Radiador com Problema

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Radiador com Problema

por jpromero » Sex Fev 21, 2014 3:54 pm

adeitos escreveu:Desde que comprei o Linea, sempre baixava um pouco de água do reservatório, mas aparentemente nunca havia achado nada.

Nos últimos meses, baixou bem mais rápido e ai consegui achar o vazamento.

Parte superior do radiador, logo abaixo do reservatório. Sempre andou com Paraflu, troquei o líquido todo com 30K Km e nos 45K também, sem nenhum sinal de ferrugem no sistema. Hoje está com 48500Km.

É, radiador de Fiat com motor Etorq. Infelizmente vai pro pau mesmo. Se um dia eu comprar um carro com esse radiador vazando acho que troco por fora da concessionária, compro um Visconde mesmo e boa. Os originais, se não foi corrigido o defeito, vão dar problema novamente.

Adeitos, seu carro ainda está na garantia?

EDIT: Se estiver feito todas as revisões na CCS mesmo fora de garantia, peça para trocarem o radiador que eles trocam! Se não tiver feito as revisões nos km corretos, ai não adianta.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Scorpio » Sex Fev 21, 2014 4:20 pm

jpromero escreveu:
Scorpio escreveu:
jpromero escreveu:Forma pressão no sistema de arrefecimento sim, porém não expulsa a água quando está frio, só a quente onde a pressão é maior e ocorre a evaporação imediata de uma parte do líquido.

Explica-me uma coisa: Com o motor frio ao colocar água + aditivo no radiador evidentemente o circuito de arrefecimento esta aberto, ou seja, na pressão atmosférica; ao ligar o motor, como o circuito é selado, a pressão sobe e ao esfriar novamente a pressão não volta ao estado inicial? De onde veem essa pressão adicional?

Nota: Considerando que o veiculo esta na mesma altitude em relação ao nível do mar e temperatura; antes e depois.

Scorpio, vem do próprio funcionamento do motor, talvez pela evaporação do líquido de arrefecimento. Não sei te dizer tecnicamente, não sou engenheiro.

O que falo é por experiência própria em meus carros. Os carros que não tem pressão com o sistema frio tem que completar o nível do reservatório periodicamente por haver algum vazamento.

Se evaporar irá perde massa e o nível irá baixar.

O sistema por ser selado tem um volume constante, ou seja, massa constante; para surgir uma pressão, nas condições expostas, a massa precisa variar por perda ou acréscimo, por perda geraria uma pressão negativa que não é possível pois a tampa do reservatório de compensação impede a pressão negativa do sistema de arrefecimento e por acréscimo de massa uma pressão positiva como aumento de massa evidentemente é impossível este caso não se aplica.

Se a pressão continua positiva mesmo frio é porque uma pressão adicional foi acrescida por vazamento das juntas, por exemplo. Se negativa a válvula da tampa esta defeituosa.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por adeitos » Sex Fev 21, 2014 5:27 pm

jpromero escreveu:
adeitos escreveu:Desde que comprei o Linea, sempre baixava um pouco de água do reservatório, mas aparentemente nunca havia achado nada.

Nos últimos meses, baixou bem mais rápido e ai consegui achar o vazamento.

Parte superior do radiador, logo abaixo do reservatório. Sempre andou com Paraflu, troquei o líquido todo com 30K Km e nos 45K também, sem nenhum sinal de ferrugem no sistema. Hoje está com 48500Km.

É, radiador de Fiat com motor Etorq. Infelizmente vai pro pau mesmo. Se um dia eu comprar um carro com esse radiador vazando acho que troco por fora da concessionária, compro um Visconde mesmo e boa. Os originais, se não foi corrigido o defeito, vão dar problema novamente.

Adeitos, seu carro ainda está na garantia?

EDIT: Se estiver feito todas as revisões na CCS mesmo fora de garantia, peça para trocarem o radiador que eles trocam! Se não tiver feito as revisões nos km corretos, ai não adianta.

