Reportagem sobre Rendimento de 80% do SBT Brasil
Reportagem sobre Rendimento de 80% do SBT Brasil
Pesquisa realizada em 410 mil veículos durante dois anos mostrou que o rendimento médio do etanol equivale a 80% da gasolina, e
não 70%, como divulgado anteriormente. Com isso, escolher álcool na hora de abastecer pode representar uma vantagem ainda maior para o bolso do consumidor.
Contra-Prova: Fiz uma planilha que está no meu outro PC, cheguei na conclusão que não tem nada a haver rendimento do Etanol é 70% ou 80% da Gasolina, esses dados são de bases de estequiometria (matéria de química), e nossos carros não são químicos e sim mecânicos.
Vamos a um exemplo:
- Pegamos os dados do Fiesta Mk7:
Tanque: 47L
Consumo na Gasolina (APENAS NA CIDADE): 10 km/L
Consumo no Etanol (APENAS NA CIDADE): 7 km/L
- Conta:
Tanque x Consumo na Gasolina = Autonomia da gasolina ∴ 47 x 10 = 470 km
Tanque x Consumo no Etanol = Autonomia do Etanol ∴ 47 x 7 = 329 km
- Um dia, vou abastecer porque meu Fiesta não vive sem combustível, vou no seguinte posto com preços:
Preço da Gasolina = R$ 2,799
Preço do Etanol = R$ 1,999
- Vamos a pausa, na reportagem do SBT, fala-se que o novo Rendimento a conta seria: 1,999/2,799 = 0,714183637013219 ~ 71,4% = Nisso o Etanol é vantajoso segundo a reportagem, MAS se enganem.
- Voltamos aos cálculos, vou abastecer os mesmos 47L no meu carro:
Preço Total da Gasolina = R$ 131,55
Preço Total do Etanol = R$ 93,95
(nisso completando no automático, porque o Mk7 não aceita combustível a mais, vaza)
- Daí pensamos: "Poxa! Fiz economia e me dei bem" errado meu caro Watson... Porque lembre-se que a Autonomia do Etanol < (é menor) Autonomia da Gasolina.
∴ Diferença = Autonomia da Gasolina - Autonomia do Etanol ∴ Diferença = 470 - 329 = 141 km
- 141 km, porque iremos igualar a Autonomia da Gasolina portanto necessário pagar a mais para chegar na mesma Autonomia da Gasolina, regrinha de três:
1 L de Etanol - 7 km Consumo do Fiesta Mk7
X - 141 km que irei igualar com a Autonomia da Gasolina
-> 7x = 141 -> x = 141/7 ∴ x = 20,14285714285714L de Etanol para igualar com a Autonomia da Gasolina
∴ 20,14285714285714L x R$ 1,999 (irei abastecer para chegar na Autonomia da Gasolina) = R$ 40,26557142857143 ~ R$ 40,27
Somamos com Preço Total do Etanol + o que irei abastecer para chegar na Autonomia da Gasolina ∴ 93,95 + 40,27 = R$ 134,22
Conclusão do Raciocínio = Independente de colocar Etanol ou Gasolina, você deverá saber o consumo real do seu carro para fazer economia, nesse caso economizamos R$ 2,67. Mas isso é necessário:
Dependência:
- Motorista (como se utiliza o veículo)
- Manutenção (se está em dia)
- Ambiente (estrada, transito, situação...)
