Luz da Injeção acende e carro morre

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Luz da Injeção acende e carro morre

por viniciusduzzi » Qua Fev 05, 2014 6:57 am

Ola amigos,

Gostaria de saber se alguém pode me ajudar. :?
Tenho um Punto 1.4 Atractive, peguei zero km e esta atualmente com 13.000 km rodados, fiz todas revisões e já esta com pouco mais de 1 ano, e estou com um grande problema que me pega de surpresa, e acontece de repente.
Estou dirigindo e simplesmente o carro morre e acende a luz da injeção eletrônica no painel, após isso ao tentar ligar (virar a chave) o motor roda e o carro não pega de jeito nenhum, após esperar alguns minutos eu viro a chave e ele da a partida, porem a luz da injeção fica acesa e ate desligar e dar a partida novamente ela apaga.
Gosto muito do meu carro, tive bons momentos em ultrapassagens e estive muito satisfeito com desempenho e estabilidade dele, porem esse problema já me aconteceu 4 vezes sendo 3 delas na expressa da marginal tiete e pinheiros em SP, tendo que ligar o pisca alerta e procurar um acostamento, isso se tiver com impulso.
Levei o carro na autorizada e eles queriam me cobrar 180 reais só pra falar qual é o problema caso eu não fosse realizar a manutenção por la, decidi levar em outro local, o mecânico por favor leiam as considerações abaixo;

Considerações e Percepções; :roll: :!: :!:

1 - Quando tirei o carro zero, no primeiro dia tive um problema com o alarme que simplesmente acionou e travou o carro comigo dirigindo, guinchei ele ate a concessionaria e fui informado que o alarme tinha sido instalado erroneamente por um técnico, que possivelmente no calor da emoção e na vontade de sair em uma sexta feira a noite fez o serviço de qualquer jeito.

2 - Quando levei ao mecânico ele efetuou o scam e encontrou diversos logs possivelmente antigo do alarme do carro, ele efetuou o backup e reset da injeção.

3 - Os dias do ocorrido estava muito quente e um deles estive andando com o carro entre 70 km e 160km por hora com rádio, faróis, faróis de milha e ar condicionado ligados.

4 - Em uma das vezes abri o painel de baixo e removi e coloquei de volta alguns fuziveis e quando coloquei de volta ele ligou normalmente.

5- Depois do problema ao tentar ligar imediatamente não escuto o barulho de injeção que o carro faz e a luz continua ligada mesmo após a partida e o carro pegar sem injeção de gasolina no motor.

Espero que tenham paciência para poder ler e me ajudar nessa, pois o problema persiste e tenho tido receio e falta de vontade de andar com meu carro. :cry:

Obrigado!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Luz da Injeção acende e carro morre

por Ferranda » Qua Fev 05, 2014 7:53 am

Vinicius,
Bem vindo ao Fórum.

Podem ser diversos os problemas que podem ocasionar isso. :wink:

Tentarei colocar alguns.... E os amigos do fórum vão completando....
Porem as vezes o melhor é passar o scanner via porta obd e descobrir.

A CC é "obrigada" a lhe fornecer um orçamento sem compromisso.

Acredito que o problema seja mau contato nos componentes abaixo:

* Sensor de roda fônica .
* Sonda lambda.
* Bomba de combustível / rele.

Vce costuma lavar com frequência o motor do carro?

(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por viniciusduzzi » Qua Fev 05, 2014 8:28 am

Ferranda escreveu:Vinicius,
Bem vindo ao Fórum.

Podem ser diversos os problemas que podem ocasionar isso. :wink:

Tentarei colocar alguns.... E os amigos do fórum vão completando....
Porem as vezes o melhor é passar o scanner via porta obd e descobrir.

A CC é "obrigada" a lhe fornecer um orçamento sem compromisso.

Acredito que o problema seja mau contato nos componentes abaixo:

* Sensor de roda fônica .
* Sonda lambda.
* Bomba de combustível / rele.

Vce costuma lavar com frequência o motor do carro?

Ferranda,
Primeiramente, gostaria de agradecer a atenção. (=D>)

Não costumo lavar o motor do carro não, se cheguei perto de lavar um dia foi quando passei um pano molhado próximo ao motor pra limpar sujeiras :|

Quanto ao comentário "A CC é "obrigada" a lhe fornecer um orçamento sem compromisso." mesmo não estando mais na garantia? :?: ... Achei um desaforo muito grande passar por essa situação na CC, meu carro estava lá com a luz da injeção acesa, tinha acabado de acontecer e eles vieram com essa informação, praticamente uma facada.

Referente ao "scanner via porta obd" também foi feito na oficina, antes do reset da injeção, não foi encontrado nenhum problema. :(
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Ferranda » Qua Fev 05, 2014 9:48 am

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) diz que é proibido executar serviços sem a prévia elaboração de orçamento, ainda mais quando não autorizado pelo consumidor. Sim, deve haver autorização expressa do conserto.

