[DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por andreyw » Ter Nov 10, 2015 1:06 pm

Pessoal boa tarde.

Às vezes percebo que meu carro varia muito a "pegada", tem dias/horas que parece normal, respondendo a contendo, porém tem vezes que parece que fica "preguiçoso". Não tenho certeza se é só impressão minha... sei que existem vários fatores que influenciam, como a temperatura ambiente, o peso... etc. Tenho vontade de desmontar e olhar turbina/coletor escape/intercooler/mangueiras e ver são não tem vazamento/trinca. O que será que eu faço? Coloco um medidor de pressão do turbo analógico para ver quanto está enchendo?

Obrigado.
Andrey
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por overspeed » Qua Nov 11, 2015 9:08 am

Em dias mais quentes é normal alguma perda de desempenho pois com o aumento da temperatura você diminui a densidade doa r e portanto gera menos energia na queima... a central inclusive aumenta um pouco a pressão para tentar diminuir esta perda, porém qto mais pressão mais aquece o ar e o efeito de melhora é reduzido a partir de certo ponto (pois a central tbm diminui a pressão se a temperatura for muito elevada na admissão).

Porém trincas na caixa quente ou coletor de escape tambem causam esta perda de rendimento (desta vez anormal) ou até mesmo defeito na DV (prioridade) ou na eletrovalvula de sobrepressão (pierburg)...ai é reparo trocando as peças
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Humberto_666 » Sex Nov 13, 2015 12:11 am

Creio que o overspeed já respondeu a questão. É que fiquei confuso com esse artigo no site oficial da F1, em virtude do GP do México que acontece em grande altitude, e consequentemente, com ar menos denso. Seguem alguns trechos:

"Traditionally, the effect of altitude has been measured in terms of engine output. As altitude increases, air pressure drops and the thinner air has correspondingly less oxygen available for combustion, so power output falls. Typically, for every 100m increase in altitude, engine output dropped by about one percent.

But, this doesn’t happen with the turbocharged engines. With the turbo forcing air into the engine at much the same pressure it would at lower altitudes, the power remains the same. It does mean the turbo has to work harder than it does elsewhere, however - and that has consequences for other parts of the powertrain."

Em resumo, o texto acima afirma que à medida que a altitude aumenta, a pressão do ar diminui. E como o ar rarefeito contém menos oxigênio para a combustão, a potência cai. Tipicamente, para cada 100m de aumento na altitude, a potência de saída diminui em torno de 1%.

Isso não acontece com motores turbo. Com o turbo forçando o ar no motor com a mesma pressão que faria em menores altitudes, a potência permanece a mesma. Mas o turbo tem que trabalhar mais do que em outros locais, o que traz consequências para outras partes do motor.

http://www.formula1.com/content/fom-web ... itude.html
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por overspeed » Sex Nov 13, 2015 9:46 pm

Ele explicou só sobre altitude, mas esqueceu que qt mais pressão mais esquenta o ar, ou seja só é válido numa faixa que a fábrica dimensiona
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por andreyw » Seg Nov 23, 2015 11:40 am

overspeed e Humberto_666 obrigado pelas respostas. Acho que é só impressão mesmo. Moro aqui em Curitiba, e alguns dias no inverno as temperaturas ficam abaixo dos 10 graus... Já aconteceu de eu sair do trabalho às 20:00 hrs e a temperatura estar em 7 graus... nestes dias eu percebo uma grande diferença, parece outro carro. A princípio a diferença que eu percebo está na temperatura do ar admitido, porém eu sei que existe uma pequena trinca no coletor de escamento/turbina. Já fazem 10.000 km que eu sei disso e o carro à princípio continua o mesmo, tirando algumas situações nos dias mais quentes. Eu sei que se esta trinca abrir a pressão vai vazar... vai ficar tipo uma panela de pressão com a borracha estragada... o carro vai ficar igual uma pessoa com crise de asma... respira, respira e nada.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Humberto_666 » Sex Dez 18, 2015 9:41 pm

Andreyw, não tem o que agradecer. Eu penso que o rendimento não é o mesmo em dias mais quentes devido ao maior aquecimento do conjunto como um todo e não à menor pressão do turbo, porque acredito que a pressão da turbina é constante. Para manter a mesma pressão, o turbo tem que trabalhar mais e o conjunto mecânico acaba sobrecarregado. Entretanto, imagino que a diferença de desempenho é muito pequena. Arruma essa trinca aí!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Febezza » Seg Jan 18, 2016 10:18 pm

Estou vendendo (xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx)

Quem tiver interesse entrar em contato

[email protected]

Abs!

----------------------------------------------------------
Nota da moderação:

viewtopic.php?f=10&t=18881

.
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por JMZ » Qui Jan 28, 2016 9:42 pm

Mais algumas experiencias no motor t-jet.

Tenho um Linea t-jet filtro e piggyback bluespark de 5 níveis.

Todos os teste foram feitos em aclives leves. Com gasolina comum e temperatura do ar em wot não passando dos 50º

Teste de avanço de ignição 1 (piggyback posição 1, a mais fraca)

5ª marcha 100km/h a 160 km/h wot, ponto variando entre 0 e 3º de avanço. (as vezes aparecia numeros de ponto como 134)Carro subindo liso e forte.

Teste de avanço de ignição 2 (piggyback posição 3, a do meio) que sempre uso.

5ª marcha 100km/h a 160 km/h wot, ponto variando entre 6 e 8º de avanço. carro subindo liso e forte. E a turbina entrando mais cedo nitidamente.

Teste de avanço de ignição 3 (piggyback posição 4, a penultima).

5ª marcha 100km/h a 160 km/h wot, ponto variando entre 3 e 12º de avanço. O carro assim que chega em 1kg começa a dar leves cortas (capando ponto) e o avanço começa a retroceder provavelmente por excesso de ponto e por estar na gasolina comum.

Antes de testar na pista medi o piggyback no conector do sensor de pressão de turbo. Antes do piggy e depois. Em marcha lenta tudo igual dos 2 lados. E a 2500 rpm estabilizados também. Acredito que essa parte do piggy seja apenas um clamper que limita a tensão maxima que o sensor recebe. Não medi a tensão no sensor Map pós tbi que o piggyback também atua. Mas ali que deve ser o pulo do gato. Só não sei como ele faz a turbina acender antes, se por avanço de ponto melhorando a eficiencia e subindo o rpm mais rapido ou por atraso de ponto e mistura queimando no escape, fazendo um anti-lag.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por overspeed » Seg Fev 01, 2016 10:36 am

Ele engana a central mentindo que a pressão é menor, pressão menor significa menor carga portanto mistura mais magra e mais ponto, também a central enxerga que a pressão de meta não foi atingida e aumenta o DC na eletroválvula do turbo aumentando a pressão...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por JMZ » Seg Fev 01, 2016 10:37 pm

overspeed escreveu:Ele engana a central mentindo que a pressão é menor, pressão menor significa menor carga portanto mistura mais magra e mais ponto, também a central enxerga que a pressão de meta não foi atingida e aumenta o DC na eletroválvula do turbo aumentando a pressão...

Over comprei (ainda não chegou) um piggyback smt8 perfect power só para ver o que consigo mudar no carro. Já ouvi falar que funciona nesse carro e até no site deles tem um punto com essa mesma ECU funcionando. Vamos ver no que dá. Acredito que vou ter que trabalhar bem em cima de map e sensor do turbo para não me incomodar com o gerenciamento a torque da ECU.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

AnteriorPróximo