Qual é Melhor para eu comprar 1.4 8v ou 1.6 16v ?

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Qual é Melhor para eu comprar 1.4 8v ou 1.6 16v ?

por xdzyn » Sáb Jun 28, 2014 12:52 am

Estou em duvida na compra de um 1.4 ou um 1.6, pois li umas pesquisas falando do 1.4 q o motor é fraco e tbm li umas pesquisas sobre o 1.6 q ele nao tem saida so é bom qndo pega velocidade na estrada, e q bebe muito na cidade.

Me ajude pois não sei qual comprar.. obg
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Qual é Melhor para eu comprar 1.4 8v ou 1.6 16v ?

por jpromero » Sáb Jun 28, 2014 5:27 pm

Entre o 1.4 e o 1.6, sem dúvida nenhuma fico com o 1.6, é um motor mais moderno, não usa correia dentada (só isso já vale o investimento maior), o consumo é "praticamente" igual ao do 1.4 mas o desempenho é mesmo muito melhor.

O 1.4 é um motor mais "amarrado", falta um pouco de força acima de 3000 rpm mas isso faz ele ser um motor bom para cidade, pois tem a curva de torque mais plana em baixa rotação. Porém é só, o motor 1.6 responde bem nas médias e altas rotações, tornando um motor bem legal de andar na estrada, mesmo quando o interesse é menor consumo.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por lindembergc » Sáb Jun 28, 2014 8:03 pm

Fiquei com essa dúvida quando comprei, ai fui de 1.4 justamente por não viajar tanto de carro, mas já coloquei na estrada e andei de boa, fico um pouco com medo de motor 16v, semana passada quase troquei por um punto zero 1.6 16v, acho que no fundo se tivesse um punto hj zero 1.6 ou 1.8 8v eu iria sem pensar.

Eu uso o carro todo dia e ele atende bem, se o seu uso for diário, acho que a economia do 1.4 em relacao ao 1.6 seria melhor, sem entrar se 16v é bom ou não, mas se não pega tanto transito, eu iria de 1.6, ai é aquilo, se não tiver nada contra 16v, vai nele, melhor até para revenda.

Se vc tá vindo de 1.0 vai achar que o 1.4 é bem melhor, caso contrário poderá se arrepender
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por CARLOVER » Sáb Jun 28, 2014 8:17 pm

Cara, hoje em dia não existe mais disso de 16V válvulas não presta. Aliás, nunca existiu. O que sempre existiu, continua existindo e sempre existirá é falador, "mexânico" e palpiteiro. Mecânico que não entende, não tem gabarito... Faz qualquer m* e tá bom, os famosos preguiçosos que deixam Fusca engasgando e quer mexer em multiválvula. Na verdade a galera, todo mundo fala de tudo! É 8V, 16V, 20V, vão falar mal, falar é fácil... Afinal, até papagaio fala!

Deixando de lado o discurso moralista, o E.TorQ é muito bom motor e depois de 3 anos convivendo com ele eu dou meu selo de aprovação. Meu Punto tinha o antigo motor GM Família I, mas quando tive a oportunidade de dirigir um ELX 1.4 de um amigo achei bem fraco. Ele, por sua vez, achava de bom tamanho. Enfim, vai de gosto. Eu compraria um 1.6 16V pra não arrepender depois. E quanto às baixas, o melhor mesmo é VOCÊ dirigir pra conseguir sentir o carro... Pra mim a baixa é de bom tamanho, vou deixar você com as curvas de potência e torque, perceba como a última é surpreendentemente plana, com 80% do torque já @ 1.500 rpm e 93% @ 2.500 rpm.

Abraço e boa sorte na escolha.
Ex Punto HLX 1.8 8V Flex 08', Linea Absolute 1.9 16V Flex Dualogic 09', Linea Absolute 1.8 16V Flex E.TorQ Dualogic 11'
Atual Bravo Absolute Dualogic 1.8 16V Flex E.TorQ Dualogic 11' Cinza Tellurium + Full Option
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por CARLOVER » Sáb Jun 28, 2014 8:22 pm

Esqueci das curvas... Acessa esse link
Ex Punto HLX 1.8 8V Flex 08', Linea Absolute 1.9 16V Flex Dualogic 09', Linea Absolute 1.8 16V Flex E.TorQ Dualogic 11'
Atual Bravo Absolute Dualogic 1.8 16V Flex E.TorQ Dualogic 11' Cinza Tellurium + Full Option
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por dannymp » Sáb Jun 28, 2014 10:00 pm

Eu tive um 1.4 e tenho atualmente o 1.6 16v, o consumo na cidade é praticamente o mesmo (até acho o 1.6 um pouco mais econômico), ja o desempenho não tem comparação, se der vai de 1.6 16v que não irá se arrepender...
Ex Punto ELX 08 Vermelho - Essence 11 Cinza - Atual Punto Sporting DL 13
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por lindembergc » Sáb Jun 28, 2014 11:23 pm

O melhor mesmo é vc andar no carro que gostaria, dai vc tira a conclusão, pq o que é bom para um pode não para outro, de todos os puntos que iria seria um 1.8 e o black, mas sinceramente, não vejo nada no carro para valer acima de 55 mil em um carro deste padrão.

Faz o teste e decide, melhor coisa.

Boa sorte
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por VLA » Ter Jul 01, 2014 1:27 pm

eu não consigo ver um único motivo para o 1.4 vender tanto que não seja a FALSA ILUSÃO de consumo menor.

a diferença de preço entre eles é muito pequena pra deixar passar a oportunidade de ter um carro com uma pegada mais esportiva e um ótimo rendimento principalmente em estrada.

o melhor é ir até uma concessionária e fazer um test-drive em ambos.... antes de comprar o meu experimentei 3 puntos com motorizações diferentes e tirei minhas proprias conclusões... fui de etorq e foi uma ótima escolha.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por mhyro santos » Ter Jul 01, 2014 8:54 pm

Tenho um 1.4 e iria facil facil para 1.6 . Quanto ao consumo depende muito do pé.
Fiat Punto Attractive + Ar Condicionado + Sistema de Som + Rodas 15" Liga
PUNTO white Shark - do Mhyro__ viewtopic.php?f=56&t=23722
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jpromero » Qua Jul 02, 2014 8:21 am

VLA escreveu:eu não consigo ver um único motivo para o 1.4 vender tanto que não seja a FALSA ILUSÃO de consumo menor.

a diferença de preço entre eles é muito pequena pra deixar passar a oportunidade de ter um carro com uma pegada mais esportiva e um ótimo rendimento principalmente em estrada.

o melhor é ir até uma concessionária e fazer um test-drive em ambos.... antes de comprar o meu experimentei 3 puntos com motorizações diferentes e tirei minhas proprias conclusões... fui de etorq e foi uma ótima escolha.

É o preço e uma outra coisa que faz carro vender: Ter a pronta entrega. Eu principalmente não esperaria 30 dias para receber um 1.6 se tivesse o 1.4 a pronta entrega. O que poderia fazer é procurar em outra CCS, mas ficar esperando carro me mata de ansiedade. O Fiesta que comprei no sábado e peguei na quarta já me deixou ansioso (tinha que instalar o módulo de vidro e pintar o jogo de frisos, senão já pegava ele no ato da compra).
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

Próximo