TJET - Relação final transmissão / cambio 6 marchas
Re: TJET - Relação final transmissão / cambio 6 marchas
nilton_br escreveu:Meu T-jet fazia quase 13km/l na estrada, a 120km/h, mas para isso precisava estar com o piloto automático ligado.
Acho que o máximo que eu fiz foi 9km/l na estrada UHAhuauhahuAUH
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Re: TJET - Relação final transmissão / cambio 6 marchas
Olá pessoal.
Este é o meu primeiro acesso, mas de cara, já gostaria de solicitar algo: Estou pensando em comprar o Punto 1.8 16V Sporting, mas gostaria de dar uma olhadinha no seu Manual. Alguém pode me ajudar?
Muito obrigago.
geni
Este é o meu primeiro acesso, mas de cara, já gostaria de solicitar algo: Estou pensando em comprar o Punto 1.8 16V Sporting, mas gostaria de dar uma olhadinha no seu Manual. Alguém pode me ajudar?
Muito obrigago.
geni
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Re: TJET - Relação final transmissão / cambio 6 marchas
geni escreveu:Olá pessoal.
Este é o meu primeiro acesso, mas de cara, já gostaria de solicitar algo: Estou pensando em comprar o Punto 1.8 16V Sporting, mas gostaria de dar uma olhadinha no seu Manual. Alguém pode me ajudar?
Muito obrigago.
geni
Da uma olhada na busca...
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Painel de Fibra de Carbono,Dvd Pioneer 5289Bt,kit 2 vias Focal Acess,Coaxiais Eclipse
2 Subwoofers Bravox Uxp 10" 400rms,Banda 4.8 DE 600rms stereo e Taramps 2.7 de 2000rms Mono
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Re: TJET - Relação final transmissão / cambio 6 marchas
geni escreveu:Olá pessoal.
Este é o meu primeiro acesso, mas de cara, já gostaria de solicitar algo: Estou pensando em comprar o Punto 1.8 16V Sporting, mas gostaria de dar uma olhadinha no seu Manual. Alguém pode me ajudar?
Muito obrigago.
geni
No site da FIAT deve ter o manual do carro tambem!
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Re: TJET - Relação final transmissão / cambio 6 marchas
Essa discursao me lembra do polo bluemotion, coeficiente mais baixo por causa dos kit s aerodinamicos, marcha mais alongada, pneu de baixa resistencia, nao acreditava nesse carro, de 0 a 100 e bem lentinho fica em torno de 11 seg , mais o consumo era igual de carro 1.0 de cair para tras, achava que ele nao andava nada, depois que andei nao acreditei, ele nem precisava da 5, dava 220 km de 4, mas e uma questao muito interessante vc tentar isso, mas o problema e que eu acho que um motor 1.4 com marchas mais longas vc vai ter que acelerar mais em certos momentos, pois ele vai esta com torque baixo e podera gastar mais, por precisar de uma macha mais forte ou de acelerar mais, no sentindo de economia acho q nao daria certo, pois o motor e pequeno dimais, na saida podera ficar mto manco, mais de final seria legal, se tiver o motor pra empurrar a 6 sera que daria qnto de final
talvez sim, se deixar ele com uns 200 cavalinhos, pra guentar empurrar a 6, e depois teria de avaliar esse custo, se iria compensar 


Punto Sporting Abarth 1.8 8v Ar digital,Sky view,Abs + Air Bag,B&M.Ponteira esportiva.
Molas H&R amplificador-hurricane-h1-360.4;Bomber Upgrade 12:Selenium 1 corneta + 1 tweter.
Kit Xenon HID H1 - 8.000K milhas ; 17x7 - 4x98 + Pneus Dunlop 215 45 r 17
Kit Bi Xenon HID H4 - 8.000k ;
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Re: TJET - Relação final transmissão / cambio 6 marchas
Interessante os comentarios do Polo.
Ainda n'ao tive tempo para fazer uns testes de 4 e 5.
O que ja descobri eh que mudar a relacao final eh quase impossivel. Sendo:
O punto tjet tem na relacao final 56/16 dentes, para ser possivel a mudanca tem que achar duas engrenagens que fechem os engates.
Se a de 56, por exemplo, tiver 15cm e a 16 5cm de diametro eu preciso achar uma fechar esta distancia (20cm) entao precisaria buscar uma 40 com 12cm e uma 20 com 8cm = 20cm (numeros de exemplo)
Do cambio de 6 marchas nem estou vendo pois envolve muitas coisas e o custo seria inviavel. Ja trocar duas engrenagens não seriam alto o dificil e ter as duas peças.
Ainda n'ao tive tempo para fazer uns testes de 4 e 5.
O que ja descobri eh que mudar a relacao final eh quase impossivel. Sendo:
O punto tjet tem na relacao final 56/16 dentes, para ser possivel a mudanca tem que achar duas engrenagens que fechem os engates.
Se a de 56, por exemplo, tiver 15cm e a 16 5cm de diametro eu preciso achar uma fechar esta distancia (20cm) entao precisaria buscar uma 40 com 12cm e uma 20 com 8cm = 20cm (numeros de exemplo)
Do cambio de 6 marchas nem estou vendo pois envolve muitas coisas e o custo seria inviavel. Ja trocar duas engrenagens não seriam alto o dificil e ter as duas peças.
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Re: TJET - Relação final transmissão / cambio 6 marchas
Trocar a engrenagem seria uma boa, se o custo nao passse de mil reais, ate por sporting e uma boa, trocar a ingrenagem pois o giro do sporting e mto alto qnd vc ta a 100, depois vo ver se posto os videos do polinho blue motion mais tem q editar, vlw ! um amigo meu tinha uma saveiro g3 que ele tinha trocada as ingrenagens tabm ela dava 200 de 4, dificel de uma saveiro normal acompanhar !
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Re: TJET - Relação final transmissão / cambio 6 marchas
Pessoal tbm tenho o mesmo problma no meu Tjet acho ele barulhento e gastador acima dos 120, principalmente viajando.
Gostaria de saber de vcs, ou de quem já teve a oportunidade de dirigir o Bravo Tjet se a sexta dele seria mais longa que a 5 do Punto.
Tipo qto giraria o motor do Bravo em 120km/h de 6 marcha?? Alguém sabe?
Gostaria de saber de vcs, ou de quem já teve a oportunidade de dirigir o Bravo Tjet se a sexta dele seria mais longa que a 5 do Punto.
Tipo qto giraria o motor do Bravo em 120km/h de 6 marcha?? Alguém sabe?
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Re: TJET - Relação final transmissão / cambio 6 marchas
markto007 escreveu:Interessante os comentarios do Polo.
Ainda n'ao tive tempo para fazer uns testes de 4 e 5.
O que ja descobri eh que mudar a relacao final eh quase impossivel. Sendo:
O punto tjet tem na relacao final 56/16 dentes, para ser possivel a mudanca tem que achar duas engrenagens que fechem os engates.
Se a de 56, por exemplo, tiver 15cm e a 16 5cm de diametro eu preciso achar uma fechar esta distancia (20cm) entao precisaria buscar uma 40 com 12cm e uma 20 com 8cm = 20cm (numeros de exemplo)
Do cambio de 6 marchas nem estou vendo pois envolve muitas coisas e o custo seria inviavel. Ja trocar duas engrenagens não seriam alto o dificil e ter as duas peças.
Na verdade nao é muito dificil nao...
As engrenagens da caixa precisam seguir um padrao dos dentes (retos, cilindricos, conicos, evolventais ou nao) para cada padrao há uma possibilidade de troca e uma tolerancia entre os dentes. Basta voce descobrir qual o tipo da engrenagem na caixa do punto e ver a substituiçao dela...
Procure o livro "Mechanisms and Dynamics of Machinery" do Hamilton MABIE e Charles REINHOLTZ. Salvo engano no capítulo 6 há explicaçoes de como calcular essas engrenagens, a substituiçao e as tolerancias. É um livro de engenharia daqueles BONS!
ps.: a bibliografia é em ingles.