O fornecedor de serviço está obrigado a elaborar orçamento prévio, discriminando o valor a ser cobrado com tudo incluso. Qualquer situação que impeça a obtenção desse orçamento é cobrança abusiva. Qualquer situação que diminua a liberdade da aceitação ou não daquele orçamento caracteriza a diminuição da sua liberdade de escolha é caracterizado prática abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor. :wink:

Se a CC continuar com essa atitude, ligue na Fiat e denuncie a CC. Cobrar por orçamento é pratica ilegal prevista no CDC.
Não sou advogado, porem já quebrei o pau por causa disso. Gastar para ter orçamento é um abuso!

Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por viniciusduzzi » Qua Fev 05, 2014 1:33 pm

Ferranda escreveu:O Código de Defesa do Consumidor (CDC) diz que é proibido executar serviços sem a prévia elaboração de orçamento, ainda mais quando não autorizado pelo consumidor. Sim, deve haver autorização expressa do conserto.

O fornecedor de serviço está obrigado a elaborar orçamento prévio, discriminando o valor a ser cobrado com tudo incluso. Qualquer situação que impeça a obtenção desse orçamento é cobrança abusiva. Qualquer situação que diminua a liberdade da aceitação ou não daquele orçamento caracteriza a diminuição da sua liberdade de escolha é caracterizado prática abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor. :wink:

Se a CC continuar com essa atitude, ligue na Fiat e denuncie a CC. Cobrar por orçamento é pratica ilegal prevista no CDC.
Não sou advogado, porem já quebrei o pau por causa disso. Gastar para ter orçamento é um abuso!

Ferranda,

Mais uma vez valeu pela força, (=D>) vou entrar em contato com a Fiat e denunciar o abuso.
Só para constar a Concessionaria que cometeu tal abuso é a Fiat Ventuno da Freguesia.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por shadowcps » Qua Fev 05, 2014 1:35 pm

por acaso pegou alguma enchente típica desas aí de sampa ? e mesmo que a CC se negue, reclame com a FIAT, narre o problema e a recusa que eles cuidam da CC... :twisted: :twisted: :twisted:
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por jpromero » Qua Fev 05, 2014 3:16 pm

Se a luz da injeção acende é porque há um problema presente, não é difícil de pegar esse defeito quando a luz estiver acesa.

Lembram que há um tempo atrás um colega do fórum estava com problema semelhante e o carro dele acabou pulando dente da correia dentada? Pode ser isso!
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por viniciusduzzi » Qui Fev 06, 2014 9:24 am

***Atualização***

Amigos, Bom Dia!

Ontem novamente o carro morreu e a luz da injeção permaneceu ligada.
Levei o carro com a luz da injeção acesa direto no mecânico.
Foi passado o scanner via porta obd e apareceu diversos erros;

REDECAM
IMOBILIZADOR
BOBINA 1
BOBINA 2
BOBINA 3
BOBINA 4

O mecânico disse que esse problema é do alarme, e que o imobilizador seria aquela pequena caixa que esta codificada na chave do carro, também disse que redecam era dentro do modulo da injeção e que o imobilizador talvez esteja cortando as bobinas.

Detalhe: No primeiro dia em que peguei o carro, tive problemas com o alarme, eles ja haviam instalado erroneamente este alarme e tenho ate a ordem de serviço de que eles alegaram ter arrumado, porem a ordem tem mais de 1 ano, e o problema veio ocorrendo esporadicamente.
Fico sem saber o que fazer e por onde começar, meu sentimento é de muita raiva dessas pessoas que dificultam para consumidor.

Piloto de Atari
Piloto de Atari

por shadowcps » Qui Fev 06, 2014 12:11 pm

ué, fácil isso e se enquadra na garantia estendida: formalize a sua queixa, desde o início, com a instalação errada de alarme feita pela CC, o problema e serviço refeito, esse "laudo" agora por eles passado e aguarde contato da FIAT orientando a agendar em uma CC para efetuar os reparos sem custos afinal, tudo isso não foi culpa sua, a menosque tenha comprado / instalado o alarme fora da CC. De quebra a FIAT entra no sistema para verificar se vc está com as revisões em dia, feitas na rede de CCs autorizadas, estando tudo ok ela dá uma enrabada de leve na CC e pronto. Para ficar registrado ao invés de ligar para o 0800 da FIAT, formalize a queixa através do fale com a fiat pelo site : http://www.fiat.com.br/fale-com-a-fiat.html
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por Ferranda » Qui Fev 06, 2014 2:15 pm

Porem antes de fazer isso que o amigo Shadow sugeriu, tente usar a chave reserva e ver se o problema persiste.
No interior da chave, existe um transponder.
Talvez tenha ocorrido uma queda forte ou impacto que tenha danificado.

Acho que vale a pena tentar! :wink:

Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

Próximo