Dualogic Plus - creeping dando tranco na partida
Re: Dualogic Plus - creeping dando tranco na partida
Exato, fiz tudo com o MES. Os nomes mudam um pouco mas os procedimentos são esses mesmos. Após a troca do óleo faça esses procedimentos na ordem que você listou aqui.
Já verifiquei o desgaste após alguns meses, até recentemente verifiquei só que não me lembro dos valores, aumentou um pouco porém não foi nada alarmante. Eu também noto pouca força do meu carro ao arrancar, o desgaste da embreagem é real, afinal meu carro tem 68 mil km, não é nova. Porém não me impediu de fazer nada com ele nem está crítico, talvez dure todo o tempo que eu ficar com o carro.
Também não tenho bomba de vácuo. Talvez remover com uma seringa (!!!) ou alguma outra bomba manual.
Não removi o resistor, não encontrei qual resistor remover no tópico oficial do MES que é este: http://forum.multiecuscan.net/viewtopic.php?f=5&t=1493
Já verifiquei o desgaste após alguns meses, até recentemente verifiquei só que não me lembro dos valores, aumentou um pouco porém não foi nada alarmante. Eu também noto pouca força do meu carro ao arrancar, o desgaste da embreagem é real, afinal meu carro tem 68 mil km, não é nova. Porém não me impediu de fazer nada com ele nem está crítico, talvez dure todo o tempo que eu ficar com o carro.
Também não tenho bomba de vácuo. Talvez remover com uma seringa (!!!) ou alguma outra bomba manual.
Não removi o resistor, não encontrei qual resistor remover no tópico oficial do MES que é este: http://forum.multiecuscan.net/viewtopic.php?f=5&t=1493
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Re: Dualogic Plus - creeping dando tranco na partida
Vou deixar para abrir o scaner depois que fizer pelo menos a troca de óleo do robô, pois tenho certeza que pelo menos para isso ele conectou. Minha prioridade é a troca, e logo pois, está com o nível muito baixo, e acredito que óleo também não é tão novo. Ainda bem que consegui conectar ao módulo do dualogic, obvio com sua ajuda.
Pois é, acho o valor de desgaste da minha embreagem um pouco alto, acima de 8000, se é isso que usam como referência, penso que o sistema deveria informar duas coisas ao condutor via CB, uma delas é o nível de oleo no robô, e outra o desgaste da embreagem, isso sem precisar conectar scaner. enfim, coisas de fiat.
To pensando em como trocar o óleo em casa, estou levantando todas as informações possíveis, assisti vários vídeos no YT, e tenho conhecimento de mecânica, não é bixo de 7 cabeça, visto que não vou fazer intervenção mecânica. Para tirar o oleo, pensei na seringa também, mas acredito que ela seja curta para ir até o fundo do reservatorio do óleo, para tirar o fluido de freio do reserv. funciona bem, tenho um amigo que tem um enjambre com uma bomba oleo de fuca que já usei para tirar o óleo da DH de outro carro, e também colocar o óleo da caixa, funcionou de boa, quero ver se consigo para fazer este serviço.
Ainda preciso comprar o óleo, na casa Fiat pediram 150,00 na VW 165,00 e na internet (ML) não vale a pena pois com frete fica o mesmo valor.
Uma pergunta, o MES mostra durante o autoaprendizado das marchas, a marchas na tela do note, ou somente no visor do CB do carro? ele salva o processo que nem o NAPRO (vídeos do YT), ou aquilo nem é necessário?
Vou usar esta ordem pelo MES:
1º Despressurizar acumulador de pressão -> retirar o óleo, colocar novo, e pressurizar o sistema -> verificar nível.
2º Evacuação do ar na embreagem (sangria da embreagem)
3º Habilitação autoajuste da embreagem (Ponto kiss)
4º Autoajuste fim de linha/service (auto-aprendizado das marchas)
5º Despressurizar acumulador de pressão -> reconferir o nível do óleo.
Seria isso?
Abcs e muito obrigado pelas respostas.
Pois é, acho o valor de desgaste da minha embreagem um pouco alto, acima de 8000, se é isso que usam como referência, penso que o sistema deveria informar duas coisas ao condutor via CB, uma delas é o nível de oleo no robô, e outra o desgaste da embreagem, isso sem precisar conectar scaner. enfim, coisas de fiat.
