Release Linea
7 mensagens
|Página 1 de 1
Release Linea
Galera, da uma olhada no que tem sobre o Linea no site fiatpress....Tem algumas funções bem interessantes!
Olhando de fora, o que se vê é um sedan de linhas elegantes e surpreendentes. Entrando no carro, o ambiente requintado, confortável e rico em recursos tecnológicos envolve e cativa. E conduzindo o automóvel, destacam-se a performance, a segurança e o prazer de dirigir. Este é o Fiat Linea.
O lançamento reconduz a Fiat Automóveis ao segmento dos sedans médios, e também comprova sua vocação para montadora “full-liner”, com uma gama completa de modelos atuais e competitivos, contemplando os mais diversos segmentos do mercado. O novo carro representa tanto o “estado da arte” da trajetória da Fiat como o ponto de partida para novas conquistas no futuro: um novo patamar e uma nova referência no mercado. O Fiat Linea é a mais pura tradução da modernidade e da eficiência de uma empresa engajada em oferecer sempre o melhor.
O novo modelo é um projeto mundial da Fiat, desenvolvido para competir em vários países – o que significa a internacionalização da marca –, mas que no Brasil recebeu características desejadas pelo mercado nacional, com incrementos em tecnologia e sofisticação. O projeto foi desenvolvido pela Engenharia da Fiat do Brasil juntamente com a Itália. Lançado em maio de 2007, ele já é vendido em diferentes países, como Alemanha e Portugal - inclusive já recebeu o prêmio Autobest 2008, eleito por um júri de 15 jornalistas da imprensa automotiva que representam diversos países Europeus. E agora chega também ao Brasil.
Tradicionalmente, a Fiat Automóveis ouve seus clientes durante o desenvolvimento de um produto. Com o Linea não foi diferente. Eles queriam um carro elegante, luxuoso, de design marcante e belo. O Fiat Linea, com suas linhas esguias e harmoniosas, e com seu interior requintado, é tudo isso – puro estilo italiano com tempero brasileiro. Queriam também motorizações modernas. Para oferecê-las, a empresa não poupou recursos para desenvolver o novo motor 1.9 16V Flex e trouxe o motor T-Jet, de última geração, que concilia pequeno tamanho, economia e alto desempenho.
Queriam muita tecnologia, presente em recursos ultramodernos que tornam a convivência com o carro mais prazerosa, segura e prática. O Fiat Linea oferece itens como câmbio Dualogic, Blue&MeTM, Blue&MeTM NAV com navegador GPS, sensor de estacionamento, de chuva e crepuscular, até seis air bags, ar-condicionado automático digital e muito mais. E queriam um carro completo, que pudessem personalizar – e podem, com uma linha exclusiva de acessórios.
Com tais atributos, o novo top de linha da Fiat chega para ser a nova referência em um segmento cada vez mais importante e com mais opções. Hoje, ele é o quarto maior segmento do mercado nacional. De 2006 para 2007, cresceu nada menos do que 30,6% – enquanto o mercado de automóveis ganhou 26,4% no mesmo período. Em 2007, foram comercializados mais de 181 mil carros, volume este que movimentou aproximadamente 12 bilhões de reais. Neste ano, de janeiro a agosto, o segmento dos sedans médios já vendeu mais de 140 mil automóveis. Estima-se um volume de 220 mil unidades para o fechamento de 2008.
O momento não poderia ser mais oportuno. E o Fiat Linea surge neste cenário como um carro diferenciado, repleto de atrativos, com a missão de conquistar os clientes mais exigentes. E para ir ao encontro dos anseios dele, o Fiat Linea chega ao mercado em quatro diferentes versões, com duas novas motorizações, dois tipos de câmbio e três níveis de acabamento. São elas: 1.9 16V, 1.9 16V Dualogic, Absolute e T-Jet.
FORMA & FUNÇÃO
Elegância e estilo inteligentemente combinados com conforto e praticidade
Externamente, linhas inquestionavelmente italianas. Internamente, um ambiente requintado e extremamente funcional. No conjunto, um automóvel absolutamente harmonioso e original. Assim é o Fiat Linea.
Criado pelo Centro Stile Fiat, na Itália, a originalidade do novo carro fica evidente em suas linhas limpas e fluidas, que lhe dão uma aparência dinâmica e bem-resolvida. E inconfundivelmente italiana.
As generosas dimensões do Fiat Linea – 4,56 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,50 m de altura – confirmam a impressão de grande size impression que se tem ao vê-lo pela primeira vez.
A dianteira é imponente e, como tal, marca a presença singular do novo sedan. Todos os seus elementos estilísticos estão em balanço, resultando em um jogo geométrico interessante que atrai os olhos e cativa.
Afunilada, com contornos arredondados, a dianteira é ao mesmo tempo elegante e sólida. A grande grade, que reedita o novo “family feeling” dos modelos Fiat, é trapezoidal, com cantos arredondados, e traz elementos finos e moldura cromados. Ela marca a linha divisória entre o capô e o pára-choque integrado; estilisticamente, a entrada de ar abaixo deste representa a continuidade da grade. O contorno do pára-choque é demarcado por essa entrada, por nervuras e por frisos cromados.
Dos lados da entrada de ar, reentrâncias arredondadas embutem as luzes de neblina, que complementam os faróis visualmente. Estes, do tipo biparábola e com três partes estéticas, são alongados, com um formato orgânico. Interceptam as linhas do capô do motor e dos pára-lamas: um vinco parte de seu canto interno em direção ao pára-brisa; outro sai do canto externo dos faróis e corre até se encontrar com a borda inferior dos vidros laterais.
O vinco que se inicia no canto interno dos faróis e termina na extremidade da tampa traseira representa uma continuidade com a dianteira do Fiat Linea. Ele se funde à borda inferior dos vidros – destacada por um detalhe cromado –, que correm em diagonal e dão ao sedan um ar de grande dinamismo. Essa mesma impressão é reforçada pela acentuada inclinação do pára-brisa. Não há uma quebra nítida entre ele e o capô: um parece fluir do outro, em um perfil de aspecto aerodinâmico e esportivo. A linha superior dos vidros e do teto, arredondada e fluida, sem um único canto vivo, reforça essa impressão.
Frisos cromados percorrem a porção inferior das portas. Eles representam outro elemento de continuidade estilística, pois os olhos os encontrarão novamente na traseira do sedan. Assim, esses frisos se repetem em toda a volta do Fiat Linea.
Os pára-lamas musculosos acrescentam um elemento de solidez e força ao Fiat Linea. Da parte superior do pára-lama dianteiro nasce um vinco que percorre toda a lateral, paralelamente à linha dos vidros, e se dissolve sobre as lanternas traseiras. As maçanetas das portas, com detalhes cromados, discretas e em formato de gota, estão deitadas sobre esse vinco, ressaltando a pureza dos traços do novo sedan.
Essa vertente se repete na traseira do Fiat Linea: todas as linhas são limpas e essenciais, sem elementos supérfluos, resultando em um perfil marcante, elegante e forte. As belas lanternas, de formato trapezoidal, invadem a lateral do sedan, atraindo o olhar. Elas possuem um detalhe na porção inferior, acompanhando um vinco que atravessa a tampa do porta-malas.
A tampa tem um perfil curvo, demarcado pelo mesmo vinco que se inicia no canto interno dos faróis – como se ele fizesse uma curva para cima ao chegar à extremidade. Esse elemento funciona para dar fluidez visual ao sedan, conferindo grande harmonia a todo o conjunto.
Abaixo da tampa e das lanternas, o robusto pára-choque integrado possui um vinco que nasce na extremidade aguda das lanternas e repete o desenho curvo visto em outras partes do carro. Ele é cortado também por frisos cromados e por uma reentrância que abriga a placa; duas lâmpadas para iluminá-la ficam embutidas acima dela.
As lanternas são facilmente visíveis para outros motoristas. O brake-light de série, inserido internamente na base do vidro traseiro, completa a eficiência do conjunto ótico.
Não há fechadura no porta-malas: ele é aberto por comando interno ou por telecomando. Esse recurso foi adotado especificamente para o mercado brasileiro, levando em conta o gosto do cliente. A nova logomarca vermelha Fiat, no centro da tampa, completa o conjunto, dando ainda mais requinte ao modelo.
Estilo interno e vida a bordo
Da mesma forma que o exterior, o habitáculo do Fiat Linea é uma expressão legítima do estilo italiano. O amplo espaço interno, a qualidade dos materiais de acabamento, o esmero com o conforto e a grande atenção dada aos detalhes deixam isso evidente – assim como o ambiente claro, arejado e acolhedor, feito de elementos tão harmoniosos quanto os que compõem a carroceria. Na verdade, interior e exterior se balanceiam e complementam, e o produto final é um carro com excelente qualidade de vida a bordo, de grande beleza e requinte, que nasceu para agradar. E muito.
Quem entra no carro imediatamente percebe que o cuidado empregado na criação das linhas externas se mantém no habitáculo. A qualidade do acabamento interno é encontrada em todos os locais, como nas cores dos revestimentos, nas texturas dos materiais, nos contornos arredondados, no painel de instrumentos de excelente visualização chegando até na vasta área envidraçada. Tudo foi pensado para levar o motorista e os passageiros a conviverem com o Fiat Linea da melhor maneira possível.
A combinação de cores e materiais no interior varia de acordo com a versão. Assim, para o Fiat Linea 1.9 16V e 1.9 16V Dualogic foi escolhido o cinza, presente nos bancos em veludo e em detalhes do painel. A versão Absolute recebeu couro cinza ou bege – o cliente escolhe, e o painel acompanha o padrão. E a versão T-Jet vem com acabamento em microfibra e tear bege. O painel é bicolor, com a parte de cima preta e a de baixo bege, e há vários detalhes cromados. Independente da versão, a qualidade do acabamento é sempre refinada e extremamente agradável aos olhos.
O Fiat Linea vai muito além do estilo refinado, pois ele nasceu em torno do indivíduo, para acolhê-lo, protegê-lo e agradá-lo. Recursos para isso não lhe faltam.
Eles começam pelo generoso espaço interno. Mas espaço, por si só, não basta: é preciso aproveitá-lo com inteligência, contemplando pessoas dos mais diversos portes físicos e, especialmente, oferecendo ao motorista todas as condições para que ele conduza o veículo com segurança e conforto. E no Fiat Linea, a ergonomia foi o centro das atenções.
O novo sedan cumpre essa diretriz muito bem. Em todas as posições há espaço de sobra para os ocupantes. Mesmo que o motorista tenha grande estatura, quem viaja atrás dele não é afetado – o conforto no banco traseiro é praticamente independente das regulagens do dianteiro. Além disso, a conformação dos bancos foi planejada de modo a envolver os ocupantes, mesmo em situações de condução mais dinâmica e esportiva.
Em todas as versões o banco traseiro é bipartido 60/40. Ele traz três cintos de segurança traseiros de três pontos, além de três encostos que possuem apoio para cabeça regulável em altura – são recolhidos quando não há passageiros, para não interferir na visibilidade do motorista. E para maior conforto há também um apoio para braço central, que embute porta-copos e porta-objetos.
Nos bancos da frente, os ocupantes se sentem abrigados e seguros. As costas são sustentadas por um moderno sistema de suporte lombar, e há regulagens de distância, da inclinação do encosto e do apoio de cabeça, que contém mecanismo anti-whiplash quando equipado com side-bag.
Para o motorista, existe ainda regulagem de altura feita por meio de uma alavanca na lateral de seu banco. Esse controle, aliado às regulagens de altura e profundidade do volante, lhe permitem sempre encontrar a posição ideal para conduzir o carro, proporcionando mais conforto e segurança.
Seu prazer de dirigir é ampliado pelo quadro de instrumentos, posicionado de tal forma a facilitar a visualização e leitura das informações exibidas, tanto de dia quanto de noite. Relógios grandes, disposição lógica e intuitiva de todas as luzes-espia e iluminação de fundo cor-de-laranja sobre preto seguem o novo “family feeling” Fiat.
Há dois tipos de quadros de instrumentos, com grafias diferenciadas, dependendo da versão. Para as versões 1.9 16V, 1.9 16V Dualogic e Absolute temos uma grafia requintada e o quadro pode vir com um display de 3 linhas ou com a tecnologia dot matrix (quando equipado com o Blue&MeTM NAV). Já a versão T-Jet traz uma grafia mais esportiva e o display sempre na configuração dot matrix.
Todos os botões e alavancas são intuitivos e logicamente distribuídos ao redor do motorista e ele não precisa desviar os olhos do trânsito para acioná-los. No painel à esquerda do volante estão os comandos do menu My Car e dos faróis de neblina. Na porção central do painel situam-se os controles para o ar-condicionado e o rádio (que, conta também com comandos no volante), além do comando para abertura do porta-malas, desembaçador traseiro, pisca-alerta e tecla NAV para veículos equipados com o Blue&MeTM NAV .
As alavancas para o comando de iluminação externa e piloto automático (quando houver) ficam do lado esquerdo do volante. A primeira tem as funções de selecionar as luzes externas, comutar entre luz alta e luz baixa (lampejo dos faróis) e as setas. A segunda determina a velocidade desejada e habilita ou desabilita o piloto automático.
Do lado direito do volante foi posicionada a alavanca de comando dos limpadores de pára-brisa. As palhetas são controladas por meio de um anel rotativo de três posições em sua extremidade, com intermitência, velocidade baixa e velocidade alta. Também o lavador do vidro e o comando antipânico (aciona os limpadores imediatamente) são acionados por essa alavanca, assim como a função TRIP – que ativa o computador de bordo, através do botão situado na extremidade dessa mesma alavanca.
A visibilidade externa é garantida pela ampla área envidraçada e pelos grandes espelhos retrovisores. Os pertences serão sempre bem acomodados e organizados nos porta-objetos do Fiat Linea, como o embutido no apóia-braço dianteiro e o porta-óculos no teto, no lado esquerdo. E para completar, o porta-malas com capacidade para 500 litros – com os bancos na posição normal e 870 litros com o banco traseiro rebatido até a linha do vidro – é um dos maiores de seu segmento. Assim, tudo contribui para que a experiência de dirigir o Fiat Linea seja prazerosa tanto no trânsito das grandes cidades como na estrada a caminho do lazer.
