Posso viajar com meus pneus 17?

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Posso viajar com meus pneus 17?

por Gustavo Valle » Dom Fev 23, 2014 3:48 pm

Boa Tarde Pessoal!

Meu punto está com rodas 17´ modelo Bravo Sporting originais com pneus PIRELLI PHANTOM 215/45 R17 91W.
Sei que o ideal seria o perfil 40, mas no momento não posso trocar.
A suspensão está original. Ainda não peguei estrada com ele e com gente atrás.

Estou planejando viajar na semana que vem (5 pessoas + malas). Alguém sabe me dizer se vai pegar no paralama traseiro?
Minha preocupação é que no paralama traseiro tem uma "ponta" que está apenas 1 dedo do pneu. Abaixo segue as imagens da distância do pneu no paralama traseiro:

Imagem
Imagem

Se alguém puder ajudar agradeço. Vi que tem alguns tópicos falando sobre isso mas não esclareceu minha dúvida.

Abraço
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Posso viajar com meus pneus 17?

por jpromero » Dom Fev 23, 2014 6:42 pm

Acho que só colocando as 5 pessoas no carro e passando por lombadas você vai ter certeza...
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Gustavo Valle » Dom Fev 23, 2014 7:24 pm

Então jpromero, a questão é que apenas encontrarei com estas pessoas na sexta feira a noite, na hora da partida para a viagem. Não dá pra deixar esta dúvida para ser resolvida assim na hora de partir pra estrada né, mesmo porque terei que preparar o carro antes (lavar, verificar nível, calibrar, tirar as caixas de som do porta malas, passar na casa das pessoas para pegá-las, etc). O jeito vai ser arrumar 5 "cobaias" + peso no porta malas durante o dia para testar.

É claro que fiz a pergunta aqui no site pra evitar este trabalho, caso alguém já tenha passado por isso rsrs

Mas vlw!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Gustavo Valle » Seg Fev 24, 2014 12:16 pm

Ae galera, pra quem tiver a mesma dúvida que eu, fiz o teste. Realmente não pega não. Mandei uns 300 kg atrás, dei umas voltas na cidade e não pegou em momento algum.
Aliás, uma coisa que não tinha pensado antes e quem quiser pode fazer o teste pra saber se vai pegar no paralama traseiro é acelerar o carro com o freio de mão puxado. Desta forma a traseira vai sentar no chão e você vai saber se vai pegar ou não. No meu caso com suspensão original não pegou, isto pq à medida que o carro baixa a roda vai ligeiramente para frente devido a base do eixo se localizar um pouco mais à frente.

Fica a dica!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por VLA » Seg Fev 24, 2014 12:19 pm

esse tipo de coisa só testando mesmo, na teoria é dificil responder, mas eu curti o visual do carro com esses pneus um pouco maiores... sem falar q protege mais as rodas do buracos... eu deixaria os amigos de fora, mas nao trocaria os pneus hehehe
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por jpromero » Seg Fev 24, 2014 1:15 pm

Legal que deu certo o teste Gustavo!

Na viagem você só deve tomar cuidado nas cabeceiras de ponte, quando elas são mais elevadas, nessa hora o carro dá um "pulo" e ao aterrizar pode chegar ao fim de curso da suspensão, mas se raspar nessa situação vai ser rapidamente, não deve causar nada de ruim ao carro/pneu.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Arnaldo B » Seg Fev 24, 2014 4:33 pm

Gustavo.. blza??? Gostei demais dessas rodas do Bravo Sport e tenho vontade de colocar no meu, que é branco e acho que ficaria show nele... elas não pegam em momento algum mesmo? e são as originais né? pq quando li o tópico de troca das rodas recentemente, vi que o off set do Bravo não coincidia com o off set do Punto, e acabei desistindo. Este pneu se não me engano é o do Bravo mesmo, e estava pensando em colocar um pneu com 205/45 ou 205/40 mesmo... se não pegar acho que vai ficar bom
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por Gustavo Valle » Ter Fev 25, 2014 1:11 am

Muito obrigado VLA e jpromero. Já tinha feito o cadastro no site quando comprei o punto (cerca de 1 ano) mas nunca tinha "fuçado" e participado muito. Agora to começando e to curtindo. Muito bacana a interação do pessoal. O site é viciante kkkkkk

Abraço e vlw mais uma vez!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Gustavo Valle » Ter Fev 25, 2014 1:30 am

Arnaldo B escreveu:Gustavo.. blza??? Gostei demais dessas rodas do Bravo Sport e tenho vontade de colocar no meu, que é branco e acho que ficaria show nele... elas não pegam em momento algum mesmo? e são as originais né? pq quando li o tópico de troca das rodas recentemente, vi que o off set do Bravo não coincidia com o off set do Punto, e acabei desistindo. Este pneu se não me engano é o do Bravo mesmo, e estava pensando em colocar um pneu com 205/45 ou 205/40 mesmo... se não pegar acho que vai ficar bom

Blz Arnaldo e você?

Sempre achei top demais essas rodas. Comprei de um amigo usadas mas são originais FIAT. Elas eram inteiras pratas, da versão Bravo Essence, eu que mandei pintar igual as do Sporting e gostei muito do resultado.

Realmente a off set do Bravo não coincide com a do Punto. O ideal seria entre 40 e 45 (segundo tópico postado aqui no site) e esta do Bravo é 31 se não me engano. De qualquer forma ela não causa nenhum prejuízo ao carro, não estão pegando nem raspando, com a suspensão original. E como disse fiz o teste com peso e continuou não pegando. A única coisa é que ficam pouca coisa para fora, como pode ser observado na foto. Mas kra, sinceramente eu nem liguei pra isto. Achei que o visual ficou exatamente como eu queria. Quando estes pneus gastarem provavelmente irei trocar em um modelo 215/40 ou 205/40 pra poder baixar um pouquinho a suspensão. Já com o perfil 45 prefiro não arriscar por enquanto.

Só tome cuidado pois assim como o kra que reformou minhas rodas disse, ficou perfeito por serem originais (em questão de montagem, peso, etc), talvez se não fossem originais teria que testar no carro.
E pode meter o pé que tanto o 205/40 quanto o 45 que vc mencionou não vai pegar não, fique tranquilo.

Qlq dúvida estamos por aqui!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Arnaldo B » Ter Fev 25, 2014 4:45 pm

valew Gustavo, muito obrigado
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

Próximo