To pensando em como trocar o óleo em casa, estou levantando todas as informações possíveis, assisti vários vídeos no YT, e tenho conhecimento de mecânica, não é bixo de 7 cabeça, visto que não vou fazer intervenção mecânica. Para tirar o oleo, pensei na seringa também, mas acredito que ela seja curta para ir até o fundo do reservatorio do óleo, para tirar o fluido de freio do reserv. funciona bem, tenho um amigo que tem um enjambre com uma bomba oleo de fuca que já usei para tirar o óleo da DH de outro carro, e também colocar o óleo da caixa, funcionou de boa, quero ver se consigo para fazer este serviço.
Ainda preciso comprar o óleo, na casa Fiat pediram 150,00 na VW 165,00 e na internet (ML) não vale a pena pois com frete fica o mesmo valor.
Uma pergunta, o MES mostra durante o autoaprendizado das marchas, a marchas na tela do note, ou somente no visor do CB do carro? ele salva o processo que nem o NAPRO (vídeos do YT), ou aquilo nem é necessário?
Vou usar esta ordem pelo MES:
1º Despressurizar acumulador de pressão -> retirar o óleo, colocar novo, e pressurizar o sistema -> verificar nível.
2º Evacuação do ar na embreagem (sangria da embreagem)
3º Habilitação autoajuste da embreagem (Ponto kiss)
4º Autoajuste fim de linha/service (auto-aprendizado das marchas)
5º Despressurizar acumulador de pressão -> reconferir o nível do óleo.
Seria isso?
Abcs e muito obrigado pelas respostas.
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 81
- Registrado em: Seg Jun 09, 2014 3:38 pm
- Localização: Caxias Do Sul
Re: Dualogic Plus - creeping dando tranco na partida
Também acho que o CB poderia indicar o nível do fluido e o desgaste da embreagem, porém isso 'prejudica' a venda dos usados...
A seringa não chega até o fundo do reservatório, por isso precisa de uma mangueira, dessas de soro mesmo que encaixe na ponta da seringa.
O MES mostra na tela do note as marchas e também no painel do CB, efetua também o processo que salva os valores, é idêntico ao Napro pelo que me lembro. É necessário fazer esse processo.
A ordem de execução está correta, é a que eu faria também.
Repare a cor e aspecto quando tirar o fluido do seu carro, compare com o fluido novo para ver se houve contaminação.
A seringa não chega até o fundo do reservatório, por isso precisa de uma mangueira, dessas de soro mesmo que encaixe na ponta da seringa.
O MES mostra na tela do note as marchas e também no painel do CB, efetua também o processo que salva os valores, é idêntico ao Napro pelo que me lembro. É necessário fazer esse processo.
A ordem de execução está correta, é a que eu faria também.
Repare a cor e aspecto quando tirar o fluido do seu carro, compare com o fluido novo para ver se houve contaminação.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Re: Dualogic Plus - creeping dando tranco na partida
Como usei pelo modo de "simulação", não havia indícios de que estaria mostrando as marchas no MES, por isso perguntei, mas melhor que mostra.
Tive a mesma ideia sobre a manguinha de soro. Vou ver se consigo a adapatação que meu amigo tem com uma bomba de fusca, que funciona muito bem.
O que posso entender por óleo contaminado, pelo que verifiquei o nível com um espelho, ele parece sim estar com um cor mais escura que o novo, pois o novo pelo que vi nos vídeos é bem amarelinho.
Caso o óleo esteja mais escuro (acredito ser normal pelo tempo de uso) posso trocá-lo, ou tem alguma restrição?
Aquela tampa do reservatório do óleo do robô, ele sai na mão mesmo, ou precisa alguma ferramenta especial?
Abcs.
Tive a mesma ideia sobre a manguinha de soro. Vou ver se consigo a adapatação que meu amigo tem com uma bomba de fusca, que funciona muito bem.
O que posso entender por óleo contaminado, pelo que verifiquei o nível com um espelho, ele parece sim estar com um cor mais escura que o novo, pois o novo pelo que vi nos vídeos é bem amarelinho.
Caso o óleo esteja mais escuro (acredito ser normal pelo tempo de uso) posso trocá-lo, ou tem alguma restrição?