Garantia expirou em Outubro do ano passado. Fiz as de 15 e 30K na concessionária, não fiz a de 45K.
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jpromero » Dom Fev 23, 2014 6:15 pm

Entendi Scorpio, mas as vezes a prática explica mais que a teoria e com menos palavras.
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Scorpio » Seg Fev 24, 2014 11:07 am

jpromero escreveu:Entendi Scorpio, mas as vezes a prática explica mais que a teoria e com menos palavras.

Você não entendeu, se tivesse entendido não teria escrito o que escreveu.
Se a teoria pouco significa porque contratam engenheiros para projetar veículos e não pessoas que por observação concluíram algo sem saber porque?
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por jpromero » Seg Fev 24, 2014 1:10 pm

Scorpio escreveu:
jpromero escreveu:Entendi Scorpio, mas as vezes a prática explica mais que a teoria e com menos palavras.

Você não entendeu, se tivesse entendido não teria escrito o que escreveu.
Se a teoria pouco significa porque contratam engenheiros para projetar veículos e não pessoas que por observação concluíram algo sem saber porque?

Não estou querendo criar polêmica, só estou dizendo o que acontece em todos os carros que tenho contato por pura observação. Também não sei porque forma pressão positiva no sistema, talvez por má vedação da junta do cabeçote, ou simplesmente a circulação de água pela bomba centrífuga, talvez esta seja a resposta correta.

Só reafirmo que nos carros que frios, ao abrir a tampa do reservatório de expansão se não for expelida uma pequena pressão, de vez em quando é necessário repor o nível do fluído no sistema. Exemplos que tenho contato que não formam pressão no sistema e periodicamente precisam repor o líquido de arrefecimento: Strada Adventure CD Etorq 2011 do meu sogro e Corsa Sedan GL 1.6 8V 1998 da minha sogra. Meu Siena, Linea, Corsa Classic e Celta (os dois últimos são da empresa que trabalho) formam uma pequena pressão no sistema de arrefecimento e nunca precisaram completar o fluído de arrefecimento.
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por shadowcps » Seg Fev 24, 2014 1:38 pm

só para registro: 3 Puntos - um ELX, um Essence 1.8 16v e o atual Sporting sem vazamentos nos radiadores / sistemas.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por jpromero » Seg Fev 24, 2014 5:24 pm

shadowcps escreveu:só para registro: 3 Puntos - um ELX, um Essence 1.8 16v e o atual Sporting sem vazamentos nos radiadores / sistemas.

Ótimo! Sinal que não são todos os que apresentam defeito.
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por adeitos » Seg Mar 10, 2014 6:46 pm

Só pra atualizar o tópico... como havia dito, a revisão dos 45K não havia feito na concessionária. De qualquer forma, fui na loja que fiz as outras revisões, expliquei o caso, analisaram, identificaram defeito no radiador mas como estava fora da garantia e eu não havia feito a revisão dos 45K com eles, não tinha como trocar em garantia.

No dia que levei na concessionária, o gerente da oficina me disse que teve um "chamado" (leia-se recall branco) dos Puntos e Linea para troca do radiador. Esse defeito é ocasionado por uma falha na montagem do eletro ventilador que fica forçando as laterais plásticas do radiador até ele abrir. De forma muito estranha, o meu carro não fazia parte desse recall.

Cheguei em casa, liguei pra Fiat, expliquei toda situação e salientei bem o fato de apresentar o mesmo defeito dos carros chamados no recall e o meu não fazia parte do recall. Dois dias depois, a concessionária me liga informando que se eu for lá e fizer a revisão dos 45K, eles trocariam em garantia.

Aceitei a proposta! Como eu já havia feito a revisão mas fora da concessionária, eles faturaram os produtos mas não trocaram, levei pra casa 5 litros de óleo e os filtros que seriam trocados na revisão e um radiador novo.

Ponto positivo pra Fiat! (=D>)
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jpromero » Qua Mar 12, 2014 4:43 pm

show! Muito bom!
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador