Luz de Injeção acende no engarrafamento ou percurso longo ?

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Luz de Injeção acende no engarrafamento ou percurso longo ?

por VTSousa » Qua Mar 11, 2015 10:02 am

Bom dia rapaziada !!

Não sei se fiz correto em abrir esse tópico mais não encontrei tópico relacionado a mesma dúvida que irei descrever agora.

Tenho um Punto Atracttive 1.4 - 2010/2011. Comprei o carro outubro de 2014 com 20 mil rodado mais me parece que o pessoal da concessionária não fez aquela revisão de respeito ao consumidor, para ser breve segue o suposto problema.

Notei que ao pegar alguns engarrafamentos e ao fazer uma pequena "viajem" de aproximadamente 80 à 100 km de distância em velocidade média de 100 km por hora, a Luz de Injeção acende, mas o medidor de temperatura fica normalmente estabilizado. As vezes ao estacionar o carro e voltando algumas horas depois para dirigir novamente, a luz de injeção está apagada, porém na maioria das vezes continua acesa. Ou se estacionar o carro e voltar a ligá-lo somente no dia seguinte, as vezes a luz continua acesa e apaga com o tempo, porém na maioria das vezes nesse caso de voltar a ligá-lo somente no dia seguinte, a luz de injeção encontra-se apagada. OBS: Pude notar que a gasolina do reservatório de partida à frio encontra-se boa de trocar pois acredito que a concessionária não trocou ao me vender o veículo. Qual a opnião de vocês ? Vocês acham que a gasolina do reservatório está influenciando em algo ? Detalhe: Sempre utilizei gasolina aditivada até janeiro, após o aumento só abasteço de comum (R$ 3,69). Obrigado e desculpa se estou postando errado !!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Luz de Injeção acende no engarrafamento ou percurso long

por jpromero » Qui Mar 12, 2015 2:13 pm

Vitor, não deve ser nada relacionado ao reservatório de partida a frio, conecte um scanner para verificar o problema. Pode ser algum sensor ruim.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Febezza » Sex Mar 13, 2015 12:55 am

O melhor e você em ir em uma boa oficina mecânica e passar o scan.

Pode ser um problema de sonda lambda ou outro.
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por VTSousa » Ter Mar 17, 2015 11:08 am

Obrigado pessoal. Vou tentar levar o carro esse final de semana em algum mecânico, mais está complicado pois não conheço nenhum de confiança aqui em Salvador. Exemplo: Se for Sonda Lambda deve constar quanto a peça ?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Thiagow_RJ » Qua Mar 18, 2015 1:47 pm

Sonda deve custar na faixa de R$180,00.
Porém podem ser diversas coisas, só passando no scaner pra ter uma ideia.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por VTSousa » Seg Mar 23, 2015 9:25 am

Pessoal. Passei o Scaner e foi detectado erro no Sensor de Temperatura, porém como já estava próximo do horário de fechar a oficina, resolvemos dar um reset no sistema e se o problema voltasse, eu voltaria na oficina para fazer a substituição da peça. Resultado: No mesmo dia voltou acender a Luz de Injeção, irei voltar na oficina para realizar a troca do sensor, 80 Dilmas pra "passar" o scaner + 80 Dilmas do sensor = 160 Dilmas. O quê acham ? Está no preço ? OBS: Pude notar que o indicador de temperatura do líquido de arrefecimento no painel, o ponteiro de vez em quando chega até o "barquinho", isso é normal ou deve ser por causa do sensor de temperatura ? Obrigado !!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jpromero » Seg Mar 23, 2015 10:37 am

VTSousa escreveu:Pessoal. Passei o Scaner e foi detectado erro no Sensor de Temperatura, porém como já estava próximo do horário de fechar a oficina, resolvemos dar um reset no sistema e se o problema voltasse, eu voltaria na oficina para fazer a substituição da peça. Resultado: No mesmo dia voltou acender a Luz de Injeção, irei voltar na oficina para realizar a troca do sensor, 80 Dilmas pra "passar" o scaner + 80 Dilmas do sensor = 160 Dilmas. O quê acham ? Está no preço ? OBS: Pude notar que o indicador de temperatura do líquido de arrefecimento no painel, o ponteiro de vez em quando chega até o "barquinho", isso é normal ou deve ser por causa do sensor de temperatura ? Obrigado !!