Aquela tampa do reservatório do óleo do robô, ele sai na mão mesmo, ou precisa alguma ferramenta especial?
Abcs.
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 81
- Registrado em: Seg Jun 09, 2014 3:38 pm
- Localização: Caxias Do Sul
Re: Dualogic Plus - creeping dando tranco na partida
O pessoal diz que se estiver muito contaminado não é bom realizar a troca mas acho besteira. O bom é trocar quando não está contaminado mas se estiver tem que trocar do mesmo jeito, e assumir o risco de algum problema, que não vejo motivo para ter.
Não tentei remover a tampa do reservatório mas acredito que seja com a mão, sem ferramenta.
Não tentei remover a tampa do reservatório mas acredito que seja com a mão, sem ferramenta.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Re: Dualogic Plus - creeping dando tranco na partida
Sim, se tiver contaminado não troca, mas faz o que dai? deixa explodir tudo, srsrs
Cara vou me organizar pra trocar, por isso estou sendo meticuloso.
Abcs.
Cara vou me organizar pra trocar, por isso estou sendo meticuloso.
Abcs.
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 81
- Registrado em: Seg Jun 09, 2014 3:38 pm
- Localização: Caxias Do Sul
Re: Dualogic Plus - creeping dando tranco na partida
Então, se estiver contaminado acho que tem que trocar imediatamente e não esperar. Isso é medo do mecânico dar preço para uma troca de fluido e ter que arcar com conserto do robô em caso de problema. Você como dono do carro também corre o risco mas pelo menos está sabendo que se der algum problema não foi por 'culpa' do mecânico.
Após a troca verifique constantemente a região do robô em busca de vazamentos. Acredito que isso seja o máximo de problema que pode haver após a troca, por algum anel de vedação estar ruim e permitir vazamento, no caso de alguma sujeira estar ajudando a vedar.
Após a troca verifique constantemente a região do robô em busca de vazamentos. Acredito que isso seja o máximo de problema que pode haver após a troca, por algum anel de vedação estar ruim e permitir vazamento, no caso de alguma sujeira estar ajudando a vedar.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Re: Dualogic Plus - creeping dando tranco na partida
Entendi também tinha a mesma opinião, andei vendo uns videos no YT onde tem um kit de reparo que é trocado, senão me enganos é composto por 4 ou 5 aneis de oring.
Bom vou tentar, não tenho outra opção, queria economizar com a MO. Já que o óleo acho um absurdo cobrarem 150,00 independente se troca logo ou demora pra trocar, se existisse um outro óleo na mesma específicação com certeza eu me animaria a colocar.
Tenho esta dúvida, não entendi direito:
- Na opção Habilitação "Autoajuste da embreagem" (que sugere ser o aprendizado do ponto kiss), em suas observações
diz o seguinte:
This procedure is used for the fine calibration of the clutch. It must be performed if the actuation unit and/or clutch assembly is replaced, if the clutch engages and disengages in an uneven way and if the gearbox control unit is replaced.
The following is necessary for proper execution of this procedure:
- engine temperature > 80°C
- clutch temperature between 20°C and 150°C
- no errors
NOTE: The procedure must be performed in the following sequence:
1. Press the Execute button (engine must be OFF - Stop&Start function not active)
2. Start the engine
3. Do a pick-up in 1st gear with the accelerator fully pressed
4. Stop the vehicle after ~300 meters
5. Turn the key OFF, then wait ~10 seconds and turn the key to MAR.
A minha dúvida é nos passos 3,4 e 5.
Engatar a 1º marcha OK, mas pressionar todo acelerador? e parar o carro depois de 300 metros?
Algumas coisas eu sei de inglês, o restante traduzi, mas me surgiu dúvidas com relação a estes passos de sangria da embreagem, pois nos vídeos não mostra ninguem andando com o carro, rsrsrs
E outra é com relação a temperatura do motor, não pretendo fazer com o motor quente, pois o carro ficará parado na garagem de um dia para outro, e quando eu começar a fazer o procedimento, o motor estará frio (obvio), a não ser quando pedir para dar partida para efetuar este ajuste da sangria de embreagem, tem algo de errado se fizer com o motor frio?
Abcs.
Bom vou tentar, não tenho outra opção, queria economizar com a MO. Já que o óleo acho um absurdo cobrarem 150,00 independente se troca logo ou demora pra trocar, se existisse um outro óleo na mesma específicação com certeza eu me animaria a colocar.
Tenho esta dúvida, não entendi direito:
- Na opção Habilitação "Autoajuste da embreagem" (que sugere ser o aprendizado do ponto kiss), em suas observações
diz o seguinte:
This procedure is used for the fine calibration of the clutch. It must be performed if the actuation unit and/or clutch assembly is replaced, if the clutch engages and disengages in an uneven way and if the gearbox control unit is replaced.
The following is necessary for proper execution of this procedure:
- engine temperature > 80°C
- clutch temperature between 20°C and 150°C
- no errors
NOTE: The procedure must be performed in the following sequence:
1. Press the Execute button (engine must be OFF - Stop&Start function not active)
2. Start the engine
3. Do a pick-up in 1st gear with the accelerator fully pressed
4. Stop the vehicle after ~300 meters
5. Turn the key OFF, then wait ~10 seconds and turn the key to MAR.
A minha dúvida é nos passos 3,4 e 5.
Engatar a 1º marcha OK, mas pressionar todo acelerador? e parar o carro depois de 300 metros?
Algumas coisas eu sei de inglês, o restante traduzi, mas me surgiu dúvidas com relação a estes passos de sangria da embreagem, pois nos vídeos não mostra ninguem andando com o carro, rsrsrs
E outra é com relação a temperatura do motor, não pretendo fazer com o motor quente, pois o carro ficará parado na garagem de um dia para outro, e quando eu começar a fazer o procedimento, o motor estará frio (obvio), a não ser quando pedir para dar partida para efetuar este ajuste da sangria de embreagem, tem algo de errado se fizer com o motor frio?
Abcs.
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 81
- Registrado em: Seg Jun 09, 2014 3:38 pm
- Localização: Caxias Do Sul
Re: Dualogic Plus - creeping dando tranco na partida
Agora lembrei dessa solicitação de engatar a 1a marcha, acelerar e parar. Não fiz isso. Para fazer isso já teria que estar com o carro preparado, em um local que dê para andar os 300 m. Estava dentro da garagem, só poderia andar de ré.
Pelo que me lembro não consegui efetuar esse ajuste, só o aprendizado das marchas.
Pelo que me lembro não consegui efetuar esse ajuste, só o aprendizado das marchas.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Re: Dualogic Plus - creeping dando tranco na partida
Será que este ajuste é o ponto kiss mesmo? porque nos vídeos que acompanho o ajuste de embreagem é feito com o carro parado, apenas ligando o motor, isso eu vi com o scaner Napro, será que depois da troca do fluido realmente necessário fazer este ajuste da embreagem.
Meu carro se comporta estranho em baixo giro e frio, principalmente em rampa, ele vibra e dá uns socos de engate, como se a embregame estivesse aliviando e pressionando novamente.
Mais um detalhe, porque que ele manda acelerar tudo e andar em 1º marcha, quer dizer em curtas palavras que vou andar a 6500rpm em 300m pro negócio ajustar o ponto da embreagem, sério isso? porque se andar somente em 1º marcha tem que manter giros abaixo de 2000rpm em modo AUTO ou deixar no manual e afundar o pé.. caraca..
O problema é que na rua nem tem 300m de percurso pra fazer o teste, rsrsrs parece brincadeira mesmo.
Abcs.
Meu carro se comporta estranho em baixo giro e frio, principalmente em rampa, ele vibra e dá uns socos de engate, como se a embregame estivesse aliviando e pressionando novamente.
Mais um detalhe, porque que ele manda acelerar tudo e andar em 1º marcha, quer dizer em curtas palavras que vou andar a 6500rpm em 300m pro negócio ajustar o ponto da embreagem, sério isso? porque se andar somente em 1º marcha tem que manter giros abaixo de 2000rpm em modo AUTO ou deixar no manual e afundar o pé.. caraca..
O problema é que na rua nem tem 300m de percurso pra fazer o teste, rsrsrs parece brincadeira mesmo.
Abcs.
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 81
- Registrado em: Seg Jun 09, 2014 3:38 pm
- Localização: Caxias Do Sul
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes