Posso viajar com meus pneus 17?

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Re: Posso viajar com meus pneus 17?

por Leeo » Ter Fev 25, 2014 9:20 pm

viiixiii essa eu posso comentar de boas kkkkkkkkkkkk

cara eu tenho som na mala, + batt aux, etc...
e com uns amigos imenso que eu tenho de gordo KKKKKKK
nunca raspou, alias até melhorou porque quando eu tinha as 15" tinha que passar a 5km/h em lombada pra não pegar a frente do carro.

Meus pneus 215/45 também!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Gustavo Valle » Qua Fev 26, 2014 12:03 am

Leeo escreveu:viiixiii essa eu posso comentar de boas kkkkkkkkkkkk

cara eu tenho som na mala, + batt aux, etc...
e com uns amigos imenso que eu tenho de gordo KKKKKKK
nunca raspou, alias até melhorou porque quando eu tinha as 15" tinha que passar a 5km/h em lombada pra não pegar a frente do carro.

Meus pneus 215/45 também!

É verdade Leeo, percebi também que ficou um pouco mais difícil pegar o protetor de carter que é exageradamente próximo ao chão no punto :(
Por isso não tenho "coragem" de rebaixar.

Mas aproveitando, me tira uma dúvida. Percebi que aumentou consideravelmente o volume de ruído quando se roda com o carro. Sabe o ruído normal de rodagem dos pneus no asfalto? Se não me engano li isto em um tópico que devido o pneu ser mais largo e portanto possuir maior área de contato com o asfalto, aumentaria o barulho e a sente-se mais as irregularidades na pista. Isto aconteceu contigo também?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Leeo » Qui Fev 27, 2014 11:21 pm

Gustavo Valle escreveu:É verdade Leeo, percebi também que ficou um pouco mais difícil pegar o protetor de carter que é exageradamente próximo ao chão no punto :(
Por isso não tenho "coragem" de rebaixar.

Mas aproveitando, me tira uma dúvida. Percebi que aumentou consideravelmente o volume de ruído quando se roda com o carro. Sabe o ruído normal de rodagem dos pneus no asfalto? Se não me engano li isto em um tópico que devido o pneu ser mais largo e portanto possuir maior área de contato com o asfalto, aumentaria o barulho e a sente-se mais as irregularidades na pista. Isto aconteceu contigo também?

Sim, também percebi mais irregularidades na pista, ruídos do pneu/asfalto, pouco mais duro, alguns barulhinhos internos.

Mais isso é por causa do perfil ser menor sentir as irregularidades, e ruídos. E também do perfil ser mais largo...
mais ligo o bêis e nem ouço mais nada :mrgreen: :mrgreen:
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Gustavo Valle » Qui Mar 06, 2014 2:02 am

Volto a postar aqui no fórum pela minha total decepção :(

O teste que fiz não foi o suficiente para identificar que PEGA SIM minhas rodas 17 no paralama do carro.
Viajei para a praia este fim de semana (650 km aprox.) com 5 pessoas + malas. Havia uns 90 kg de bagagem e atrás 3 meninas (de 60 kg cada uma mais ou menos).
Foi uma dor de cabeça total. Era só passar de 120 km/h que o pneu raspava no paralama nas subidas e descidas da pista. Detalhe, minha suspensão é original. Fui o caminho inteiro preocupado e me arrependendo pela troca cada vez que ouvia o pneu raspando. Dava uma inveja dos carros me passando a 140 km/h, pista limpa, e eu não podendo acompanhá-los pois certamente ficaria sem meus pneus ;~~

Na volta analisando o prejuizo percebi que deu uma boa "comida" em meus pneus do lado de fora :(

E agora, o que devo fazer?

a) trocar o perfil do pneu para 205/40 (irá resolver?)

b) desgastar o cubo da roda para regular o offset (não é arriscado?)

c) trocar a roda para uma de offset adequado, do Punto (qual?)
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por VLA » Qui Mar 06, 2014 8:57 am

a opcao B jamais!

a opcao A acho que só vai retardar as raspadas, já que em desníveis mais acentuados na pista a suspensão vai trabalhar mais e vai pegar do mesmo jeito.

infelizmente a opcao C parece a mais correta.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por jpromero » Qui Mar 06, 2014 10:06 am

