Verificar câmbio, ler manual
Verificar câmbio, ler manual
Pessoal, hoje estava dirigindo, já fazia uns 20 minutos com o carro ligado rodando até que escuto o apito e a mensagem na tela aparece "Verificar câmbio, ler manual" . Porém logo após a mensagem a luz espia do câmbio que havia piscado apagou e o carro continuou rodando normal, sem problemas na troca de marchas. Rodei por mais uns 10 minutos sem problema nenhum.
O que é mais estranho é que ano passado o linea do meu tio deu a mesma mensagem mas o câmbio parou de funcionar na hora e ficou em modo N. Diferente do meu que continuou funcionando tranquilo. No caso do linea teve que trocar várias peças do câmbio e foi um prejuízo de 4 mil reais. O que pode ter acontecido no meu? Devo continuar rodando normal?
O que é mais estranho é que ano passado o linea do meu tio deu a mesma mensagem mas o câmbio parou de funcionar na hora e ficou em modo N. Diferente do meu que continuou funcionando tranquilo. No caso do linea teve que trocar várias peças do câmbio e foi um prejuízo de 4 mil reais. O que pode ter acontecido no meu? Devo continuar rodando normal?
Editado pela última vez por willianqs em Seg Dez 07, 2015 12:15 pm, em um total de 1 vez.
- Piloto de Atari
Re: Verificar câmbio, ler manual
willianqs escreveu:Pessoal, hoje estava dirigindo, já fazia uns 20 minutos com o carro ligado roda do até que escuto o apito e a mensagem na tela aparece "Verificar câmbio, ler manual" . Porém logo após a mensagem a luz espia do câmbio que havia piscado apagou e o carro continuou rodando normal, sem problemas na troca de marchas. Rodei por mais uns 10 minutos sem problema nenhum.
O que é mais estranho é que ano passado o linea do meu tio dei a mesma mensagem mas o câmbio pariu de funcionar na hora e ficou em modo N. Diferente do meu que continuou funcionando tranquilo. No caso do linea teve que trocar várias peças do câmbio e foi um prejuízo de 4 mil reais. O que pode ter acontecido no meu? Devo continuar rodando normal?
Já verificou o nível do óleo do câmbio?

- Barbeiro de Auto Escola
Tem como eu verificar pessoalmente sem ser na oficina?
- Piloto de Atari
willianqs escreveu:Tem como eu verificar pessoalmente sem ser na oficina?
Melhor levar em uma troca de óleo de sua confiança,ou ir até um concessionária e pedir para verificar!

- Barbeiro de Auto Escola
Eu rodei uns 15km agora e não apareceu mais absolutamente nada, a troca de marcha está absolutamente normal.
Parei então numa oficina especializada Fiat de confiança da família. Ele falou que provavelmente foi um erro do sistema, pois se fosse problema no atuador ou na embreagem a marcha iria automaticamente para o modo N e não a trocaria mais. Amanhã vou deixar as 7h da manhã para a revisão dos 30 mil km com ele e já vai passar o scanner para verificar certinho o que ocorreu. Mas como não travou a marcha ele me tranquilizou que não deve ser nada grave.
Alguém já teve isso e a marcha continuou funcionando normalmente??
Parei então numa oficina especializada Fiat de confiança da família. Ele falou que provavelmente foi um erro do sistema, pois se fosse problema no atuador ou na embreagem a marcha iria automaticamente para o modo N e não a trocaria mais. Amanhã vou deixar as 7h da manhã para a revisão dos 30 mil km com ele e já vai passar o scanner para verificar certinho o que ocorreu. Mas como não travou a marcha ele me tranquilizou que não deve ser nada grave.
Alguém já teve isso e a marcha continuou funcionando normalmente??
- Piloto de Atari
Olá. Tive esse mesmo problema há umas semanas atrás, no meio de uma viagem longa. Acendeu e apagou as indicações imediatamente, mal consegui ler. Porém ontem, logo que eu liguei o carro na posição MAR, antes da partida do motor, acendeu denovo essas mesmas indicações e não apagou. Eu desliguei e liguei o carro umas 2 vezes e não estava apagando. Mas qdo eu engatei o câmbio na posição D/M, as indicações sumiram. Será que é só um erro transitório de sistema?
Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
- Piloto de Autorama
Marcus Vilasboas escreveu:Olá. Tive esse mesmo problema há umas semanas atrás, no meio de uma viagem longa. Acendeu e apagou as indicações imediatamente, mal consegui ler. Porém ontem, logo que eu liguei o carro na posição MAR, antes da partida do motor, acendeu denovo essas mesmas indicações e não apagou. Eu desliguei e liguei o carro umas 2 vezes e não estava apagando. Mas qdo eu engatei o câmbio na posição D/M, as indicações sumiram. Será que é só um erro transitório de sistema?
Olha amanhã vou deixar na oficina para revisão dos 30mil e ele já vai mapear no scanner e verificar óleo do dualogic e o interruptor do freio, que segundo ele podem causar isso. Quando eu pegar o carro já te digo.
Rezar para não ser nada na embreagem ou no atuador
- Piloto de Atari
Levei hoje na Oficina e já busquei. Tudo certo, fiz a revisão dos 30k e o problema do câmbio era na verdade apenas o interruptor do freio que estava com mal contato. Ele limpou, passou um spray e está tudo tranquilo agora.
Só fiquei meio encucado de ele ter colocado o óleo Selenia 15W40 Semi Sintético. Achei estranho pois o manual pede para colocar o Sintético 5W30. Segundo o mecânico ele é pouca coisa mais fino e vai me incomodar menos pois ele baixa bem menos que o 5W30 e não vai mudar em nada performance ou lubrificação do motor. O que vocês acham, confere?

Só fiquei meio encucado de ele ter colocado o óleo Selenia 15W40 Semi Sintético. Achei estranho pois o manual pede para colocar o Sintético 5W30. Segundo o mecânico ele é pouca coisa mais fino e vai me incomodar menos pois ele baixa bem menos que o 5W30 e não vai mudar em nada performance ou lubrificação do motor. O que vocês acham, confere?
- Piloto de Atari
willianqs escreveu:Levei hoje na Oficina e já busquei. Tudo certo, fiz a revisão dos 30k e o problema do câmbio era na verdade apenas o interruptor do freio que estava com mal contato. Ele limpou, passou um spray e está tudo tranquilo agora.![]()
![]()
![]()
Vou verificar o meu interruptor de freio e tentar verificar o nível do óleo DuaLogic, pra ver se essas mensagens somem.
willianqs escreveu: Só fiquei meio encucado de ele ter colocado o óleo Selenia 15W40 Semi Sintético. Achei estranho pois o manual pede para colocar o Sintético 5W30. Segundo o mecânico ele é pouca coisa mais fino e vai me incomodar menos pois ele baixa bem menos que o 5W30 e não vai mudar em nada performance ou lubrificação do motor. O que vocês acham, confere?
O óleo está errado!!! Não se altera a viscosidade do óleo indicado por nenhuma montadora, sob pena de acelerar o desgaste do seu motor em partes que necessitam de um óleo mais fino. Você pode até não perceber esse desgaste de imediato, mas ele vai ocorrer. O seu carro só vai baixar menos óleo porque a lubrificação dos pistões ficará deficiente e subirá menos óleo. A queima de até 1 litro de óleo a cada 1000 km é normal, os carros são projetados pra isso, ou seja, subir óleo nos pistões e queimar com a combustão é perfeitamente normal, desde que não ultrapasse o limite de 1 litro a cada 1000 km.
- Piloto de Autorama
Marcus Vilasboas escreveu:willianqs escreveu:Levei hoje na Oficina e já busquei. Tudo certo, fiz a revisão dos 30k e o problema do câmbio era na verdade apenas o interruptor do freio que estava com mal contato. Ele limpou, passou um spray e está tudo tranquilo agora.![]()
![]()
![]()
Vou verificar o meu interruptor de freio e tentar verificar o nível do óleo DuaLogic, pra ver se essas mensagens somem.willianqs escreveu: Só fiquei meio encucado de ele ter colocado o óleo Selenia 15W40 Semi Sintético. Achei estranho pois o manual pede para colocar o Sintético 5W30. Segundo o mecânico ele é pouca coisa mais fino e vai me incomodar menos pois ele baixa bem menos que o 5W30 e não vai mudar em nada performance ou lubrificação do motor. O que vocês acham, confere?
O óleo está errado!!! Não se altera a viscosidade do óleo indicado por nenhuma montadora, sob pena de acelerar o desgaste do seu motor em partes que necessitam de um óleo mais fino. Você pode até não perceber esse desgaste de imediato, mas ele vai ocorrer. O seu carro só vai baixar menos óleo porque a lubrificação dos pistões ficará deficiente e subirá menos óleo. A queima de até 1 litro de óleo a cada 1000 km é normal, os carros são projetados pra isso, ou seja, subir óleo nos pistões e queimar com a combustão é perfeitamente normal, desde que não ultrapasse o limite de 1 litro a cada 1000 km.
Mas se eu usar só essa vez esse óleo que já foi colocado por 7.500km e na próxima troca eu voltar pro selenia 5w30, o que acontece?
- Piloto de Atari