[DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por JMZ » Sáb Jul 25, 2015 9:08 am

De uma olhada na Master Power r384. Muito facil de adaptar. Tem o mesmo range de hps. Deve ter o eixo poco mais pesado. Mas custa 1/4
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por tonimqrst » Sáb Jul 25, 2015 2:05 pm

O turbo de TurboDynamics é um GT15 capaz de 250cv, com hardware correto (como um turbo de Asseto Corse, mais sem brida restritiva)

El GT1446 aguenta bem até 225cv.

Abs.
Racing Sport Technology
CHIPTUNER E AUTOPEÇAS
Empresa européia com delegação no Brasil
Acompanhe nosso facebookwebsiteIG
Imagem
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por overspeed » Sáb Jul 25, 2015 10:41 pm

JMZ escreveu:Quando você faz uma conversão só aumenta em x graus a curva de avanço e a central baseada nesse novo valor recalcula o resto? ou tem uma complexidade muito maior ainda.

Não entendi o (e mesmo assim quebra) original?

não, existe a curva base de ponto kfzw e a curva de ponto ideal caso não fosse limitada por detonação kfzwop... ambas tem que ser reescritas, não é só colocar um delta de ponto... leia a diferença entre octanagem ron e mon e vai entender qd comparar etanol e gasolina
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por tyressmoke » Dom Jul 26, 2015 12:28 pm

Pessoal, poderiam me indicar um Downpipe para o T-jet (Ano 2013) de boa qualidade (tipo aço inox) ?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por JMZ » Seg Jul 27, 2015 9:15 am

overspeed escreveu:
JMZ escreveu:Quando você faz uma conversão só aumenta em x graus a curva de avanço e a central baseada nesse novo valor recalcula o resto? ou tem uma complexidade muito maior ainda.

Não entendi o (e mesmo assim quebra) original?

não, existe a curva base de ponto kfzw e a curva de ponto ideal caso não fosse limitada por detonação kfzwop... ambas tem que ser reescritas, não é só colocar um delta de ponto... leia a diferença entre octanagem ron e mon e vai entender qd comparar etanol e gasolina

sei um pouco sobre octanagem mon e ron e tambem da media entre as duas.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por JMZ » Seg Jul 27, 2015 9:29 am

só para acrescentar algo ao forum.

medimos alguns carros no dinamometro quinta passada.

Fiat Linea t-jet - piggyback no map bluespark na regulagem media, intercooler 20% maior que o original e filtro conico K&n dentro do cofre.

Citroen DS3 - Escape 2,5 só com um abafador no fim, Downpipe e piggyback bluespark de 10 níveis usando o 7º. Filtro inbox

Golf TSI 1.4 - Original

potencias na roda

Golf TSI dsg - 137whp a 4000rpm e 35kgf a menos de 2000rpm

Citroen Ds3 - 160 whp a 5000rpm e 32kgf a menos de 2000rpm

Linea t-jet - 157 whp a 5200rpm e 27.6 kgf a 2500 rpm

Conversão (whp + 10)/0,9= potencia bhp (tração dianteira)

Após a medição do Linea levantei o carro e retirei o escapamento, deixando somente o downpipe com catalizador, Reto para baixo de nada de escape.
Aqueci novamente o carro e medimos.

154whp a 5500

No mínimo curioso. Testei pois ia fazer o escape de 2,5 com essa configuração, e esperava pelo menos uns 10cv com downpipe e o restante só com um abafador.
Se não contar a margem de erro perdi 3 whp.

Outra constatação. Só por brincadeira liguei uma wide band no lugar da segunda sonda.(para ver o que mostrava, não serio o lugar correto)

lambda na lenta e em baixa carga 1,03 a 1,00 com pé no fundo e alta carga tipo 100 a 160 em quarta ou quinta lambda 0,88 caindo para 0,86.

Sonda após catalizador com o catalizador funcionando. Não sei se tem alteração de valores.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por overspeed » Seg Jul 27, 2015 11:39 am

Resultado coerente com Piggyback e upgrade de intercooler e filtro.

Como ja disse algumas vezes neste tópico, o "gargalo" maior é o downpipe e não o escape... ja fiz com e sem escape e com e sem DP, com DP original realmente o escape não faz diferença (talvez esta perda de 3whp seja por temperatura ou mesmo a central que é orientada a torque que tenha abaixado um pouco a meta de pressão por ter atingido o objetivo ja que o motor fez menos força pra expulsar os gases queimados), quando tem DP, ai o escape da alguma coisa de ganho sim... medi entre 3 e 4cv mas não de pico, aparece la depois de potencia máxima

A sonda ficou um pouco pobre (0,86) mas pode ser por ter o catalisador ainda...

Voltando ao assunto do RON x MON, entendeu porque não pode ser um aumento fixo em toda faixa de rotação ?
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por JMZ » Seg Jul 27, 2015 12:59 pm

Não achei onde você escreveu antes sobre ron e mon por isso não entendi.

Sei que a diferença e a questão da medição que o combustivel suporta sem detonar

mon é para alta carga e alta rotação
ron é carga alta e media rotação ( mais ou menos por ai)
e tem a soma delas divido por 2 que não me m lembro agora.

no meu estou usando podium ou no minimo, podiumxcomum 1:1

a octanagem teorica que o alcool tem para comparação com a gasolina. Seria mon ou ron?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por overspeed » Seg Jul 27, 2015 3:58 pm

JMZ escreveu:Não achei onde você escreveu antes sobre ron e mon por isso não entendi.

Sei que a diferença e a questão da medição que o combustivel suporta sem detonar

mon é para alta carga e alta rotação
ron é carga alta e media rotação ( mais ou menos por ai)
e tem a soma delas divido por 2 que não me m lembro agora.

no meu estou usando podium ou no minimo, podiumxcomum 1:1

a octanagem teorica que o alcool tem para comparação com a gasolina. Seria mon ou ron?

Não escrevi neste tópico, disse pra ver a diferença...

IAD (ou AKI) é a média dois dois... o que interessa é que a diferença entre gasolina e ethanol de RON pra MON não é fixa, portanto ele suporta mais em uma condição do que em outra, além do mais, quanto mais taxa tem um motor no limite de detonação mais potência/torque ganha ao andar mais proximo ao limite de detonação...

Ou seja
Um motor de 8:1 usando gasolina comum ou ethanol começa a perder torque ao se usar mais avanço antes mesmo de ocorrer detonação.

Um motor de 11:1 usando gasolina comum começa a perder torque DEVIDO a detonação, se vc usar uma gasolina de alta octanagem vc pode usar mais avanço (poir não terá knock) e com isso ganhar cavalos - se usar ethanol vai se beneficiar mais ainda de usar mais avanço

Um motor de 13:1 vai ser impossivel de usar comum, dificil de usar podium mesmo com grande redução de avanço, mas fica perfeito para ethanol.

Vc soma isto ao fato de o Ethanol proporcionar melhor resistencia a detonação em uma condição diferente do que a gasolina e entende porque não é apenas "girar o ditribuidor" na curva toda de ignição :-D
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por JMZ » Seg Jul 27, 2015 4:17 pm

entendi agora, mais tarde vou dar uma estudada nisso.

mas te pergunto. O limite da turbina esbarra no volume de ar que ela consegue mandar para o motor. ok

se vem 185 cv chorando na podium. Esse eh o limite da relação turboxcombustivel?

se for a alcool como precisa menos ar na estequeometria e trabalha com ponto mais avançado. seria possivel aumentar esse limite para proximo dos 200cv? ou mesmo no alcool fica nos 180~185
Piloto de Atari
Piloto de Atari

AnteriorPróximo