TECNOLOGIA
Funcionalidades de última geração
De nada vale a mais avançada tecnologia se ela não servir a um propósito. No Fiat Linea, as tecnologias mais modernas disponíveis na indústria automobilística foram empregadas para ampliar o conforto e a segurança dos ocupantes, tornando a convivência com o novo sedan extremamente prazerosa e prática. Cada recurso foi concebido e implementado com esse preceito em mente, pensando nas necessidades e desejos do motorista e seus passageiros. Conheça a tecnologia presente no Fiat Linea.
Blue&Me™NAV
Este novo recurso, que faz sua estréia no Fiat Linea, agrega todas as funcionalidades do Blue&Me™ (que fez sua estréia no mercado nacional com o Fiat Punto) a um moderno sistema de navegação por satélite (GPS). Com ele, o motorista terá não somente comunicação por voz, mas também orientação confiável através de pictogramas que aparecem no display do quadro de instrumentos, indicando a direção a ser seguida e o nome da próxima rua, com orientações por voz. Isto tudo para fazer com que o cliente consiga chegar sempre ao seu destino da melhor forma possível.
O mapa vem carregado no pen drive, de 2 gigabytes, que acompanha o kit de bordo. Sua versão mais recente oferece cobertura de 111 cidades em todo o território nacional, perfazendo mais de 48 mil quilômetros de vias de rodagem. Ainda existem mais 709 cidades interligadas através de rodovias. Ele também inclui mais de 3.800 pontos de interesse (POIs) divididos em 15 categorias, bem organizadas para facilitar a busca.
Uma vez conectado à porta USB do Fiat Linea, basta pressionar o botão “NAV” ou dar o comando vocal “Navegação” para acessar o menu do navegador. Nele, pode-se selecionar o destino desejado inserindo-se, por meio das teclas no volante, as letras iniciais do endereço, complementando-o por comandos de voz.
As indicações sobre o trajeto são exibidas no display do quadro de instrumentos e também fornecidas por voz, com a antecedência necessária para que o motorista possa fazer o caminho indicado.
Durante a navegação pode-se telefonar e escutar as músicas armazenadas junto com o mapa no pen drive.
Blue&Me™
Este sistema mudou os parâmetros de entretenimento e comunicação do mercado automobilístico brasileiro: o Blue&Me™ representa a completa integração entre o cliente e seu carro, oferecendo um grau extremo de praticidade e conveniência. Com ele, pode-se executar uma série de ações por meio de comandos de voz, sem tirar as mãos do volante ou desviar a atenção do trânsito. Ele também permite que o usuário escute música no formato MP3, seja através do CD player no painel ou da porta USB instalada no porta-luvas, na qual pode-se conectar um MP3 player ou pen drive.
A principal característica do Blue&Me™ é seu avançado sistema de reconhecimento vocal. Por meio dos comandos de voz pode-se, entre outros:
Efetuar uma chamada para um número constante da agenda telefônica do celular, mesmo que o celular não possua o recurso de chamada por voz. Basta pedir a chamada e dizer o nome memorizado;
Fazer uma chamada falando um dígito por vez;
Selecionar as canções que se deseja escutar usando diversos critérios, como artista, gênero, pasta ou álbum;
Mudar de canção (“próxima” ou “anterior”) no meio da reprodução musical, ou interrompê-la (“parar”);
Escutar as mensagens SMS (Short Message Service) recebidas, através do sistema de áudio do carro.
O sistema pode parear até cinco celulares.
A interface intuitiva do Blue&Me™ favorece o uso rotineiro, fazendo com que o usuário mal se lembre de toda a tecnologia envolvida no sistema, que integra diversos equipamentos do carro. Tudo é comandado por meio dos botões instalados no volante. O sistema de áudio reproduz informações em voz alta, e o display do quadro de instrumentos informa as faixas MP3 e os nomes sincronizados da agenda telefônica do celular, além de também ser identificador de chamadas. A conexão viva-voz Bluetooth® permite atender chamadas. E na porta USB, no porta-luvas, pode-se conectar um MP3 player ou pen drive, ou então atualizar o software do sistema Blue&Me™.
O Blue&Me™ é equipamento de série no Fiat Linea Absolute e T-Jet e opcional nas versões 1.9 16V e 1.9 16V Dualogic.
Câmbio Dualogic® automático
Das quatro versões do novo Fiat Linea, duas – 1.9 16V Dualogic e Absolute – vêm com este moderníssimo câmbio que fez sua estréia no Fiat Stilo. O câmbio, desenvolvido inicialmente para a Fórmula 1 pela Magneti Marelli e produzido pela FPT-Powertrain Technologies, concilia o melhor de dois mundos: a qualquer momento, o motorista pode escolher entre trocas de marchas totalmente automáticas ou ele mesmo trocar as marchas seqüencialmente, por toques na alavanca de câmbio, para ter uma condução mais esportiva.
A mecânica por trás do sistema é uma caixa de câmbio tradicional com um conjunto controlado por uma central eletrônica, em vez do comando manual. A central comanda as trocas de marchas e aciona a embreagem automaticamente, que são atuados através de pistões eletro-hidráulicos. A qualquer momento o motorista pode alternar o modo de cambiar: basta um toque na alavanca, deslocando-a para a esquerda, na posição D / M, por um intervalo superior a 0,7 segundos, para que ele passe a trocar as marchas seqüencialmente. Isso pode ser feito tanto com o carro parado quanto em movimento.
O câmbio Dualogic® funciona como um câmbio automático convencional com opção manual. Dá-se a partida com a alavanca do câmbio na posição N (neutro) e o pé no pedal do freio. Coloca-se então o carro em movimento mudando-se a alavanca para a posição central, entre os sinais (+) e (-), com o pé ainda no freio. Essa ação engata a primeira marcha automaticamente. Agora é só acelerar e se divertir.
O display do quadro de instrumentos indica quando o câmbio está em modo automático: a palavra “AUTO” próximo ao número da marcha engatada.
Além de trocas de marchas super-rápidas e o maior prazer ao dirigir, o câmbio Dualogic oferece outros benefícios:
Opção Troca de marchas. O motorista pode efetuar as trocas de marchas manualmente, mesmo operando no modo automático. Ele pode, por exemplo, reduzir manualmente a marcha próximo a uma curva - o sistema entende essa solicitação e mantém essa marcha engatada por alguns segundos e depois, sem ação nenhuma do usuário, o câmbio retorna para posição automática.
Função auto down. Se quiser, o motorista não precisa reduzir as marchas em modo manual para, por exemplo, parar em um semáforo. Na função auto down, a central eletrônica reconhece a rotação mínima de cada marcha e faz as reduções das marchas automaticamente, não deixando o carro “morrer”. Isto quer dizer que, mesmo com o câmbio na função manual, o seu carro vai parar sempre com a primeira marcha engatada.
Função kick down. Quando o motorista pisa fundo no pedal do acelerador com o câmbio na função automática – em uma ultrapassagem, por exemplo – o sistema Dualogic® entende essa intenção e reduz automaticamente as marchas, privilegiando a performance do veículo.
Programação esportiva. Tanto no modo automático quanto no manual, ao acionar a tecla “S” ao lado da alavanca de câmbio, o veículo adota uma programação mais esportiva: as trocas de marchas passam a ser efetuadas mais rapidamente e em um giro mais alto, aproveitando melhor a potência do motor e proporcionando uma performance mais esportiva ao veículo.
Arrancada esportiva. O câmbio Dualogic® oferece uma função não presente nos outros câmbios automáticos: sua arrancada é proporcional à pressão exercida no pedal do acelerador, possibilitando até “cantadas de pneu” (quando a tecla “S” estiver selecionada). Quanto maior a pressão – posição do pedal e rapidez de acionamento –, mais o sistema Dualogic® permite o aumento das rotações do motor, para aí transmitir a potência para as rodas.
Proteção do giro do motor. O sistema Dualogic® impede que o motor exceda o limite previsto de giros, preservando sua durabilidade. Exemplo: caso o motorista, em modo manual, queira fazer uma redução de marchas muito brusca – como, por exemplo, tentar selecionar a segunda marcha a 110 km/h –, o sistema não reduz a marcha e emite um alarme sonoro de aviso e uma mensagem, no display do quadro de instrumentos, de “manobra não consentida”. O mesmo ocorrerá se o motorista tentar engatar uma marcha maior em uma velocidade ou rotação muito baixa, por exemplo, 4ª marcha a 20 km/h.
Forma de condução. O sistema Dualogic® memoriza a forma de condução (manual ou automática) selecionada quando o veículo foi desligado pela última vez.
Redução do consumo de combustível. A economia é acompanhada por uma menor emissão de poluentes na atmosfera.
Câmbio Inteligente. O sistema Dualogic® é um sistema inteligente, pois, ele interpreta a maneira de dirigir do usuário e vai adequando o mapa de calibração da central de acordo com essa condução. Dessa forma, quanto mais você dirige o Dualogic®, mais você terá vontade de dirigir, pois, o sistema estará do seu jeito.
As versões equipadas com o câmbio Dualogic® automático e a T-Jet trazem de série piloto automático (ver a seguir), tornando a vida do motorista ainda mais confortável.
Piloto automático
Dirigir sem olhar o velocímetro constantemente, seguro de que a velocidade está sendo mantida: esta é a comodidade oferecida pelo piloto automático. Basta determinar a velocidade desejada no sistema – constituído por uma alavanca do lado esquerdo do volante, abaixo da alavanca do comando de luzes – que o Fiat Linea a mantém constante, independente das variações nas condições de rodagem.
Para ativar o sistema, gira-se o anel “on / off” para a posição “on”, a indicação aparece no quadro de instrumentos, leva-se então o veículo à velocidade desejada (acima de 40 km/h) e aciona-se o comando “set +” ou “set -” por alguns segundos. Deste ponto em diante, pode-se tirar o pé do acelerador, pois a velocidade do automóvel será mantida pelo cruise control. Ele só não entrará em ação se o veículo estiver em ponto morto, marcha-à-ré, ou, no caso das versões equipadas com câmbio mecânico, em primeira marcha.
O piloto automático pode ser desabilitado a qualquer momento, bastando, para isso, pisar no pedal do freio ou da embreagem. Se o motorista quiser reativá-lo, ele só precisa pressionar o botão “res” (resume): o sistema voltará para a velocidade previamente estabelecida. Para desligar o sistema – situação na qual a programação será cancelada –, o anel da alavanca deve ser girado para a posição “off”.
Caso o motorista pise no acelerador – para fazer uma ultrapassagem, por exemplo –, o piloto automático não é desabilitado. Assim que ele tirar o pé do pedal, o sistema fará o carro voltar à velocidade programada.
Air bags
O novo Fiat Linea pode contar com até seis air bags: dois dianteiros, dois laterais e dois window bags. Todos eles contribuem, e muito, para minimizar as conseqüências de um acidente.
Os air bags frontais são chamados de “smart bags” – bolsas inteligentes, de série em todas as versões. Eles têm duplo estágio para ativação: uma velocidade mais lenta e outra mais rápida, dependendo da informação enviada à central eletrônica pelos sensores localizados nos bancos dianteiros e cintos de segurança. Em colisões frontais menos intensas, ativam somente o primeiro estágio; em colisões violentas, ativam os dois estágios.
Vale lembrar que a eficiência dos air bags frontais é maximizada pelo emprego dos cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de carga, além disso o air bag do passageiro pode ser desabilitado através do My Car Fiat quando necessário.
Para proteger o tórax e a bacia dos ocupantes, freqüentemente lesionados em impactos laterais, o Fiat Linea pode ser equipado com side bags – air bags embutidos na lateral dos encostos dos bancos.
E visando resguardar a cabeça dos ocupantes, o carro pode, ainda, receber window bags. Trata-se de bolsas infláveis tipo cortina instaladas no teto, que auxiliam tanto quem vai na frente quanto quem viaja atrás. Eles são ativados junto com os air bags laterais ou em caso de capotamento.
Ar-condicionado automático digital
Todo Fiat Linea sai de fábrica equipado com ar-condicionado – manual para as versões 1.9 16V e automático digital para Absolute e T-Jet. Além disso, todo Fiat Linea vem equipado com saída de ar para os bancos traseiros, garantindo maior conforto térmico para todos os ocupantes. O sistema de climatização automática garante sempre a manutenção da temperatura desejada no habitáculo; escolhe-se a temperatura por meio de botões no painel do equipamento, e ela é exibida no display digital, não necessitando a intervenção do usuário em momento algum.
O sistema funciona para manter a temperatura escolhida independente das condições externas. Não importa se é inverno ou verão, se faz chuva ou sol, a sensação térmica no habitáculo será constante. Para tanto, o sistema regula a temperatura automaticamente por meio de três mecanismos:
Aquecendo ou resfriando o ar
Distribuindo o ar no habitáculo de diferentes modos
Alterando a velocidade do eletroventilador
Ele é auxiliado nesse controle por um sensor de irradiação que permite à central eletrônica do ar-condicionado adequar o conforto interno em função da radiação solar.
Porém, a qualquer momento o usuário pode alterar diversas funções manualmente, o que prevalecerá sobre os parâmetros automáticos. São elas:
Temperatura do ar
Velocidade do ventilador
Distribuição do ar nas sete posições (difusores fixos superiores, difusores centrais orientáveis, difusores fixos e orientáveis laterais, difusores inferiores para as partes dianteira e traseira, difusor inferior central traseiro)
Ativação e desativação do compressor
Função de desembaçamento
Recirculação de ar
Sensor crepuscular
Trata-se de um ótimo item de segurança e comodidade: o motorista não tem de ligar e desligar faróis baixos e luzes de posição ao entrar e sair de locais escuros, como túneis, porque o Fiat Linea faz isso por ele sempre que necessário, desde que o sistema esteja acionado.
Sensor de chuva
Se começar a chover, os limpadores de pára-brisa do Fiat Linea entram em ação automaticamente, desde que o sistema esteja acionado. Quando a chuva cessa, os limpadores param de funcionar. O sensor de chuva é o responsável por isso, e é extremamente prático e seguro em chuviscos intermitentes, pois o motorista não desvia a atenção da direção. E mais: o limpador funcionará sempre na velocidade adequada à intensidade da chuva no momento.
Sensor de estacionamento
Este útil item de comodidade (e manutenção do patrimônio) ajuda a manobrar o Fiat Linea. Quando o motorista engata a marcha-à-ré, o sistema é acionado automaticamente e o informa, por meio de avisos sonoros (bipes), da presença de obstáculos próximos à traseira do veículo. Os bipes também dão uma boa idéia da distância de um obstáculo: quanto mais freqüentes, mais próximo ele está. Quando ele se torna contínuo, o obstáculo está a aproximadamente 30 centímetros de distância.
Quatro sensores de ultrassom no pára-choque traseiro garantem a cobertura do sistema: os dois sensores instalados na traseira começam a transmitir informações para uma central eletrônica dedicada quando há obstáculos a distâncias inferiores a 1,5 metro; os dois laterais, a distâncias menores do que 0,6 metro.
Espelho interno eletrocrômico
É um importante item de segurança, pois evita que o motorista seja ofuscado pelos faróis dos carros que vêm atrás. O espelho possui sensores que medem a quantidade de luz que incide no carro, e um sistema de cristal líquido o escurece quando necessário, evitando o reflexo nos olhos do motorista. Ele tem também um botão liga/desliga, muito útil para quando for necessário usar o retrovisor sem os sensores, exemplo, em caso de manobras em garagens com iluminação forte.
Vidros Vênus 35
O Fiat Línea traz a nova geração dos vidros escurecidos Vênus 35, inédita em seu segmento. O sistema Thermocontrol® Venus amplia ainda mais o conforto térmico ao promover uma acentuada redução da radiação direta, dos raios ultravioleta – o Vênus 35 permite a passagem de apenas 4% deles – e infravermelho. Assim, eles protegem os ocupantes contra os efeitos nocivos dos raios UV, e também o interior do automóvel, uma vez que esse tipo de radiação é a principal responsável pela degradação de materiais de acabamento. Em comparação aos vidros verdes comuns, os Vênus 35 são cinco vezes mais eficientes em proteção térmica.
Os vidros Vênus 35 também têm um papel na segurança pessoal e patrimonial. Com eles, fica mais difícil para que outros enxerguem os ocupantes e os pertences dentro do automóvel.
A nova legislação, em vigor desde novembro de 2007, estabelece transparência mínima de 28% para as áreas envidraçadas que não interferem na dirigibilidade dos veículos. Com seus 35% de transparência, os vidros Vênus 35 estão dentro da lei. Eles vêm de série em todas as versões, instalados nas portas traseiras, na janela de trás e nos vidros-vigia traseiros.
Vidros das portas laminados
Trata-se de um importante componente de conforto e segurança. Os vidros das portas laminados são de série em todas as versões do Fiat Linea, e ampliam o conforto e a segurança dos ocupantes de quatro maneiras:
1. Ajudam a isolar os ocupantes dos ruídos vindos do exterior. Reduzem o ruído gerado pelo movimento do próprio veículo, sobretudo nas freqüências mais altas.
2. Oferecem maior proteção contra raios ultravioleta.
3. Proporcionam mais segurança aos ocupantes. Por serem mais resistentes do que os vidros temperados protegem mais no caso de um acidente. Isso vale para a penetração de objetos externos no habitáculo, e também para reduzir o risco de os ocupantes serem projetadas para fora do carro.
4. Aumentam a segurança patrimonial. O vidro laminado é mais resistente a quebras e constitui uma barreira mais eficiente contra arrombamentos e tentativas de agressão, comuns nos grandes centros urbanos.
Os vidros laminados são constituídos de duas camadas de vidro com uma folha delgada de polímero (resistente e elástico) entre elas.
My Car Fiat
Um automóvel personalizado para o gosto e as necessidades do motorista: esta é o objetivo do My Car Fiat. Por meio dele, podem-se personalizar várias funções do Fiat Linea, tornando a convivência com ele ainda mais agradável, prática e cômoda.
Eis as principais funções do My Car Fiat:
Volume do bipe: ajuste para o sinal sonoro de advertência.
Unidades de medida: para distância, consumo e temperatura.
Regulagem do relógio e do formato de horas: 12 ou 24 horas.
Regulagem de data.
Alerta de Velocidade: pode-se ajustar o limite de velocidade desejado (a partir de 30 km/h), em incrementos de 5 km/h. Uma vez atingido o limite, uma mensagem de aviso surgirá no display e o sistema emitirá um bipe de advertência.
Idioma do display: português, inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, holandês, polonês ou turco.
Trip Computer B: habilitar ou desabilitar o computador de bordo suplementar.
Travamento automático das portas: quando ativado, as portas se travam quando o veículo atinge uma velocidade superior a 20 km/h.
Sensor crepuscular (quando houver): regulagem do nível de sensibilidade (3 níveis).
Sensor de chuva: regulagem do nível de sensibilidade (4 níveis).
Informações do rádio: se as informações devem ou não ser repetidas no display do quadro de instrumentos.
Acesso a informações referentes à manutenção programada (quilômetros faltantes) e troca anual do óleo do motor (dias faltantes)
Air-bag do passageiro: ativar ou desativar (para quando não houver ocupante no banco do passageiro).
Computador de bordo
Este equipamento permite ao motorista estar sempre bem informado acerca de seu automóvel e o ajuda a planejar paradas e reabastecimentos. Por meio de um display no quadro de instrumentos, ele pode monitorar diversos parâmetros, como consumos médio e instantâneo de combustível, distância percorrida em um determinado trajeto, autonomia, velocidade média e tempo de viagem.
O Fiat Linea conta com dois computadores de bordo em um só: O Trip A, principal, onde faz o monitoramento informado acima, de toda a viagem e o Trip Computer B (que permite monitorar trechos específicos em uma mesma viagem), este deve ser habilitado através do My Car Fiat. O Trip B nos informa o mesmo do Trip A, porém em um diferente trecho da viagem podendo ser zerado, a qualquer momento, sem zerar o Trip A.
Rádio CD player com MP3 e RDS
Todo Fiat Linea vem equipado com rádio CD player que lê arquivos MP3, comandos de áudio no volante revestido em couro e quatro alto-falantes + dois tweeters. O sistema proporciona excelente qualidade de som tanto na dianteira quanto na traseira, aumentando a comodidade e o prazer dos ocupantes.
Alguns recursos extras do sistema incluem a regulagem do volume em função da velocidade do veículo, selecionada pelo menu, equalização com sete bandas pré-determinadas, e temporização para desligamento do rádio: imediata ou após 20 minutos do desligamento do carro (muito útil quando um passageiro permanece nele enquanto o motorista sai, levando a chave). O CD player lê CDs normais, CD-R e CD-RW.
Além de todos estes atributos, ele é totalmente integrado ao design do painel e possui código de segurança que inibe o furto.
MOTORES & MECÂNICA
Dois novos motores e uma mecânica apurada
Um conjunto mecânico que assegura performance e segurança com confiabilidade e durabilidade: esta foi a vertente que definiu cada componente mecânico do Fiat Linea. Motores ultramodernos, um sistema de suspensão que proporciona estabilidade com conforto, freios eficientes, direção leve e precisa – tudo desenvolvido para maximizar o prazer de dirigir o novo sedan, com respostas rápidas, desempenho excelente e muita segurança.
Motores
Dois novos motores fazem sua estréia na gama da Fiat Automóveis com o Fiat Linea. Um, o 1.9 16V Flex, foi criado pelo Centro de Engenharia da FPT Powertrain Technologies do Brasil, em Betim, MG, e é fabricado na unidade da empresa em Córdoba, Argentina; e o outro, o 1.4 16V Turbo, é importado da Itália.
O 1.9 16V Flex reúne o que há de mais atual em tecnologia de motores, resultando em um motor de última geração com melhor desempenho, maior economia de combustível e menor emissão de poluentes. Ele é o motor de maior capacidade cúbica da FPT produzido na América Latina, e foi desenvolvido a partir do zero para equipar o novo modelo da Fiat, empregando as mais modernas tecnologias de simulação virtual disponíveis no mundo. Esse trabalho consumiu 350 mil horas de projeto, mais de cem protótipos e mais de 1, 6 milhão de quilômetros rodados.
O resultado é um motor que produz potência de 130 cv e torque de 18,1 kgm a 4.500 rpm rodando somente com gasolina e potência de 132 cv e torque de 18,6 kgm a 4.500 rpm rodando unicamente com álcool.
Uma das grandes inovações deste motor é o sistema de partida a frio, patenteado pela FPT. Ele possui um injetor dedicado (além dos que alimentam cada um dos quatro cilindros) que se localiza no coletor de admissão. Com um pequeno tanque próprio de gasolina, o sistema é muito mais preciso, pois injeta a quantidade correta de combustível somente quando necessário, com melhor pulverização, resultando em melhor dirigibilidade a frio, com partidas mais eficientes e funcionamento mais suave e regular, e reduzindo emissão de poluentes.
Entre as novidades construtivas do motor 1.9 16V Flex estão:
Bloco do motor. Desenvolvido especialmente para este motor, traz novo desenho externo e nova interface com o cabeçote. Também são específicos para ele o sistema de lubrificação com jet-cooling (injetores borrifam óleo nos pistões para resfriá-los), o novo sistema de blow-by (que elimina a pressão causada pela vaporização do óleo durante o funcionamento do motor, como um respiro), a nova camisa d’água e os tampões do bloco feitos de aço inox.
Pistões Mahle Ecoform. Têm design diferenciado para maximizar a resistência estrutural e minimizar o peso e o atrito. Eles possuem saias assimétricas, melhorando seu apoio onde é preciso e reduzindo o atrito onde o contato não é necessário. Menor atrito significa funcionamento mais eficiente.
Bielas. Fabricadas em um novo material, mais resistente.
Bronzinas. Redesenhadas, possuem maior resistência e durabilidade.
Coletor de aspiração. Com corpo em alumínio fundido, o dimensionamento de seus condutos, dos eixos de distribuição e do coletor de escapamento – foi otimizado, garantindo 94% de torque máximo a 2.500 rpm.
Acelerador eletrônico: O sistema drive-by-wire acoplado ao coletor proporciona melhor dirigibilidade e menor consumo.
Coletor de descarga tubular. Com novo desenho, inclusive um catalisador com grande seção transversal, tem fluidodinâmica otimizada para a performance. Ele assegura menor perda de carga nos condutos, rápido aquecimento do catalisador, menor restrição à passagem dos gases na cerâmica do catalisador e menor perda de carga na saída do catalisador.
Juntas de vedação. Feitas de Viton®, um fluoroelastômero reconhecido por sua grande resistência ao calor e aos efeitos de produtos químicos e combustíveis, garantem maior confiabilidade.
Essa nova construção representa grande solidez e durabilidade, e também desempenho com economia. O novo motor 1.9 16V faz com que o Fiat Linea atinja a velocidade máxima de 186 km/h (gasolina) e 188 km/h (álcool). Na cidade, ele roda 11,5 km com um litro de gasolina e 8,1 km com um litro de álcool; na estrada, faz 15,3 km/l (gasolina) e 10,7 km/l (álcool).
Já o motor 1.4 16V Turbo, ou T-Jet, é o expoente de uma nova tendência européia: o “downsizing”, no qual motores mais compactos, com menor capacidade cúbica, atingem altos desempenhos – dignos de motores maiores – com mais economia de combustível. Essa tendência é uma resposta às circunstâncias atuais em nível mundial, nas quais a redução nas emissões de poluentes e o baixo consumo de gasolina são fundamentais. E esse novo motor, que a partir de agora equipa o Fiat Linea, faz isso muito bem.
Com potência de 152 cavalos e torque de 21,1 kgm em uma faixa de 2.250 a 4.500 rotações por minuto, leva o veículo a velocidade máxima de 203 km e acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos. E faz isso com muita economia: 12,0 km com um litro de gasolina na cidade, e 16,0 km/l na estrada.
Para termos uma idéia melhor de como o conceito de “downsizing” se traduz na prática, se compararmos o motor T-Jet a concorrentes europeus aspirados, a gasolina, com cilindrada entre 1.600 e 2.000 cm³, as conclusões serão:
A potência do T-Jet é equivalente ou superior.
Seu torque é pelo menos 23% maior do que o dos 1.6 e 8% superior ao dos 2.0.
O torque do T-Jet disponível em baixas rotações chega a ser 50% maior.
O consumo é menor, assim como as emissões de dióxido de carbono.
Os grandes responsáveis são o turbocompressor especialmente desenvolvido para esse tipo de aplicação e um motor com baixos níveis de atrito – o que melhora sua eficiência – e que gasta pouco combustível quando não exigido.
Evidentemente, o grande destaque é o turbocompressor IHI RFH3, com sobrealimentação de até 1 bar. Suas principais características são:
Carcaça feita de um novo material, o ferro fundido “NI-resist”. O alto teor de níquel na liga confere grande resistência ao componente
Refrigeração a água
Sistema otimizado de lubrificação do turbo
Sistema de refrigeração de óleo incorporado (trocador de calor água/óleo)
Baixa inércia para respostas rápidas
O turbo que equipa o Fiat Linea usa uma parte da energia dos gases da descarga para comprimir o ar aspirado pelo motor – o mesmo princípio de funcionamento de qualquer turbo. A energia cinética e térmica dos gases faz a turbina girar em velocidades muito altas, em torno de 200.000 rpm. O compressor recebe esta energia e a transmite para o ar aspirado em forma de velocidade, pressão e calor. O calor, prejudicial, é rejeitado em um intercooler e o ar, agora pressurizado e resfriado, entra no motor em grande quantidade. A potência do motor é proporcional à quantidade de ar que entra nele.
É claro que junto com este eficiente turbocompressor há um motor moderno: o FIRE DOHC 1.4 16V com trem de válvulas mais leve e tuchos hidráulicos, um motor de baixo atrito, pouco ruído e que necessita de pouca manutenção.
O motor do T-Jet apresenta diversos aspectos que o tornam extremamente eficiente, econômico, durável e confiável:
Câmara de combustão compacta. Com desenho tipo Pentroof, garante combustão rápida e melhor rendimento.
