HOW T0 - Troca do fluído do arrefecimento E-torq 1.8 ou 1.6
HOW T0 - Troca do fluído do arrefecimento E-torq 1.8 ou 1.6
Tirei o fim de semana para remover o Paraflu do Linea e colocar um aditivo de melhor qualidade (minha percepção). Segue o passo a passo realizado.
1 - Abrir o dreno inferior do radiador para remover o liquido antigo. Fui enchendo o reservatório com água de torneira até ela sair cristalina.

2 - Fechei o dreno do radiador e abri o dreno de saída do motor. Mesmo procedimento, água no reservatório até sair água limpa do dreno.

3 - Abrir o dreno inferior do radiador para zerar a água. Nesse ponto ele ficou cheio novamente pois foi colocado água pra limpar o bloco.
4 - Fechar o dreno inferior e abri o dreno superior do radiador.

5 - Encher o reservatório com o novo fluído, já diluído na proporção correta, até sair o liquido do dreno superior do radiador. Quando começar a sair só liquido, sem ar, fechar o dreno
6 - Seguir enchendo com o fluído novo, agora até sair o fluído pelo dreno de saída do bloco (passo 2). Assim que começar a sair o novo fluído desse dreno, sem ar, fechar.
7 - Completar o nível até a marca MAX.

Após isso, deixei o motor ligado em marcha lenta até acionar 2 vezes a ventoinha (98ºC). Fui acompanhando a subida da temperatura pelo MultiECUScan. Consegui comprovar também que a termostática está boa, ela abriu somente a exatos 92ºC.
Depois do procedimento, é normal o nível baixar pois alguma bolha de ar que ali estava, foi parar no reservatório. Pra mim baixou do MAX até a marca MIN. Aguardei esfriar o motor e completei até a marca MAX novamente.
Após a troca, fiz uma viagem de 130Km, tudo normal, não baixou mais o nível.
1 - Abrir o dreno inferior do radiador para remover o liquido antigo. Fui enchendo o reservatório com água de torneira até ela sair cristalina.

2 - Fechei o dreno do radiador e abri o dreno de saída do motor. Mesmo procedimento, água no reservatório até sair água limpa do dreno.

3 - Abrir o dreno inferior do radiador para zerar a água. Nesse ponto ele ficou cheio novamente pois foi colocado água pra limpar o bloco.
4 - Fechar o dreno inferior e abri o dreno superior do radiador.

5 - Encher o reservatório com o novo fluído, já diluído na proporção correta, até sair o liquido do dreno superior do radiador. Quando começar a sair só liquido, sem ar, fechar o dreno
6 - Seguir enchendo com o fluído novo, agora até sair o fluído pelo dreno de saída do bloco (passo 2). Assim que começar a sair o novo fluído desse dreno, sem ar, fechar.
7 - Completar o nível até a marca MAX.

Após isso, deixei o motor ligado em marcha lenta até acionar 2 vezes a ventoinha (98ºC). Fui acompanhando a subida da temperatura pelo MultiECUScan. Consegui comprovar também que a termostática está boa, ela abriu somente a exatos 92ºC.
Depois do procedimento, é normal o nível baixar pois alguma bolha de ar que ali estava, foi parar no reservatório. Pra mim baixou do MAX até a marca MIN. Aguardei esfriar o motor e completei até a marca MAX novamente.
Após a troca, fiz uma viagem de 130Km, tudo normal, não baixou mais o nível.

- Piloto de Autorama
- Mensagens: 228
- Registrado em: Qua Abr 03, 2013 8:58 pm
- Localização: Canoas - RS
Re: HOW T0 - Troca do fluído do arrefecimento - E-torq 1.8
Obrigado! Vai sef útil a todos!
Sent from my RM-885_lta_brazil_218 using Tapatalk
Sent from my RM-885_lta_brazil_218 using Tapatalk
- Motorista de Auto Escola
- Mensagens: 539
- Registrado em: Qua Nov 13, 2013 7:47 am
- Localização: Montes Claros
Re: HOW T0 - Troca do fluído do arrefecimento - E-torq 1.8
Parabéns pelo Tutorial, mto útil




