HOW TO: Como verificar o estado do liquído de arrefecimento.

Instalações, montagens, alterações... Discuta aqui o passo-a-passo de como fazer. Tutoriais, Artigos e Dicas de como fazer em casa.

HOW TO: Como verificar o estado do liquído de arrefecimento.

por Scorpio » Sex Set 04, 2015 5:56 pm

Como verificar o estado do líquido do sistema de arrefecimento


:arrow: Através de dois testes será verificado a qualidade e a necessidade da substituição do líquido do sistema de arrefecimento.


Identificação dos componentes básicos do sistema de arrefecimento
(click na imagem para ampliar)
Imagem


:arrow: Líquido de arrefecimento.

O líquido de arrefecimento, fluido resultante da mistura de água e aditivos, circula por todo o sistema e tem como função resfriar o motor. Nível baixo pode indicar vazamento, ocasionado por falhas em peças do sistema pelos quais o líquido passa; como tubulações, bomba d’água, radiador, válvula termostática e demais componentes. Acontece que às vezes o motorista costuma colocar somente água e o percentual de aditivo, importante para controlar temperatura e prolongar a vida útil das peças, vai se reduzindo. No caso da Fiat o percentual recomendado é 50% de aditivo especificado no manual + 50% de água desmineralizada.

Como o líquido de arrefecimento é mantido em um circuito fechado o nível não deve baixar. Se precisar completar o nível com frequência, é porque o motor está perdendo o fluído de alguma forma, que pode não ser visível ou ainda o sistema pode conter ar que deve ser removido pelos sangradores. Nunca complete o nível até a boca do reservatório de expansão do líquido de arrefecimento. O reservatório precisa de um espaço para expansão do fluido quando aquecido. Respeite a indicação de nível máximo inscrita em relevo na peça. Se precisar trocar a tampa do reservatório, observe qual a pressão de funcionamento dela. A tampa contém uma válvula que alivia o sistema no caso da pressão aumentar além do especificado para proteger vedações, radiador, válvulas e retentores do sistema de arrefecimento.

Outro importante fator, geralmente negligenciado, é a condutividade elétrica do fluido de arrefecimento que esta intrinsecamente ligada corrosão galvânica.


TESTE 01 - Como verificar o percentual de aditivo do sistema de arrefecimento.

Para verificar o percentual de aditivo a base de etileno glicol utiliza-se um Termodensímetro ou um Refratômetro.


:arrow: Medindo o percentual de aditivo utilizando um Termodensímetro da Wurth: O Termodensímetro é um instrumento bem simples de utilizar. Com o motor frio mergulhe o tubo do instrumento no fluido do radiador e aspire até que o reservatório do Termodensímetro esteja bem cheio e sem bolhas de ar. Este processo irá deslocar um determinado volume do líquido que será analisado, igualando na sequência o peso do líquido com o densímetro; neste momento anota-se a temperatura de congelamento (na imagem do Termodensímetro Wurth = -37,5°C); vire o aparelho e verifique na tabela a quantidade de aditivo do fluido do radiador em medição (na imagem do Termodensímetro Wurth a concentração de aditivo é de 50%). Este tipo de densímetro é calibrado para uma determinada temperatura (em geral 20°C), apesar de ser desconsiderada devido a pouca variação a precisão é comprometida se a medição não for executada na temperatura de calibração do equipamento.

Termodensímetro da Wurth
(click na imagem para ampliar)
Imagem




:arrow: Medindo o percentual de aditivo utilizando o Refratômetro P-RHA-200ATC calibrado: O teste do percentual de aditivo deve ser feito com o motor frio, para efetuar a medição pinga-se cerca de três gotas do liquido de arrefecimento, em concordância com a Figura 01, no prisma do Refratômetro que deve estar limpo e seco.

Olhando pelo visor será mostrada um imagem conforme a ilustração abaixo (Figura 02)
Para a concentração de 50% de aditivo a base de etileno glicol + 50% água no visor do Refratômetro será mostrado que o liquido de arrefecimento congelará a -37°C
No exemplo da Figura 02 a concentração de aditivo é de 40,5%

Figura 02
Imagem



Refratômetro P-RHA-200ATC
(click na imagem para ampliar)
Imagem


Figura 01
Imagem

Pela maior precisão recomendo utilizar um Refratômetro com ATC - Temperature Compensation Range.



:arrow: Corrosão galvânica por condutividade elétrica do liquido de arrefecimento.