Junta do cabeçote metálica multicamadas. Em vez de uma única camada, há várias que, em conjunto, trabalham para proporcionar uma vedação melhor, o que é muito importante em função das altas pressões de combustão.
Válvulas de descarga feitas de Nimonic e sede de válvulas antidesgaste. O Nimonic é uma liga de níquel e cromo conhecida por sua resistência ao calor e à pressão, ideal para suportar as altas temperaturas geradas pelo turbo.
Sub-bloco em alumínio com mancais integrados em ferro fundido. Essa disposição assegura maior rigidez ao bloco do motor, reduzindo as vibrações.
Virabrequim leve em aço, bielas de aço fraturadas, pistões leves e revestidos, pino flutuante e cargas de anéis otimizadas. Tais aspectos construtivos proporcionam economia de combustível, níveis reduzidos de ruídos e vibrações e maior resistência para trabalhar com o turbocompressor.
Sistema de refrigeração com circulação em “U” e maior vazão. O sistema de arrefecimento é otimizado para lidar com as altas temperaturas geradas pelo turbo.
Coletor de descarga 4 – 2 – 1. Essa configuração reduz o retorno de gases queimados à câmara de combustão, resultando em melhor rendimento.
Volante do motor dupla massa. O volante na extremidade do virabrequim serve para equilibrar os pistões, ajudando a conservar energia e reduzindo as vibrações transmitidas ao câmbio.
Cárter estrutural em alumínio. Ele confere maior rigidez ao conjunto motopropulsor, diminuindo as vibrações.
Módulo integrado de recirculação de blow-by, controle de pressão interna do motor e separação do óleo líquido do blow-by. Tal construção consome menos óleo e aumenta a confiabilidade, pois o controle da pressão interna contribui para a eliminação de vazamentos de óleo.
Suporte baricêntrico do motor. Este tipo de suporte transmite menos trepidações.
Catalisador otimizado tipo “close-coupled”. Ele contribui para as baixas emissões e o alto rendimento.
Suspensão
O propósito do conjunto é permitir ao carro encarar qualquer tipo de terreno sem transmitir ao habitáculo as vibrações provenientes das irregularidades do piso ou as oscilações laterais e longitudinais. Ou seja, rodar com conforto, mas mantendo sempre a aderência das rodas, a estabilidade e a dirigibilidade.
Para tanto, a suspensão dianteira é independente, tipo MacPherson, com braços inferiores em triângulo-retângulo. Os braços oscilantes são feitos de chapa estampada, com esquema construtivo “butterfly” patenteado, o que resulta em uma notável redução de peso sem comprometer a resistência. Os coxins de borracha especial têm volume maior, para absorver mais as asperezas e, assim, melhorar o conforto. A travessa da suspensão em alumínio possui alta rigidez estrutural. O montante é reforçado para garantir uma excelente dirigibilidade em curvas e um maior conforto acústico vibracional. E a barra estabilizadora tem bieleta para ancoragem dos amortecedores, assegurando maior estabilidade e mais rapidez de resposta dinâmica em curvas.
As molas são construidas com a técnica “side-load”, ajudando a neutralizar também as forças laterais. Elas reduzem as forças tangenciais na haste do amortecedor e também os atritos internos. A conseqüência é uma absorção melhor das asperezas do terreno.
Amortecedores hidráulicos telescópicos de duplo efeito completam o conjunto dianteiro. Eles oferecem elevada rigidez lateral, favorecendo a dirigibilidade em curvas.
Na traseira o Fiat Linea possui suspensão com rodas semi-independentes, interconectadas por uma ponte de torção. O conjunto garante rigidez e estabilidade com ótima dirigibilidade. A estrutura da ponte é composta por braços laterais estampados em dois semi-eixos soldados com um perfil lateral de torção transversal.
A disposição vertical dos amortecedores, com fixação à carroceria pelo lado interno do passa-roda (borda do pára-lama), permite um superior nível de filtragem das irregularidades do piso, privilegiando o conforto acústico do habitáculo.
Freios
Mais moderno disponível atualmente, o sistema antitravamento ABS é de série em todas as versões. Ele vem com EBD – distribuição eletrônica de frenagem, que automaticamente regula a quantidade de força distribuída a cada um dos freios de acordo com as condições de rodagem
O sistema de freios adotado no Fiat Linea é do tipo hidráulico servo-assistido. Ele é composto por dois circuitos independentes em “X”: cada circuito age sobre uma roda dianteira e sobre sua diagonal traseira. Sua construção garante frenagens estáveis sem desvios de trajetória mesmo que um dos circuitos sofra uma avaria.
Todas as versões do sedan possuem discos de freios ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com pinças flutuantes. E servo-freio de 10 polegadas, com bomba de alumínio e curso alongado, garantindo boa reserva de curso no pedal mesmo se o sistema estiver muito aquecido devido ao uso intenso.
Direção
O comando de direção do Fiat Linea foi projetado para tornar as manobras leves e cômodas em qualquer situação, de balizas de estacionamento a altas velocidades. Todas as versões do novo sedan possuem direção hidráulica precisa e suave, ampliando a segurança e o prazer de dirigir, e o volante oferece sempre regulagens de altura e profundidade.
UMA GAMA COMPLETA
A gama do novo Fiat Linea foi concebida para oferecer a máxima flexibilidade de escolha, indo ao encontro dos anseios dos clientes Fiat. São quatro versões, com duas novas motorizações, dois tipos de câmbio e três níveis de acabamento. E mesmo a versão de entrada – 1.9 16V – já sai de fábrica com uma grande variedade de itens de conforto, segurança e conveniência. Assim, independentemente da versão, o dono de um Fiat Linea saberá, sempre, que possui um automóvel requintado, moderno, seguro e muito bem equipado. Conheça as versões:
Fiat Linea
1.9 16V
1.9 16V Dualogic
Absolute
T-Jet
Câmbio
Mecânico
Dualogic
Dualogic
Mecânico
Motor
1.9 16V Flex
1.4 16V Turbo
Potência
Gas.:130 cv
Álc.:132 cv
152 cv
Torque
Gas.:18,1 kgm
Álc.:18,6 kgm
Ambos a 4.500 rpm
21,1 kgm
(2.250 a 4.500 rpm)
Acab. interno
Veludo cinza
Couro cinza / ou Couro bege
Microfibra + Tear bege
Fiat Linea 1.9 16V. A versão de entrada, com câmbio mecânico, vem com equipamentos de série como o HSD (High Safety Drive) composto por freios com ABS e air bag duplo, CD player com MP3, vidros elétricos com sistema one-touch e antiesmagamento nas quatro portas, ar-condicionado manual com saída de ar para o banco traseiro, direção hidráulica, espelhos retrovisores externos com comandos elétricos, telecomando para abertura e fechamento das portas, vidros e porta-malas, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido (60/40) com apóia-braço central + porta-objetos e porta-copos, rodas em liga-leve de 15”, detalhes externos cromados, vidros das portas laminados, vidros laterais posteriores escurecidos Venus 35, volante com regulagem de altura e profundidade, revestido em couro e com comandos de rádio, abertura interna elétrica do porta-malas e mecânica do reservatório de combustível, computador de bordo A e B, My Car Fiat, faróis de neblina, brake-light, porta-óculos, faróis com função Follow Me Home, relógio digital e termômetro externo no painel, Fiat Code 2 e bancos revestidos em veludo, entre outros.
Para deixar seu carro ainda mais completo, o dono de um Fiat Linea 1.9 16V pode equipá-lo com vários conteúdos como Blue&MeTM, Blue&MeTM NAV, revestimento em couro cinza, side bags dianteiros + window bags e piloto automático e sensores crepuscular e de chuva.
Fiat Linea 1.9 16V Dualogic. Seus equipamentos de série e opcionais são idênticos aos da versão mecânica, mas ele sai de fábrica com câmbio automático Dualogic e piloto automático.
Fiat Linea Absolute. Além dos itens de série presentes na versão 1.9 16V Dualogic, a versão luxuosa do sedan traz, ainda, ar-condicionado automático digital, Blue&MeTM, sensor de estacionamento, cortina pára-sol no vidro traseiro, interior em couro cinza ou bege, rodas em liga-leve 16” + pneus 205/55 (inclusive estepe) e sobretapete cinza ou bege.
Falta pouca coisa para deixar a versão completíssima: apenas Blue&MeTM NAV, sensores crepuscular e de chuva, espelho retrovisor interno eletrocrômico, side bags dianteiros + window bags.
Fiat Linea T-Jet. A versão, dotada de motor turbo 1.4 16V a gasolina e câmbio mecânico, é a top em performance. Possui todos os itens de série da versão Absolute (exceto o câmbio automático Dualogic) e ainda rodas em liga-leve 17” com pneus 205/50 (inclusive estepe), sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, subwoofer + amplificador + quatro alto-falantes + quatro tweeters, quadro de instrumentos com grafia diferenciada e display dot matrix, sobretapete exclusivo e revestimento interno em microfibra + tear bege.
Se a idéia é equipar o carro ainda mais, o cliente ainda tem a opção de instalar Blue&MeTM NAV, side bags dianteiros + window bags e revestimento em couro bege.
PÓS-VENDAS
Um clube exclusivo para os proprietários do novo sedan
O dono de um Fiat Linea recebe muito mais do que um automóvel: seu novo carro vem acompanhado de uma generosa garantia, um programa exclusivo de relacionamento, o Clube L’Unico, e uma extensa lista de acessórios personalizados disponíveis nas concessionárias Fiat.
A garantia contratual é de três anos e vem acompanhada de garantia contra corrosão perfurante, válida por cinco anos. As revisões periódicas são feitas a cada 15 mil quilômetros ou um ano (o que vier primeiro), e a primeira tem mão-de-obra gratuita. Tudo isso assegura ao cliente Linea muita tranqüilidade com sua aquisição.
Com o Fiat Linea o cliente ganha também uma linha de comunicação e relacionamento permanentemente aberta, com benefícios exclusivos: é o Clube L’Unico, que agrega serviços únicos e diferenciados de vendas e pós-vendas.
Ao fechar negócio, o comprador recebe o kit de boas-vindas, composto de DVD e manual L’Unico. Quando retirar seu novo Fiat Linea na concessionária, o manual do proprietário lhe é entregue em uma pasta diferenciada que contém também um CD com informações úteis sobre o carro e para o veículo que tiver o Blue&MeTM Nav, um pen drive de 2 gigabytes, que contem o mapa de navegação, onde o usuário poderá gravar suas músicas prediletas para escutá-las em seu Linea.
O proprietário de um Fiat Linea dispõe de um call center exclusivo, com atendimento diferenciado. E o mesmo profissional acompanhará o chamado do início ao término, evitando a eventual frustração de ter de contar a mesma história ou fazer as mesmas perguntas diversas vezes para pessoas diferentes.
O dono de um Fiat Linea também conta com uma versão especial do Confiat, válida durante a vigência de três anos da garantia: um profissional especializado buscará e levará o veículo (na casa ou escritório do proprietário) para a realização das manutenções e revisões.
Como membro de um clube especial, o cliente Linea recebe, ainda, convites exclusivos para shows e eventos, e possui uma área exclusiva no hotsite do modelo, na qual encontrará conteúdos específicos com foco em automóveis, business, qualidade de vida e consumo – sempre com uma abordagem sofisticada e inteligente.
Para personalizar o Fiat Linea, é disponível uma ampla linha de acessórios exclusivos, disponível nas concessionárias da marca. Os acessórios foram criados de forma integrada ao desenvolvimento do novo modelo. A linha-mestra foi elaborar produtos coerentes com a identidade do carro, tanto conceitual quanto estilisticamente, e ao mesmo tempo oferecer ao cliente ainda mais opções para individualizar seu carro. Com os acessórios, ele pode incrementar a esportividade, a segurança, o lazer e o entretenimento e conectividade de seu carro.
A fim de dar ao seu Fiat Linea um aspecto mais esportivo, a Fiat oferece acessórios como minissaias, spoilers (dianteiro e traseiro), aerofólio para a tampa traseira, capas cromadas para os espelhos retrovisores externos, pedais esportivos feitos de alumínio, protetor de soleira com design exclusivo e rodas de liga-leves cromadas.
Quem pretende usar seu Fiat Linea para atividades de lazer certamente gostará do rack (porta-tudo) ou do porta-bicicleta no teto, do engate para reboque e das redes de fixação de objetos no porta-malas.
Um dispositivo hands free com Bluetooth está disponível para reforçar a conectividade do novo Fiat Linea, e um DVD com monitor de oito polegadas no teto (para servir ao banco traseiro) é especialmente desejado quando há passageiros – sobretudo crianças – em trajetos mais longos.
Todos esses itens servem para deixar o novo Fiat Linea ainda mais ao gosto do cliente, além de oferecer funcionalidade e estilo extras.




Fonte: http://www.fiatpress.com.br/fiatpresssite/Release/Release.aspx?Codigo=658
Olhando de fora, o que se vê é um sedan de linhas elegantes e surpreendentes. Entrando no carro, o ambiente requintado, confortável e rico em recursos tecnológicos envolve e cativa. E conduzindo o automóvel, destacam-se a performance, a segurança e o prazer de dirigir. Este é o Fiat Linea.
O lançamento reconduz a Fiat Automóveis ao segmento dos sedans médios, e também comprova sua vocação para montadora “full-liner”, com uma gama completa de modelos atuais e competitivos, contemplando os mais diversos segmentos do mercado. O novo carro representa tanto o “estado da arte” da trajetória da Fiat como o ponto de partida para novas conquistas no futuro: um novo patamar e uma nova referência no mercado. O Fiat Linea é a mais pura tradução da modernidade e da eficiência de uma empresa engajada em oferecer sempre o melhor.
O novo modelo é um projeto mundial da Fiat, desenvolvido para competir em vários países – o que significa a internacionalização da marca –, mas que no Brasil recebeu características desejadas pelo mercado nacional, com incrementos em tecnologia e sofisticação. O projeto foi desenvolvido pela Engenharia da Fiat do Brasil juntamente com a Itália. Lançado em maio de 2007, ele já é vendido em diferentes países, como Alemanha e Portugal - inclusive já recebeu o prêmio Autobest 2008, eleito por um júri de 15 jornalistas da imprensa automotiva que representam diversos países Europeus. E agora chega também ao Brasil.
Tradicionalmente, a Fiat Automóveis ouve seus clientes durante o desenvolvimento de um produto. Com o Linea não foi diferente. Eles queriam um carro elegante, luxuoso, de design marcante e belo. O Fiat Linea, com suas linhas esguias e harmoniosas, e com seu interior requintado, é tudo isso – puro estilo italiano com tempero brasileiro. Queriam também motorizações modernas. Para oferecê-las, a empresa não poupou recursos para desenvolver o novo motor 1.9 16V Flex e trouxe o motor T-Jet, de última geração, que concilia pequeno tamanho, economia e alto desempenho.
Queriam muita tecnologia, presente em recursos ultramodernos que tornam a convivência com o carro mais prazerosa, segura e prática. O Fiat Linea oferece itens como câmbio Dualogic, Blue&MeTM, Blue&MeTM NAV com navegador GPS, sensor de estacionamento, de chuva e crepuscular, até seis air bags, ar-condicionado automático digital e muito mais. E queriam um carro completo, que pudessem personalizar – e podem, com uma linha exclusiva de acessórios.
Com tais atributos, o novo top de linha da Fiat chega para ser a nova referência em um segmento cada vez mais importante e com mais opções. Hoje, ele é o quarto maior segmento do mercado nacional. De 2006 para 2007, cresceu nada menos do que 30,6% – enquanto o mercado de automóveis ganhou 26,4% no mesmo período. Em 2007, foram comercializados mais de 181 mil carros, volume este que movimentou aproximadamente 12 bilhões de reais. Neste ano, de janeiro a agosto, o segmento dos sedans médios já vendeu mais de 140 mil automóveis. Estima-se um volume de 220 mil unidades para o fechamento de 2008.
O momento não poderia ser mais oportuno. E o Fiat Linea surge neste cenário como um carro diferenciado, repleto de atrativos, com a missão de conquistar os clientes mais exigentes. E para ir ao encontro dos anseios dele, o Fiat Linea chega ao mercado em quatro diferentes versões, com duas novas motorizações, dois tipos de câmbio e três níveis de acabamento. São elas: 1.9 16V, 1.9 16V Dualogic, Absolute e T-Jet.
FORMA & FUNÇÃO
Elegância e estilo inteligentemente combinados com conforto e praticidade
Externamente, linhas inquestionavelmente italianas. Internamente, um ambiente requintado e extremamente funcional. No conjunto, um automóvel absolutamente harmonioso e original. Assim é o Fiat Linea.
Criado pelo Centro Stile Fiat, na Itália, a originalidade do novo carro fica evidente em suas linhas limpas e fluidas, que lhe dão uma aparência dinâmica e bem-resolvida. E inconfundivelmente italiana.
As generosas dimensões do Fiat Linea – 4,56 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,50 m de altura – confirmam a impressão de grande size impression que se tem ao vê-lo pela primeira vez.
A dianteira é imponente e, como tal, marca a presença singular do novo sedan. Todos os seus elementos estilísticos estão em balanço, resultando em um jogo geométrico interessante que atrai os olhos e cativa.
Afunilada, com contornos arredondados, a dianteira é ao mesmo tempo elegante e sólida. A grande grade, que reedita o novo “family feeling” dos modelos Fiat, é trapezoidal, com cantos arredondados, e traz elementos finos e moldura cromados. Ela marca a linha divisória entre o capô e o pára-choque integrado; estilisticamente, a entrada de ar abaixo deste representa a continuidade da grade. O contorno do pára-choque é demarcado por essa entrada, por nervuras e por frisos cromados.
Dos lados da entrada de ar, reentrâncias arredondadas embutem as luzes de neblina, que complementam os faróis visualmente. Estes, do tipo biparábola e com três partes estéticas, são alongados, com um formato orgânico. Interceptam as linhas do capô do motor e dos pára-lamas: um vinco parte de seu canto interno em direção ao pára-brisa; outro sai do canto externo dos faróis e corre até se encontrar com a borda inferior dos vidros laterais.
O vinco que se inicia no canto interno dos faróis e termina na extremidade da tampa traseira representa uma continuidade com a dianteira do Fiat Linea. Ele se funde à borda inferior dos vidros – destacada por um detalhe cromado –, que correm em diagonal e dão ao sedan um ar de grande dinamismo. Essa mesma impressão é reforçada pela acentuada inclinação do pára-brisa. Não há uma quebra nítida entre ele e o capô: um parece fluir do outro, em um perfil de aspecto aerodinâmico e esportivo. A linha superior dos vidros e do teto, arredondada e fluida, sem um único canto vivo, reforça essa impressão.
Frisos cromados percorrem a porção inferior das portas. Eles representam outro elemento de continuidade estilística, pois os olhos os encontrarão novamente na traseira do sedan. Assim, esses frisos se repetem em toda a volta do Fiat Linea.
Os pára-lamas musculosos acrescentam um elemento de solidez e força ao Fiat Linea. Da parte superior do pára-lama dianteiro nasce um vinco que percorre toda a lateral, paralelamente à linha dos vidros, e se dissolve sobre as lanternas traseiras. As maçanetas das portas, com detalhes cromados, discretas e em formato de gota, estão deitadas sobre esse vinco, ressaltando a pureza dos traços do novo sedan.
Essa vertente se repete na traseira do Fiat Linea: todas as linhas são limpas e essenciais, sem elementos supérfluos, resultando em um perfil marcante, elegante e forte. As belas lanternas, de formato trapezoidal, invadem a lateral do sedan, atraindo o olhar. Elas possuem um detalhe na porção inferior, acompanhando um vinco que atravessa a tampa do porta-malas.
A tampa tem um perfil curvo, demarcado pelo mesmo vinco que se inicia no canto interno dos faróis – como se ele fizesse uma curva para cima ao chegar à extremidade. Esse elemento funciona para dar fluidez visual ao sedan, conferindo grande harmonia a todo o conjunto.
Abaixo da tampa e das lanternas, o robusto pára-choque integrado possui um vinco que nasce na extremidade aguda das lanternas e repete o desenho curvo visto em outras partes do carro. Ele é cortado também por frisos cromados e por uma reentrância que abriga a placa; duas lâmpadas para iluminá-la ficam embutidas acima dela.
As lanternas são facilmente visíveis para outros motoristas. O brake-light de série, inserido internamente na base do vidro traseiro, completa a eficiência do conjunto ótico.
Não há fechadura no porta-malas: ele é aberto por comando interno ou por telecomando. Esse recurso foi adotado especificamente para o mercado brasileiro, levando em conta o gosto do cliente. A nova logomarca vermelha Fiat, no centro da tampa, completa o conjunto, dando ainda mais requinte ao modelo.
Estilo interno e vida a bordo
Da mesma forma que o exterior, o habitáculo do Fiat Linea é uma expressão legítima do estilo italiano. O amplo espaço interno, a qualidade dos materiais de acabamento, o esmero com o conforto e a grande atenção dada aos detalhes deixam isso evidente – assim como o ambiente claro, arejado e acolhedor, feito de elementos tão harmoniosos quanto os que compõem a carroceria. Na verdade, interior e exterior se balanceiam e complementam, e o produto final é um carro com excelente qualidade de vida a bordo, de grande beleza e requinte, que nasceu para agradar. E muito.
Quem entra no carro imediatamente percebe que o cuidado empregado na criação das linhas externas se mantém no habitáculo. A qualidade do acabamento interno é encontrada em todos os locais, como nas cores dos revestimentos, nas texturas dos materiais, nos contornos arredondados, no painel de instrumentos de excelente visualização chegando até na vasta área envidraçada. Tudo foi pensado para levar o motorista e os passageiros a conviverem com o Fiat Linea da melhor maneira possível.
A combinação de cores e materiais no interior varia de acordo com a versão. Assim, para o Fiat Linea 1.9 16V e 1.9 16V Dualogic foi escolhido o cinza, presente nos bancos em veludo e em detalhes do painel. A versão Absolute recebeu couro cinza ou bege – o cliente escolhe, e o painel acompanha o padrão. E a versão T-Jet vem com acabamento em microfibra e tear bege. O painel é bicolor, com a parte de cima preta e a de baixo bege, e há vários detalhes cromados. Independente da versão, a qualidade do acabamento é sempre refinada e extremamente agradável aos olhos.
O Fiat Linea vai muito além do estilo refinado, pois ele nasceu em torno do indivíduo, para acolhê-lo, protegê-lo e agradá-lo. Recursos para isso não lhe faltam.
Eles começam pelo generoso espaço interno. Mas espaço, por si só, não basta: é preciso aproveitá-lo com inteligência, contemplando pessoas dos mais diversos portes físicos e, especialmente, oferecendo ao motorista todas as condições para que ele conduza o veículo com segurança e conforto. E no Fiat Linea, a ergonomia foi o centro das atenções.
O novo sedan cumpre essa diretriz muito bem. Em todas as posições há espaço de sobra para os ocupantes. Mesmo que o motorista tenha grande estatura, quem viaja atrás dele não é afetado – o conforto no banco traseiro é praticamente independente das regulagens do dianteiro. Além disso, a conformação dos bancos foi planejada de modo a envolver os ocupantes, mesmo em situações de condução mais dinâmica e esportiva.
Em todas as versões o banco traseiro é bipartido 60/40. Ele traz três cintos de segurança traseiros de três pontos, além de três encostos que possuem apoio para cabeça regulável em altura – são recolhidos quando não há passageiros, para não interferir na visibilidade do motorista. E para maior conforto há também um apoio para braço central, que embute porta-copos e porta-objetos.
Nos bancos da frente, os ocupantes se sentem abrigados e seguros. As costas são sustentadas por um moderno sistema de suporte lombar, e há regulagens de distância, da inclinação do encosto e do apoio de cabeça, que contém mecanismo anti-whiplash quando equipado com side-bag.
Para o motorista, existe ainda regulagem de altura feita por meio de uma alavanca na lateral de seu banco. Esse controle, aliado às regulagens de altura e profundidade do volante, lhe permitem sempre encontrar a posição ideal para conduzir o carro, proporcionando mais conforto e segurança.
Seu prazer de dirigir é ampliado pelo quadro de instrumentos, posicionado de tal forma a facilitar a visualização e leitura das informações exibidas, tanto de dia quanto de noite. Relógios grandes, disposição lógica e intuitiva de todas as luzes-espia e iluminação de fundo cor-de-laranja sobre preto seguem o novo “family feeling” Fiat.
Há dois tipos de quadros de instrumentos, com grafias diferenciadas, dependendo da versão. Para as versões 1.9 16V, 1.9 16V Dualogic e Absolute temos uma grafia requintada e o quadro pode vir com um display de 3 linhas ou com a tecnologia dot matrix (quando equipado com o Blue&MeTM NAV). Já a versão T-Jet traz uma grafia mais esportiva e o display sempre na configuração dot matrix.
Todos os botões e alavancas são intuitivos e logicamente distribuídos ao redor do motorista e ele não precisa desviar os olhos do trânsito para acioná-los. No painel à esquerda do volante estão os comandos do menu My Car e dos faróis de neblina. Na porção central do painel situam-se os controles para o ar-condicionado e o rádio (que, conta também com comandos no volante), além do comando para abertura do porta-malas, desembaçador traseiro, pisca-alerta e tecla NAV para veículos equipados com o Blue&MeTM NAV .
As alavancas para o comando de iluminação externa e piloto automático (quando houver) ficam do lado esquerdo do volante. A primeira tem as funções de selecionar as luzes externas, comutar entre luz alta e luz baixa (lampejo dos faróis) e as setas. A segunda determina a velocidade desejada e habilita ou desabilita o piloto automático.
Do lado direito do volante foi posicionada a alavanca de comando dos limpadores de pára-brisa. As palhetas são controladas por meio de um anel rotativo de três posições em sua extremidade, com intermitência, velocidade baixa e velocidade alta. Também o lavador do vidro e o comando antipânico (aciona os limpadores imediatamente) são acionados por essa alavanca, assim como a função TRIP – que ativa o computador de bordo, através do botão situado na extremidade dessa mesma alavanca.
A visibilidade externa é garantida pela ampla área envidraçada e pelos grandes espelhos retrovisores. Os pertences serão sempre bem acomodados e organizados nos porta-objetos do Fiat Linea, como o embutido no apóia-braço dianteiro e o porta-óculos no teto, no lado esquerdo. E para completar, o porta-malas com capacidade para 500 litros – com os bancos na posição normal e 870 litros com o banco traseiro rebatido até a linha do vidro – é um dos maiores de seu segmento. Assim, tudo contribui para que a experiência de dirigir o Fiat Linea seja prazerosa tanto no trânsito das grandes cidades como na estrada a caminho do lazer.
TECNOLOGIA
Funcionalidades de última geração
De nada vale a mais avançada tecnologia se ela não servir a um propósito. No Fiat Linea, as tecnologias mais modernas disponíveis na indústria automobilística foram empregadas para ampliar o conforto e a segurança dos ocupantes, tornando a convivência com o novo sedan extremamente prazerosa e prática. Cada recurso foi concebido e implementado com esse preceito em mente, pensando nas necessidades e desejos do motorista e seus passageiros. Conheça a tecnologia presente no Fiat Linea.
Blue&Me™NAV
Este novo recurso, que faz sua estréia no Fiat Linea, agrega todas as funcionalidades do Blue&Me™ (que fez sua estréia no mercado nacional com o Fiat Punto) a um moderno sistema de navegação por satélite (GPS). Com ele, o motorista terá não somente comunicação por voz, mas também orientação confiável através de pictogramas que aparecem no display do quadro de instrumentos, indicando a direção a ser seguida e o nome da próxima rua, com orientações por voz. Isto tudo para fazer com que o cliente consiga chegar sempre ao seu destino da melhor forma possível.
O mapa vem carregado no pen drive, de 2 gigabytes, que acompanha o kit de bordo. Sua versão mais recente oferece cobertura de 111 cidades em todo o território nacional, perfazendo mais de 48 mil quilômetros de vias de rodagem. Ainda existem mais 709 cidades interligadas através de rodovias. Ele também inclui mais de 3.800 pontos de interesse (POIs) divididos em 15 categorias, bem organizadas para facilitar a busca.
Uma vez conectado à porta USB do Fiat Linea, basta pressionar o botão “NAV” ou dar o comando vocal “Navegação” para acessar o menu do navegador. Nele, pode-se selecionar o destino desejado inserindo-se, por meio das teclas no volante, as letras iniciais do endereço, complementando-o por comandos de voz.
As indicações sobre o trajeto são exibidas no display do quadro de instrumentos e também fornecidas por voz, com a antecedência necessária para que o motorista possa fazer o caminho indicado.
Durante a navegação pode-se telefonar e escutar as músicas armazenadas junto com o mapa no pen drive.
Blue&Me™
Este sistema mudou os parâmetros de entretenimento e comunicação do mercado automobilístico brasileiro: o Blue&Me™ representa a completa integração entre o cliente e seu carro, oferecendo um grau extremo de praticidade e conveniência. Com ele, pode-se executar uma série de ações por meio de comandos de voz, sem tirar as mãos do volante ou desviar a atenção do trânsito. Ele também permite que o usuário escute música no formato MP3, seja através do CD player no painel ou da porta USB instalada no porta-luvas, na qual pode-se conectar um MP3 player ou pen drive.
A principal característica do Blue&Me™ é seu avançado sistema de reconhecimento vocal. Por meio dos comandos de voz pode-se, entre outros:
Efetuar uma chamada para um número constante da agenda telefônica do celular, mesmo que o celular não possua o recurso de chamada por voz. Basta pedir a chamada e dizer o nome memorizado;
Fazer uma chamada falando um dígito por vez;
Selecionar as canções que se deseja escutar usando diversos critérios, como artista, gênero, pasta ou álbum;
Mudar de canção (“próxima” ou “anterior”) no meio da reprodução musical, ou interrompê-la (“parar”);
Escutar as mensagens SMS (Short Message Service) recebidas, através do sistema de áudio do carro.
O sistema pode parear até cinco celulares.
A interface intuitiva do Blue&Me™ favorece o uso rotineiro, fazendo com que o usuário mal se lembre de toda a tecnologia envolvida no sistema, que integra diversos equipamentos do carro. Tudo é comandado por meio dos botões instalados no volante. O sistema de áudio reproduz informações em voz alta, e o display do quadro de instrumentos informa as faixas MP3 e os nomes sincronizados da agenda telefônica do celular, além de também ser identificador de chamadas. A conexão viva-voz Bluetooth® permite atender chamadas. E na porta USB, no porta-luvas, pode-se conectar um MP3 player ou pen drive, ou então atualizar o software do sistema Blue&Me™.
O Blue&Me™ é equipamento de série no Fiat Linea Absolute e T-Jet e opcional nas versões 1.9 16V e 1.9 16V Dualogic.
Câmbio Dualogic® automático
Das quatro versões do novo Fiat Linea, duas – 1.9 16V Dualogic e Absolute – vêm com este moderníssimo câmbio que fez sua estréia no Fiat Stilo. O câmbio, desenvolvido inicialmente para a Fórmula 1 pela Magneti Marelli e produzido pela FPT-Powertrain Technologies, concilia o melhor de dois mundos: a qualquer momento, o motorista pode escolher entre trocas de marchas totalmente automáticas ou ele mesmo trocar as marchas seqüencialmente, por toques na alavanca de câmbio, para ter uma condução mais esportiva.
A mecânica por trás do sistema é uma caixa de câmbio tradicional com um conjunto controlado por uma central eletrônica, em vez do comando manual. A central comanda as trocas de marchas e aciona a embreagem automaticamente, que são atuados através de pistões eletro-hidráulicos. A qualquer momento o motorista pode alternar o modo de cambiar: basta um toque na alavanca, deslocando-a para a esquerda, na posição D / M, por um intervalo superior a 0,7 segundos, para que ele passe a trocar as marchas seqüencialmente. Isso pode ser feito tanto com o carro parado quanto em movimento.
O câmbio Dualogic® funciona como um câmbio automático convencional com opção manual. Dá-se a partida com a alavanca do câmbio na posição N (neutro) e o pé no pedal do freio. Coloca-se então o carro em movimento mudando-se a alavanca para a posição central, entre os sinais (+) e (-), com o pé ainda no freio. Essa ação engata a primeira marcha automaticamente. Agora é só acelerar e se divertir.
O display do quadro de instrumentos indica quando o câmbio está em modo automático: a palavra “AUTO” próximo ao número da marcha engatada.
Além de trocas de marchas super-rápidas e o maior prazer ao dirigir, o câmbio Dualogic oferece outros benefícios:
Opção Troca de marchas. O motorista pode efetuar as trocas de marchas manualmente, mesmo operando no modo automático. Ele pode, por exemplo, reduzir manualmente a marcha próximo a uma curva - o sistema entende essa solicitação e mantém essa marcha engatada por alguns segundos e depois, sem ação nenhuma do usuário, o câmbio retorna para posição automática.
Função auto down. Se quiser, o motorista não precisa reduzir as marchas em modo manual para, por exemplo, parar em um semáforo. Na função auto down, a central eletrônica reconhece a rotação mínima de cada marcha e faz as reduções das marchas automaticamente, não deixando o carro “morrer”. Isto quer dizer que, mesmo com o câmbio na função manual, o seu carro vai parar sempre com a primeira marcha engatada.
Função kick down. Quando o motorista pisa fundo no pedal do acelerador com o câmbio na função automática – em uma ultrapassagem, por exemplo – o sistema Dualogic® entende essa intenção e reduz automaticamente as marchas, privilegiando a performance do veículo.
Programação esportiva. Tanto no modo automático quanto no manual, ao acionar a tecla “S” ao lado da alavanca de câmbio, o veículo adota uma programação mais esportiva: as trocas de marchas passam a ser efetuadas mais rapidamente e em um giro mais alto, aproveitando melhor a potência do motor e proporcionando uma performance mais esportiva ao veículo.
Arrancada esportiva. O câmbio Dualogic® oferece uma função não presente nos outros câmbios automáticos: sua arrancada é proporcional à pressão exercida no pedal do acelerador, possibilitando até “cantadas de pneu” (quando a tecla “S” estiver selecionada). Quanto maior a pressão – posição do pedal e rapidez de acionamento –, mais o sistema Dualogic® permite o aumento das rotações do motor, para aí transmitir a potência para as rodas.
Proteção do giro do motor. O sistema Dualogic® impede que o motor exceda o limite previsto de giros, preservando sua durabilidade. Exemplo: caso o motorista, em modo manual, queira fazer uma redução de marchas muito brusca – como, por exemplo, tentar selecionar a segunda marcha a 110 km/h –, o sistema não reduz a marcha e emite um alarme sonoro de aviso e uma mensagem, no display do quadro de instrumentos, de “manobra não consentida”. O mesmo ocorrerá se o motorista tentar engatar uma marcha maior em uma velocidade ou rotação muito baixa, por exemplo, 4ª marcha a 20 km/h.
Forma de condução. O sistema Dualogic® memoriza a forma de condução (manual ou automática) selecionada quando o veículo foi desligado pela última vez.
Redução do consumo de combustível. A economia é acompanhada por uma menor emissão de poluentes na atmosfera.
Câmbio Inteligente. O sistema Dualogic® é um sistema inteligente, pois, ele interpreta a maneira de dirigir do usuário e vai adequando o mapa de calibração da central de acordo com essa condução. Dessa forma, quanto mais você dirige o Dualogic®, mais você terá vontade de dirigir, pois, o sistema estará do seu jeito.
As versões equipadas com o câmbio Dualogic® automático e a T-Jet trazem de série piloto automático (ver a seguir), tornando a vida do motorista ainda mais confortável.
Piloto automático
Dirigir sem olhar o velocímetro constantemente, seguro de que a velocidade está sendo mantida: esta é a comodidade oferecida pelo piloto automático. Basta determinar a velocidade desejada no sistema – constituído por uma alavanca do lado esquerdo do volante, abaixo da alavanca do comando de luzes – que o Fiat Linea a mantém constante, independente das variações nas condições de rodagem.
Para ativar o sistema, gira-se o anel “on / off” para a posição “on”, a indicação aparece no quadro de instrumentos, leva-se então o veículo à velocidade desejada (acima de 40 km/h) e aciona-se o comando “set +” ou “set -” por alguns segundos. Deste ponto em diante, pode-se tirar o pé do acelerador, pois a velocidade do automóvel será mantida pelo cruise control. Ele só não entrará em ação se o veículo estiver em ponto morto, marcha-à-ré, ou, no caso das versões equipadas com câmbio mecânico, em primeira marcha.
O piloto automático pode ser desabilitado a qualquer momento, bastando, para isso, pisar no pedal do freio ou da embreagem. Se o motorista quiser reativá-lo, ele só precisa pressionar o botão “res” (resume): o sistema voltará para a velocidade previamente estabelecida. Para desligar o sistema – situação na qual a programação será cancelada –, o anel da alavanca deve ser girado para a posição “off”.
Caso o motorista pise no acelerador – para fazer uma ultrapassagem, por exemplo –, o piloto automático não é desabilitado. Assim que ele tirar o pé do pedal, o sistema fará o carro voltar à velocidade programada.
Air bags
O novo Fiat Linea pode contar com até seis air bags: dois dianteiros, dois laterais e dois window bags. Todos eles contribuem, e muito, para minimizar as conseqüências de um acidente.
Os air bags frontais são chamados de “smart bags” – bolsas inteligentes, de série em todas as versões. Eles têm duplo estágio para ativação: uma velocidade mais lenta e outra mais rápida, dependendo da informação enviada à central eletrônica pelos sensores localizados nos bancos dianteiros e cintos de segurança. Em colisões frontais menos intensas, ativam somente o primeiro estágio; em colisões violentas, ativam os dois estágios.
Vale lembrar que a eficiência dos air bags frontais é maximizada pelo emprego dos cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de carga, além disso o air bag do passageiro pode ser desabilitado através do My Car Fiat quando necessário.
Para proteger o tórax e a bacia dos ocupantes, freqüentemente lesionados em impactos laterais, o Fiat Linea pode ser equipado com side bags – air bags embutidos na lateral dos encostos dos bancos.
E visando resguardar a cabeça dos ocupantes, o carro pode, ainda, receber window bags. Trata-se de bolsas infláveis tipo cortina instaladas no teto, que auxiliam tanto quem vai na frente quanto quem viaja atrás. Eles são ativados junto com os air bags laterais ou em caso de capotamento.
Ar-condicionado automático digital
Todo Fiat Linea sai de fábrica equipado com ar-condicionado – manual para as versões 1.9 16V e automático digital para Absolute e T-Jet. Além disso, todo Fiat Linea vem equipado com saída de ar para os bancos traseiros, garantindo maior conforto térmico para todos os ocupantes. O sistema de climatização automática garante sempre a manutenção da temperatura desejada no habitáculo; escolhe-se a temperatura por meio de botões no painel do equipamento, e ela é exibida no display digital, não necessitando a intervenção do usuário em momento algum.
O sistema funciona para manter a temperatura escolhida independente das condições externas. Não importa se é inverno ou verão, se faz chuva ou sol, a sensação térmica no habitáculo será constante. Para tanto, o sistema regula a temperatura automaticamente por meio de três mecanismos:
Aquecendo ou resfriando o ar
Distribuindo o ar no habitáculo de diferentes modos
Alterando a velocidade do eletroventilador
Ele é auxiliado nesse controle por um sensor de irradiação que permite à central eletrônica do ar-condicionado adequar o conforto interno em função da radiação solar.
Porém, a qualquer momento o usuário pode alterar diversas funções manualmente, o que prevalecerá sobre os parâmetros automáticos. São elas:
Temperatura do ar
Velocidade do ventilador
Distribuição do ar nas sete posições (difusores fixos superiores, difusores centrais orientáveis, difusores fixos e orientáveis laterais, difusores inferiores para as partes dianteira e traseira, difusor inferior central traseiro)
Ativação e desativação do compressor
Função de desembaçamento
Recirculação de ar
Sensor crepuscular
Trata-se de um ótimo item de segurança e comodidade: o motorista não tem de ligar e desligar faróis baixos e luzes de posição ao entrar e sair de locais escuros, como túneis, porque o Fiat Linea faz isso por ele sempre que necessário, desde que o sistema esteja acionado.
Sensor de chuva
Se começar a chover, os limpadores de pára-brisa do Fiat Linea entram em ação automaticamente, desde que o sistema esteja acionado. Quando a chuva cessa, os limpadores param de funcionar. O sensor de chuva é o responsável por isso, e é extremamente prático e seguro em chuviscos intermitentes, pois o motorista não desvia a atenção da direção. E mais: o limpador funcionará sempre na velocidade adequada à intensidade da chuva no momento.
Sensor de estacionamento
Este útil item de comodidade (e manutenção do patrimônio) ajuda a manobrar o Fiat Linea. Quando o motorista engata a marcha-à-ré, o sistema é acionado automaticamente e o informa, por meio de avisos sonoros (bipes), da presença de obstáculos próximos à traseira do veículo. Os bipes também dão uma boa idéia da distância de um obstáculo: quanto mais freqüentes, mais próximo ele está. Quando ele se torna contínuo, o obstáculo está a aproximadamente 30 centímetros de distância.
Quatro sensores de ultrassom no pára-choque traseiro garantem a cobertura do sistema: os dois sensores instalados na traseira começam a transmitir informações para uma central eletrônica dedicada quando há obstáculos a distâncias inferiores a 1,5 metro; os dois laterais, a distâncias menores do que 0,6 metro.
Espelho interno eletrocrômico
É um importante item de segurança, pois evita que o motorista seja ofuscado pelos faróis dos carros que vêm atrás. O espelho possui sensores que medem a quantidade de luz que incide no carro, e um sistema de cristal líquido o escurece quando necessário, evitando o reflexo nos olhos do motorista. Ele tem também um botão liga/desliga, muito útil para quando for necessário usar o retrovisor sem os sensores, exemplo, em caso de manobras em garagens com iluminação forte.
Vidros Vênus 35
O Fiat Línea traz a nova geração dos vidros escurecidos Vênus 35, inédita em seu segmento. O sistema Thermocontrol® Venus amplia ainda mais o conforto térmico ao promover uma acentuada redução da radiação direta, dos raios ultravioleta – o Vênus 35 permite a passagem de apenas 4% deles – e infravermelho. Assim, eles protegem os ocupantes contra os efeitos nocivos dos raios UV, e também o interior do automóvel, uma vez que esse tipo de radiação é a principal responsável pela degradação de materiais de acabamento. Em comparação aos vidros verdes comuns, os Vênus 35 são cinco vezes mais eficientes em proteção térmica.
Os vidros Vênus 35 também têm um papel na segurança pessoal e patrimonial. Com eles, fica mais difícil para que outros enxerguem os ocupantes e os pertences dentro do automóvel.
A nova legislação, em vigor desde novembro de 2007, estabelece transparência mínima de 28% para as áreas envidraçadas que não interferem na dirigibilidade dos veículos. Com seus 35% de transparência, os vidros Vênus 35 estão dentro da lei. Eles vêm de série em todas as versões, instalados nas portas traseiras, na janela de trás e nos vidros-vigia traseiros.
Vidros das portas laminados
Trata-se de um importante componente de conforto e segurança. Os vidros das portas laminados são de série em todas as versões do Fiat Linea, e ampliam o conforto e a segurança dos ocupantes de quatro maneiras:
1. Ajudam a isolar os ocupantes dos ruídos vindos do exterior. Reduzem o ruído gerado pelo movimento do próprio veículo, sobretudo nas freqüências mais altas.
2. Oferecem maior proteção contra raios ultravioleta.
3. Proporcionam mais segurança aos ocupantes. Por serem mais resistentes do que os vidros temperados protegem mais no caso de um acidente. Isso vale para a penetração de objetos externos no habitáculo, e também para reduzir o risco de os ocupantes serem projetadas para fora do carro.
4. Aumentam a segurança patrimonial. O vidro laminado é mais resistente a quebras e constitui uma barreira mais eficiente contra arrombamentos e tentativas de agressão, comuns nos grandes centros urbanos.
Os vidros laminados são constituídos de duas camadas de vidro com uma folha delgada de polímero (resistente e elástico) entre elas.
My Car Fiat
Um automóvel personalizado para o gosto e as necessidades do motorista: esta é o objetivo do My Car Fiat. Por meio dele, podem-se personalizar várias funções do Fiat Linea, tornando a convivência com ele ainda mais agradável, prática e cômoda.
Eis as principais funções do My Car Fiat:
Volume do bipe: ajuste para o sinal sonoro de advertência.
Unidades de medida: para distância, consumo e temperatura.
Regulagem do relógio e do formato de horas: 12 ou 24 horas.
Regulagem de data.
Alerta de Velocidade: pode-se ajustar o limite de velocidade desejado (a partir de 30 km/h), em incrementos de 5 km/h. Uma vez atingido o limite, uma mensagem de aviso surgirá no display e o sistema emitirá um bipe de advertência.
Idioma do display: português, inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, holandês, polonês ou turco.
Trip Computer B: habilitar ou desabilitar o computador de bordo suplementar.
Travamento automático das portas: quando ativado, as portas se travam quando o veículo atinge uma velocidade superior a 20 km/h.
Sensor crepuscular (quando houver): regulagem do nível de sensibilidade (3 níveis).
Sensor de chuva: regulagem do nível de sensibilidade (4 níveis).
Informações do rádio: se as informações devem ou não ser repetidas no display do quadro de instrumentos.
Acesso a informações referentes à manutenção programada (quilômetros faltantes) e troca anual do óleo do motor (dias faltantes)
Air-bag do passageiro: ativar ou desativar (para quando não houver ocupante no banco do passageiro).
Computador de bordo
Este equipamento permite ao motorista estar sempre bem informado acerca de seu automóvel e o ajuda a planejar paradas e reabastecimentos. Por meio de um display no quadro de instrumentos, ele pode monitorar diversos parâmetros, como consumos médio e instantâneo de combustível, distância percorrida em um determinado trajeto, autonomia, velocidade média e tempo de viagem.
O Fiat Linea conta com dois computadores de bordo em um só: O Trip A, principal, onde faz o monitoramento informado acima, de toda a viagem e o Trip Computer B (que permite monitorar trechos específicos em uma mesma viagem), este deve ser habilitado através do My Car Fiat. O Trip B nos informa o mesmo do Trip A, porém em um diferente trecho da viagem podendo ser zerado, a qualquer momento, sem zerar o Trip A.
Rádio CD player com MP3 e RDS
Todo Fiat Linea vem equipado com rádio CD player que lê arquivos MP3, comandos de áudio no volante revestido em couro e quatro alto-falantes + dois tweeters. O sistema proporciona excelente qualidade de som tanto na dianteira quanto na traseira, aumentando a comodidade e o prazer dos ocupantes.
Alguns recursos extras do sistema incluem a regulagem do volume em função da velocidade do veículo, selecionada pelo menu, equalização com sete bandas pré-determinadas, e temporização para desligamento do rádio: imediata ou após 20 minutos do desligamento do carro (muito útil quando um passageiro permanece nele enquanto o motorista sai, levando a chave). O CD player lê CDs normais, CD-R e CD-RW.
Além de todos estes atributos, ele é totalmente integrado ao design do painel e possui código de segurança que inibe o furto.
MOTORES & MECÂNICA
Dois novos motores e uma mecânica apurada
Um conjunto mecânico que assegura performance e segurança com confiabilidade e durabilidade: esta foi a vertente que definiu cada componente mecânico do Fiat Linea. Motores ultramodernos, um sistema de suspensão que proporciona estabilidade com conforto, freios eficientes, direção leve e precisa – tudo desenvolvido para maximizar o prazer de dirigir o novo sedan, com respostas rápidas, desempenho excelente e muita segurança.
Motores
Dois novos motores fazem sua estréia na gama da Fiat Automóveis com o Fiat Linea. Um, o 1.9 16V Flex, foi criado pelo Centro de Engenharia da FPT Powertrain Technologies do Brasil, em Betim, MG, e é fabricado na unidade da empresa em Córdoba, Argentina; e o outro, o 1.4 16V Turbo, é importado da Itália.
O 1.9 16V Flex reúne o que há de mais atual em tecnologia de motores, resultando em um motor de última geração com melhor desempenho, maior economia de combustível e menor emissão de poluentes. Ele é o motor de maior capacidade cúbica da FPT produzido na América Latina, e foi desenvolvido a partir do zero para equipar o novo modelo da Fiat, empregando as mais modernas tecnologias de simulação virtual disponíveis no mundo. Esse trabalho consumiu 350 mil horas de projeto, mais de cem protótipos e mais de 1, 6 milhão de quilômetros rodados.
O resultado é um motor que produz potência de 130 cv e torque de 18,1 kgm a 4.500 rpm rodando somente com gasolina e potência de 132 cv e torque de 18,6 kgm a 4.500 rpm rodando unicamente com álcool.
Uma das grandes inovações deste motor é o sistema de partida a frio, patenteado pela FPT. Ele possui um injetor dedicado (além dos que alimentam cada um dos quatro cilindros) que se localiza no coletor de admissão. Com um pequeno tanque próprio de gasolina, o sistema é muito mais preciso, pois injeta a quantidade correta de combustível somente quando necessário, com melhor pulverização, resultando em melhor dirigibilidade a frio, com partidas mais eficientes e funcionamento mais suave e regular, e reduzindo emissão de poluentes.
Entre as novidades construtivas do motor 1.9 16V Flex estão:
Bloco do motor. Desenvolvido especialmente para este motor, traz novo desenho externo e nova interface com o cabeçote. Também são específicos para ele o sistema de lubrificação com jet-cooling (injetores borrifam óleo nos pistões para resfriá-los), o novo sistema de blow-by (que elimina a pressão causada pela vaporização do óleo durante o funcionamento do motor, como um respiro), a nova camisa d’água e os tampões do bloco feitos de aço inox.
Pistões Mahle Ecoform. Têm design diferenciado para maximizar a resistência estrutural e minimizar o peso e o atrito. Eles possuem saias assimétricas, melhorando seu apoio onde é preciso e reduzindo o atrito onde o contato não é necessário. Menor atrito significa funcionamento mais eficiente.
Bielas. Fabricadas em um novo material, mais resistente.
Bronzinas. Redesenhadas, possuem maior resistência e durabilidade.
Coletor de aspiração. Com corpo em alumínio fundido, o dimensionamento de seus condutos, dos eixos de distribuição e do coletor de escapamento – foi otimizado, garantindo 94% de torque máximo a 2.500 rpm.
Acelerador eletrônico: O sistema drive-by-wire acoplado ao coletor proporciona melhor dirigibilidade e menor consumo.
Coletor de descarga tubular. Com novo desenho, inclusive um catalisador com grande seção transversal, tem fluidodinâmica otimizada para a performance. Ele assegura menor perda de carga nos condutos, rápido aquecimento do catalisador, menor restrição à passagem dos gases na cerâmica do catalisador e menor perda de carga na saída do catalisador.
Juntas de vedação. Feitas de Viton®, um fluoroelastômero reconhecido por sua grande resistência ao calor e aos efeitos de produtos químicos e combustíveis, garantem maior confiabilidade.
Essa nova construção representa grande solidez e durabilidade, e também desempenho com economia. O novo motor 1.9 16V faz com que o Fiat Linea atinja a velocidade máxima de 186 km/h (gasolina) e 188 km/h (álcool). Na cidade, ele roda 11,5 km com um litro de gasolina e 8,1 km com um litro de álcool; na estrada, faz 15,3 km/l (gasolina) e 10,7 km/l (álcool).
Já o motor 1.4 16V Turbo, ou T-Jet, é o expoente de uma nova tendência européia: o “downsizing”, no qual motores mais compactos, com menor capacidade cúbica, atingem altos desempenhos – dignos de motores maiores – com mais economia de combustível. Essa tendência é uma resposta às circunstâncias atuais em nível mundial, nas quais a redução nas emissões de poluentes e o baixo consumo de gasolina são fundamentais. E esse novo motor, que a partir de agora equipa o Fiat Linea, faz isso muito bem.
Com potência de 152 cavalos e torque de 21,1 kgm em uma faixa de 2.250 a 4.500 rotações por minuto, leva o veículo a velocidade máxima de 203 km e acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos. E faz isso com muita economia: 12,0 km com um litro de gasolina na cidade, e 16,0 km/l na estrada.
Para termos uma idéia melhor de como o conceito de “downsizing” se traduz na prática, se compararmos o motor T-Jet a concorrentes europeus aspirados, a gasolina, com cilindrada entre 1.600 e 2.000 cm³, as conclusões serão:
A potência do T-Jet é equivalente ou superior.
Seu torque é pelo menos 23% maior do que o dos 1.6 e 8% superior ao dos 2.0.
O torque do T-Jet disponível em baixas rotações chega a ser 50% maior.
O consumo é menor, assim como as emissões de dióxido de carbono.
Os grandes responsáveis são o turbocompressor especialmente desenvolvido para esse tipo de aplicação e um motor com baixos níveis de atrito – o que melhora sua eficiência – e que gasta pouco combustível quando não exigido.
Evidentemente, o grande destaque é o turbocompressor IHI RFH3, com sobrealimentação de até 1 bar. Suas principais características são:
Carcaça feita de um novo material, o ferro fundido “NI-resist”. O alto teor de níquel na liga confere grande resistência ao componente
Refrigeração a água
Sistema otimizado de lubrificação do turbo
Sistema de refrigeração de óleo incorporado (trocador de calor água/óleo)
Baixa inércia para respostas rápidas
O turbo que equipa o Fiat Linea usa uma parte da energia dos gases da descarga para comprimir o ar aspirado pelo motor – o mesmo princípio de funcionamento de qualquer turbo. A energia cinética e térmica dos gases faz a turbina girar em velocidades muito altas, em torno de 200.000 rpm. O compressor recebe esta energia e a transmite para o ar aspirado em forma de velocidade, pressão e calor. O calor, prejudicial, é rejeitado em um intercooler e o ar, agora pressurizado e resfriado, entra no motor em grande quantidade. A potência do motor é proporcional à quantidade de ar que entra nele.
É claro que junto com este eficiente turbocompressor há um motor moderno: o FIRE DOHC 1.4 16V com trem de válvulas mais leve e tuchos hidráulicos, um motor de baixo atrito, pouco ruído e que necessita de pouca manutenção.
O motor do T-Jet apresenta diversos aspectos que o tornam extremamente eficiente, econômico, durável e confiável:
Câmara de combustão compacta. Com desenho tipo Pentroof, garante combustão rápida e melhor rendimento.
Junta do cabeçote metálica multicamadas. Em vez de uma única camada, há várias que, em conjunto, trabalham para proporcionar uma vedação melhor, o que é muito importante em função das altas pressões de combustão.
Válvulas de descarga feitas de Nimonic e sede de válvulas antidesgaste. O Nimonic é uma liga de níquel e cromo conhecida por sua resistência ao calor e à pressão, ideal para suportar as altas temperaturas geradas pelo turbo.
Sub-bloco em alumínio com mancais integrados em ferro fundido. Essa disposição assegura maior rigidez ao bloco do motor, reduzindo as vibrações.
Virabrequim leve em aço, bielas de aço fraturadas, pistões leves e revestidos, pino flutuante e cargas de anéis otimizadas. Tais aspectos construtivos proporcionam economia de combustível, níveis reduzidos de ruídos e vibrações e maior resistência para trabalhar com o turbocompressor.
Sistema de refrigeração com circulação em “U” e maior vazão. O sistema de arrefecimento é otimizado para lidar com as altas temperaturas geradas pelo turbo.
Coletor de descarga 4 – 2 – 1. Essa configuração reduz o retorno de gases queimados à câmara de combustão, resultando em melhor rendimento.
Volante do motor dupla massa. O volante na extremidade do virabrequim serve para equilibrar os pistões, ajudando a conservar energia e reduzindo as vibrações transmitidas ao câmbio.
