Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

por Marcus Vilasboas » Qua Jul 23, 2014 10:11 am

É isso mesmo. Mas os "dupla embreagem"da Ford, pelo o que eu li, não são tão rápidos na troca e ainda são "indecisos" sobre qual marcha usar. Se dirigir algum desses, passe pra nós as suas impressões.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por VLA » Qua Jul 23, 2014 10:12 am

rafael_h_p escreveu:Lendo estes tópico me deu coragem para fazer o teste e jogar no N em descida e ao fim dela colocar no D.
A função realmente engata a marcha mais adequada para a velocidade.
Fiz primeiro o teste a uns 20 a 30 km/h, para se por ventura engatasse a 1° o motor não ficasse pelo caminho...rs
Depois fui aumentando a velocidade e testando algumas situações, em todas houve sucesso.

isso seria uma espécie de "gambiarra" pra evitar aquela deficiência citada nas paginas anteriores onde vc começa a descer o carro só soltando o freio e vai ganhando velocidade e ao pisar no acelerador o cambio continua em primeira causando um tranco violento... situacao q na minha visão poderia até provocar a quebra do motor ou do cambio (ou de ambos).... é uma dica interessante, mas independente disso a fiat precisaria URGENTEMENTE corrigir isso na programação do dualogic.

obs: valeu Joao e Marcus... já começo a sentir mais interesse pelo dualogic plus.

agora só falta o hill-holder (esse é pela patroa rs).
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por jpromero » Qua Jul 23, 2014 1:30 pm

VLA, nem precisa de Hill Holder, é tão rápido soltar a embreagem e já dar um toquinho no acelerador que ele segura o carro. Isso aí é mais frescura, só para dizer que tem. Em carros manuais ai sim é legal, mas nos automatizados é só "para constar" que tem.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Marcus Vilasboas » Qua Jul 23, 2014 1:53 pm

jpromero escreveu:VLA, nem precisa de Hill Holder, é tão rápido soltar a embreagem e já dar um toquinho no acelerador que ele segura o carro. Isso aí é mais frescura, só para dizer que tem. Em carros manuais ai sim é legal, mas nos automatizados é só "para constar" que tem.

O creeping cumpre em parte esta função. Claro, numa descida muito íngreme, o creeping não tem torque suficiente pra segurar o carro, mas diminui o recuo e te dá tempo suficiente pra acelerar.
Eu uso o truque de manter o freio pisado e escorregar o pé pra direita, até que solte o freio e pise automaticamente no acelerador. Mas tem que dosar o acelerador, pois se pisar fundo, o carro sai cantando os pneus... :arrancada:
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por esallum » Qua Jul 23, 2014 3:06 pm

Automatizados de dupla embreagem são o futuro da relação desempenho x economia x conforto
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por VLA » Qua Jul 23, 2014 3:53 pm

imagino que a força do creeping seja semelhante a soltar a embreagem num manual sem acelerar... eu manobro meu carro na garagem assim, sem acelerar, simplesmente solto a embreagem e o carro movimenta devagar.

sobre a dupla embreagem, vi alguem comentando num forum que os ford nacionais estão tendo desgaste prematuro da embreagem que atua nas marchas ímpares.... mito ou verdade?
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por rafael_h_p » Qua Jul 23, 2014 3:53 pm

VLA escreveu:
rafael_h_p escreveu:Lendo estes tópico me deu coragem para fazer o teste e jogar no N em descida e ao fim dela colocar no D.
A função realmente engata a marcha mais adequada para a velocidade.
Fiz primeiro o teste a uns 20 a 30 km/h, para se por ventura engatasse a 1° o motor não ficasse pelo caminho...rs
Depois fui aumentando a velocidade e testando algumas situações, em todas houve sucesso.

isso seria uma espécie de "gambiarra" pra evitar aquela deficiência citada nas paginas anteriores onde vc começa a descer o carro só soltando o freio e vai ganhando velocidade e ao pisar no acelerador o cambio continua em primeira causando um tranco violento... situacao q na minha visão poderia até provocar a quebra do motor ou do cambio (ou de ambos).... é uma dica interessante, mas independente disso a fiat precisaria URGENTEMENTE corrigir isso na programação do dualogic.

obs: valeu Joao e Marcus... já começo a sentir mais interesse pelo dualogic plus.

agora só falta o hill-holder (esse é pela patroa rs).

Olá VLA, não é exatamente uma gambiarra, pois o sistema do cambio aceita a função do "N" e depois de estar em movimento colocar no "D".

Para a situação de descer alguma rua com o pé no freio e de 1°, eu utilizava outra forma, já descia em 2° marcha.
Isso caso eu estivesse parado em transito, ai antes de sair, engatava a 2° e deixava descer na boa.
Na maioria das vezes o anda e para do transito, descia um pouco, atingia cerca de 20km/h, e o transito voltava a parar, ai ao parar o carro completamente ele volta para 1°, e ai manualmente coloco em 2°, para suavizar a descida sem haver muito freio motor ou risco de tranco na 1° marcha.
É uma outra forma que uso para sair em qualquer descida..rs

abraço
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por esallum » Sex Ago 08, 2014 8:38 am

Fico feliz em saber que esse tópico rendeu :)
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Hardsan » Qui Ago 14, 2014 4:52 am

Muito legal esse tópico, gostei da discussão. Li completamente.
Minha experiência: sempre aproveito as descidas (declives) para avançar uma marcha já que o motor tá com pouca carga e sempre aceita este avanço de marcha, assim ganhando velocidade e economizando combustivel, acelerando suavemente. Qualquer manual de carro vai dizer que não é seguro descer no neutro, acho que vale para o dualogic também. Lembrando que não precisa colocar no neutro para economizar combustível, quando tira o pé do acelerador entra o cutoff, que é o corte da injeção de combustível. E a segurança é mais importante que a economia.
Tratando-se de aclive, segurar o carro no acelerador é bobeira até em carro com câmbio manual, desgasta a embreagem mesmo e consome combustível desnecessariamente.
Outra coisa que percebi no dualogic é que ao reduzir a marcha manualmente o câmbio interpreta que você quer aumentar a velocidade, injetando combustível mesmo antes de você apertar no acelerador, (percebi isso através do consumo instantâneo do CB) então ao ver o semáforo vermelho de longe basta tirar o pé do acelerador e freiar na medida do necessário para economizar combustível. Faço essa observação porque em outro tópico sobre o cutoff, aconselharam reduzir a velocidade baixando as marchas, mantendo a rotação elevada para o cutoff continuar acionado, ou seja, sem injetar combustível no motor.
Ah!! E no manual do Dualogic diz que não precisa tirar o pé do acelerador durante a troca de marcha, eu não percebo trancos, mantenho o pé no acelerador mesmo, talvez o que dê tranco para alguns seja afundar o pé durante a troca, acho que tem que manter o pé constante neste momento para não alterar a rotação do motor bruscamente.
Punto Essence 1.6 dualogic plus 13/14
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jpromero » Qui Ago 14, 2014 1:47 pm

Isso ai Haroldo, essa interpretação de quanto se deve (ou não se deve) acelerar é que praticamente extingue os trancos nas trocas de marcha, gosto bastante da comodidade do dualogic, sei que não é perfeito, mas mesmo assim compraria outro carro com o sistema sem qualquer medo.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

AnteriorPróximo