Uma das características do líquido de arrefecimento é a alteração do pH, ou seja, ele pode se tornar ácido ou alcalino. Essa alteração aumenta a capacidade da solução conduzir corrente elétrica, provocando corrosão galvânica através da eletrólise nos componentes do motor que é composto por metais ou ligas com potenciais eletroquímicos diferentes acoplados um ao outro; como o cabeçote em liga de alumínio com diversas partículas de outros metais, como cobre, magnésio, manganês, silício e cromo, bloco do motor em ferro fundido, radiador em alumínio e alguns sensores e válvulas podem conter elementos em cobre e ou latão. A corrosão galvânica provoca ruptura de tubulações metálicas, danos ao radiador, bomba d’água, cabeçotes e bloco do motor, levando ao colapso do sistema de arrefecimento. Para evitar este fenômeno, devemos sempre manter o sistema devidamente conservado e aditivado na proporção adequada, já que, depois de iniciado, este processo não é reversível. A utilização de aditivo a partir deste momento só iria reduzir a velocidade da reação, retardando o aparecimento dos efeitos desta corrosão. (veja no Teste 2 como medir Intensidade de condutividade elétrica)

Abaixo, foto de um componente do sistema de arrefecimento atacado pela corrosão galvânica e cavitação.

Imagem



:arrow: TESTE 02 - Intensidade de condutividade elétrica - corrosão galvânica.

Faça o teste da Intensidade de condutividade elétrica do líquido de arrefecimento com o motor frio, o teste consiste em verificar a tensão existente entre o terminal negativo da bateria e o liquido de arrefecimento, utilizando um multímetro digital (não pode ser analógico) na escala de 20 volts DC.

Limpe a parte metálica (contato) das pontas de prova com um pano de algodão, coloque a ponta de prova positiva (vermelha) do multímetro no polo negativo da bateria, encoste a ponta negativa (preta) no polo negativo para descarregar cargas eletrostáticas; após, coloque a ponta de prova negativa do multímetro dentro do líquido de arrefecimento mantendo a ponta de prova positiva no polo negativo.

O valor indicado pelo multímetro não pode exceder a 0,3 Volts. Se for maior, o sistema precisa ser lavado e o liquido de arrefecimento substituído imediatamente.

Nota: Se a medição ficar inconstante limpe novamente a parte metálica (contato) das pontas de prova com um pano de algodão e repita o procedimento.


Multímetro digital típico
Imagem


Notas:
1- Use sempre aditivo do sistema de arrefecimento homologado pela montadora do seu veículo.
2- Não misture aditivos de marcas e ou especificações diferentes.

Bibliografia:
- Manual de Arrefecimento MTE-Thomson
- Corrosion Control Cooling Systems - GE Water

Equipamentos:
- Refratômetro P-RHA-200ATC
- Termodensímetro da Wurth
- Multímetro Digital DT-9025A

.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Avatar do usuário
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 3684
Registrado em: Dom Nov 14, 2010 8:56 pm
Localização: São Paulo

Re: HOW TO: Como verificar o estado do liquído de arrefecime

por CADRI » Dom Set 06, 2015 9:00 pm

Parabéns Scorpio mandou muito bem!!! Caso ajude, tem 'termodensímetro' na Amazon.com: http://www.amazon.com/Prestone-AF-1420- ... 92&sr=1-16
ImagemImagemImagemImagem
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola
 
Mensagens: 326
Registrado em: Sáb Fev 21, 2015 11:08 pm
Localização: Piracicaba/SP

Re: HOW TO: Como verificar o estado do liquído de arrefecime

por Scorpio » Seg Set 07, 2015 6:17 pm

Valeu pelo comentário! :-D

Não tinha colocado o procedimento para o Termodensímetro da Wurth, pois o Refratômetro efetua a medição com maior precisão; pelo seu comentário revisei e coloquei o procedimento também para o equipamento da Wurth já que ele é mais conhecido da maioria dos entusiastas em mecânica.

Aproveitei e enfatizei um aspecto pouco considerado que é a corrosão galvânica, entretanto ela é a principal responsável pela deterioração dos componentes em liga de alumínio.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Avatar do usuário
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 3684
Registrado em: Dom Nov 14, 2010 8:56 pm
Localização: São Paulo

Re: HOW TO: Como verificar o estado do liquído de arrefecime

por jpromero » Qua Set 09, 2015 4:28 pm

(=D>)
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Avatar do usuário
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador
 
Mensagens: 2069
Registrado em: Sex Ago 16, 2013 9:30 pm
Localização: Jaú/SP

Re: HOW TO: Como verificar o estado do liquído de arrefecime

por VLA » Qua Set 16, 2015 2:50 pm

Muito bom! (=D>)

Faz tempo q tenho vontade de comprar um "Termodensímetro" (até então só via a ferramenta em videos no Youtube, mas não sabia o nome).... Fiquei com vontade de garimpar um baratinho no Ebay, será que algum desses presta? http://www.ebay.com/sch/i.html?_from=R40&_sacat=0&_nkw=Antifreeze+Coolant+Tester&_sop=15
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Avatar do usuário
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 5237
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 3:33 pm
Localização: PR

Re: HOW TO: Como verificar o estado do liquído de arrefecime

por Scorpio » Dom Set 20, 2015 11:33 am

@Vinicius: O Refratômetro é relativamente barato e mais preciso que o Termodensímetro.

