Revisão Punto 60mil km
Revisão Punto 60mil km
Pessoal,
Meu Punto é o modelo Essence 1.6 16v 2010/2011, quando peguei ele estava com 50mil km, hoje está com 60mil km.
Sou novo na área automotiva, então não tenho prática de como lidar com a manutenção de um veículo.
Recentemente fiz a troca dos seguintes itens:
- Radiador novo (o antigo estava vazando)
- Óleo do motor. (limite de km)
- Filtro de Óleo. (limite de km)
- Aditivo do Radiador. (limite de tempo)
- Dois discos dianteiros e pastilhas novas. (Disco antigo desgastado e pastilhas só no ferro)
- Bateria nova.
O carro está aparentemente funcionando normalmente, fazendo média de 8,5 km/l na cidade, não percebo sintoma de algo que esteja defeituoso.
Quando devo me preocupar com a manutenção de outros itens ?... O carro apresentará algum sintoma quando chegar a hora?
Obrigado
Meu Punto é o modelo Essence 1.6 16v 2010/2011, quando peguei ele estava com 50mil km, hoje está com 60mil km.
Sou novo na área automotiva, então não tenho prática de como lidar com a manutenção de um veículo.
Recentemente fiz a troca dos seguintes itens:
- Radiador novo (o antigo estava vazando)
- Óleo do motor. (limite de km)
- Filtro de Óleo. (limite de km)
- Aditivo do Radiador. (limite de tempo)
- Dois discos dianteiros e pastilhas novas. (Disco antigo desgastado e pastilhas só no ferro)
- Bateria nova.
O carro está aparentemente funcionando normalmente, fazendo média de 8,5 km/l na cidade, não percebo sintoma de algo que esteja defeituoso.
Quando devo me preocupar com a manutenção de outros itens ?... O carro apresentará algum sintoma quando chegar a hora?
Obrigado

- Piloto de Atari
Re: Revisão Punto 60mil km
Da uma olhada no manual.
La fala certinho o que tem que se acompanhar/trocar.
Existem defeitos que o carro avisa antes e existem defeitos que vão acontecer na pior hora possível sem nenhum prévio aviso....vale a pena a cada 7.500km , 15.000km dar uma estacionada na oficina e pedir uma checada nos itens que constam no manual.
Lembre-se que manutenção preventiva é melhor que a corretiva
La fala certinho o que tem que se acompanhar/trocar.
Existem defeitos que o carro avisa antes e existem defeitos que vão acontecer na pior hora possível sem nenhum prévio aviso....vale a pena a cada 7.500km , 15.000km dar uma estacionada na oficina e pedir uma checada nos itens que constam no manual.
Lembre-se que manutenção preventiva é melhor que a corretiva

Vitimas do SPO|RTING:
Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Pau-a-pau: New Fiesta Sedan 1.6/L200 Triton Diesel/Fluence 2.0
Tomei: Golf TSI/Up TSI/BMW 320/Honda City
Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Pau-a-pau: New Fiesta Sedan 1.6/L200 Triton Diesel/Fluence 2.0
Tomei: Golf TSI/Up TSI/BMW 320/Honda City
- Roda dura de Auto Escola
Só faltou o filtro de combustível, as velas e as correias auxiliares pra configurar a revisão dos 60 mil km indicada pela Fiat.
O principal disso tudo, já que vc disse que é novato no meio, é certificar-se de que o oleo utilizado na troca é o mesmo recomendado para esse motor, ou seja, um 5w30 100% sintético API SL ou SM.
No mais, eu trocaria somente o filtro de combustivel agora, é barato, custa uns 18 reais colocado, numa loja que faça troca de oleo por exemplo. De resto, dá pra pensar em prorrogar um pouco a revisão dos 60 mil km, fazendo uma troca de oleo intermediaria daqui 7500km ou uns 10 meses.
O principal disso tudo, já que vc disse que é novato no meio, é certificar-se de que o oleo utilizado na troca é o mesmo recomendado para esse motor, ou seja, um 5w30 100% sintético API SL ou SM.
No mais, eu trocaria somente o filtro de combustivel agora, é barato, custa uns 18 reais colocado, numa loja que faça troca de oleo por exemplo. De resto, dá pra pensar em prorrogar um pouco a revisão dos 60 mil km, fazendo uma troca de oleo intermediaria daqui 7500km ou uns 10 meses.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Veriifique o fluido de freio tb
Obrigado pelas dicas pessoal, sempre tive boas respostas no fórum que me ajudaram bastante 

- Piloto de Atari
Oi pessoal meu Punto é idêntico ao seu, tenho um amigo mecânico da Fiat ele me falou que a partir dos 70mil tem que dar uma olhada nos amortecedores.
Aos 60mil:
- Óleo do motor (Selenia 5w30);
- Filtro de Óleo (a cada troca de óleo);
- Aditivo do Radiador (uma vez por ano);
- Freios dianteiros (Pastilhas e discos) e trazeirós (Tambor);
- Bateria nova;
- Reaperto de alguns parafusos;
- Fluido de Freio;
- Filtro de combustível;
- Filtro de ar condicionado (6/6meses);
- Filtro de ar (motor)
- Óleo de direção (observar e completar).
Sds.
Alex
Aos 60mil:
- Óleo do motor (Selenia 5w30);
- Filtro de Óleo (a cada troca de óleo);
- Aditivo do Radiador (uma vez por ano);
- Freios dianteiros (Pastilhas e discos) e trazeirós (Tambor);
- Bateria nova;
- Reaperto de alguns parafusos;
- Fluido de Freio;
- Filtro de combustível;
- Filtro de ar condicionado (6/6meses);
- Filtro de ar (motor)
- Óleo de direção (observar e completar).
Sds.
Alex
- Piloto de Atari
Correia dentada é trocada nos 60 ou 70?
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
toperaa escreveu:Correia dentada é trocada nos 60 ou 70?
e-torq não tem correia dentada pra trocar.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Mas o dele é T-Jet, troca com 60 mil km ou 3 anos.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
é, não vi que ele tinha atravessado o tópico com um t-jet.