HOW TO: Como verificar o estado do liquído de arrefecimento.
Re: HOW TO: Como verificar o estado do liquído de arrefecime
Pode comprar qualquer modelo da Minipa que são confiáveis, claro desde que atenda suas necessidades, tenho um a mais de 10 anos e como é um equipamento durável vale apena investir um pouco mais e pegar pelo menos display luminoso, ajuda bastante quando tem pouca iluminação.
Comprei ontem o modelo Minipa indicado pelo Scorpio, R$ 38,00 aqui na minha cidade. No final de semana vou fazer o teste e posto aqui o resultado.
Um off-topic aqui.... Vou aproveitar pra testar a bateria do carro, pelo que pesquisei na internet também usa-se a escala de 20V, correto?
Sobre o refratômetro fiquei com vontade de comprar mas tô ensaiando.... O problema é que a Dilma estuprou o dólar, aí o brinquedinho vai sair mais de 80 dinheiros (isso se não for taxado)
Um off-topic aqui.... Vou aproveitar pra testar a bateria do carro, pelo que pesquisei na internet também usa-se a escala de 20V, correto?
Sobre o refratômetro fiquei com vontade de comprar mas tô ensaiando.... O problema é que a Dilma estuprou o dólar, aí o brinquedinho vai sair mais de 80 dinheiros (isso se não for taxado)

"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
VLA escreveu:Um off-topic aqui.... Vou aproveitar pra testar a bateria do carro, pelo que pesquisei na internet também usa-se a escala de 20V, correto?
Sim deve usar a escala 20v DC, o que você nunca deve fazer é medir uma grandeza maior que a escala selecionada, isso provavelmente irá danificar o seu multímetro, se tiver dúvida da tensão da rede ou equipamento sempre comece a medição com a maior escala, abs.
VLA escreveu:Comprei ontem o modelo Minipa indicado pelo Scorpio, R$ 38,00 aqui na minha cidade. No final de semana vou fazer o teste e posto aqui o resultado
O teste de Intensidade de condutividade elétrica requer que se siga rigorosamente o procedimento indicado ou você poderá obter valores discrepantes a cada medição.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
felipebm86 escreveu:VLA escreveu:Um off-topic aqui.... Vou aproveitar pra testar a bateria do carro, pelo que pesquisei na internet também usa-se a escala de 20V, correto?
Sim deve usar a escala 20v DC, o que você nunca deve fazer é medir uma grandeza maior que a escala selecionada, isso provavelmente irá danificar o seu multímetro, se tiver dúvida da tensão da rede ou equipamento sempre comece a medição com a maior escala, abs.
Valeu!
Scorpio escreveu:VLA escreveu:Comprei ontem o modelo Minipa indicado pelo Scorpio, R$ 38,00 aqui na minha cidade. No final de semana vou fazer o teste e posto aqui o resultado
O teste de Intensidade de condutividade elétrica requer que se siga rigorosamente o procedimento indicado ou você poderá obter valores discrepantes a cada medição.
Farei como descrito. Se conseguir, filmarei.
Chegou a fazer o teste no seu? Mostrou alguma alteração?
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
VLA escreveu:Chegou a fazer o teste no seu? Mostrou alguma alteração?
Certamente que testei!!! Os How To técnicos que eu fiz são sempre embasados em pesquisa e fundamentação técnica além de testes práticos.
A constatação: Quando zero quilometro ou quando o sistema de arrefecimento é lavado (no mínimo 3 enxágues da forma correta) e adicionado aditivo homologado pela montadora na proporção recomendada os valores encontrados ficam próximos a 0,08 volts e após 4 anos com o aditivo original (no caso Paraflu-Up) apresentou um valor de 0,15 volts. Sendo que o máximo permitido é 0,30 volts (recomendo não deixar passar de 0,25 volts).
Evite esses aditivos recomendados por alguns mecânicos do YouTube, salvo se o aditivo (no rotulo) for homologado por alguma montadora. Provavelmente os caras levam “jabá” para falar bem de aditivos não homologados e que eles, sem nenhum teste de laboratório de longa duração, “acham bons”. Use sempre aditivo do sistema de arrefecimento homologado pela montadora do seu veículo ou pelo menos homologado por alguma montadora.
Nota: Os testes de Intensidade de condutividade elétrica foram confrontados com 3 multímetros diferentes, sendo um de alta precisão; não apresentando diferenças significativas, nas medições, entre um multímetro profissional e um multímetro de boa qualidade, mas de baixo custo.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
felipebm86 escreveu:... o que você nunca deve fazer é medir uma grandeza maior que a escala selecionada, isso provavelmente irá danificar o seu multímetro, se tiver dúvida da tensão da rede ou equipamento sempre comece a medição com a maior escala, abs.
A maioria dos multímetros digitais (acredito que todos) quando submetidos a over-range (a medição esta na unidade correta, mas acima da escala do aparelho - com exceção a corrente) mostram um 1. na esquerda do display do multímetro sem causar qualquer dano ao equipamento.(ver foto abaixo)