Comprei o Refratômetro P-RHA-200ATC: http://pt.aliexpress.com/item/Free-ship ... Title=true
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Avatar do usuário
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 3684
Registrado em: Dom Nov 14, 2010 8:56 pm
Localização: São Paulo

Re: HOW TO: Como verificar o estado do liquído de arrefecime

por Febezza » Qua Set 30, 2015 1:11 am

Eu utilizo o termodensímetro da Prestone, muito bom!

No meu caso, troquei o fluído original pelo da Motul (Inugel Optimal) e tudo OK, tudo conforme a proporção recomendada e impecável.
Avatar do usuário
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador
 
Mensagens: 2178
Registrado em: Sex Jun 05, 2009 3:25 am
Localização: Sorocaba

Re: HOW TO: Como verificar o estado do liquído de arrefecime

por VLA » Qua Set 30, 2015 8:10 am

Scorpio escreveu:@Vinicius: O Refratômetro é relativamente barato e mais preciso que o Termodensímetro.

Comprei o Refratômetro P-RHA-200ATC: http://pt.aliexpress.com/item/Free-ship ... Title=true



valeu pelo alerta, scorpio....

vou aproveitar e comprar o multimetro, pois ele também tem várias outras utilidades.


edit:

será que dá pra confiar?
http://www.mundomax.com.br/multimetro-digital-dt830d-hyx (baratinho, aqui na minha cidade)
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Avatar do usuário
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 5237
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 3:33 pm
Localização: PR

Re: HOW TO: Como verificar o estado do liquído de arrefecime

por Scorpio » Qua Set 30, 2015 11:16 am

VLA escreveu:será que dá pra confiar?
http://www.mundomax.com.br/multimetro-digital-dt830d-hyx (baratinho, aqui na minha cidade)

Conheço esse modelo de multímetro, já testei comparando as medições com um equipamento profissional... Não é recomendável para essa aplicação.
Comprar um equipamento de medição de baixo custo com baixa precisão, ou seja, não confiável, não vale a pena já que não se pode fiar no que o equipamento indica.

Esse é barato e é uma boa opção para o uso proposto: http://www.dutramaquinas.com.br/produto ... kQodt2EA0Q

Nota: Uma dica para quem nunca operou um multímetro: Antes de iniciar o uso estude o manual e pesquise na Internet Como Utilizar Um Multímetro Digital, pois já vi pessoas que compraram um multímetro de até R$ 200,00 e danificaram irremediavelmente o equipamento nas primeiras medições por uso indevido.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Avatar do usuário
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 3684
Registrado em: Dom Nov 14, 2010 8:56 pm
Localização: São Paulo

Re: HOW TO: Como verificar o estado do liquído de arrefecime

por VLA » Qui Out 01, 2015 8:30 am

Scorpio escreveu:
VLA escreveu:será que dá pra confiar?
http://www.mundomax.com.br/multimetro-digital-dt830d-hyx (baratinho, aqui na minha cidade)

Conheço esse modelo de multímetro, já testei comparando as medições com um equipamento profissional... Não é recomendável para essa aplicação.
Comprar um equipamento de medição de baixo custo com baixa precisão, ou seja, não confiável, não vale a pena já que não se pode fiar no que o equipamento indica.

Esse é barato e é uma boa opção para o uso proposto: http://www.dutramaquinas.com.br/produto ... kQodt2EA0Q

Nota: Uma dica para quem nunca operou um multímetro: Antes de iniciar o uso estude o manual e pesquise na Internet Como Utilizar Um Multímetro Digital, pois já vi pessoas que compraram um multímetro de até R$ 200,00 e danificaram irremediavelmente o equipamento nas primeiras medições por uso indevido.


puxa, quase comprei ontem :-D

esse que vc recomendou também tem nessa loja, vou passar lá hoje e comprar:
http://www.mundomax.com.br/multimetro-digital-et-1002-minipa

valeu pela dica :wink:
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Avatar do usuário
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 5237
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 3:33 pm
Localização: PR

Próximo

Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes