Troca da bucha da alavanca de câmbio - How-to
Re: Troca da bucha da alavanca de câmbio - How-to
Depois de me acabar tentando trocar a tal da bucha e ficar por horas observando a peça, efetuei a troca em menos de 5 minutos, sendo a seguinte sequência: tire totalmente o console central composto por dois parafusos philips nas laterais dianteiras, dois 10mm nas laterais ao lado do bco, desencaixar o miolo central do freio de mão(consolet) e mais duas porcas 10mm, feito isso terá acesso total a parte superior do câmbio, ok, tirar a cupilha que prende o eixo central da alavanca( uma fenda fina para desencostar da trava, um alicate para segurar e uma chave de fenda maior para ser usada como alavanca) feito isso desencaixar a parte esquerda da alavanca, baixar a parte branca esquerda da alavanca, se necessário desencaixar o cabo esquerdo da alavanca(fácil), agora o truque: Ao desencaixar o eixo(que vai a cupilha) deverá puxar a alavanca toda para sua esquerda livrando o pino do buraco de encaixe, puxe na direção da ponta do pino a bucha branca(desencaixando do pino) mantenha a bucha preta na alavanca, sendo assim vc já consegue manusear o pino para tira-lo, para colocar o kit novo(mantive o mesmo pino, pois o original é de material melhor) coloque o pino dentro da bucha branca sem encaixar, para que consiga colocar ele na posição, "PARA COLOCAR A BUCHA PRETA" vc deve lubrificar ela com graxa(de preferencia sem derivado de petróleo) e "VESTIR" ela no pino já no local, se tentar colocar a bucha preta e o pino montado jamais irá conseguir, depois disso basta encaixar o conjunto na alavanca, trocar o reparo esquerdo e encaixar o cabo e a peça branca esquerda(encaixar o cabo até encostar totalmente na peça) Pronto câmbio novo de novo. abraço
- Piloto de Atari
Galera caso ajuda, segue o link do reparo do câmbio: produto.mercadolivre.com.br/MLB-665904627-reparo-alavanca-cambio-punto-08-14-8v-16-16v-18-8-16v-_JM
A Fiat havia convocado proprietários de 'DOBLÔ, PUNTO, IDEA E BRAVO, PARA REPARO EM CAIXA DE CÂMBIO', segue link com toda notícia: www.cbnfoz.com.br/editorial/brasil/noti ... -de-cambio
A Fiat havia convocado proprietários de 'DOBLÔ, PUNTO, IDEA E BRAVO, PARA REPARO EM CAIXA DE CÂMBIO', segue link com toda notícia: www.cbnfoz.com.br/editorial/brasil/noti ... -de-cambio

- Barbeiro de Auto Escola
CADRI escreveu:Galera caso ajuda, segue o link do reparo do câmbio: produto.mercadolivre.com.br/MLB-665904627-reparo-alavanca-cambio-punto-08-14-8v-16-16v-18-8-16v-_JM
A Fiat havia convocado proprietários de 'DOBLÔ, PUNTO, IDEA E BRAVO, PARA REPARO EM CAIXA DE CÂMBIO', segue link com toda notícia: http://www.cbnfoz.com.br/editorial/bras ... -de-cambio
Este recall foi bastante discutido aqui na época, porém não tem relação com o problema nas buchas da alavanca do câmbio.
felipebm86 escreveu:CADRI escreveu:Galera caso ajuda, segue o link do reparo do câmbio: produto.mercadolivre.com.br/MLB-665904627-reparo-alavanca-cambio-punto-08-14-8v-16-16v-18-8-16v-_JM
A Fiat havia convocado proprietários de 'DOBLÔ, PUNTO, IDEA E BRAVO, PARA REPARO EM CAIXA DE CÂMBIO', segue link com toda notícia: http://www.cbnfoz.com.br/editorial/bras ... -de-cambio
Este recall foi bastante discutido aqui na época, porém não tem relação com o problema nas buchas da alavanca do câmbio.
Certo! É que na verdade, eu achei que uma coisa ligava á outra!!!
Valeu.

- Barbeiro de Auto Escola

amigos o meu quebrou nessa parte que esta marcada ai, se eu trocar as buchas ou mandando fazer no torneiro a peça resolve?
por favor me ajudem.
- Piloto de Atari
artur.ribeiro2 escreveu:
amigos o meu quebrou nessa parte que esta marcada ai, se eu trocar as buchas ou mandando fazer no torneiro a peça resolve?
por favor me ajudem.
Artur, não dá pra ver direito a parte que está quebrada, olha os componentes do reparo vendido no mercadolivre se a peça que quebrou no seu compõe o kit, segue:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-690698679-reparo-da-alavanca-trambulador-fiat-punto-_JM
gitão escreveu:Depois de me acabar tentando trocar a tal da bucha e ficar por horas observando a peça, efetuei a troca em menos de 5 minutos, sendo a seguinte sequência: tire totalmente o console central composto por dois parafusos philips nas laterais dianteiras, dois 10mm nas laterais ao lado do bco, desencaixar o miolo central do freio de mão(consolet) e mais duas porcas 10mm, feito isso terá acesso total a parte superior do câmbio, ok, tirar a cupilha que prende o eixo central da alavanca( uma fenda fina para desencostar da trava, um alicate para segurar e uma chave de fenda maior para ser usada como alavanca) feito isso desencaixar a parte esquerda da alavanca, baixar a parte branca esquerda da alavanca, se necessário desencaixar o cabo esquerdo da alavanca(fácil), agora o truque: Ao desencaixar o eixo(que vai a cupilha) deverá puxar a alavanca toda para sua esquerda livrando o pino do buraco de encaixe, puxe na direção da ponta do pino a bucha branca(desencaixando do pino) mantenha a bucha preta na alavanca, sendo assim vc já consegue manusear o pino para tira-lo, para colocar o kit novo(mantive o mesmo pino, pois o original é de material melhor) coloque o pino dentro da bucha branca sem encaixar, para que consiga colocar ele na posição, "PARA COLOCAR A BUCHA PRETA" vc deve lubrificar ela com graxa(de preferencia sem derivado de petróleo) e "VESTIR" ela no pino já no local, se tentar colocar a bucha preta e o pino montado jamais irá conseguir, depois disso basta encaixar o conjunto na alavanca, trocar o reparo esquerdo e encaixar o cabo e a peça branca esquerda(encaixar o cabo até encostar totalmente na peça) Pronto câmbio novo de novo. abraço
Muito interessante seu procedimento; já que os procedimentos de troca conhecidos são por baixo deslocando o escapamento.
Uma pena que não tenha uma única foto!
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Esse kit vendido serve no modelo 1.8 8v? O mecânico em que levei o carro insiste em dizer que é incompatível
- Piloto de Atari
Teria como repostar as fotos? Não estão abrindo mais nesse tópico.
Obrigado pela atenção.
Obrigado pela atenção.
- Piloto de Atari
fiquei curioso para ver tanto as fotos do inicio do topico quanto as do colega aí pra cima que fez a troca retirando o console.
a alavanca do meu punto, proximo dos 50 mil km rodados e com pouco mais de 5 anos de vida, começa a dar sinais (ainda leves) de folga e barulho
a alavanca do meu punto, proximo dos 50 mil km rodados e com pouco mais de 5 anos de vida, começa a dar sinais (ainda leves) de folga e barulho

"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)