Scorpio escreveu:A maioria dos multímetros digitais (acredito que todos) quando submetidos a over-range (a medição esta na unidade correta, mas acima da escala do aparelho - com exceção a corrente) mostram um 1. na esquerda do display do multímetro sem causar qualquer dano ao equipamento.(ver foto abaixo)
Está correto Scorpio, porém como nem todos os multímetros tem proteção é melhor ter cautela ⚠, em alguns casos ou modelos de multímetros pode não queimar o aparelho mas fazer leitura incorreta.
Se algum colega intusiasta tiver interesse no assunto eu fiz um curso ainda na adolescência no senai de interpretação de esquemas elétricos automotivos e operação de multíteste, ainda tenho a apostila guardada e posso disponibilizar, favor pedir em MP, abs.
No lab do curso de engenharia e nas empresas que trabalhei nunca vi um multímetro digital sem essa proteção (só falei que a maioria pois é impossível conhecer todos***).
Por certo o Minipa digital tem essa proteção, acho que só não tem essa proteção os piores xing-ling que existem pois até té o xing-ling de R$ 19,90 (deve custar US$ 1 no atacado na China) que o VLA citou tem!
Portanto preocupação totalmente desnecessária!
*** Sempre tem um chato que vem dizer: O meu não tem!
Por certo o Minipa digital tem essa proteção, acho que só não tem essa proteção os piores xing-ling que existem pois até té o xing-ling de R$ 19,90 (deve custar US$ 1 no atacado na China) que o VLA citou tem!
Portanto preocupação totalmente desnecessária!
*** Sempre tem um chato que vem dizer: O meu não tem!
Bem, teste de condutividade elétrica realizado. Depois de fazer o teste errado, levar um susto e achar q não dormiria a noite (depois conto isso kkk), repeti da forma correta e aparenta estar OK.
Uma dúvida que fiquei é que no momento do contato da ponta de teste com o aditivo, o multímetro marca 0.02... 0.01... 0.00.... e estabiliza... Essa variação se dá em menos de 1 segundo... 2 talvez... Tão rápido que não consegui registrar em foto, mas registrei em vídeo e vou tentar jogar no Youtube e postar depois.
Teste de condutividade:

Esse simbolo "-" (negativo?) pisca algumas vezes durante a operação do multímetro, tanto quando em contato com bateria/aditivo quanto sem contato.... Algum significado?
Aproveitei e testei a bateria, a menos de 1 mês de completar 5 anos de vida junto com o carro (é a bateria original de fábrica ainda):

Ao acionar a partida ela caiu ao mínimo de 9.95V e depois ficou marcando em torno de 14.5V, o que de acordo com tutoriais que vi na internet me leva a crer que está saudável.
Aqui a Km do garoto:

Uma dúvida que fiquei é que no momento do contato da ponta de teste com o aditivo, o multímetro marca 0.02... 0.01... 0.00.... e estabiliza... Essa variação se dá em menos de 1 segundo... 2 talvez... Tão rápido que não consegui registrar em foto, mas registrei em vídeo e vou tentar jogar no Youtube e postar depois.
Teste de condutividade:

Esse simbolo "-" (negativo?) pisca algumas vezes durante a operação do multímetro, tanto quando em contato com bateria/aditivo quanto sem contato.... Algum significado?
Aproveitei e testei a bateria, a menos de 1 mês de completar 5 anos de vida junto com o carro (é a bateria original de fábrica ainda):

Ao acionar a partida ela caiu ao mínimo de 9.95V e depois ficou marcando em torno de 14.5V, o que de acordo com tutoriais que vi na internet me leva a crer que está saudável.
Aqui a Km do garoto: