Troca da bucha da alavanca de câmbio - How-to

Instalações, montagens, alterações... Discuta aqui o passo-a-passo de como fazer. Tutoriais, Artigos e Dicas de como fazer em casa.

Re: Troca da bucha da alavanca de câmbio - How-to

por gitão » Seg Ago 03, 2015 5:48 pm

Depois de me acabar tentando trocar a tal da bucha e ficar por horas observando a peça, efetuei a troca em menos de 5 minutos, sendo a seguinte sequência: tire totalmente o console central composto por dois parafusos philips nas laterais dianteiras, dois 10mm nas laterais ao lado do bco, desencaixar o miolo central do freio de mão(consolet) e mais duas porcas 10mm, feito isso terá acesso total a parte superior do câmbio, ok, tirar a cupilha que prende o eixo central da alavanca( uma fenda fina para desencostar da trava, um alicate para segurar e uma chave de fenda maior para ser usada como alavanca) feito isso desencaixar a parte esquerda da alavanca, baixar a parte branca esquerda da alavanca, se necessário desencaixar o cabo esquerdo da alavanca(fácil), agora o truque: Ao desencaixar o eixo(que vai a cupilha) deverá puxar a alavanca toda para sua esquerda livrando o pino do buraco de encaixe, puxe na direção da ponta do pino a bucha branca(desencaixando do pino) mantenha a bucha preta na alavanca, sendo assim vc já consegue manusear o pino para tira-lo, para colocar o kit novo(mantive o mesmo pino, pois o original é de material melhor) coloque o pino dentro da bucha branca sem encaixar, para que consiga colocar ele na posição, "PARA COLOCAR A BUCHA PRETA" vc deve lubrificar ela com graxa(de preferencia sem derivado de petróleo) e "VESTIR" ela no pino já no local, se tentar colocar a bucha preta e o pino montado jamais irá conseguir, depois disso basta encaixar o conjunto na alavanca, trocar o reparo esquerdo e encaixar o cabo e a peça branca esquerda(encaixar o cabo até encostar totalmente na peça) Pronto câmbio novo de novo. abraço
Piloto de Atari
Piloto de Atari
 
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Ago 09, 2010 6:03 pm
Localização: são paulo

Re: Troca da bucha da alavanca de câmbio - How-to

por CADRI » Ter Ago 04, 2015 10:26 pm

Galera caso ajuda, segue o link do reparo do câmbio: produto.mercadolivre.com.br/MLB-665904627-reparo-alavanca-cambio-punto-08-14-8v-16-16v-18-8-16v-_JM

A Fiat havia convocado proprietários de 'DOBLÔ, PUNTO, IDEA E BRAVO, PARA REPARO EM CAIXA DE CÂMBIO', segue link com toda notícia: www.cbnfoz.com.br/editorial/brasil/noti ... -de-cambio
ImagemImagemImagemImagem
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola
 
Mensagens: 326
Registrado em: Sáb Fev 21, 2015 11:08 pm
Localização: Piracicaba/SP

Re: Troca da bucha da alavanca de câmbio - How-to

por felipebm86 » Qua Ago 05, 2015 8:57 am

CADRI escreveu:Galera caso ajuda, segue o link do reparo do câmbio: produto.mercadolivre.com.br/MLB-665904627-reparo-alavanca-cambio-punto-08-14-8v-16-16v-18-8-16v-_JM

A Fiat havia convocado proprietários de 'DOBLÔ, PUNTO, IDEA E BRAVO, PARA REPARO EM CAIXA DE CÂMBIO', segue link com toda notícia: http://www.cbnfoz.com.br/editorial/bras ... -de-cambio

Este recall foi bastante discutido aqui na época, porém não tem relação com o problema nas buchas da alavanca do câmbio.
Avatar do usuário
Coordenador Regional
Coordenador Regional
 
Mensagens: 540
Registrado em: Qui Jan 23, 2014 2:48 pm
Localização: Caxias do Sul

Re: Troca da bucha da alavanca de câmbio - How-to

por CADRI » Qua Ago 05, 2015 12:28 pm

felipebm86 escreveu:
CADRI escreveu:Galera caso ajuda, segue o link do reparo do câmbio: produto.mercadolivre.com.br/MLB-665904627-reparo-alavanca-cambio-punto-08-14-8v-16-16v-18-8-16v-_JM

A Fiat havia convocado proprietários de 'DOBLÔ, PUNTO, IDEA E BRAVO, PARA REPARO EM CAIXA DE CÂMBIO', segue link com toda notícia: http://www.cbnfoz.com.br/editorial/bras ... -de-cambio

Este recall foi bastante discutido aqui na época, porém não tem relação com o problema nas buchas da alavanca do câmbio.


Certo! É que na verdade, eu achei que uma coisa ligava á outra!!!

Valeu.
ImagemImagemImagemImagem
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola
 
Mensagens: 326
Registrado em: Sáb Fev 21, 2015 11:08 pm
Localização: Piracicaba/SP

Re: Troca da bucha da alavanca de câmbio - How-to

por artur.ribeiro2 » Sáb Ago 29, 2015 6:59 pm

Imagem

amigos o meu quebrou nessa parte que esta marcada ai, se eu trocar as buchas ou mandando fazer no torneiro a peça resolve?
por favor me ajudem.
Piloto de Atari
Piloto de Atari
 
Mensagens: 3
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 4:31 pm
Localização: Belem

Re: Troca da bucha da alavanca de câmbio - How-to

por felipebm86 » Seg Ago 31, 2015 5:33 pm

artur.ribeiro2 escreveu:Imagem

amigos o meu quebrou nessa parte que esta marcada ai, se eu trocar as buchas ou mandando fazer no torneiro a peça resolve?
por favor me ajudem.

Artur, não dá pra ver direito a parte que está quebrada, olha os componentes do reparo vendido no mercadolivre se a peça que quebrou no seu compõe o kit, segue:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-690698679-reparo-da-alavanca-trambulador-fiat-punto-_JM
Avatar do usuário
Coordenador Regional
Coordenador Regional
 
Mensagens: 540
Registrado em: Qui Jan 23, 2014 2:48 pm
Localização: Caxias do Sul

Re: Troca da bucha da alavanca de câmbio - How-to

por Scorpio » Ter Nov 03, 2015 5:55 pm

gitão escreveu:Depois de me acabar tentando trocar a tal da bucha e ficar por horas observando a peça, efetuei a troca em menos de 5 minutos, sendo a seguinte sequência: tire totalmente o console central composto por dois parafusos philips nas laterais dianteiras, dois 10mm nas laterais ao lado do bco, desencaixar o miolo central do freio de mão(consolet) e mais duas porcas 10mm, feito isso terá acesso total a parte superior do câmbio, ok, tirar a cupilha que prende o eixo central da alavanca( uma fenda fina para desencostar da trava, um alicate para segurar e uma chave de fenda maior para ser usada como alavanca) feito isso desencaixar a parte esquerda da alavanca, baixar a parte branca esquerda da alavanca, se necessário desencaixar o cabo esquerdo da alavanca(fácil), agora o truque: Ao desencaixar o eixo(que vai a cupilha) deverá puxar a alavanca toda para sua esquerda livrando o pino do buraco de encaixe, puxe na direção da ponta do pino a bucha branca(desencaixando do pino) mantenha a bucha preta na alavanca, sendo assim vc já consegue manusear o pino para tira-lo, para colocar o kit novo(mantive o mesmo pino, pois o original é de material melhor) coloque o pino dentro da bucha branca sem encaixar, para que consiga colocar ele na posição, "PARA COLOCAR A BUCHA PRETA" vc deve lubrificar ela com graxa(de preferencia sem derivado de petróleo) e "VESTIR" ela no pino já no local, se tentar colocar a bucha preta e o pino montado jamais irá conseguir, depois disso basta encaixar o conjunto na alavanca, trocar o reparo esquerdo e encaixar o cabo e a peça branca esquerda(encaixar o cabo até encostar totalmente na peça) Pronto câmbio novo de novo. abraço

Muito interessante seu procedimento; já que os procedimentos de troca conhecidos são por baixo deslocando o escapamento.
Uma pena que não tenha uma única foto!
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Avatar do usuário
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 3684
Registrado em: Dom Nov 14, 2010 8:56 pm
Localização: São Paulo

Re: Troca da bucha da alavanca de câmbio - How-to

por Robert_silva » Ter Jan 12, 2016 8:12 pm

Esse kit vendido serve no modelo 1.8 8v? O mecânico em que levei o carro insiste em dizer que é incompatível
Piloto de Atari
Piloto de Atari
 
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Jan 12, 2016 6:40 pm
Localização: Belo Horizonte

Re: Troca da bucha da alavanca de câmbio - How-to

por djronaldopettry » Qua Fev 10, 2016 4:31 pm

Teria como repostar as fotos? Não estão abrindo mais nesse tópico.

Obrigado pela atenção.
Piloto de Atari
Piloto de Atari
 
Mensagens: 17
Registrado em: Sex Jan 29, 2016 4:32 pm
Localização: Arapongas

Re: Troca da bucha da alavanca de câmbio - How-to

por VLA » Qui Fev 11, 2016 9:36 am

fiquei curioso para ver tanto as fotos do inicio do topico quanto as do colega aí pra cima que fez a troca retirando o console.

a alavanca do meu punto, proximo dos 50 mil km rodados e com pouco mais de 5 anos de vida, começa a dar sinais (ainda leves) de folga e barulho :?
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Avatar do usuário
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 5237
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 3:33 pm
Localização: PR

AnteriorPróximo

Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes
cron