Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus
Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus
É isso mesmo. Mas os "dupla embreagem"da Ford, pelo o que eu li, não são tão rápidos na troca e ainda são "indecisos" sobre qual marcha usar. Se dirigir algum desses, passe pra nós as suas impressões.
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Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus
rafael_h_p escreveu:Lendo estes tópico me deu coragem para fazer o teste e jogar no N em descida e ao fim dela colocar no D.
A função realmente engata a marcha mais adequada para a velocidade.
Fiz primeiro o teste a uns 20 a 30 km/h, para se por ventura engatasse a 1° o motor não ficasse pelo caminho...rs
Depois fui aumentando a velocidade e testando algumas situações, em todas houve sucesso.
isso seria uma espécie de "gambiarra" pra evitar aquela deficiência citada nas paginas anteriores onde vc começa a descer o carro só soltando o freio e vai ganhando velocidade e ao pisar no acelerador o cambio continua em primeira causando um tranco violento... situacao q na minha visão poderia até provocar a quebra do motor ou do cambio (ou de ambos).... é uma dica interessante, mas independente disso a fiat precisaria URGENTEMENTE corrigir isso na programação do dualogic.
obs: valeu Joao e Marcus... já começo a sentir mais interesse pelo dualogic plus.
agora só falta o hill-holder (esse é pela patroa rs).
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus
VLA, nem precisa de Hill Holder, é tão rápido soltar a embreagem e já dar um toquinho no acelerador que ele segura o carro. Isso aí é mais frescura, só para dizer que tem. Em carros manuais ai sim é legal, mas nos automatizados é só "para constar" que tem.
João Paulo
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Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus
jpromero escreveu:VLA, nem precisa de Hill Holder, é tão rápido soltar a embreagem e já dar um toquinho no acelerador que ele segura o carro. Isso aí é mais frescura, só para dizer que tem. Em carros manuais ai sim é legal, mas nos automatizados é só "para constar" que tem.
O creeping cumpre em parte esta função. Claro, numa descida muito íngreme, o creeping não tem torque suficiente pra segurar o carro, mas diminui o recuo e te dá tempo suficiente pra acelerar.
Eu uso o truque de manter o freio pisado e escorregar o pé pra direita, até que solte o freio e pise automaticamente no acelerador. Mas tem que dosar o acelerador, pois se pisar fundo, o carro sai cantando os pneus...

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Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus
Automatizados de dupla embreagem são o futuro da relação desempenho x economia x conforto
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Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus
imagino que a força do creeping seja semelhante a soltar a embreagem num manual sem acelerar... eu manobro meu carro na garagem assim, sem acelerar, simplesmente solto a embreagem e o carro movimenta devagar.
sobre a dupla embreagem, vi alguem comentando num forum que os ford nacionais estão tendo desgaste prematuro da embreagem que atua nas marchas ímpares.... mito ou verdade?
sobre a dupla embreagem, vi alguem comentando num forum que os ford nacionais estão tendo desgaste prematuro da embreagem que atua nas marchas ímpares.... mito ou verdade?
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Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus
VLA escreveu:rafael_h_p escreveu:Lendo estes tópico me deu coragem para fazer o teste e jogar no N em descida e ao fim dela colocar no D.
A função realmente engata a marcha mais adequada para a velocidade.
Fiz primeiro o teste a uns 20 a 30 km/h, para se por ventura engatasse a 1° o motor não ficasse pelo caminho...rs
Depois fui aumentando a velocidade e testando algumas situações, em todas houve sucesso.
isso seria uma espécie de "gambiarra" pra evitar aquela deficiência citada nas paginas anteriores onde vc começa a descer o carro só soltando o freio e vai ganhando velocidade e ao pisar no acelerador o cambio continua em primeira causando um tranco violento... situacao q na minha visão poderia até provocar a quebra do motor ou do cambio (ou de ambos).... é uma dica interessante, mas independente disso a fiat precisaria URGENTEMENTE corrigir isso na programação do dualogic.
obs: valeu Joao e Marcus... já começo a sentir mais interesse pelo dualogic plus.
agora só falta o hill-holder (esse é pela patroa rs).
Olá VLA, não é exatamente uma gambiarra, pois o sistema do cambio aceita a função do "N" e depois de estar em movimento colocar no "D".
Para a situação de descer alguma rua com o pé no freio e de 1°, eu utilizava outra forma, já descia em 2° marcha.
Isso caso eu estivesse parado em transito, ai antes de sair, engatava a 2° e deixava descer na boa.
Na maioria das vezes o anda e para do transito, descia um pouco, atingia cerca de 20km/h, e o transito voltava a parar, ai ao parar o carro completamente ele volta para 1°, e ai manualmente coloco em 2°, para suavizar a descida sem haver muito freio motor ou risco de tranco na 1° marcha.
É uma outra forma que uso para sair em qualquer descida..rs
abraço
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Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus
Fico feliz em saber que esse tópico rendeu 

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Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus
Muito legal esse tópico, gostei da discussão. Li completamente.
Minha experiência: sempre aproveito as descidas (declives) para avançar uma marcha já que o motor tá com pouca carga e sempre aceita este avanço de marcha, assim ganhando velocidade e economizando combustivel, acelerando suavemente. Qualquer manual de carro vai dizer que não é seguro descer no neutro, acho que vale para o dualogic também. Lembrando que não precisa colocar no neutro para economizar combustível, quando tira o pé do acelerador entra o cutoff, que é o corte da injeção de combustível. E a segurança é mais importante que a economia.
Tratando-se de aclive, segurar o carro no acelerador é bobeira até em carro com câmbio manual, desgasta a embreagem mesmo e consome combustível desnecessariamente.
Outra coisa que percebi no dualogic é que ao reduzir a marcha manualmente o câmbio interpreta que você quer aumentar a velocidade, injetando combustível mesmo antes de você apertar no acelerador, (percebi isso através do consumo instantâneo do CB) então ao ver o semáforo vermelho de longe basta tirar o pé do acelerador e freiar na medida do necessário para economizar combustível. Faço essa observação porque em outro tópico sobre o cutoff, aconselharam reduzir a velocidade baixando as marchas, mantendo a rotação elevada para o cutoff continuar acionado, ou seja, sem injetar combustível no motor.
Ah!! E no manual do Dualogic diz que não precisa tirar o pé do acelerador durante a troca de marcha, eu não percebo trancos, mantenho o pé no acelerador mesmo, talvez o que dê tranco para alguns seja afundar o pé durante a troca, acho que tem que manter o pé constante neste momento para não alterar a rotação do motor bruscamente.
Punto Essence 1.6 dualogic plus 13/14
Minha experiência: sempre aproveito as descidas (declives) para avançar uma marcha já que o motor tá com pouca carga e sempre aceita este avanço de marcha, assim ganhando velocidade e economizando combustivel, acelerando suavemente. Qualquer manual de carro vai dizer que não é seguro descer no neutro, acho que vale para o dualogic também. Lembrando que não precisa colocar no neutro para economizar combustível, quando tira o pé do acelerador entra o cutoff, que é o corte da injeção de combustível. E a segurança é mais importante que a economia.
Tratando-se de aclive, segurar o carro no acelerador é bobeira até em carro com câmbio manual, desgasta a embreagem mesmo e consome combustível desnecessariamente.
Outra coisa que percebi no dualogic é que ao reduzir a marcha manualmente o câmbio interpreta que você quer aumentar a velocidade, injetando combustível mesmo antes de você apertar no acelerador, (percebi isso através do consumo instantâneo do CB) então ao ver o semáforo vermelho de longe basta tirar o pé do acelerador e freiar na medida do necessário para economizar combustível. Faço essa observação porque em outro tópico sobre o cutoff, aconselharam reduzir a velocidade baixando as marchas, mantendo a rotação elevada para o cutoff continuar acionado, ou seja, sem injetar combustível no motor.
Ah!! E no manual do Dualogic diz que não precisa tirar o pé do acelerador durante a troca de marcha, eu não percebo trancos, mantenho o pé no acelerador mesmo, talvez o que dê tranco para alguns seja afundar o pé durante a troca, acho que tem que manter o pé constante neste momento para não alterar a rotação do motor bruscamente.
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Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus
Isso ai Haroldo, essa interpretação de quanto se deve (ou não se deve) acelerar é que praticamente extingue os trancos nas trocas de marcha, gosto bastante da comodidade do dualogic, sei que não é perfeito, mas mesmo assim compraria outro carro com o sistema sem qualquer medo.
João Paulo
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