Trocar kit embreagem Dualogic

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Trocar kit embreagem Dualogic

por Heltontjet » Ter Set 30, 2014 9:10 pm

jpromero escreveu:Pois é Helton, na verdade eu decidi não trocar a embreagem "preventivamente", quando chegar a hora da troca será avaliado e trocado o necessário.

Em tempo: Seu Linea T-Jet é branco?!? Nunca ví. Cade as fotos?

Bom então tem tempo pra ir separando uma grana pra quando for trocar né!!
Tenho um Punto tjet branco 13/13. O lance das fotos!! Cara não sei colocar!! :cry: Eu tinha um Bravo essence dualogic!! Mas vendi antes que tivesse estes tipo de manutenção justamente por achar um pouco puxado as peças só pq é" automático". O povo mete a mão!!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por VLA » Qua Out 01, 2014 8:03 am

jpromero, quanto a ccs cobra pela mão de obra da troca da embreagem, atuador ou embreagem+atuador?

se precisasse trocar, acho que eu arriscaria trocar só a embreagem, a não ser que o carro já tivesse mais de 100.000km rodados... um sistema desse não pode ser feito pra durar tão pouco, não acha?

Heltontjet, eu não teria saido do bravo simplesmente pelo medo da manutenção do dualogic.... Isso tende a baixar de preço com o tempo, assim como no inicio era muito mais caro do que hoje... E o conforto que o sistema te dá acho que paga esse possível/eventual custo a mais. Fora que vc deve ter perdido uma boa grana com a desvalorização do bravo.

Se eu tiver outro Fiat, quase certeza que será Dualogic.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por jpromero » Qua Out 01, 2014 8:26 am

Helton, te confundi com um outro membro que tem um Linea T-Jet! Desculpe.

VLA, então, quando fui orçar na CCS tinha mais coisa junto, não sei quanto fica só a mão de obra da troca da embreagem. Os preços das peças eles passam separado mas a mão de obra não.

E eu também não troco meu dualogic por causa da manutenção. Quando apresentar problemas ai eu penso nisso. Enquanto isso vou usando normalmente, é sim um bom conforto, atende bem.

Em relação a durabilidade da embreagem não tem muito a ver com a km percorrida e sim com a quantidade de trocas efetuadas e também com o desgaste do conjunto de embreagem. Por exemplo: Um carro que roda exclusivamente na cidade com trânsito congestionado faz muito mais trocas e desgasta mais a embreagem que um que roda grandes distâncias na estrada. Tem um grande trecho que ando na rodovia Dom Pedro que o carro fica sempre em 5a marcha e só reduz quando tem pedágio. Quem faz esse trajeto regularmente tem a embreagem muito mais preservada que uma pessoa que roda só em cidade.

Por isso o sistema dualogic tem um contador de desgaste da embreagem, numa escala de 1000 a 8000 se me lembro bem. Sendo que 8000 é o máximo admissível. Meu carro está com mais de 7500.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Heltontjet » Qua Out 01, 2014 12:57 pm

VLA, blz cara!! Cara eu curtia muito o Bravo não tenho nada a me queixar dele ou do sistema dualogic, até que não perdi muito nele não troquei pelo preço de tabela na época ,Perdi uns 4mil em quase 2 anos !!. Mais um tjet é outro nível!! Por isso troquei.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por VLA » Qua Out 01, 2014 1:43 pm

Heltontjet, realmente, no t-jet voce ganhou em outros aspectos.

jpromero, interessante saber desse contador... Mas ele é baseado na espessura do disco ou na quantidade de trocas? Pq se for pela quantidade, vc pode trocar de marcha 5000x rapido e corretamente, e outro cara pode trocar 500x e ficar patinando disco acabando com ele né.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por jpromero » Qua Out 01, 2014 8:41 pm

O índice de desgaste é medido pelo deslocamento do atuador, quanto maior o deslocamento maior é o desgaste.
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Niso Vianna Neto » Qui Nov 20, 2014 11:44 am