- Piloto de Atari
- Mensagens: 48
- Registrado em: Seg Jul 15, 2013 8:05 pm
- Localização: Goiânia
Re: HOW T0 - Troca do fluído do arrefecimento - E-torq 1.8
Muito bom, obrigado pelas dicas. Você não preferiu aproveitar o serviço para usar aqueles detergentes para sistema de arrefecimento? Vou fazer esse final de semana.
Re: HOW T0 - Troca do fluído do arrefecimento - E-torq 1.8
maxwendell escreveu:Parabéns pelo Tutorial, mto útil![]()
![]()
Topico do meu Punto: viewtopic.php?f=56&t=23653
- Piloto de Kart de feriado
- Mensagens: 1393
- Registrado em: Ter Mar 05, 2013 10:11 pm
- Localização: Piracicaba-SP
Re: HOW T0 - Troca do fluído do arrefecimento - E-torq 1.8
Muito bom mesmo, ainda não tinha visto.
Valeu por compartilhar.
Valeu por compartilhar.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: HOW T0 - Troca do fluído do arrefecimento - E-torq 1.8
BigodeOsasco escreveu:Muito bom, obrigado pelas dicas. Você não preferiu aproveitar o serviço para usar aqueles detergentes para sistema de arrefecimento? Vou fazer esse final de semana.
Esses "detergentes" é uma faca de dois gumes. Se o sistema está limpo, não precisa utilizar ele, basta renovar o fluído. Se estiver sujo, ele limpa, mas também abre buracos no sistema que geram vazamentos.
Sinceramente não gosto disso, já tive carro que estavam com o sistema mega sujo e limpei sem usar limpa radiadores.

- Piloto de Autorama
- Mensagens: 228
- Registrado em: Qua Abr 03, 2013 8:58 pm
- Localização: Canoas - RS
Re: HOW T0 - Troca do fluído do arrefecimento - E-torq 1.8
Você não efetuou o procedimento com o veículo ligado para que a válvula termostática abra assim permitindo a passagem/circulação da água. Tem também a questão de deixar o ar quente ligado para que seja feita a circulação pelo sistema.
Isso serviria para uma limpeza total do sistema, para remoção do fluído antigo e colocação de um novo.
Isso serviria para uma limpeza total do sistema, para remoção do fluído antigo e colocação de um novo.
Re: HOW T0 - Troca do fluído do arrefecimento - E-torq 1.8
O segredo de um radiador limpo como original zero Km, é seguir a recomendação do fabricante, conforme manual. No caso do Punto,
"- Líquido de arrefecimento do motor : 50% Coolant (UP) (vermelho)+ 50% de água pura" (ou o aditivo recomendado na proporção indicada para o modelo do seu carro)
Agua pura, neste caso quer dizer água sem minerais, ou ainda água destilada. Isso mesmo. Aquela encontrada nos postos e casa de peças. ATENÇÃO! Não é solução de bateria!
Se for usada agua de torneira, mesmo filtrada, os minerais contidos nela irão literalmente "enferrujar" os dutos por onde a mistura refrigerante corre, e nunca mais o sistema será o mesmo, tendo como consequência visível o escurecimento precoce e periódico da água e do reservatório plástico, redução da capacidade de arrefecimento e desgaste prematuro da bomba d'água e radiador.
Em resumo: Nunca deixe o frentista completar a água do radiador, a menos que seja em uma emergência. Mantenha sempre uma quantidade de mistura preparada para completar as pequenas quantidades perdidas normalmente no funcionamento do motor.
"- Líquido de arrefecimento do motor : 50% Coolant (UP) (vermelho)+ 50% de água pura" (ou o aditivo recomendado na proporção indicada para o modelo do seu carro)
Agua pura, neste caso quer dizer água sem minerais, ou ainda água destilada. Isso mesmo. Aquela encontrada nos postos e casa de peças. ATENÇÃO! Não é solução de bateria!
Se for usada agua de torneira, mesmo filtrada, os minerais contidos nela irão literalmente "enferrujar" os dutos por onde a mistura refrigerante corre, e nunca mais o sistema será o mesmo, tendo como consequência visível o escurecimento precoce e periódico da água e do reservatório plástico, redução da capacidade de arrefecimento e desgaste prematuro da bomba d'água e radiador.
Em resumo: Nunca deixe o frentista completar a água do radiador, a menos que seja em uma emergência. Mantenha sempre uma quantidade de mistura preparada para completar as pequenas quantidades perdidas normalmente no funcionamento do motor.
- Piloto de Atari
- Mensagens: 1
- Registrado em: Qua Dez 24, 2014 5:54 am
- Localização: Salvador
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes