[DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet
Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet
De uma olhada na Master Power r384. Muito facil de adaptar. Tem o mesmo range de hps. Deve ter o eixo poco mais pesado. Mas custa 1/4
- Piloto de Atari
O turbo de TurboDynamics é um GT15 capaz de 250cv, com hardware correto (como um turbo de Asseto Corse, mais sem brida restritiva)
El GT1446 aguenta bem até 225cv.
Abs.
El GT1446 aguenta bem até 225cv.
Abs.
- Piloto de Atari
JMZ escreveu:Quando você faz uma conversão só aumenta em x graus a curva de avanço e a central baseada nesse novo valor recalcula o resto? ou tem uma complexidade muito maior ainda.
Não entendi o (e mesmo assim quebra) original?
não, existe a curva base de ponto kfzw e a curva de ponto ideal caso não fosse limitada por detonação kfzwop... ambas tem que ser reescritas, não é só colocar um delta de ponto... leia a diferença entre octanagem ron e mon e vai entender qd comparar etanol e gasolina
- Piloto de Autorama
Pessoal, poderiam me indicar um Downpipe para o T-jet (Ano 2013) de boa qualidade (tipo aço inox) ?
- Piloto de Atari
overspeed escreveu:JMZ escreveu:Quando você faz uma conversão só aumenta em x graus a curva de avanço e a central baseada nesse novo valor recalcula o resto? ou tem uma complexidade muito maior ainda.
Não entendi o (e mesmo assim quebra) original?
não, existe a curva base de ponto kfzw e a curva de ponto ideal caso não fosse limitada por detonação kfzwop... ambas tem que ser reescritas, não é só colocar um delta de ponto... leia a diferença entre octanagem ron e mon e vai entender qd comparar etanol e gasolina
sei um pouco sobre octanagem mon e ron e tambem da media entre as duas.
- Piloto de Atari
só para acrescentar algo ao forum.
medimos alguns carros no dinamometro quinta passada.
Fiat Linea t-jet - piggyback no map bluespark na regulagem media, intercooler 20% maior que o original e filtro conico K&n dentro do cofre.
Citroen DS3 - Escape 2,5 só com um abafador no fim, Downpipe e piggyback bluespark de 10 níveis usando o 7º. Filtro inbox
Golf TSI 1.4 - Original
potencias na roda
Golf TSI dsg - 137whp a 4000rpm e 35kgf a menos de 2000rpm
Citroen Ds3 - 160 whp a 5000rpm e 32kgf a menos de 2000rpm
Linea t-jet - 157 whp a 5200rpm e 27.6 kgf a 2500 rpm
Conversão (whp + 10)/0,9= potencia bhp (tração dianteira)
Após a medição do Linea levantei o carro e retirei o escapamento, deixando somente o downpipe com catalizador, Reto para baixo de nada de escape.
Aqueci novamente o carro e medimos.
154whp a 5500
No mínimo curioso. Testei pois ia fazer o escape de 2,5 com essa configuração, e esperava pelo menos uns 10cv com downpipe e o restante só com um abafador.
Se não contar a margem de erro perdi 3 whp.
Outra constatação. Só por brincadeira liguei uma wide band no lugar da segunda sonda.(para ver o que mostrava, não serio o lugar correto)
lambda na lenta e em baixa carga 1,03 a 1,00 com pé no fundo e alta carga tipo 100 a 160 em quarta ou quinta lambda 0,88 caindo para 0,86.
Sonda após catalizador com o catalizador funcionando. Não sei se tem alteração de valores.
medimos alguns carros no dinamometro quinta passada.
Fiat Linea t-jet - piggyback no map bluespark na regulagem media, intercooler 20% maior que o original e filtro conico K&n dentro do cofre.
Citroen DS3 - Escape 2,5 só com um abafador no fim, Downpipe e piggyback bluespark de 10 níveis usando o 7º. Filtro inbox
Golf TSI 1.4 - Original
potencias na roda
Golf TSI dsg - 137whp a 4000rpm e 35kgf a menos de 2000rpm
Citroen Ds3 - 160 whp a 5000rpm e 32kgf a menos de 2000rpm
Linea t-jet - 157 whp a 5200rpm e 27.6 kgf a 2500 rpm
Conversão (whp + 10)/0,9= potencia bhp (tração dianteira)
Após a medição do Linea levantei o carro e retirei o escapamento, deixando somente o downpipe com catalizador, Reto para baixo de nada de escape.
Aqueci novamente o carro e medimos.
154whp a 5500
No mínimo curioso. Testei pois ia fazer o escape de 2,5 com essa configuração, e esperava pelo menos uns 10cv com downpipe e o restante só com um abafador.
Se não contar a margem de erro perdi 3 whp.
Outra constatação. Só por brincadeira liguei uma wide band no lugar da segunda sonda.(para ver o que mostrava, não serio o lugar correto)
lambda na lenta e em baixa carga 1,03 a 1,00 com pé no fundo e alta carga tipo 100 a 160 em quarta ou quinta lambda 0,88 caindo para 0,86.
Sonda após catalizador com o catalizador funcionando. Não sei se tem alteração de valores.
- Piloto de Atari
Resultado coerente com Piggyback e upgrade de intercooler e filtro.
Como ja disse algumas vezes neste tópico, o "gargalo" maior é o downpipe e não o escape... ja fiz com e sem escape e com e sem DP, com DP original realmente o escape não faz diferença (talvez esta perda de 3whp seja por temperatura ou mesmo a central que é orientada a torque que tenha abaixado um pouco a meta de pressão por ter atingido o objetivo ja que o motor fez menos força pra expulsar os gases queimados), quando tem DP, ai o escape da alguma coisa de ganho sim... medi entre 3 e 4cv mas não de pico, aparece la depois de potencia máxima
A sonda ficou um pouco pobre (0,86) mas pode ser por ter o catalisador ainda...
Voltando ao assunto do RON x MON, entendeu porque não pode ser um aumento fixo em toda faixa de rotação ?
Como ja disse algumas vezes neste tópico, o "gargalo" maior é o downpipe e não o escape... ja fiz com e sem escape e com e sem DP, com DP original realmente o escape não faz diferença (talvez esta perda de 3whp seja por temperatura ou mesmo a central que é orientada a torque que tenha abaixado um pouco a meta de pressão por ter atingido o objetivo ja que o motor fez menos força pra expulsar os gases queimados), quando tem DP, ai o escape da alguma coisa de ganho sim... medi entre 3 e 4cv mas não de pico, aparece la depois de potencia máxima
A sonda ficou um pouco pobre (0,86) mas pode ser por ter o catalisador ainda...
Voltando ao assunto do RON x MON, entendeu porque não pode ser um aumento fixo em toda faixa de rotação ?
- Piloto de Autorama
Não achei onde você escreveu antes sobre ron e mon por isso não entendi.
Sei que a diferença e a questão da medição que o combustivel suporta sem detonar
mon é para alta carga e alta rotação
ron é carga alta e media rotação ( mais ou menos por ai)
e tem a soma delas divido por 2 que não me m lembro agora.
no meu estou usando podium ou no minimo, podiumxcomum 1:1
a octanagem teorica que o alcool tem para comparação com a gasolina. Seria mon ou ron?
Sei que a diferença e a questão da medição que o combustivel suporta sem detonar
a octanagem teorica que o alcool tem para comparação com a gasolina. Seria mon ou ron?
- Piloto de Atari
JMZ escreveu:Não achei onde você escreveu antes sobre ron e mon por isso não entendi.
Não escrevi neste tópico, disse pra ver a diferença...
IAD (ou AKI) é a média dois dois... o que interessa é que a diferença entre gasolina e ethanol de RON pra MON não é fixa, portanto ele suporta mais em uma condição do que em outra, além do mais, quanto mais taxa tem um motor no limite de detonação mais potência/torque ganha ao andar mais proximo ao limite de detonação...
Ou seja
Um motor de 8:1 usando gasolina comum ou ethanol começa a perder torque ao se usar mais avanço antes mesmo de ocorrer detonação.
Um motor de 11:1 usando gasolina comum começa a perder torque DEVIDO a detonação, se vc usar uma gasolina de alta octanagem vc pode usar mais avanço (poir não terá knock) e com isso ganhar cavalos - se usar ethanol vai se beneficiar mais ainda de usar mais avanço
Um motor de 13:1 vai ser impossivel de usar comum, dificil de usar podium mesmo com grande redução de avanço, mas fica perfeito para ethanol.
Vc soma isto ao fato de o Ethanol proporcionar melhor resistencia a detonação em uma condição diferente do que a gasolina e entende porque não é apenas "girar o ditribuidor" na curva toda de ignição

- Piloto de Autorama
entendi agora, mais tarde vou dar uma estudada nisso.
mas te pergunto. O limite da turbina esbarra no volume de ar que ela consegue mandar para o motor. ok
se vem 185 cv chorando na podium. Esse eh o limite da relação turboxcombustivel?
se for a alcool como precisa menos ar na estequeometria e trabalha com ponto mais avançado. seria possivel aumentar esse limite para proximo dos 200cv? ou mesmo no alcool fica nos 180~185
mas te pergunto. O limite da turbina esbarra no volume de ar que ela consegue mandar para o motor. ok
se vem 185 cv chorando na podium. Esse eh o limite da relação turboxcombustivel?
se for a alcool como precisa menos ar na estequeometria e trabalha com ponto mais avançado. seria possivel aumentar esse limite para proximo dos 200cv? ou mesmo no alcool fica nos 180~185
- Piloto de Atari