Não é normal, pode ser sim o sensor mas eu acredito que não seja ele, troque o sensor na condição de teste, se não resolver volte o antigo e não pague.

Acredito que o sensor esteja informando a temperatura real e o motor esteja superaquecendo, por válvula termostática travada fechada, obstrução no radiador, bomba d'água ineficiente ou arrefecimento deficiente (ventoinha que não aciona na temperatura correta por questões elétricas, fusíveis, relés ou fiação).

Como vê o assunto tem muitas variáveis que podem influenciar, faça um diagnóstico no mecânico e não só peça para trocar a peça, não assuma a responsabilidade.
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por VTSousa » Seg Mar 23, 2015 1:24 pm

jpromero. Não sei se entendeu a minha descrição pois acho que descrevi errado é o seguinte: No painel não acende nenhuma luz indicando alguma anomalia de super aquecimento do carro. Eu só observei que o ponteiro de temperatura de vez em quando sobe até o "barquinho" mais também não notei nenhum tipo de vazamento, o máximo que o ponteiro chega é até o "barquinho" e volta a descer. A ventoinha me parece estar funcionando corretamente, eu escuto ela trabalhar. O nível do radiador encontra-se normal porém me parece estar precisando fazer a troca do líquido de arrefecimento. O carro tem apenas 23 mil rodados, sou o segundo dono e o carro veio de beira de praia, porém muuuito bem conservado. Enfim, estou perdido. :?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jpromero » Seg Mar 23, 2015 2:01 pm

Vitor,o 'barquinho' é o centro da escala, se for isso está normal a temperatura, o que não estaria normal é o ponteiro chegar nessa região "as vezes", é para chegar ai toda vez que liga o motor e anda uns 5-8 km e permanecer no centro da escala durante todo o funcionamento do motor.

O erro pode ser justamente esse, o motor está demorando muito para aquecer, o que é entendido pela central de injeção como erro, então se o ponteiro de temperatura fica muito baixo, na estrada ele fica muito próximo do mínimo, seu problema é justamente na válvula termostática que está travada aberta permitindo um fluxo constante de água para o radiador, que com vento da estrada acaba por esfriar demais o líquido de arrefecimento. Como você disse que o líquido está sujo é mais um indício de que a válvula está danificada.

Faz assim: ande na cidade por 10 km, trânsito lento, o motor deve aquecer até o centro da escala do ponteiro de temperatura no painel. Pegue uma estrada com trânsito livre, ande a 80-100 km/h sem forçar o motor, se a temperatura baixar do centro COM TOTAL CERTEZA a válvula termostática está danificada. Faça uma boa limpeza do arrefecimento, coloque aditivo na proporção de 50% e troque a válvula, seu problema estará resolvido.
João Paulo

Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por VTSousa » Seg Mar 23, 2015 3:54 pm

jpromero. Quando eu falei que o ponteiro chega no "barquinho" as vezes, eu quis dizer que durante o percurso que faço, o ponteiro meio que varia entre o "barquinho" e volta descer. Acredito que esteja tudo normal, pois agora com a sua explicação entendi que deve estar ocorrendo o seguinte: Eu ando pouco diariamente com o carro, o meu percurso total todos os dias é apenas 10.5 km, pois eu trabalho perto de casa. Então pelo que entendi o motor nem chega a esquentar quando eu saiu de casa para o trabalho e quando volto para casa. O meu percurso diário é assim: Saída de casa p/ trabalho: 3,4 km -- Volta do trabalho p/ casa namorada: 4.0 km com pausa média de 4 horas, depois --- Casa namorada p/ minha casa: 3.1 km --- Total= 10.5 km. Assim que tiver tempo irei tentar fazer o percurso que você me orientou, pois como falei anteriormente, eu ando pouco diariamente e aos finais de semana com o carro. O que acha desse combo para fazer o a troca do líquido de arrefecimento? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... diador-_JM
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Próximo