Manias para conservação Mito ou Verdade
Manias para conservação Mito ou Verdade
Bom,
Gostaria da opinião de vocês e compartilhar o que fazem também com fins de conservação das peças dos nossos Puntos...
Primeiramente vou lançar mão de 2 coisas que faço que talvez não tem efeito algum.. alguns dizem que sim, outros, que não.. Na dúvida faço.. será que funciona?
1º Sempre quando paro o carro para sair e vejo que a ventoinha liga pela temperatura, espero ela desligar com o motor ligado. Não deixo ela funcionando com veículo desligado (somente pela bateria)
2º Quando uso o ar condicionado do carro, uns 5 minutos antes de parar, sempre desligo o ar e deixo somente o ar frio funcionando com fins de retirar a umidade gerada no sistema..
Estas duas coisas realmente servem para alguma coisa ou seria uma mania minha?
Vocês, possuem alguma?
Abraços!!
Gostaria da opinião de vocês e compartilhar o que fazem também com fins de conservação das peças dos nossos Puntos...
Primeiramente vou lançar mão de 2 coisas que faço que talvez não tem efeito algum.. alguns dizem que sim, outros, que não.. Na dúvida faço.. será que funciona?
1º Sempre quando paro o carro para sair e vejo que a ventoinha liga pela temperatura, espero ela desligar com o motor ligado. Não deixo ela funcionando com veículo desligado (somente pela bateria)
2º Quando uso o ar condicionado do carro, uns 5 minutos antes de parar, sempre desligo o ar e deixo somente o ar frio funcionando com fins de retirar a umidade gerada no sistema..
Estas duas coisas realmente servem para alguma coisa ou seria uma mania minha?
Vocês, possuem alguma?
Abraços!!
- Roda dura de Auto Escola
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Re: Manias para conservação Mito ou Verdade
Acho que todo mundo tem suas próprias manias. 
A minha é abastecer no mesmo posto a pelo 5 anos, o dono é um portuga tradicional (honesto e com sotaque), até os coxinhas da região abastecem carro particular lá, então o combustível é garantido e alterno entre gasosa e etanol pro carro não acostumar só com um combustível.
Sobre o que você comentou.
1 - Ventoinha ligada é sinal de transito, na estrada em velocidade constante não liga. O chato é que motor ligado e carro parado demora bem mais para esfriar, acaba só gastando combustível pq a ventoinha consome em média 4 Amperes/Hora, a bateria é de 40/45 Amperes/Hora então a ventoinha consegue "teoricamente" funcionar por 10 horas.
2 - Ar condicionado resseca o ar para gelar, por isso pinga água debaixo do carro e mulherada sofre com tosse de ar seco. Antigamente os compressores não lidavam bem com o expurgo dessa água, ficava retido e dava problemas, por isso a recomendação de desligar um pouco antes de desligar o carro, para dar tempo do compressor se livrar da água, mas muito antigamente agora não precisa mais.
Abs!

A minha é abastecer no mesmo posto a pelo 5 anos, o dono é um portuga tradicional (honesto e com sotaque), até os coxinhas da região abastecem carro particular lá, então o combustível é garantido e alterno entre gasosa e etanol pro carro não acostumar só com um combustível.
Sobre o que você comentou.
1 - Ventoinha ligada é sinal de transito, na estrada em velocidade constante não liga. O chato é que motor ligado e carro parado demora bem mais para esfriar, acaba só gastando combustível pq a ventoinha consome em média 4 Amperes/Hora, a bateria é de 40/45 Amperes/Hora então a ventoinha consegue "teoricamente" funcionar por 10 horas.
2 - Ar condicionado resseca o ar para gelar, por isso pinga água debaixo do carro e mulherada sofre com tosse de ar seco. Antigamente os compressores não lidavam bem com o expurgo dessa água, ficava retido e dava problemas, por isso a recomendação de desligar um pouco antes de desligar o carro, para dar tempo do compressor se livrar da água, mas muito antigamente agora não precisa mais.
Abs!
- Piloto de Atari
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Re: Manias para conservação Mito ou Verdade
Minha opinião sobre suas questões :
1- Quando o carro liga a ventoinha parado mesmo com o motor desligado vai demorar mais pra resfriar do que se tivesses com o motor ligado, pelo simples motivo da água não estar circulando no sistema de arrefecimento, porém não costumo e não acho necessário manter o motor ligado;
2- Sobre desligar o ac um pouco antes de chegar ao destino evita o surgimento de mau cheiro no sistema, eu não acreditava muito mas depois que criei esse hábito não tive mais problema de mau cheiro.
1- Quando o carro liga a ventoinha parado mesmo com o motor desligado vai demorar mais pra resfriar do que se tivesses com o motor ligado, pelo simples motivo da água não estar circulando no sistema de arrefecimento, porém não costumo e não acho necessário manter o motor ligado;
2- Sobre desligar o ac um pouco antes de chegar ao destino evita o surgimento de mau cheiro no sistema, eu não acreditava muito mas depois que criei esse hábito não tive mais problema de mau cheiro.
Re: Manias para conservação Mito ou Verdade
Então não sou tão paranoico... rsss
Com relação a ventoinha demora 30 segundos para desligar com motor ligado e carro parado... penso que evito desgaste prematuro da bateria já que rodo bem pouco..
Sobre AC li em algum lugar a muitos anos que a água condensada pode ocasionar ferrugem no sistema... o porquê tenho este hábito. Mas não sei se é válido para os veículos novos..
E logicamente também tenho o habito de abastecer somente em um posto de gasolina a muitos anos.. Em viagens procuro abastecer em postos onde vejo bastante circulação de caminhões, de preferencia Shell mas muito raro..
Também uso bastante o freio motor em ladeiras... logicamente não deixando de passar das 3000 rpm.. Sincronizando com freio mesmo..
Dúvida: Freio motor usado corretamente desgasta prematuramente a embreagem ?
Com relação a ventoinha demora 30 segundos para desligar com motor ligado e carro parado... penso que evito desgaste prematuro da bateria já que rodo bem pouco..
Sobre AC li em algum lugar a muitos anos que a água condensada pode ocasionar ferrugem no sistema... o porquê tenho este hábito. Mas não sei se é válido para os veículos novos..
E logicamente também tenho o habito de abastecer somente em um posto de gasolina a muitos anos.. Em viagens procuro abastecer em postos onde vejo bastante circulação de caminhões, de preferencia Shell mas muito raro..
Também uso bastante o freio motor em ladeiras... logicamente não deixando de passar das 3000 rpm.. Sincronizando com freio mesmo..
Dúvida: Freio motor usado corretamente desgasta prematuramente a embreagem ?
- Roda dura de Auto Escola
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Re: Manias para conservação Mito ou Verdade
lucassmenezes escreveu:Dúvida: Freio motor usado corretamente desgasta prematuramente a embreagem ?
Acredito que não desgaste a embreagem pois a mesma já está acoplada, além disso usar feio motor economiza freios e combustível.
Re: Manias para conservação Mito ou Verdade
Eu tmb desligo o ar um pouco antes e nunca desligo o motor com o ar ligado.
Ouço várias pessoas dizendo que isso nao precisa, mas não acredito e desligo sempre o ar primeiro....alguns bons segundos antes.
Ouço várias pessoas dizendo que isso nao precisa, mas não acredito e desligo sempre o ar primeiro....alguns bons segundos antes.
- Piloto de Atari
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Re: Manias para conservação Mito ou Verdade
marcus capella escreveu:Eu tmb desligo o ar um pouco antes e nunca desligo o motor com o ar ligado.
Essa é outra mania antiga do meu pai... felizmente não precisa.
"se o carro tiver mais do que 15 anos, é necessário desligar o dispositivo antes do motor. “Os automóveis antigos acoplam e desacoplam do motor independentemente se está ligado ou não. É bom deixar desligado para evitar o esforço do motor de partida e aumentar a duração da bateria, além do carro pegar mais fácil", diz.
Já os modelos mais novos com injeção eletrônica têm dispositivos de proteção para o sistema de ar-condicionado. "O equipamento só entra em funcionamento quando o motor estiver funcionando. Ao dar a partida, mesmo com o botão do ar-condicionado ligado, não há problemas e a ignição não será forçada"
http://revistaautoesporte.globo.com/Rev ... 37,00.html
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Re: Manias para conservação Mito ou Verdade
No meu caso como comentado acima, desligo o ac um pouco antes do destino para evitar mau cheiro, somente pra isso e realmente ajuda muito.
Re: Manias para conservação Mito ou Verdade
lucassmenezes escreveu:1º Sempre quando paro o carro para sair e vejo que a ventoinha liga pela temperatura, espero ela desligar com o motor ligado. Não deixo ela funcionando com veículo desligado (somente pela bateria)
2º Quando uso o ar condicionado do carro, uns 5 minutos antes de parar, sempre desligo o ar e deixo somente o ar frio funcionando com fins de retirar a umidade gerada no sistema..
dizem que a 2ª até ajuda, mas a 1ª é totalmente desnecessária.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: Manias para conservação Mito ou Verdade
Outro fator benéfico de deixar o motor funcionando até desligar a ventoinha é que o próprio cofre do motor acaba sendo melhor refrigerado, isso ajuda a prevenir a oxidação do óleo lubrificante (a formação de borra principalmente no cabeçote), também em carros turbo ajuda na refrigeração da turbina e do próprio coletor de escapamento, peça que tem dado muito defeito nos T-Jet.
O Marea Turbo e Vectra CD 2.2 16V adotavam a estratégia de ligar a ventoinha após o motor ser desligado e assim permanecer por até 5 minutos. Particularmente achava meio incômodo, mas tem utilidade. Nesses carros era primordial manter a bateria em bom estado.
O Marea Turbo e Vectra CD 2.2 16V adotavam a estratégia de ligar a ventoinha após o motor ser desligado e assim permanecer por até 5 minutos. Particularmente achava meio incômodo, mas tem utilidade. Nesses carros era primordial manter a bateria em bom estado.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
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