corrente no lugar de correia me da mais tranquilidade com relação a quebras, só descobri depois q comprei o carro, outra grata surpresa.

Não estou 'endeusando' o motor não, visto que tem sim motores melhores, com comandos variáveis como muitos falam aqui não só neste tópico, mas no fórum todo tem gente falando disto, mas com relação a durabilidade, fiz uma viagem no final do ano passado a Pernambuco e todos os táxis que andei eram fiat, inclusive perguntei a 2 taxistas e a resposta foi rápida e direta: "é o que aguenta né!", e eram 1.6 ou 1.8, ou seja, e-torq. Só por ai já da pra ter uma ideia de que o motor não eh ruim.

E pra finalizar, comprei o punto pela estética do carro, esse motor 1.8 16v foi apenas um bônus a mais (:D)

Abraço turma. (>:D<)
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por andrek » Ter Fev 04, 2014 8:42 am

Caro shadowcps, gostaria de perguntar publicamente porque as minhas mensagens desse tópico foram deletadas pelo "caráter ofensivo", mas a mensagem que o nosso amigo se refere a mim como querendo ser "melhor do mundo em tudo" continua aí... isso não é "caráter ofensivo"? Você pode me esclarecer, por favor? (;;))

Reforço que as minhas mensagens apenas embasavam a minha opinião, e também rebatiam a expressão com "caráter ofensivo" que foi dirigida a mim.

Alguma coisa a ver como o fato de ele ter uma opinião igual à sua em relação ao assunto do tópico, e eu ter uma opinião diferente? Não deve ser, pois isso seria censurar quem ousa discordar de você, e tenho certeza que vocâ jamais faria isso, certo?... É claro que não, isso seria um papel de um censor, e não de um moderador... :mrgreen:

Peço a gentileza de me responder, também em público. A liberdade de expressão agradece.

Abraços!
Leandro Imagem http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=24739
PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por shadowcps » Ter Fev 04, 2014 9:02 am

Favor apontar em que voce foi ofendido. O RodrigoMascarenhas iniciou a postagem pedindo desculpas, reiterando-a ao final da postagem. Caso tenha se sentido injustiçado sinta-se à vontade para abrir queixa de ter sido "censurado" junto a Administração e demais Moderadores.

Moderador
Moderador

por andrek » Ter Fev 04, 2014 10:30 am

Meu caro, o dia em que eu me ofender por algo que alguém (que eu nem conheço) postou num forum de Internet, é com o meu terapeuta que eu vou tratar disso... kkkkkkkkkkk.... (=)))

O meu ponto aqui é que o tratamento dado para o "caso" teve dois pesos e duas medidas. Só isso... :mrgreen:

Abraços!
Leandro Imagem http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=24739
PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por jpromero » Ter Fev 04, 2014 4:50 pm

Olha só como o mesmo motor em carros diferentes podem ter comportamentos diferentes.

A Strada Adventure do meu sogro com o Etorq 1.8 e câmbio manual é manca em baixa rotação, digo próximo dos 2000 rpm. Tem que andar com mais de 2500 para ter desenvoltura no trânsito.

Já no Linea Sublime não notei esse comportamento, talvez por ter câmbio dualogic e este manter sempre o motor nas rotações de torque. Meu Linea também não acho manco em baixa rotação, mas ele não passa lombada em 3a marcha, reduz automaticamente para 2a marcha, então não posso comparar diretamente Strada 1.8 16V x Linea 1.9 16V.

Um carro que eu achava manquissimo em baixa rotação era meu Brava SX 1.6 16V 99 cv, realmente não acostumei com ele e troquei em um Marea 2.4 20V com variador de fase, coletor variável e acelerador eletrônico, esse sim tinha a força de um trator em baixa, média e alta rotação. Como dizia o Best Cars na época, um motor "exuberante".

Outra coisa que aprendi no Marea 2.4 é o acelerador eletrônico. Se próximo da marcha-lenta em 2a marcha e enfiar o pé de vez no acelerador ele apresenta uma pequena hesitação em acelerar, isso acontece para diminuir o "tranco" ao acelerar, notem que isso também acontece ao aliviar o acelerador de forma abrupta mesmo com o motor em alta rotação. Esse é o funcionamento do acelerador eletrônico, não é defeito, ele foi feito para eliminar os trancos na condução do carro, entre outras coisas.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

AnteriorPróximo