Cárter estrutural em alumínio. Ele confere maior rigidez ao conjunto motopropulsor, diminuindo as vibrações.
Módulo integrado de recirculação de blow-by, controle de pressão interna do motor e separação do óleo líquido do blow-by. Tal construção consome menos óleo e aumenta a confiabilidade, pois o controle da pressão interna contribui para a eliminação de vazamentos de óleo.
Suporte baricêntrico do motor. Este tipo de suporte transmite menos trepidações.
Catalisador otimizado tipo “close-coupled”. Ele contribui para as baixas emissões e o alto rendimento.
Suspensão
O propósito do conjunto é permitir ao carro encarar qualquer tipo de terreno sem transmitir ao habitáculo as vibrações provenientes das irregularidades do piso ou as oscilações laterais e longitudinais. Ou seja, rodar com conforto, mas mantendo sempre a aderência das rodas, a estabilidade e a dirigibilidade.
Para tanto, a suspensão dianteira é independente, tipo MacPherson, com braços inferiores em triângulo-retângulo. Os braços oscilantes são feitos de chapa estampada, com esquema construtivo “butterfly” patenteado, o que resulta em uma notável redução de peso sem comprometer a resistência. Os coxins de borracha especial têm volume maior, para absorver mais as asperezas e, assim, melhorar o conforto. A travessa da suspensão em alumínio possui alta rigidez estrutural. O montante é reforçado para garantir uma excelente dirigibilidade em curvas e um maior conforto acústico vibracional. E a barra estabilizadora tem bieleta para ancoragem dos amortecedores, assegurando maior estabilidade e mais rapidez de resposta dinâmica em curvas.
As molas são construidas com a técnica “side-load”, ajudando a neutralizar também as forças laterais. Elas reduzem as forças tangenciais na haste do amortecedor e também os atritos internos. A conseqüência é uma absorção melhor das asperezas do terreno.
Amortecedores hidráulicos telescópicos de duplo efeito completam o conjunto dianteiro. Eles oferecem elevada rigidez lateral, favorecendo a dirigibilidade em curvas.
Na traseira o Fiat Linea possui suspensão com rodas semi-independentes, interconectadas por uma ponte de torção. O conjunto garante rigidez e estabilidade com ótima dirigibilidade. A estrutura da ponte é composta por braços laterais estampados em dois semi-eixos soldados com um perfil lateral de torção transversal.
A disposição vertical dos amortecedores, com fixação à carroceria pelo lado interno do passa-roda (borda do pára-lama), permite um superior nível de filtragem das irregularidades do piso, privilegiando o conforto acústico do habitáculo.
Freios
Mais moderno disponível atualmente, o sistema antitravamento ABS é de série em todas as versões. Ele vem com EBD – distribuição eletrônica de frenagem, que automaticamente regula a quantidade de força distribuída a cada um dos freios de acordo com as condições de rodagem
O sistema de freios adotado no Fiat Linea é do tipo hidráulico servo-assistido. Ele é composto por dois circuitos independentes em “X”: cada circuito age sobre uma roda dianteira e sobre sua diagonal traseira. Sua construção garante frenagens estáveis sem desvios de trajetória mesmo que um dos circuitos sofra uma avaria.
Todas as versões do sedan possuem discos de freios ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com pinças flutuantes. E servo-freio de 10 polegadas, com bomba de alumínio e curso alongado, garantindo boa reserva de curso no pedal mesmo se o sistema estiver muito aquecido devido ao uso intenso.
Direção
O comando de direção do Fiat Linea foi projetado para tornar as manobras leves e cômodas em qualquer situação, de balizas de estacionamento a altas velocidades. Todas as versões do novo sedan possuem direção hidráulica precisa e suave, ampliando a segurança e o prazer de dirigir, e o volante oferece sempre regulagens de altura e profundidade.
UMA GAMA COMPLETA
A gama do novo Fiat Linea foi concebida para oferecer a máxima flexibilidade de escolha, indo ao encontro dos anseios dos clientes Fiat. São quatro versões, com duas novas motorizações, dois tipos de câmbio e três níveis de acabamento. E mesmo a versão de entrada – 1.9 16V – já sai de fábrica com uma grande variedade de itens de conforto, segurança e conveniência. Assim, independentemente da versão, o dono de um Fiat Linea saberá, sempre, que possui um automóvel requintado, moderno, seguro e muito bem equipado. Conheça as versões:
Fiat Linea
1.9 16V
1.9 16V Dualogic
Absolute
T-Jet
Câmbio
Mecânico
Dualogic
Dualogic
Mecânico
Motor
1.9 16V Flex
1.4 16V Turbo
Potência
Gas.:130 cv
Álc.:132 cv
152 cv
Torque
Gas.:18,1 kgm
Álc.:18,6 kgm
Ambos a 4.500 rpm
21,1 kgm
(2.250 a 4.500 rpm)
Acab. interno
Veludo cinza
Couro cinza / ou Couro bege
Microfibra + Tear bege
Fiat Linea 1.9 16V. A versão de entrada, com câmbio mecânico, vem com equipamentos de série como o HSD (High Safety Drive) composto por freios com ABS e air bag duplo, CD player com MP3, vidros elétricos com sistema one-touch e antiesmagamento nas quatro portas, ar-condicionado manual com saída de ar para o banco traseiro, direção hidráulica, espelhos retrovisores externos com comandos elétricos, telecomando para abertura e fechamento das portas, vidros e porta-malas, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido (60/40) com apóia-braço central + porta-objetos e porta-copos, rodas em liga-leve de 15”, detalhes externos cromados, vidros das portas laminados, vidros laterais posteriores escurecidos Venus 35, volante com regulagem de altura e profundidade, revestido em couro e com comandos de rádio, abertura interna elétrica do porta-malas e mecânica do reservatório de combustível, computador de bordo A e B, My Car Fiat, faróis de neblina, brake-light, porta-óculos, faróis com função Follow Me Home, relógio digital e termômetro externo no painel, Fiat Code 2 e bancos revestidos em veludo, entre outros.
Para deixar seu carro ainda mais completo, o dono de um Fiat Linea 1.9 16V pode equipá-lo com vários conteúdos como Blue&MeTM, Blue&MeTM NAV, revestimento em couro cinza, side bags dianteiros + window bags e piloto automático e sensores crepuscular e de chuva.
Fiat Linea 1.9 16V Dualogic. Seus equipamentos de série e opcionais são idênticos aos da versão mecânica, mas ele sai de fábrica com câmbio automático Dualogic e piloto automático.
Fiat Linea Absolute. Além dos itens de série presentes na versão 1.9 16V Dualogic, a versão luxuosa do sedan traz, ainda, ar-condicionado automático digital, Blue&MeTM, sensor de estacionamento, cortina pára-sol no vidro traseiro, interior em couro cinza ou bege, rodas em liga-leve 16” + pneus 205/55 (inclusive estepe) e sobretapete cinza ou bege.
Falta pouca coisa para deixar a versão completíssima: apenas Blue&MeTM NAV, sensores crepuscular e de chuva, espelho retrovisor interno eletrocrômico, side bags dianteiros + window bags.
Fiat Linea T-Jet. A versão, dotada de motor turbo 1.4 16V a gasolina e câmbio mecânico, é a top em performance. Possui todos os itens de série da versão Absolute (exceto o câmbio automático Dualogic) e ainda rodas em liga-leve 17” com pneus 205/50 (inclusive estepe), sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, subwoofer + amplificador + quatro alto-falantes + quatro tweeters, quadro de instrumentos com grafia diferenciada e display dot matrix, sobretapete exclusivo e revestimento interno em microfibra + tear bege.
Se a idéia é equipar o carro ainda mais, o cliente ainda tem a opção de instalar Blue&MeTM NAV, side bags dianteiros + window bags e revestimento em couro bege.
PÓS-VENDAS
Um clube exclusivo para os proprietários do novo sedan
O dono de um Fiat Linea recebe muito mais do que um automóvel: seu novo carro vem acompanhado de uma generosa garantia, um programa exclusivo de relacionamento, o Clube L’Unico, e uma extensa lista de acessórios personalizados disponíveis nas concessionárias Fiat.
A garantia contratual é de três anos e vem acompanhada de garantia contra corrosão perfurante, válida por cinco anos. As revisões periódicas são feitas a cada 15 mil quilômetros ou um ano (o que vier primeiro), e a primeira tem mão-de-obra gratuita. Tudo isso assegura ao cliente Linea muita tranqüilidade com sua aquisição.
Com o Fiat Linea o cliente ganha também uma linha de comunicação e relacionamento permanentemente aberta, com benefícios exclusivos: é o Clube L’Unico, que agrega serviços únicos e diferenciados de vendas e pós-vendas.
Ao fechar negócio, o comprador recebe o kit de boas-vindas, composto de DVD e manual L’Unico. Quando retirar seu novo Fiat Linea na concessionária, o manual do proprietário lhe é entregue em uma pasta diferenciada que contém também um CD com informações úteis sobre o carro e para o veículo que tiver o Blue&MeTM Nav, um pen drive de 2 gigabytes, que contem o mapa de navegação, onde o usuário poderá gravar suas músicas prediletas para escutá-las em seu Linea.
O proprietário de um Fiat Linea dispõe de um call center exclusivo, com atendimento diferenciado. E o mesmo profissional acompanhará o chamado do início ao término, evitando a eventual frustração de ter de contar a mesma história ou fazer as mesmas perguntas diversas vezes para pessoas diferentes.
O dono de um Fiat Linea também conta com uma versão especial do Confiat, válida durante a vigência de três anos da garantia: um profissional especializado buscará e levará o veículo (na casa ou escritório do proprietário) para a realização das manutenções e revisões.
Como membro de um clube especial, o cliente Linea recebe, ainda, convites exclusivos para shows e eventos, e possui uma área exclusiva no hotsite do modelo, na qual encontrará conteúdos específicos com foco em automóveis, business, qualidade de vida e consumo – sempre com uma abordagem sofisticada e inteligente.
Para personalizar o Fiat Linea, é disponível uma ampla linha de acessórios exclusivos, disponível nas concessionárias da marca. Os acessórios foram criados de forma integrada ao desenvolvimento do novo modelo. A linha-mestra foi elaborar produtos coerentes com a identidade do carro, tanto conceitual quanto estilisticamente, e ao mesmo tempo oferecer ao cliente ainda mais opções para individualizar seu carro. Com os acessórios, ele pode incrementar a esportividade, a segurança, o lazer e o entretenimento e conectividade de seu carro.
A fim de dar ao seu Fiat Linea um aspecto mais esportivo, a Fiat oferece acessórios como minissaias, spoilers (dianteiro e traseiro), aerofólio para a tampa traseira, capas cromadas para os espelhos retrovisores externos, pedais esportivos feitos de alumínio, protetor de soleira com design exclusivo e rodas de liga-leves cromadas.
Quem pretende usar seu Fiat Linea para atividades de lazer certamente gostará do rack (porta-tudo) ou do porta-bicicleta no teto, do engate para reboque e das redes de fixação de objetos no porta-malas.
Um dispositivo hands free com Bluetooth está disponível para reforçar a conectividade do novo Fiat Linea, e um DVD com monitor de oito polegadas no teto (para servir ao banco traseiro) é especialmente desejado quando há passageiros – sobretudo crianças – em trajetos mais longos.
Todos esses itens servem para deixar o novo Fiat Linea ainda mais ao gosto do cliente, além de oferecer funcionalidade e estilo extras.
Fonte: http://www.fiatpress.com.br/fiatpresssite/Release/Release.aspx?Codigo=658
Punto Sporting
Laranja Spot
Huricane HA4.120 - Kit 2 vias 6" Pionner Kevlar 220watts - Triaxial 5" Selenium 100watts - Sub Hinor Cruzader 10" 200watts - Buzina Maritima

Laranja Spot
Huricane HA4.120 - Kit 2 vias 6" Pionner Kevlar 220watts - Triaxial 5" Selenium 100watts - Sub Hinor Cruzader 10" 200watts - Buzina Maritima

- Instrutor de Auto Escola
- Mensagens: 1152
- Registrado em: Qui Fev 21, 2008 12:39 am
- Localização: Campo Largo
Re: Release Linea
É não sei não..... o negócio é esperar a Desova mesmo porque do jeito que ta vão ser poucas unidades vendidas (T-jet) R$80.000,00 da pra comprar até uma bmw usadinha mas filé d+!
- Roda dura de Auto Escola
- Mensagens: 462
- Registrado em: Qui Jul 03, 2008 5:27 pm
- Localização: Belo Horizonte
Re: Release Linea
%$#! Num era mais fácil deixar o link do que postar tudo ae? huahahu
Abraço!
Dan.
Abraço!
Dan.
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 107
- Registrado em: Qua Set 03, 2008 11:15 pm
- Localização: São Paulo
Re: Release Linea
Esse sim achei lindo...
Olha as rodas
Olha as rodas

- Administrador
- Mensagens: 1552
- Registrado em: Dom Nov 25, 2007 11:01 am
- Localização: Florianópolis/SC
Re: Release Linea
curti essas rodas..


- Piloto de Atari
- Mensagens: 17
- Registrado em: Dom Set 14, 2008 8:35 pm
- Localização: NOVO HAMBUGO - RS
Re: Release Linea
O desanimador é que daqui a pouco tem aro 12 dessas rodas no mercado. 

- Piloto de Testes da FIAT
- Mensagens: 5417
- Registrado em: Sex Fev 15, 2008 10:25 pm
- Localização: Brasília
Re: Release Linea
Achei bem louco! Carinho, mas bunitinho 
Só quero ver esse T-Jet no Punto!!
ai simmmm !!!

Só quero ver esse T-Jet no Punto!!

Fiat PunTo Sporting 1.8 Preto Vesuvio
Vidro elétrico 4pt * Blue&Me * Air Bag + ABS * Film 5 traz-20 Lados-35 frente * Som Oliginal * Xenon H4 Bi + H1
Vidro elétrico 4pt * Blue&Me * Air Bag + ABS * Film 5 traz-20 Lados-35 frente * Som Oliginal * Xenon H4 Bi + H1
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 757
- Registrado em: Seg Jun 30, 2008 11:33 am
- Localização: São Paulo-SP
7 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes