Temperatura da Embreagem - Punto Dualogic

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Re: Temperatura da Embreagem - Punto Dualogic

por Marcão_Abarth » Sex Mai 23, 2014 10:30 am

mrdebien escreveu:Uma hipótese é o trânsito muito parado, arranca e para, com o câmbio no modo drive. Já vi acontecer num VW Gol. Quanto a temperatura volta ao normal, a mensagem some.

Uma alternativa de solução é colocar em neutro, nas paradas mais longas.


Pessoal, entendo pouco do funcionamento do dualogic, mas uma pergunta: Vocês não colocam em Neutro quando param no sinal, ou no pára-e-anda em congestionamento ??

Porque é como se você ficasse com a embreagem acionada...em carros manuais, eventualmente a gente coloca em ponto morto e re-engata a primeira quando o trânsito volta à andar.

Eu sei que em câmbios automáticos com conversor de torque, se pede que para paradas maiores de 1min, o câmbio fique em Neutro para não desgastar o sistema..

Talvez seja interessante utilizar desta forma para evitar o desgaste da embreagem e/ou o aquecimento da mesma...mas é só uma sugestão...como não conheço, posso estar falando besteira :roll:
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Re: Temperatura da Embreagem - Punto Dualogic

por adeitos » Sex Mai 23, 2014 3:35 pm

Fluído pra refrigerar embreagem??

A embreagem do Dualogic é igual a qualquer carro manual, se deu alerta de temperatura é porque está sendo feito mal uso ou a condição em que o carro está exposto causa um super aquecimento.

Possíveis cenários:

- Transito pesado arranca e para constante
- Segurar o carro parado numa ladeira na embreagem (não pisar no freio e ficar acelerando)
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Re: Temperatura da Embreagem - Punto Dualogic

por ailcampos » Sáb Mai 24, 2014 1:06 pm

Marcão_Abarth escreveu:
mrdebien escreveu:Uma hipótese é o trânsito muito parado, arranca e para, com o câmbio no modo drive. Já vi acontecer num VW Gol. Quanto a temperatura volta ao normal, a mensagem some.

Uma alternativa de solução é colocar em neutro, nas paradas mais longas.


Pessoal, entendo pouco do funcionamento do dualogic, mas uma pergunta: Vocês não colocam em Neutro quando param no sinal, ou no pára-e-anda em congestionamento ??

Porque é como se você ficasse com a embreagem acionada...em carros manuais, eventualmente a gente coloca em ponto morto e re-engata a primeira quando o trânsito volta à andar.

Eu sei que em câmbios automáticos com conversor de torque, se pede que para paradas maiores de 1min, o câmbio fique em Neutro para não desgastar o sistema..

Talvez seja interessante utilizar desta forma para evitar o desgaste da embreagem e/ou o aquecimento da mesma...mas é só uma sugestão...como não conheço, posso estar falando besteira :roll:



Eu tinha a mesma duvida e perguntei na oficina da CC e o mecânico me disse que nao DL nao é necessário fazer isso em sinal como nos carros automaticos, mas por mania eu sempre coloco.
Eu ja tive essa mensagem uma unica vez, quando estava com o carro cheio e peguei 3 horas de engarrafamento.
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Re: Temperatura da Embreagem - Punto Dualogic

por jpromero » Dom Mai 25, 2014 6:16 pm

Em paradas mais longas eu coloco em N para não ficar forçando o platô (as molas) e o atuador hidráulico, porém não é isso que faz a temperatura da embreagem aumentar.

O que causa o excesso de temperatura é o anda-e-pára onde a embreagem fica "meio" acionada, é como em carro manual, ao arrancar em primeira marcha e soltar só um pouco o pedal da embreagem, o motor aumenta o giro e a embreagem patina de maneira controlada, arrancando sem causar trancos, porém repetir esse processo por mais de 15-20 minutos causa um aumento grande da temperatura do disco que no sistema Dualogic é sinalizado como "temperatura excedida na embreagem".
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Re: Temperatura da Embreagem - Punto Dualogic

por VLA » Seg Mai 26, 2014 8:10 am

o cambio volta para neutro no sequencial pela borboleta ou só pela alavanca mesmo?
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Re: Temperatura da Embreagem - Punto Dualogic

por jpromero » Seg Mai 26, 2014 1:26 pm

VLA escreveu:o cambio volta para neutro no sequencial pela borboleta ou só pela alavanca mesmo?


Só na alavanca mesmo.
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Re: Temperatura da Embreagem - Punto Dualogic

por VLA » Seg Mai 26, 2014 3:51 pm

humm... se voltasse pelas borboletas seria tranquilo...

mas ficar voltando na alavanca toda hora, num carro feito pra nao precisar trocar é meio chato heim.
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Re: Temperatura da Embreagem - Punto Dualogic

por jpromero » Seg Mai 26, 2014 4:01 pm

VLA escreveu:humm... se voltasse pelas borboletas seria tranquilo...

mas ficar voltando na alavanca toda hora, num carro feito pra nao precisar trocar é meio chato heim.


Mas o carro volta sozinho ao N se ficar muito tempo engatado sem se mover.
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Re: Temperatura da Embreagem - Punto Dualogic

por bld17 » Seg Mai 26, 2014 4:37 pm

Hum , pelo o que estou lendo e interpretando o Dl funciona desta maneira se vc segurar no freio por exemplo em um cruzamento ele estará acionando a embreagem pois assim que vc soltar o freio e acelerar o câmbio acoplara uma marcha , posso estar errado mais ele sempre estará " fazendo controle de embreagem em diversas situações em que em um câmbio mecânico o usuário poderia jogar em neutro". Agora uma pergunta nunca dirigi um DL , por exemplo para que ele efetue as trocas de marcha vc tem que dar umas esticadas pq dirigi uma tr4 automática se vc não dar uma estica ela permanece na msm marcha e assim o consumo fica la nas alturas.
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Re: Temperatura da Embreagem - Punto Dualogic

por jpromero » Ter Mai 27, 2014 11:16 am

bld17 escreveu:Hum , pelo o que estou lendo e interpretando o Dl funciona desta maneira se vc segurar no freio por exemplo em um cruzamento ele estará acionando a embreagem pois assim que vc soltar o freio e acelerar o câmbio acoplara uma marcha , posso estar errado mais ele sempre estará " fazendo controle de embreagem em diversas situações em que em um câmbio mecânico o usuário poderia jogar em neutro". Agora uma pergunta nunca dirigi um DL , por exemplo para que ele efetue as trocas de marcha vc tem que dar umas esticadas pq dirigi uma tr4 automática se vc não dar uma estica ela permanece na msm marcha e assim o consumo fica la nas alturas.


Sim, o Dualogic funciona da mesma forma. Se acelerar pouco em 1a marcha ele não muda para 2a marcha e assim por diante.
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