Problemas depois da troca da bateria

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Problemas depois da troca da bateria

por lucassmenezes » Qui Fev 27, 2014 10:15 am

Troquei a bateria original do Punto (Moura) por uma ACdelco de 65amp onde coube bem certinho sem necessidade de nenhuma adaptação.. Até a capa ficou igual.

Pessoal trocou sem desligar o sistema elétrico nem nada para não haver a necessidade de arrumar nada posteriormente, bla bla bla..

A questão é que após a troca tive a impressão de que o carro ficou com uma rotação inferior... é possível isto pela troca da bateria? Ficou inferior (800rpm + ou -) ao ponto de eu apagar as vezes o carro onde nunca apagava.. ou se desligar em movimento.. pode ter interferido na central algo esta troca?
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola
 
Mensagens: 417
Registrado em: Seg Out 10, 2011 11:00 am
Localização: Santa Maria / RS

Re: Problemas depois da troca da bateria

por Scorpio » Qui Fev 27, 2014 10:39 am

lucassmenezes escreveu:Pessoal trocou sem desligar o sistema elétrico nem nada para não haver a necessidade de arrumar nada posteriormente, bla bla bla..


Com foi feita essa troca sem que o sistema elétrico fosse desligado? Talvez esteja ai o fato gerador dos problemas.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Avatar do usuário
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 3684
Registrado em: Dom Nov 14, 2010 8:56 pm
Localização: São Paulo

Re: Problemas depois da troca da bateria

por lucassmenezes » Qui Fev 27, 2014 12:38 pm

com um equipamento que eles plugam nos polos do carro (tipo uma bateria auxiliar... ) cheia de visores que mostram o funcionamento do alternador, carga real e sei mais o que..

Na realidade não sei lhes explicar que equipamento é esse mas só foi ligado nos polos (negativo/positivo) do carro evitando que ele ficasse nem energia.. também nunca tinha visto com fins de evitar codificações (no punto não acontece)

Aos antigos proprietários de veículos da fiat (acho que os primeiros com injeção eletrônica) dava para resetar a central com 10 ou 15 (não lembro ao certo) giradas de chave na ignição.. até as antigas mareas dava para fazer isto.. agora não é valido mais certo?
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola
 
Mensagens: 417
Registrado em: Seg Out 10, 2011 11:00 am
Localização: Santa Maria / RS

Re: Problemas depois da troca da bateria

por Scorpio » Qui Fev 27, 2014 12:51 pm

O problema pode ter sido causado por transientes gerados pelo equipamento (provavelmente um carregador de baterias) durante o tempo que o veiculo esteve desligado da bateria, alguns fabricantes nem permitem que se conectem estes carregadores com a bateria no veiculo. A situação é agravada quando o carregador fica somente ele ligado no veiculo, pois perde o “filtro” que a bateria faz sobre possíveis transientes.

Resumindo, se ficou ligado um carregador de baterias (durante a troca) isso pode ter causado danos ao sistema de injeção /ignição ou somente induzido a erros.

Solução: Passar o veiculo no scanner para verificar se há erros armazenados e fazer o reset dos parâmetros. Se não tem facilidade de passar o veiculo por um scanner compatível com o Punto 1.6 e-torq; com a ignição desligada ligue as lanternas e desligue um polo da bateria por cerca de uma hora. Após, religue a bateria, desligue as lanternas e veja se resolve.

Tópicos relacionados:

viewtopic.php?f=17&t=22819

viewtopic.php?f=17&t=22915
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Avatar do usuário
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 3684
Registrado em: Dom Nov 14, 2010 8:56 pm
Localização: São Paulo

Re: Problemas depois da troca da bateria

por lucassmenezes » Qui Fev 27, 2014 1:50 pm

Irei fazer isto.. tomara que não tenha sido nada grave :roll: :roll:

Muito obrigado Scorpio !!

Abraço
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola
 
Mensagens: 417
Registrado em: Seg Out 10, 2011 11:00 am
Localização: Santa Maria / RS

Re: Problemas depois da troca da bateria

por jpromero » Qui Fev 27, 2014 2:00 pm

lucassmenezes escreveu:Irei fazer isto.. tomara que não tenha sido nada grave :roll: :roll:

Muito obrigado Scorpio !!

Abraço


Acho mais fácil ir a uma oficina e pedir para fazer o reset dos parâmetros da injeção, mas antes verifique no scanner se há algum defeito presente ou passado.

O procedimento para a calibração do acelerador eletrônico continua valendo: Após religar a bateria deve-se ligar somente a chave e aguardar 1 minuto, dar partida no motor sem acelerar e aguardar mais 1 minuto.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Avatar do usuário
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador
 
Mensagens: 2069
Registrado em: Sex Ago 16, 2013 9:30 pm
Localização: Jaú/SP

Re: Problemas depois da troca da bateria

por Scorpio » Qui Fev 27, 2014 3:00 pm

lucassmenezes escreveu:Irei fazer isto.. tomara que não tenha sido nada grave :roll: :roll:

Muito obrigado Scorpio !!

Abraço


Disponha! Como eu disse acima se tem facilidade passa em um scanner mas veja se o scanner é compatível com a injeção do seu Punto que provavelmente é a Magneti Marelli IAW 7GF.

Se optar por desligar a bateria não se preocupe pois as informações de erros, se houverem, são armazenadas e não são perdidas durante o período de desligamento da bateria.
Não é necessário fazer nenhum aprendizado do corpo de borboleta (acelerador eletrônico).
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Avatar do usuário
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 3684
Registrado em: Dom Nov 14, 2010 8:56 pm
Localização: São Paulo

Re: Problemas depois da troca da bateria

por lucassmenezes » Sex Fev 28, 2014 6:47 am

Realizei este procedimento e por incrível que pareça resolveu meu problema.. O carro voltou a sua RPM original (antes estava muito baixa..)

Fiz conforme as explicações de ambos (Scorpio e João Paulo) que mais uma vez me ajudam por aqui!! Meus sinceros agradecimentos!!
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola
 
Mensagens: 417
Registrado em: Seg Out 10, 2011 11:00 am
Localização: Santa Maria / RS

Re: Problemas depois da troca da bateria

por jpromero » Sex Fev 28, 2014 1:04 pm

lucassmenezes escreveu:Realizei este procedimento e por incrível que pareça resolveu meu problema.. O carro voltou a sua RPM original (antes estava muito baixa..)

Fiz conforme as explicações de ambos (Scorpio e João Paulo) que mais uma vez me ajudam por aqui!! Meus sinceros agradecimentos!!


(=D>)
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Avatar do usuário
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador
 
Mensagens: 2069
Registrado em: Sex Ago 16, 2013 9:30 pm
Localização: Jaú/SP

Re: Problemas depois da troca da bateria

por bondstrike » Sex Fev 28, 2014 5:07 pm

lucassmenezes escreveu:Realizei este procedimento e por incrível que pareça resolveu meu problema.. O carro voltou a sua RPM original (antes estava muito baixa..)

Fiz conforme as explicações de ambos (Scorpio e João Paulo) que mais uma vez me ajudam por aqui!! Meus sinceros agradecimentos!!


Obrigado por avisar... muitos aqui nao sabem logar no forum pra avisar q deu certo =)

Enviado através do meu Samsung Galaxy S4
Topico do meu Punto: viewtopic.php?f=56&t=23653
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado
 
Mensagens: 1393
Registrado em: Ter Mar 05, 2013 10:11 pm
Localização: Piracicaba-SP

Próximo

Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes