Consumo do PUNTO ESSENCE 1.6 16V e-torq

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Consumo do PUNTO ESSENCE 1.6 16V e-torq

por mauricar » Qua Abr 09, 2014 10:56 am

PauloMOC escreveu:Tinha um fox 1.6 2011, e conseguia 10 na cidade e 15 na estrada com gasolina, andando na maciota...

Sent from my RM-885_lta_brazil_218 using Tapatalk

Pois eu tenho os dois carros. Um Fox 1.6 2014 e Punto 1.6 16v 2012.

O consumo dos dois é bem parecido nos mesmos trajetos. Ambos fazem entre 8 e 8,5 km/l de álcool na cidade e entre 10,5 e 11 km/l na estrada.

O Fox é bem mais disposto na cidade e o Punto dá um banho na estrada. Não que o Fox seja ruim de estrada e o Punto ruim de cidade, são apenas medianos nesses quesitos.

O cambio do Fox está anos luz do da Fiat, é muito melhor. Fato. Não tem discussão.

Quanto a dirigibilidade, não dá nem pra comparar, o Punto é muito superior, inclusive em estabilidade. O Fiat é bem mais "no chão" que o Volks, e lugares onde faço curvas a 110 km com o Punto, não posso passar de 90 km/h com o Fox. Quando se sobre o giro do motor para uma ultrapassagem, o Punto se anima e faz rápido e rasteiro. O Fox faz só barulho e não é tão rápido.

O Fox é mais fácil de andar devagar, ao contrario do Punto que devora curvas e instiga à acelerar, por isso acabo gastando mais com ele. Fora o ronquinho do motor que é uma delicia. Em altas, o Fox só faz barulho e não anda, ao contrario do Fiat que parece não parar de render. Já em baixa, o VW parece um tratorzinho de tão forte, não liga tanto para o ar-condicionado (ao contrario do Punto que perde bastante) e mostra porque é um motor que vende tanto até hoje.

Se tivesse que ficar com um, com qual eu ficaria? Com o Punto, por suas características. Apesar do Fox ser um excelente carro, ele é muito alto e não dá prazer de guiar. Diria que é uma opção. Minha irmã adora o Fox (não que não goste do Punto), e se tivesse que escolher, acho que ela ficaria com VW, por ser mais alto. O motor 1.6 8v da volks é muito bom para uso urbano, mas no geral, o desempenho do e-torq é superior.

Sinceramente, não entendo como seu carro consome tanto. Nossos dois carro aqui, estão alinhados em consumo. Com certeza tem algum problema ai.
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por Arnaldo B » Qua Abr 09, 2014 11:01 am

PauloMOC escreveu:Arnaldo, meu essence tá com 9.500 km rodados. Já fiz 2 viagens de 840 km (420 ida e 420 volta) e outra de 1300 km (650 ida e 650 volta). Ou seja, desses 9500, pelo menos 3 mil km foram de estrada. O máximo que consegui na estrada com gasolina e andando a 110 km/hora foi de 11km/l. Na cidade não passa de 7.5 na gasolina tbm. Na concessionária os consultores me informaram que melhor que isso não fica...

nossa.. que estranho.... ja deu umas "esticadas" nele na pista?
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por PauloMOC » Qua Abr 09, 2014 12:11 pm

Já estiquei sim...

Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por PauloMOC » Qua Abr 09, 2014 12:14 pm

Mauricar, no meu caso, o fox era infinitamente melhor na questão consumo. Vi que o seu é 2014. Quantos km ele tem? O meu mantinha boas médias desde o início. Quanto ao punto, o próprio pessoal da cc disse que não tem jeito. O consumo é esse mesmo e não tem choro e nem vela. Vou abrir uma reclamação na fiat pra ver se existe alguma solução.

Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por mauricar » Qua Abr 09, 2014 12:27 pm

PauloMOC escreveu:Mauricar, no meu caso, o fox era infinitamente melhor na questão consumo. Vi que o seu é 2014. Quantos km ele tem? O meu mantinha boas médias desde o início. Quanto ao punto, o próprio pessoal da cc disse que não tem jeito. O consumo é esse mesmo e não tem choro e nem vela. Vou abrir uma reclamação na fiat pra ver se existe alguma solução.

Cara, o Fox deve estar com uns 10 mil km. O Punto tem por volta de 20 mil.

Agora, o consumo dos dois sempre foi parecido, desde novo. Olha, realmente, esse consumo do seu carro está muito alto. Eu vi MOC no seu nome, e imagino que seja de Montes Claros. Conheço essa região, que não é diferente da minha (Atibaia), e acho que seu consumo deveria ser pelo menos algo próximo do meu.

Eu abriria uma reclamação na FIAT. Sua média de consumo é para álcool pelo menos. Tentou abastecer com esse combustível?

Uma outra vantagem do Fox em relação ao Punto é a altura de rodagem. Tenho que tomar cuidado pois toda hora raspa a frente em lombradas, coisa que no Fox nunca aconteceu.
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por PauloMOC » Qua Abr 09, 2014 2:19 pm

É Montes claros mesmo! Mas sou de BH. Moro aqui pois fui transferido no serviço. Já estou aqui há 6 longos anos... No etanol, tá fazendo 6.5... Vou fazer a reclamação pelo site hj á noite. Qualquer coisa, posto aqui. Abraços.

Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por mauricar » Qua Abr 09, 2014 3:25 pm

PauloMOC escreveu:É Montes claros mesmo! Mas sou de BH. Moro aqui pois fui transferido no serviço. Já estou aqui há 6 longos anos... No etanol, tá fazendo 6.5... Vou fazer a reclamação pelo site hj á noite. Qualquer coisa, posto aqui. Abraços.

Montes Claros continua cheia de buracos? rsrsrsrsr a última vez que fui, parecia a lua! O trânsito também não era coisa fácil não, é bicicleta, moto e gente de tudo que é lado.
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por salgueiro18 » Qua Abr 09, 2014 11:30 pm

Acho que é pq a maioria dos carros do pessoal está pouco rodado. Meu pai tem um IDEA 1.6 tbm com 45 mil rodados e tá fazendo 9km/l na cidade com gasolina, isso pq ele é mais pesado. Meu 500 fazia 10km/l com gasolina então se o Punto chegar aos 8,5km/l eu to satisfeito pq ele é um canhão... (:D)
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por PauloMOC » Qui Abr 10, 2014 8:49 am

Mauricar, o transito daqui é horrível. Só tem moto taxi, que não respeitam semáforo, placa de pare, andam na contra mão e até em cima dos passeios. As autoridades não fazem nada para coibir esses bandidos. E o asfalto, é como vc disse... Só crateras, parecer que estamos dirigindo na lua! Se não fosse meu trabalho, já teria vazado desse buraco há muito tempo!

Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por PauloMOC » Qui Abr 10, 2014 8:51 am

Ah, me esqueci do calor... Não tem lugar mais quente no planeta do que esse lugar. E os terremotos??? Semana passada foram 7. Vocês devem ter acompanhado pelos noticiários... #Terremoc

Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

AnteriorPróximo