Estou com o VLA, opção C, pegue as rodas do Punto T-Jet, mas se puder já trocar os pneus também, já coloca tudo original e não terá problemas, tente vender suas rodas e pneus, sei que é difícil vender rodas originais Fiat, mas as vezes consegue.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Gustavo Valle » Sex Mar 07, 2014 2:29 am

Pois é infelizmente acho que a solução vai ser trocar as rodas mesmo. Apesar de eu andar 99% do tempo com meu carro sozinho, não quero ter a preocupação de ter um carro que eu não possa pegar estrada com outras pessoas no carro caso seja necessário.
Mas os pneus vou manter estes mesmo senão o prejuízo será muito maior.

Será que não tem este modelo do Bravo Sporting com offset entre 40-45?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Gustavo Valle » Dom Mar 09, 2014 9:19 pm

Ae galera, essa semana rodei as lojas de rodas e pneus da minha cidade. 100% deles me falaram que o problema não é nem as rodas e sim os pneus. Talvez por estarem um pouco para fora o 205 realmente faria pegar. A solução apontada foi trocar por pneus 195/45 r 17. Alguém já usou pneus dessa medida?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Arcanjo_Ph » Seg Abr 07, 2014 1:52 pm

Gustavo Valle escreveu:Ae galera, essa semana rodei as lojas de rodas e pneus da minha cidade. 100% deles me falaram que o problema não é nem as rodas e sim os pneus. Talvez por estarem um pouco para fora o 205 realmente faria pegar. A solução apontada foi trocar por pneus 195/45 r 17. Alguém já usou pneus dessa medida?

Amigo Gustavo Valle, sou novo no fórum, mas gostaria de lhe dar uma experiencia que tive!

Tinha um Gol G5 com Rodas 17" Pneus 205/40 R17 e molas esportivas! Particulamente(apesar de bonito) achei meu carro super desconfortável, o menor buraco e parecia que ou o carro ou a roda ia se partir! Estou pretendendo comprar um Punto Essence, ainda estou em análise se coloco as rodas, mas definitivamente não usarei os mesmos pneus ou molas esportivas. O que andei lendo é que o ideal para o punto é um Pneu 205/45 R17 não 215/45 R17...

só ilustrando a explicação...

http://www.caculadepneus.com.br/news/im ... edidas.jpg

No caso do seu Pneu 215 é a largura do pneu em mm, 45 é a porcentagem da largura que equivale ao perfil, ou seja 45% da largura é a medida do perfil do Pneu, isto é 96,75 mm! Caso vc usasse o Pneu 205 as medidas serial diferentes, a largura seria 205, e com um perfil 45 temos valores diferentes, afinal 45% de 205 resulta em 92,25 Pneu de largura mais fina bem como um pefil mais fino em quase 4 mm! acho que resolveria seu Problema, Como ja disse não tenho experiencia com este Pneu, mas as pessoas que tem me falam que a qualidade e o conforto dentro do carro é outro comparado ao Pneu 205/40 que usava que resulta num perfil 1 cm menor de 82 mm!

Espero ter ajudado!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Gustavo Valle » Qua Abr 16, 2014 1:42 am

Amigo Arcanjo_Ph obrigado pelas sugestões mas por enquanto me conformei em ficar com os meus 215/45 pois eles estão novos e não compensa agora para mim vender um pneu de 350 reais por 150 no mercado pra comprar outros 4 novos. Vou esperar eles se acabarem já que como eu disse, ando a maior parte do tempo sozinho mesmo.

Bom quanto ao fato do perfil, o 195/45 que citei acima já descartei. Dizem que não dá muita resistência, ainda mais para um carro pesado como o Punto.
O 205/40 também já descartei, pois assim como você mesmo disse ficará muito duro e não abro mão do conforto.
Diminuir o offset não é possível pois a roda original não tem área para ser desgastada.

O jeito vai ser testar o 205/45 quando for trocar os pneus e se não resolver vou trocar as rodas.

Detalhe que neste meio tempo, desde o primeiro post, percebi que os 4 amortecedores originais do meu Punto 2008 precisavam ser trocados. Após a troca viajei em 4 pessoas e praticamente não pegou mais. Só não dá pra abusar muito também rsrs :-D
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Anterior