não 70%, como divulgado anteriormente. Com isso, escolher álcool na hora de abastecer pode representar uma vantagem ainda maior para o bolso do consumidor.
Contra-Prova: Fiz uma planilha que está no meu outro PC, cheguei na conclusão que não tem nada a haver rendimento do Etanol é 70% ou 80% da Gasolina, esses dados são de bases de estequiometria (matéria de química), e nossos carros não são químicos e sim mecânicos.
Vamos a um exemplo:
- Pegamos os dados do Fiesta Mk7:
Tanque: 47L
Consumo na Gasolina (APENAS NA CIDADE): 10 km/L
Consumo no Etanol (APENAS NA CIDADE): 7 km/L
- Conta:
Tanque x Consumo na Gasolina = Autonomia da gasolina ∴ 47 x 10 = 470 km
Tanque x Consumo no Etanol = Autonomia do Etanol ∴ 47 x 7 = 329 km
- Um dia, vou abastecer porque meu Fiesta não vive sem combustível, vou no seguinte posto com preços:
Preço da Gasolina = R$ 2,799
Preço do Etanol = R$ 1,999
- Vamos a pausa, na reportagem do SBT, fala-se que o novo Rendimento a conta seria: 1,999/2,799 = 0,714183637013219 ~ 71,4% = Nisso o Etanol é vantajoso segundo a reportagem, MAS se enganem.
- Voltamos aos cálculos, vou abastecer os mesmos 47L no meu carro:
Preço Total da Gasolina = R$ 131,55
Preço Total do Etanol = R$ 93,95
(nisso completando no automático, porque o Mk7 não aceita combustível a mais, vaza)
- Daí pensamos: "Poxa! Fiz economia e me dei bem" errado meu caro Watson... Porque lembre-se que a Autonomia do Etanol < (é menor) Autonomia da Gasolina.
∴ Diferença = Autonomia da Gasolina - Autonomia do Etanol ∴ Diferença = 470 - 329 = 141 km
- 141 km, porque iremos igualar a Autonomia da Gasolina portanto necessário pagar a mais para chegar na mesma Autonomia da Gasolina, regrinha de três:
1 L de Etanol - 7 km Consumo do Fiesta Mk7
X - 141 km que irei igualar com a Autonomia da Gasolina
-> 7x = 141 -> x = 141/7 ∴ x = 20,14285714285714L de Etanol para igualar com a Autonomia da Gasolina
∴ 20,14285714285714L x R$ 1,999 (irei abastecer para chegar na Autonomia da Gasolina) = R$ 40,26557142857143 ~ R$ 40,27
Somamos com Preço Total do Etanol + o que irei abastecer para chegar na Autonomia da Gasolina ∴ 93,95 + 40,27 = R$ 134,22
Conclusão do Raciocínio = Independente de colocar Etanol ou Gasolina, você deverá saber o consumo real do seu carro para fazer economia, nesse caso economizamos R$ 2,67. Mas isso é necessário:
Dependência:
- Motorista (como se utiliza o veículo)
- Manutenção (se está em dia)
- Ambiente (estrada, transito, situação...)
Re: Reportagem sobre Rendimento de 80% do SBT Brasil
na atual desgovernança pela qual o país passa, com total abandono de incentivos ao setor do etanol e preços absurdos, sem contar que para ajudar a phoder mais um pouco esse bando de desgovernantes corruPTos: só tenho andado na gasolina mesmo

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
Meu punto não faz nem 6 km na cidade com alcool. Desisti a muito tempo.
Sent from my RM-885_lta_brazil_218 using Tapatalk
Sent from my RM-885_lta_brazil_218 using Tapatalk
- Motorista de Auto Escola
tenho observado que meu etorq rende mais do que os 70% no alcool... nao creio que chegue aos 80%, mas mais do que 70% é praticamente certeza.
esse indice de 70% creio que varie de carro pra carro... nos carros com taxa de compressao muito alta talvez seja bem maior.
venho utilizando alcool há algum tempo, nao pelo preço (nem fico fazendo continhas) mas pq o motor ta rodando mais gostoso... gasolina só em viagens, pela autonomia.
esse indice de 70% creio que varie de carro pra carro... nos carros com taxa de compressao muito alta talvez seja bem maior.
venho utilizando alcool há algum tempo, nao pelo preço (nem fico fazendo continhas) mas pq o motor ta rodando mais gostoso... gasolina só em viagens, pela autonomia.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Tirando por base meu antigo hlx, compensava mais usar gasolina nesse motor, carros 1.0 vao muito bem com alcool devidado a super taxa nesses motores 12:1 ou mais até. Ja no meu etorq 1.6 com quase 10k rodados na estrada faz 12 com gasolina e 9 com alcool.
Enviado do meu GT-I9100
Enviado do meu GT-I9100
Essence 2014, Kit creative 2,VET e Alarme.
Ups: Molas Esportivas H&R + Rodas Tjet evo, Insulfilm G5 e filtro de Ar Esportivo InFlow in box
Ups: Molas Esportivas H&R + Rodas Tjet evo, Insulfilm G5 e filtro de Ar Esportivo InFlow in box
Eu nunca fui por essas calculadoras... vejo as medias do meu carro e o valor do combustivel na hora e calculo qual vale a pena
Enviado através do meu Samsung Galaxy S4
Enviado através do meu Samsung Galaxy S4
Topico do meu Punto: viewtopic.php?f=56&t=23653
- Piloto de Kart de feriado
Meu tcc vai ser sobre isso
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Timerman sobre os seus dados:
Vc disse que no álcool seu carro faz 7,0 km/l e na gasolina 10km/l, resulta numa relação de 0,7. Portanto seu carro tem os 70% de rendimento....(nao deu pra abrir a reportagem aqui, só li a manchete do fórum)
Se a relação de preço do Alcool/preço gasolina esta em 0,71 a economia realmente vai ser bem pouca R$ 2,67 segundo seus cálculos.
O meu antigo palio, fazia 11,2 km/l de alcool e no maximo 14k,5m/l de gasolina, portanto 0,77. Significa que se o preço do álcool sobre o preço da gasolina estivesse até 77% seria melhor abastecer com álcool, quanto mais próximo dos 77% menor seria a vantagem econômica.
É errado pegar apenas o valor do posto e achar a relação, cada carro vai ter variação na melhor relação. Exatamente como vc explicou no inicio da contra-prova!
Se eu estiver errado me corrijam, ainda não comecei o estudo de artigos pro tcc, to só me baseando nos conhecimentos prévios.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Timerman sobre os seus dados:
Vc disse que no álcool seu carro faz 7,0 km/l e na gasolina 10km/l, resulta numa relação de 0,7. Portanto seu carro tem os 70% de rendimento....(nao deu pra abrir a reportagem aqui, só li a manchete do fórum)
Se a relação de preço do Alcool/preço gasolina esta em 0,71 a economia realmente vai ser bem pouca R$ 2,67 segundo seus cálculos.
O meu antigo palio, fazia 11,2 km/l de alcool e no maximo 14k,5m/l de gasolina, portanto 0,77. Significa que se o preço do álcool sobre o preço da gasolina estivesse até 77% seria melhor abastecer com álcool, quanto mais próximo dos 77% menor seria a vantagem econômica.
É errado pegar apenas o valor do posto e achar a relação, cada carro vai ter variação na melhor relação. Exatamente como vc explicou no inicio da contra-prova!
Se eu estiver errado me corrijam, ainda não comecei o estudo de artigos pro tcc, to só me baseando nos conhecimentos prévios.
Vitimas do SPO|RTING:
Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Pau-a-pau: New Fiesta Sedan 1.6/L200 Triton Diesel/Fluence 2.0
Tomei: Golf TSI/Up TSI/BMW 320/Honda City
Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Pau-a-pau: New Fiesta Sedan 1.6/L200 Triton Diesel/Fluence 2.0
Tomei: Golf TSI/Up TSI/BMW 320/Honda City
- Roda dura de Auto Escola
Na verdade, carro flex é um baita "engodo".
No alccol, falta taxa de compressão para ter melhor rendimento, para compensar engordam a mistura.
Na gasolina, fica grilando.... para compensar atrasa o ponto...
Conclusão... não fica bom nem num, nem no outro!

No alccol, falta taxa de compressão para ter melhor rendimento, para compensar engordam a mistura.
Conclusão... não fica bom nem num, nem no outro!

- Velha Guarda
por isso, desde o primeiro punto, experimentei a mistura dos 2 combustíveis em várias proporções inclusive postando os resultados (médias) nos tópicos dos ex-puntos.

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
Ferranda escreveu:Na verdade, carro flex é um baita "engodo".
Conclusão... não fica bom nem num, nem no outro!![]()
FLEX = PATO
Anda, nada e voa... mas não faz NADA direito...

Abraços!
Leandro
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=24739
PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA

PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA