Manias para conservação Mito ou Verdade

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Manias para conservação Mito ou Verdade

por lucassmenezes » Seg Dez 29, 2014 6:14 am

Bom,

Gostaria da opinião de vocês e compartilhar o que fazem também com fins de conservação das peças dos nossos Puntos...

Primeiramente vou lançar mão de 2 coisas que faço que talvez não tem efeito algum.. alguns dizem que sim, outros, que não.. Na dúvida faço.. será que funciona?

1º Sempre quando paro o carro para sair e vejo que a ventoinha liga pela temperatura, espero ela desligar com o motor ligado. Não deixo ela funcionando com veículo desligado (somente pela bateria)

2º Quando uso o ar condicionado do carro, uns 5 minutos antes de parar, sempre desligo o ar e deixo somente o ar frio funcionando com fins de retirar a umidade gerada no sistema..

Estas duas coisas realmente servem para alguma coisa ou seria uma mania minha?

Vocês, possuem alguma?

Abraços!!
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

Re: Manias para conservação Mito ou Verdade

por NeoConker » Seg Dez 29, 2014 7:29 am

Acho que todo mundo tem suas próprias manias. :lol:

A minha é abastecer no mesmo posto a pelo 5 anos, o dono é um portuga tradicional (honesto e com sotaque), até os coxinhas da região abastecem carro particular lá, então o combustível é garantido e alterno entre gasosa e etanol pro carro não acostumar só com um combustível.

Sobre o que você comentou.

1 - Ventoinha ligada é sinal de transito, na estrada em velocidade constante não liga. O chato é que motor ligado e carro parado demora bem mais para esfriar, acaba só gastando combustível pq a ventoinha consome em média 4 Amperes/Hora, a bateria é de 40/45 Amperes/Hora então a ventoinha consegue "teoricamente" funcionar por 10 horas.

2 - Ar condicionado resseca o ar para gelar, por isso pinga água debaixo do carro e mulherada sofre com tosse de ar seco. Antigamente os compressores não lidavam bem com o expurgo dessa água, ficava retido e dava problemas, por isso a recomendação de desligar um pouco antes de desligar o carro, para dar tempo do compressor se livrar da água, mas muito antigamente agora não precisa mais.

Abs!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por felipebm86 » Seg Dez 29, 2014 10:20 am

Minha opinião sobre suas questões :
1- Quando o carro liga a ventoinha parado mesmo com o motor desligado vai demorar mais pra resfriar do que se tivesses com o motor ligado, pelo simples motivo da água não estar circulando no sistema de arrefecimento, porém não costumo e não acho necessário manter o motor ligado;

2- Sobre desligar o ac um pouco antes de chegar ao destino evita o surgimento de mau cheiro no sistema, eu não acreditava muito mas depois que criei esse hábito não tive mais problema de mau cheiro.
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por lucassmenezes » Seg Dez 29, 2014 12:35 pm

Então não sou tão paranoico... rsss

Com relação a ventoinha demora 30 segundos para desligar com motor ligado e carro parado... penso que evito desgaste prematuro da bateria já que rodo bem pouco..

Sobre AC li em algum lugar a muitos anos que a água condensada pode ocasionar ferrugem no sistema... o porquê tenho este hábito. Mas não sei se é válido para os veículos novos..

E logicamente também tenho o habito de abastecer somente em um posto de gasolina a muitos anos.. Em viagens procuro abastecer em postos onde vejo bastante circulação de caminhões, de preferencia Shell mas muito raro..

Também uso bastante o freio motor em ladeiras... logicamente não deixando de passar das 3000 rpm.. Sincronizando com freio mesmo..

Dúvida: Freio motor usado corretamente desgasta prematuramente a embreagem ?
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por felipebm86 » Seg Dez 29, 2014 1:35 pm

lucassmenezes escreveu:Dúvida: Freio motor usado corretamente desgasta prematuramente a embreagem ?

Acredito que não desgaste a embreagem pois a mesma já está acoplada, além disso usar feio motor economiza freios e combustível.
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por marcus capella » Seg Dez 29, 2014 1:45 pm

Eu tmb desligo o ar um pouco antes e nunca desligo o motor com o ar ligado.
Ouço várias pessoas dizendo que isso nao precisa, mas não acredito e desligo sempre o ar primeiro....alguns bons segundos antes.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por NeoConker » Seg Dez 29, 2014 2:17 pm

marcus capella escreveu:Eu tmb desligo o ar um pouco antes e nunca desligo o motor com o ar ligado.

Essa é outra mania antiga do meu pai... felizmente não precisa.

"se o carro tiver mais do que 15 anos, é necessário desligar o dispositivo antes do motor. “Os automóveis antigos acoplam e desacoplam do motor independentemente se está ligado ou não. É bom deixar desligado para evitar o esforço do motor de partida e aumentar a duração da bateria, além do carro pegar mais fácil", diz.

Já os modelos mais novos com injeção eletrônica têm dispositivos de proteção para o sistema de ar-condicionado. "O equipamento só entra em funcionamento quando o motor estiver funcionando. Ao dar a partida, mesmo com o botão do ar-condicionado ligado, não há problemas e a ignição não será forçada"

http://revistaautoesporte.globo.com/Rev ... 37,00.html
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por felipebm86 » Seg Dez 29, 2014 2:34 pm

No meu caso como comentado acima, desligo o ac um pouco antes do destino para evitar mau cheiro, somente pra isso e realmente ajuda muito.
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por VLA » Ter Dez 30, 2014 12:04 pm

lucassmenezes escreveu:1º Sempre quando paro o carro para sair e vejo que a ventoinha liga pela temperatura, espero ela desligar com o motor ligado. Não deixo ela funcionando com veículo desligado (somente pela bateria)

2º Quando uso o ar condicionado do carro, uns 5 minutos antes de parar, sempre desligo o ar e deixo somente o ar frio funcionando com fins de retirar a umidade gerada no sistema..

dizem que a 2ª até ajuda, mas a 1ª é totalmente desnecessária.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por jpromero » Ter Dez 30, 2014 12:36 pm

Outro fator benéfico de deixar o motor funcionando até desligar a ventoinha é que o próprio cofre do motor acaba sendo melhor refrigerado, isso ajuda a prevenir a oxidação do óleo lubrificante (a formação de borra principalmente no cabeçote), também em carros turbo ajuda na refrigeração da turbina e do próprio coletor de escapamento, peça que tem dado muito defeito nos T-Jet.

O Marea Turbo e Vectra CD 2.2 16V adotavam a estratégia de ligar a ventoinha após o motor ser desligado e assim permanecer por até 5 minutos. Particularmente achava meio incômodo, mas tem utilidade. Nesses carros era primordial manter a bateria em bom estado.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

Próximo