Punto Sporting 1.8 Flex
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Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC

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Re: TJET - Relação final transmissão / cambio 6 marchas
Eu estava estudando isso, porque também acho a 5a curta demais. A velocidade máxima vem 300 rpm acima da faixa de potencia máxima (5800rpm e 5500rpm, respectivamente)
Acho que existem 2 formas de resolver o problema.
A ideal: Troca da caixa inteira pela do Bravo T-jet, mantendo o diferencial do Punto (mais longo que do Bravo) e chip+downpipe+filtro para uns 180 a 200cv (mas principalmente para conseguir torque em mais baixas rpm).
A outra forma seria a troca da relação da 5a marcha.
O diferencial dos Punto T-jet já é o mais longo disponível na gama. E, mesmo assim, alongar diferencial, acho que ia tornar preguiçosa a primeira marcha no dia-a-dia.
Na 5a, daria para colocar duas relações:
T-jet - 0,919
1.8 16v 0,872 (-300rpm a 203km/h)
1.6 16v 0,838 (-500rpm a 203km/h)
Num primeiro momento fica estranho ver que o 1.6 tem a 5a mais longa, mas isso é porque o diferencial é mais curto.
Essa mudança, faria a velocidade máxima ser atingida com 300rpm a menos no caso da relação do 1.8 16v e 500rpm a menos para a relação do 1.6 16v.
A 100km/h:
5a do T-jet - 2850rpm
5a do 1.8 16v - 2700rpm (-150rpm)
5a do 1.6 16v - 2600rpm (-250rpm)
A 120km/h:
5a do T-jet - 3450rpm
5a do 1.8 16v - 3250rpm (-200rpm)
5a do 1.6 16v - 3150rpm (-300rpm)
Relações de Marcha
1.4 1.8 1.6 16v 1.8 16v Tjet
1a 4,237 3,909 3,909 3,909 4,273
2a 2,238 2,238 2,238 2,238 2,238
3a 1,444 1,52 1,444 1,52 1,52
4a 1,029 1,156 1,029 1,156 1,156
5a 0,838 0,946 0,838 0,872 0,919
Dif 4,4 3,733 4,067 3,733 3,733
E aí, o que vocês acham?
Seria muito custoso só trocar essa relação da 5a?
Acho que existem 2 formas de resolver o problema.
A ideal: Troca da caixa inteira pela do Bravo T-jet, mantendo o diferencial do Punto (mais longo que do Bravo) e chip+downpipe+filtro para uns 180 a 200cv (mas principalmente para conseguir torque em mais baixas rpm).
A outra forma seria a troca da relação da 5a marcha.
O diferencial dos Punto T-jet já é o mais longo disponível na gama. E, mesmo assim, alongar diferencial, acho que ia tornar preguiçosa a primeira marcha no dia-a-dia.
Na 5a, daria para colocar duas relações:
T-jet - 0,919
1.8 16v 0,872 (-300rpm a 203km/h)
1.6 16v 0,838 (-500rpm a 203km/h)
Num primeiro momento fica estranho ver que o 1.6 tem a 5a mais longa, mas isso é porque o diferencial é mais curto.
Essa mudança, faria a velocidade máxima ser atingida com 300rpm a menos no caso da relação do 1.8 16v e 500rpm a menos para a relação do 1.6 16v.
A 100km/h:
5a do T-jet - 2850rpm
5a do 1.8 16v - 2700rpm (-150rpm)
5a do 1.6 16v - 2600rpm (-250rpm)
A 120km/h:
5a do T-jet - 3450rpm
5a do 1.8 16v - 3250rpm (-200rpm)
5a do 1.6 16v - 3150rpm (-300rpm)
Relações de Marcha
1.4 1.8 1.6 16v 1.8 16v Tjet
1a 4,237 3,909 3,909 3,909 4,273
2a 2,238 2,238 2,238 2,238 2,238
3a 1,444 1,52 1,444 1,52 1,52
4a 1,029 1,156 1,029 1,156 1,156
5a 0,838 0,946 0,838 0,872 0,919
Dif 4,4 3,733 4,067 3,733 3,733
E aí, o que vocês acham?
Seria muito custoso só trocar essa relação da 5a?
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