Duvida suspensao Rangendo

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Duvida suspensao Rangendo

por Gabriel® » Seg Mar 09, 2015 12:47 pm

Pessoal , ja troquei bieleta , amortecedor , molas , coxim , rolamento mais o carro faz um rangido principalmente quando passo por uma lombada , o que mais pode ser ?
Vendo sub 12 sony xplod 350 rms , caixa personalizada lateral e potencia banda 9.8 e suspensão de rosca.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

Re: Duvida suspensao Rangendo

por rgapski » Seg Mar 09, 2015 1:14 pm

Gabriel,

Localizar rangido de suspensão é um porre! Tem muita borrachinha pra ranger ali!
É trabalho detalhado e exige muita paciência. Coisa que os mecânicos não tem.

Eu já tive esse rangido com outros carros, e o problema sempre veio da buchinha da barra estabilizadora. Pela posição dela, ela pega muita agua e sujeira, o que causa o ressecamento precoce dela.

Com ajuda de um elevador, levante o carro e aplique WD-40 nas borrachas de fixação da barra estabilizadora. No punto, SNME, ficam próximas da caixa de direção, acima do subframe da suspensão dianteira.
Se o rangido sumir, providencie a troca delas, pois se não trocar, logo voltam a ranger.

Se o rangido continuar, veja qual o estado do prato e das molas da suspensão. Se estiverem com muitas marcas de atrito, será necessário encapar as molas com uma borracha apropriada para isso.

Se isso tudo não cessar o barulho, o rangido pode vir das buchas da bandeja/braços inferiores da suspensão.

Se tiver que mexer nas buchas, aproveite e troque o pivô também.
Esse é um item de segurança e um dos dois ligamentos da roda ao carro. Custa barato (coisa de uns 40~50 reais cada lado)
Se ele folgar, a roda simplesmente abre fazendo um estrago danado.

Abs!
Raphael - Mauá-SP
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Gabriel® » Seg Mar 09, 2015 9:47 pm

Raphael , primeiramente Boa noite e muito obrigado pela atenção , a principio eu também achei que fosse as molas pois desmontou a torre recentemente e estavam com marcas de atrito , mandei encapa-las com mangueiras mais pelo visto não é isso pois continua o mesmo barulho chato , você poderia me explicar mais exatamente naonde fica essa buxa da barra da estabilizadora ? e o pivo pra trocar tem que trocar a balança completa ou só ele ?
Vendo sub 12 sony xplod 350 rms , caixa personalizada lateral e potencia banda 9.8 e suspensão de rosca.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Scorpio » Seg Mar 09, 2015 10:30 pm

O Raphael abordou praticamente todas as possibilidades. :-D

Esse é o tipo de problema chato para descobrir. Tive um Ford que rangia em cada lombada e ondulação do pavimento, depois de trocar os amortecedores descobriu-se que o rangido era nas buchas da barra estabilizadora.
A dificuldade em localizar é porque as buchas ficam em um lugar de acesso difícil, para troca-las foi preciso descer o sub-chassi.

Como foi dito, se suspeitar de buchas de borracha aplique um óleo spray tipo WD entre a bucha e a parte que movimenta, se parar você localizou.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por Gabriel® » Ter Mar 10, 2015 8:45 am

O mais engracado é que se eu ficar alguns dias sem usar o carro o barulho para e ai meia hora depois volta tuuudo denovo rsss
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por rgapski » Ter Mar 10, 2015 9:47 am

Tá com cara das benditas buchinhas da barra estabilizadora mesmo...

Faça o seguinte:

Levante o carro e localize as bieletas que se ligam ao amortecedor.
As bieletas, no lado oposto, embaixo,, estão ligadas a uma barra.
Vá seguindo a barra para parte de dento da suspensão/motor até encontrar onde a barra fica presa.
Tem uma especie de suporte de metal com uma borracha dentro.
Aplique WD-40 dentro dessa presilha para molhar bem.
Tem um suporte de cada lado.

Depois que fizer isso, saia pra dar uma volta. Quase certo que o rangido vai sumir.
Colocar WD-40 pode resolver por um mês mais ou menos, mas eu recomendo que se faça a troca, observando a instalação correta que certamente te dará tranquilidade por pelo menos uns 2 anos.

Sempre que troco essa peça, faço uma instalação mais minuciosa, o que resolve totalmente o problema de rangido.
Já vi gente com esse rangido na bucha da estabilizadora que acabou trocando toda a suspensão e não contente, acaba até se desfazendo do carro!

Use sempre peças originais. Borrachas paralelas para reposição quase sempre usam material de qualidade inferior.
Na instalação da peça é imprescindível o uso de graxa de silicone.
Mas só pode usar graxa de silicone, viu? Se usar graxa branca, ou vaselina, a borracha vai inchar e se desfazer, perdendo todo o serviço!

