Ponteiro do marcador de combustível fora de posição

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: [How to] Trocando marcador (sensor) de nível de combustí

por Vagne » Sex Mar 13, 2015 11:02 pm

Scorpio,
segue a imagem do ponteiro, isso quando desligado, esta imagem é de algum tempo atrás, mas evidencia o "despencamento do ponteiro".
Imagem
Com o tanque cheio, não passa da penúltima marcação, vide foto, nesta estava um pouco abaixo, pois já tinha andado um pouco "estava eu maravilhado pela média(17,4km/l)."
Imagem
Sobre o tanquinho, vou tentar fazer o teste que você mencionou.
Analizando as fotos, qual sua sugestão. As fotos ficaram pequenas, mas acredito que dê para visualizá-las.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Scorpio » Sex Mar 13, 2015 11:28 pm

A diferença, do ponteiro, entre o que esta a mais para baixo é aparentemente o que falta para indicar o tanque cheio.
Desmonte o quadro de instrumentos e ajuste o ponteiro.

Já desmontei o quadro de instrumentos do Punto e da um trabalho danado, se não tem muita habilidade em mecânica sugiro que leve em uma oficina de conserto de velocímetros.
Explique o que acontece e se a oficina tentar te empurrar outro diagnostico procure outra oficina. (é só reposicionar o ponteiro - não tem que trocar nada)

Aqui comento algo sobre o desmonte: viewtopic.php?f=3&t=1035&start=45

Boa sorte!
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por Vagne » Sáb Mar 14, 2015 10:29 am

Pois é scorpio, se tivesse um passo a passo bem no detalhe com foto ficaria melhor, mas vou pensar o que vou fazer, vou pesquisar uma oficina de velocimetros que seja honesta ao menos.
Tenho sim habilidade com mecância, mas isso ai é acabamento, e são coisas menores de plasticos, tenho medo de quebrar. Mas sempre prefiro fazer estas coisas em casa mesmo. Me baseio muito nas fotos, como são poucas, fico sem norte.
Obrigado pela ajuda.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Scorpio » Sáb Mar 14, 2015 2:10 pm

Fiz vários how-to com fotos... mas esse não fiz pela dificuldade em tirar fotos ou filmar já que nos Puntos com painel antigo e aibag tem que desmontar por baixo.
Uma parte mais difícil (a posição é péssima para trabalhar) foi soltar as travas (duas) que seguram a "sanfona" de acabamento existente por ser o volante ajustável (profundidade e altura).

Se optar por mandar fazer fique atento para que não quebrem essas travas e por consequência essa "sanfona" de acabamento ficará solta.
Já se resolver desmontar tente fazer um how-to com fotos. (evidentemente fotos maiores que as que você postou do quadro)
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

Re: Ponteiro do marcador de combustível fora de posição

por Vagne » Dom Mar 15, 2015 10:22 am

Pois é, não entendi por que as fotos ficaram pequenas, sempre fiz How-to em outros clubes que participei, as fotos sempre foram normais de tamanho. Por enquanto não tenho previsão de fazer o trabalho, em vista que não tenho referencial técnico para fazer, e no achismo e descubrometro, prefiro não arriscar ainda, embora me chatiei para caramba com este problema, vi que pelo jeito é um pouco normal acontecer nesta linha Punto/Linea, sinceramente acho estranho, pois não poderia acontecer uma coisa deste tipo, visto que estão em lugares intocáveis, mas enfim..
Uma sequência de passos já seria o bastante para iniciar o trabalho, mas ainda não elucidei tal contéudo.
Ao tirar aquela malha de acabamento, onde estão e quantos parafusos são ao total para tirar o painel? tem algo muito difícil que impeça a tirá-lo?
Abcs e obrigado pelas dicas.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Scorpio » Dom Mar 15, 2015 11:19 am

Desmontei sem nenhuma referencia... Usei bom senso, paciência e tempo.

Pelo que lembro, no Punto, o quadro de instrumentos fica preso por dois encaixes na parte de baixo e dois parafusos na parte de cima.
O problema foi remover a moldura pois tive que solta-la por baixo.

Foto do Punto com o quadro de instrumentos removido. (a seta indica a "sanfona")

Imagem
Moderador
Moderador

por jpromero » Seg Mar 16, 2015 11:26 am

Aqui vai um how-to disponível no Reparador Fiat para desmontar o quadro de instrumentos do Linea 1.9: http://www.4shared.com/office/POmETh2Pc ... entos.html

Vai se surpreender na indicação de "remova o volante". Scorpio, precisa mesmo remover o volante?
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Scorpio » Seg Mar 16, 2015 1:02 pm

jpromero escreveu:Scorpio, precisa mesmo remover o volante?

Para remover o quadro de instrumentos não precisou remover o volante, se o carro não tivesse airbag teria removido para facilitar mas como tinha airbag preferi não remover.

No Punto, modelo com painel antigo, não dá para tirar a moldura que esta presa junto com a "sanfona" sem ser por baixo.
Já faz quase três anos que desmontei o quadro de instrumentos de um Punto... Mas pelo que me lembro, remover o volante não vai permitir a remoção da fixação da moldura por cima.
Depois de retirar a moldura o quadro de instrumentos esta preso por dois parafusos na parte de cima pois na parte de baixo são dois encaixes.
Moderador
Moderador

por Vagne » Seg Mar 16, 2015 4:25 pm

Já tinha olhado este how-to da fiat, mas achei um pouco superficial e estranho, justamente por insinuar a retirada do volante, o qual não irei fazer.
Vou criar coragem e tentar fazer uma hora destas (Quando fizer ), pois o ponteiro do marcador de combustível fica estranho daquele jeito.
Então a modura da sanfona sai por baixo, ou seja, onde ela está parafusada isso?

Olhando bem as fotos, realmente é necessário sair aquelas moldulas e sanfona, tenho a impressão que afastando-as, o painel, sairia de boa, a não ser pelos parafusos em lugares lunares.

Isso me fez lembrar da minha Marea, também fiz a retirada do painel, e tinha a mesma história daqueles acabamentos da coluna de direção, mas parecia bem mais fácil.

Para reposicionar os ponteiros, é só puxá-los e reconectá-los novamente?
Abcs.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Vagne » Qui Abr 02, 2015 10:54 am

Scorpio,
fiz os seguintes testes?

- fiz um curto no plugue do reservatório de partida a frio, e nada a luz no painel não acende.
- medi com um multímetro, e sim tem alimentação 12v no plugue.
- inverti os fios do conector, e nada de a luz acender no painel.

O que mais pode ser feito?

Quais são as situações que a bombinha aciona? sempre na partida em qualquer temperatura? ou somente abaixo de 15ºC.
Meu carro está abastecido com alcool, e a temperatura externa ainda está na casa do 20 graus. a partida occorre normal, sem injeção de gasolina, pois não escuto a mesma acionar.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

AnteriorPróximo