Ar-condicionado não gela direito

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Re: Ar-condicionado não gela direito

por mrccavalcanti » Sex Jul 24, 2015 11:54 am

marciofornari, o Waldez (reporter) me disse agora que escreveu pra vc e não recebeu resposta. O email dele é [email protected].
Abs, Marcio.

marciofornari escreveu:
mrccavalcanti escreveu:Para quem está enfrentando (ou enfrentou no verão) problemas no ar condicionado informo que o reporter Waldez Carmo Amorim, da seção AUTODEFESA da Quatro Rodas está buscando contato com proprietários de carros 0km que apresentaram problemas com o ar cond.

É uma ótima oportunidade de agirmos em conjunto por intermédio de uma publicação super prestigiada e exigir uma solução da Fiat. Ou senão divulgar para todos esta falha no projeto do funcionamento do AC.

Por favor, vamos nos unir e escrever para ele ([email protected]) relatando o ocorrido com o ar condicionado, informando nome completo, tel para contato, profissão, cidade que reside, modelo, ano, modelo e número do chassi do Punto. Ele só precisa de mais 4 relatos de problemas para publicar a matéria. Eu já encaminhei o meu!!!!

Há duas maneiras de entrar em contato:

Usando seus e-mails: [email protected] / [email protected]

ou o atendimento ao leitor da revista:

http://quatrorodas.abril.com.br/QR2/faleconosco/#
(clicar no 1º link da página)

O e-mail dele não tem o domínio da Abril pq ele é terceirizado e já confirmei sua condição junto ao redator-chefe da Quatro Rodas, Zeca Chavez ([email protected]).

Em tempo, ajuizei uma ação contra a Fiat e a concessionária que me vendeu o carro. Assim que sair a sentença eu informo neste tópico.

Abs a todos!!!

Já respondi umas 10 vezes o e-mail desse loco e nunca vi nada relacionado a reportagem, por isso acho que é furada..
Passei os dados, menos o número do Chassi..
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por dhiegu » Dom Jan 03, 2016 9:33 pm

Nenhuma solução né? Troquei as películas do carro, coloquei inclusive no parabrisa, mas realmente o ar condicionado é péssimo. Dei uma carona essa semana a um colega, ele me perguntou pq não comprei um carro com ar condicionado, quando falei que estava ligado ele ficou sem jeito. Irei vender o carro, infelizmente perdi a paciência. FIAT realmente deixou a desejar.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por dhiegu » Ter Jan 05, 2016 1:40 pm

Estive verificando o funcionamento do ar condicionado do punto, e o que eu descobri é que quem determina se o compressor entra ou não é o controlador do motor, ou seja, acredito que o que muitos falaram não procede, não aparenta ser problema no termostato anticongelamento, bem como também não aparenta ser problema no pressostato. O que realmente deve ser é ajuste na central. No informativo técnico da fiat, vi a seguinte informação:

Quando o controlador do motor receber a solicitação de partida do compressor do ar cond., ele irá ativar o relé em função de:

-condições de carga do motor;
-valores de rotação do motor;
-do valor de temperatura do motor;

Desta forma, o que pode tá acontecendo é que esses ajustes estão muito restritivos para regiões quente como a nossa, falo isto devido ao que o pessoal já comentou, a noite e em viagem o ar gela satisfatoriamente.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por VLA » Sex Jan 08, 2016 8:59 am

em algum lugar aí pra trás eu já dei minha opinião sobre a falta de desempenho do ac no punto que muitos reclamam....

pra mim não é o ac em si, mas o isolamento termico por baixo do painel (no punto é gigante), que faz o resfriamento perder rendimento nas saídas de ar.

no inicio eu reclamava da eficiência do meu ac depois do carro ficar horas cozinhando ao sol... foi então que comprei um "tapa-sol" térmico daqueles que colocam no parabrisa quando o carro está parado (no meu caso eu deixo ele somente sobre o painel) e nunca mais tive problema... mesmo nos dias em que a temperatura está acima dos 40º (comum por aqui) o carro gela bem rápido.

mas tem que ser um de qualidade, térmico... nao aqueles de papelao.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por dhiegu » Sex Jan 08, 2016 9:33 pm

VLA, o painel esquenta bastante sim, mas não é só isso não, o fato de ficar ligando e desligando o compressor compromete e muito o desempenho no calor. E o que o pessoal falou de ser o termostato anticongelamento não faz sentido, principal porque a noite o compressor liga e fica ligado por um bom tempo, o que fez gelar bem o habitáculo. E o que o termostato faz é desligar o compressor para o evaporador não congelar, estranho que a noite ele não desliga o compressor, justamente o momento em que seria mais propício a formar gelo no evaporador. Então com certeza ou é o pressostato ou a ecu que está fazendo o compressor entrar nesse ciclo, justamente no momento em que o compressor deveria ficar todo o tempo ligado.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jpromero » Qua Jan 13, 2016 8:46 am

Pelo que sei o Punto não usa pressostato, usa transdutor que informa a pressão real para a central de comando do AC e ela por sua vez recebe comando da central de injeção para ligar ou desligar o compressor de acordo com a solicitação de potência do motor.

Agora onde está ocorrendo o comando para desligar o compressor que é uma incógnita. Quem tiver acesso a scanner pode monitorar na central de injeção e na do AC.

Como já disseram aqui, com o ar digital isso não acontece e no meu Linea que tem o digital também não acontece, o AC é muito bom, então acredito que essa teoria do painel pouco isolado, parabrisa grande é tudo balela, até porque o parabrisa é laminado, o que ajuda muito a filtrar raios UV e diminuir a insolação interna. O que acontece é mesmo um desligamento constante do compressor. O Fiesta da minha esposa desliga muito o compressor, como ele é 1.0 qualquer pisada a mais no acelerador já desliga e ao manter aceleração (mesmo em subida) ele religa. O que não pode é ficar forçando marcha alta, como uma subida em 4a marcha, a 1800-2000 rpm, aí a central desliga o compressor mesmo, para o motor ganhar rotações e aos 2700 rpm +/- religa.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por dhiegu » Qua Jan 13, 2016 11:16 pm

Exatamente jpromero, o punto usa um sensor linear de pressão e pelo que eu percebi existe um sensor no pedal que fica paralelo ao sensor de pressão linear, justamente para fazer o que você falou, desligar o compressor quando pisa o pé no acelerador, literalmente. Porém, será que é o sensor de pressão que está fazendo desligar e religar o compressor no calor?? Ainda acho que seja alguma configuração na ecu, que inclusive pode levar em consideração a temperatura externa. Aí realmente o ideal seria usar a scanner para verificar estes ajustes, mas tenho quase certeza que o problema não é forração, compressor fraco, essas coisas, para mim é ajuste da central do carro, coisa relativamente simples de resolver.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jpromero » Qui Jan 14, 2016 3:57 pm

É o que acho também Dhiegu, ajuste da injeção ou do módulo do AC. No meu Linea tenho acesso ao módulo do AC, ele tem sensores de radiação solar e o de temperatura externa, usa ambos para determinar estratégia da temperatura do habitáculo, não sei no AC analógico quais são os parâmetros de entrada.

Você disse que existe um sensor no pedal do acelerador? Se for, não é isso. É a própria central de injeção que calcula a carga do motor baseada na posição do acelerador, vácuo do coletor de admissão, temperatura do ar e da água. Esse valor pode ser informado a central do AC e ela por sua vez sabe que com carga do motor acima de, por exemplo, 40% irá desligar o compressor para ganhar potência. Se fosse assim um 'chip tuner' conseguiria alterar esse valor de 40% para 90% por exemplo.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por VLA » Sex Jan 15, 2016 3:18 pm

a questão do painel não é "balela" pelo fato que expliquei: com uso de tapa-sol térmico o ar gela normalmente, e já começa a sair ar gelado em poucos segundos, enquanto que com o sol batendo direto sobre painel, o ar leva vááários minutos pra começar a sair relativamente gelado.

o ac digital não muda só os botões, muda mais componentes por dentro do painel, e talvez tenha recebido uma atenção melhor da fiat, com mais material térmico.

sobre um suposto sensor no pedal, creio que não... o meu desliga o compressor até mesmo sem encostar o pé no acelerador.... numa situação em que manobro o carro numa garagem, com pequena inclinação sem acelerar, só na marcha lenta, por exemplo.... ele desliga o compressor quando o motor está "apanhando", quase morrendo.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por dhiegu » Sex Jan 15, 2016 10:31 pm

Já olhei internamente o painel, eletroventilador interno é isolado, saídas de ar idem. Quanto ao sensor, está no diagrama elétrico do carro, apenas repassei o que eu vi, mas tudo isso vai para a central eo carro, ela pega essas informações e dispara ou não o compressor, mas forração e compressor fraco não é, pode ter certeza e o fato do parasol ajudar é paliativo, teria que gelar sem isso, o novo uno que eu tinha nunca usei esses trecos e no calor bastava alguns minutos e já começava a gelar, mas.nunca reparei se ne o compressor ficava entrando e saindo.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

AnteriorPróximo