Olá, tenho um punto essence 1.8 dualogic 2010/2011 com 103 mil km e andei fazendo essa pergunta em duas concessionárioas Fiat sobre o custo para trocar o kit embreagem do câmbio dualogic e realmente fiquei um pouco espantado por essa necessidade de trocar também o atuador. Dessa forma, me informaram que a embreagem em si custaria em torno de 400, mais uns 1.200/1.300 do atuador e (pasme) por volta de 800 a 1.000 de mão de obra... Perguntei na Fiat Itavema da Santo Amaro e na Fiat Sinal da Granja Viana. Quando fiz a revisão dos 90.000 km, me disseram que a embreagem do dualogic dura até 105 mil; no máximo 108.000 km. Por isso indaguei. Na medição, com 90 mil estava OK. No uso, está tudo bem. Perguntei quando apresenta sintomas de que é necessário a troca, como se percebe isso na prática? Disseram que o carro perde potência na subida por exemplo, aumenta o giro sem correspondência no torque. Meu receio seria justamente queimar o conversor de torque, situação em que o conserto fica caro de verdade! Houve alguma reportagem falando disso recentemente de carros de dupla embreagem que poderia chegar a inimagináveis 10 pilas (caso da Ford e VW Jetta TSI). Por essa razão, quis ter certeza de trocar se for indicado e saber o quanto custaria na revisão de 105 mil. Dois pau, quase. É isso. Bem caro, na minha opinião.
Punto Essence 1.8 Dualogic 2010/2011 Preto Vulcano Kit HSD e bancos em couro
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por felipebm86 » Qui Nov 20, 2014 12:44 pm

Niso Vianna Neto escreveu:Olá, tenho um punto essence 1.8 dualogic 2010/2011 com 103 mil km e andei fazendo essa pergunta em duas concessionárioas Fiat sobre o custo para trocar o kit embreagem do câmbio dualogic e realmente fiquei um pouco espantado por essa necessidade de trocar também o atuador. Dessa forma, me informaram que a embreagem em si custaria em torno de 400, mais uns 1.200/1.300 do atuador e (pasme) por volta de 800 a 1.000 de mão de obra... Perguntei na Fiat Itavema da Santo Amaro e na Fiat Sinal da Granja Viana. Quando fiz a revisão dos 90.000 km, me disseram que a embreagem do dualogic dura até 105 mil; no máximo 108.000 km. Por isso indaguei. Na medição, com 90 mil estava OK. No uso, está tudo bem. Perguntei quando apresenta sintomas de que é necessário a troca, como se percebe isso na prática? Disseram que o carro perde potência na subida por exemplo, aumenta o giro sem correspondência no torque. Meu receio seria justamente queimar o conversor de torque, situação em que o conserto fica caro de verdade! Houve alguma reportagem falando disso recentemente de carros de dupla embreagem que poderia chegar a inimagináveis 10 pilas (caso da Ford e VW Jetta TSI). Por essa razão, quis ter certeza de trocar se for indicado e saber o quanto custaria na revisão de 105 mil. Dois pau, quase. É isso. Bem caro, na minha opinião.

Olá Niso, quanto a sintomas de embreagem desgastada é isso mesmo, a rotação do motor aumenta sem aumento de velocidade, se tiver que arrancar numa subi então, corre o risco de nem sair do lugar.
Não entendi sua dúvida sobre queimar o conversor de torque, pois carros com câmbio automatizado (dualigic, imotion, easytronic...) não tem conversor de torque, e sim embreagem e marchas automatizadas (comandadas por um "robô").
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por jpromero » Dom Nov 23, 2014 4:55 pm

Exato Felipe, não tem conversor de torque nos câmbios automatizados como o Dualogic.

Niso, antes de o carro perder potência na subida ele começa a trepidar ao arrancar, normalmente esse sintoma aparece antes da embreagem começar a patinar (sintoma do giro aumentar e a velocidade não acompanhar). Se seu carro não tem nenhum desses comportamentos não faça a troca da embreagem. Na revisão peça para verificar e completar se necessário o fluído do Dualogic (o tal do CS SPEED que custa R$ 150 o litro) e continue até seu carro apresentar algum desses sintomas.

Os preços são esses mesmos, porém a mão de obra aqui ficava mais barato quando cotei, em torno de R$ 500-600, na CCS. Se tiver que trocar, vou fazer em uma oficina particular.
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Niso Vianna Neto » Dom Nov 23, 2014 10:48 pm

Valeu jpromero e Felipe! Obrigado pela dica e pelas informações. Abraço.
Punto Essence 1.8 Dualogic 2010/2011 Preto Vulcano Kit HSD e bancos em couro
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

AnteriorPróximo