Os passos para troca são o seguinte:

Primeiro tem que remover totalmente a barra e o suporte.
Geralmente, basta soltar a barra das bieletas e o suporte que vai no chassi/quadro.
No punto me parece que tem que descer o quadro.

Depois, tem que limpar tudo!
Limpe tudo o que for retirado para fazer a manutenção. Pode usar querosene ou gasolina, com ajuda de um pincel, para remover a sujeira pesada.
Não passe gasolina nas borrachas, apenas no metal. Depois de retirar a sujeira mais pesada, lave tudo com água e sabão/detergente de cozinha.
Seque tudo muito bem, com ajuda de ar comprimido.
Se lavar o quadro/bandejas, passe uma camada da graxa de silicone para proteger as buchas do braço e a coifa do pivô.

Por fim, é montar e lubrificar!
Antes de instalar a barra no carro, passe um dedo de graxa nela e monte os suportes de borracha, de forma que o suporte fique bem lubrificado por dentro.
Monte a barra no carro e aplique uma camada externa de graxa, de modo que faça uma capa por todo o suporte e um dedo da barra estabilizadora.

Feito isso, é só curtir o carro silencioso! rs

O silicone repele a água e não interage com a borracha.
A sujeira (óleo e poeira) é quem causa o rangido, e ela só consegue entrar com ajuda da água, portanto, sem água ali dentro, sem rangido.

Eu fiz isso em praticamente todos os meus carros e em todos eles eu nunca mais precisei mexer ali!
Pra vocês terem ideia, eu tive um Peugeot 206 que, logo que comprei (20mil km), ele rangia muito, sendo o principal motivo pelo qual o dono estava vendendo o carro. Segundo ele, o carro era uma carroça e muito barulhento. Realmente, quando andei no carro, rangia tudo! Mas o antigo dono tinha mania de mandar lavar por baixo, ai já viu né... Sujeira + agua = rangidos!
Como eu sabia como resolver, comprei assim mesmo e arrumei por conta própria. Eu mesmo desmontei toda a parte de suspensão e fiz uma montagem mais minuciosa com troca de algumas peças chaves que causam barulhos.
Eu rodei 4 anos com esse 206, e mais de 100mil km (incluindo estradas de terra) e nunca mais rangeu. Inclusive o carro hoje esta com um amigo meu, que já passou dos 200mil km com ele e não tem um rangido sequer!
Hoje eu sei que o 206 é um bom carro, o problema é que ninguém quer fazer as coisas com capricho, principalmente as concessionarias.

O único problema é que essa graxa é ruim de achar, e quando acha não é muito barata.
Existem graxas de silicone para baixas e para altas temperaturas. A de baixa temperatura funciona, mas prefira as de alta.
As de alta temperatura são mais "duras" e aderem melhor na borracha. Geralmente as de baixa tem cor branco/transparente e as de alta cor vermelha/verde.
Eu comprei um pote em uma fornecedora de eletrônicos no centro de São Paulo. Custou uns 50 reais o pote, mas só o trabalho que ela me poupa depois, vale muito a pena.

Essa graxa é muito utilizada para lubrificar aquelas borrachinhas que vão dentro de aparelhos eletrônicos, como por exemplo dials de radio, puxadores de carretéis em video/radio cassete, mecanismos de abertura de gavetas de cd-rom, etc.
Ela é aplicada naquelas borrachinhas que fazem função de correia. Só essa graxa que consegue preservar estes mecanismos intactos e sem ruidos.

Abs!
Raphael - Mauá-SP
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Gabriel® » Ter Mar 10, 2015 9:59 am

Lendo seus comentarios da vontade de deixar o carro ai na porta da sua casa raphael hahaha mais agora o prpblema eh que nao acho essas buchas pra comprar separado.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Gabriel® » Ter Mar 10, 2015 11:13 am

Pessoal, liguei na menil...ele me disse que a bucha para a barra de 17 pinos ele tem mais a de 21 nao tem perguntei naonde meu carro se enquadrava ele nao soube me explicar disse que teria que medir a barra e agora?
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por rgapski » Ter Mar 10, 2015 11:19 am

Gabriel,

Na Concessionária não tem?? Essa é uma peça de troca frequente, pois sofre desgaste com o uso...

No meu Punto eu ainda não troquei essas buchas porque o antigo dono tinha acabado de trocá-las.
Como tudo ainda estava bem limpo, apenas apliquei a graxa por fora para manter como esta.

Como seu caso é só rangido, as vezes da pra aproveitar a mesma peça.
Force a estabilizadora com auxilio de uma alavanca e veja se tem folga na bucha.
Se não tiver, remova, faça a limpeza e aplique a graxa que deve resolver o problema por muito tempo.

Abs!
Raphael - Mauá-SP
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Gabriel® » Ter Mar 10, 2015 4:17 pm

Liguei na css e eles nao tem a peca, quando esterco o carro. ouco o barulho tbm que barulhinho mais chato
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

Próximo