ABS e/ou EBD impede partida ???

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Re: ABS e/ou EBD impede partida ???

por Ferranda » Qua Out 22, 2014 4:09 pm

MessimCE escreveu:sinistro essas coisas que acontecem com carros com alta tecnologia da fiat. o medo eh desses componentes nos deixarem na mão quando precisarmos dele... ou seja, numa colisão... devido ao fato da bateria estar fraca.

Não, esse aviso ocorre por subtensão (baixa voltagem) nos módulos de ABS e EBD.
Após a partida, a energia do carro é suprida pelo alternador, e tecnicamente tudo volta a funcionar.
Claro, que se vce tiver um aparato de som que "drene" toda corrente fornecida pelo alternador, aí o problema é diferente!
Nesse caso, Vce alterou as características elétricas do veiculo e não dimensionou os componentes auxiliares.
(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por VagnerM » Sáb Abr 18, 2015 11:33 pm

Hoje aconteceu comigo, estacionei no mercado e na volta o carro não ligava e vieram as mensagens e os estalos de contatores.
Medi a tensão da bateria e estava com 12,4 v, tentei a chupeta ameaçou virar, mas nada, agora suponho que as placas da bateria devem estar em curto.
Amanhã vou trocar a bateria e posto o resultado pra vcs.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por VagnerM » Dom Abr 19, 2015 7:40 pm

VagnerM escreveu:Hoje aconteceu comigo, estacionei no mercado e na volta o carro não ligava e vieram as mensagens e os estalos de contatores.
Medi a tensão da bateria e estava com 12,4 v, tentei a chupeta ameaçou virar, mas nada, agora suponho que as placas da bateria devem estar em curto.

Resolvido : troquei a bateria e o carro funcionou normalmente :-D
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jpromero » Seg Abr 20, 2015 10:58 am

VagnerM escreveu:
VagnerM escreveu:Hoje aconteceu comigo, estacionei no mercado e na volta o carro não ligava e vieram as mensagens e os estalos de contatores.

Resolvido : troquei a bateria e o carro funcionou normalmente :-D

Que bom que resolveu. Essa questão da bateria em curto é complicado mesmo, tenho medo de colocar outra bateria auxiliar e estar em curto.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Scorpio » Seg Abr 20, 2015 2:27 pm

Quando as placas colam (entram em curto) a bateria "ferve" e a tensão da bateria desconectada do veículo fica abaixo dos 12 volts.
O que deve ter ocorrido na sua bateria é o rompimento (alta resistência) das ligações internas (circulo vermelho da imagem abaixo) entre as células (vasos) pois neste caso sem carga aparece um tensão normal já quando é exigida a tensão cai a valores perto de zero.

Imagem
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por Altair Siqueira » Qua Nov 11, 2015 11:13 pm

Boa noite galera!
Horas atrás, na garagem de casa (felizmente), fui dar partida no meu Grand Siena Essence 1.6 quando ouvir um barulho (daqueles quando passamos em cima de uma caixinha de suco e ela explode) e o carro apagou geral. No painel, a mensagem de ABS indisponível, o carro nem os vidros subiam mais, pane geral do sistema elétrico. Fiquei pensando se isso seria algum dispositivo de segurança por causa do "freio indisponível", mas, lendo os post's de vocês, tive uma esperança de que provavelmente seja apenas a bateria. Amanhã vou leva-lo à mecânica mais próxima e volto aqui pra dar a notícia.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por guilherme.rj16 » Seg Jan 25, 2016 9:58 am

Boa tarde amigos,

Tenho um Punto HLX 2008 e de uns dias pra cá começou dar erros no sistema como:
- Sistema ABS indisponível
- Temp Motor Excessiva (algo parecido), liq. fluido > desligar o motor (o ponteiro da temperatura sobe e depois volta ao normal)
- Avaria no AirBag > Ler manual
PS: Essas mensagens aparecem quando dou partida no motor.

Acontece também quando estou com o Farol de Milha ligado, dou seta para direita ou esquerda e o painel apaga junto com as luzes. Também acontece que do nada o farol de milha apaga-se mesmo sem dar seta.

Já me disseram que pode ser módulo (teria que resetar ele).

Alguém já passou por isso?

Abraços!!!!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por maik.lima » Seg Jan 25, 2016 10:28 am

Já verificou a bateria ?
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jpromero » Qua Jan 27, 2016 3:39 pm

guilherme.rj16 escreveu:Boa tarde amigos,

Tenho um Punto HLX 2008 e de uns dias pra cá começou dar erros no sistema como:
- Sistema ABS indisponível
- Temp Motor Excessiva (algo parecido), liq. fluido > desligar o motor (o ponteiro da temperatura sobe e depois volta ao normal)
- Avaria no AirBag > Ler manual
PS: Essas mensagens aparecem quando dou partida no motor.

Acontece também quando estou com o Farol de Milha ligado, dou seta para direita ou esquerda e o painel apaga junto com as luzes. Também acontece que do nada o farol de milha apaga-se mesmo sem dar seta.

Já me disseram que pode ser módulo (teria que resetar ele).

Alguém já passou por isso?

Abraços!!!!

Primeiro passo é medir a bateria durante a partida, pode crer que está havendo queda de tensão para menos de 10V e aí esses erros acontecem.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por fernandopucminas » Sex Abr 15, 2016 11:33 am

Pessoal, ontem ocorreu o mesmo problema citado no tópico: Após funcionar normalmente no dia anterior, quando fui ligar meu palio sporting 13-14, não virou e ainda apareceu as mensagens:
"sistema ABS não disponível verificar manual"

"avaria AIR BAG"

Vi aqui no tópico que em alguns casos isso era apenas a bateria sem carga. Como a minha era original ainda, com mais de 2 anos de uso, suspeitei que de fato poderia ser ela a causa do erro. Liguei para a loja de baterias que tem aqui no bairro e trouxeram uma moura nova, instalaram e o problema foi resolvido.
Obrigado a todos pela contribuição, ajudaram bastante. Não fosse isso, teria guinchado meu carro para a concessionária. (=D>)
Piloto de Atari
Piloto de Atari

AnteriorPróximo