òleo de Motor Lubrax Valora 5W30 SN
Re: òleo de Motor Lubrax Valora 5W30 SN
Marcus, é ao contrário a classificação do lubrificante, o número antes do W indica a viscosidade no inverno (Winter), a gente fala que é a 'frio' mas o correto é inverno mesmo.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
jpromero escreveu:Marcus, é ao contrário a classificação do lubrificante, o número antes do W indica a viscosidade no inverno (Winter), a gente fala que é a 'frio' mas o correto é inverno mesmo.
Tem razão jpromero. Corrigindo minha postagem, 5W30 significa viscosidade SAE 5 com o óleo frio (mais "fino" na partida do motor) e viscosidade SAE 30 com o óleo quente.
Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
- Piloto de Autorama
Marcus Vilasboas escreveu:
Já usei o Motul 5W30 no meu e-Torq 1.8 e baixou uns 600 ml em 6000 km. Tive que usar todo o óleo que sobrou da troca pra completar, pois estava no nível mínimo.
Quando uso o Selenium 5W30 Pure Energy não baixa NADA em 7500 km!
Boa tarde galera!
Pois é.. baixar um pouco do lubrificante do motor é normal.. tanto que os fabricantes (de carro e lubrificantes também) alertam no manual do proprietário.. inclusive especificando o consumo de lubrificante em uma determinada quantidade de ml's.
Isso tudo é devido ao fato que uma pequena parte do lubrificante em forma de filme é deixada pelos anéis de vedação nas paredes da camara de combustão.. isso no momento da descida do pistão.. ai quando é efetuada a queima do combustível aquele filme é queimado de forma natural (faz parte da concepção dos motores de ciclo otto).
Não significa que seu carro está "queimando" óleo da mesma forma que um motor no fim de sua vida útil queima.. mas sim que o principio de lubrificação está dentro de sua concepção.. lubrifica tudo até seus limites.
Sei disso pois tive aulas e aulas e aulas sobre lubrificação automotiva com um amigo meu de infância que trabalhava no desenvolvimento de lubrificantes na Bardahl e hoje no grupo Ultra (dos postos Ipiranga).
Quando o óleo cumpre seu papel de fato um pouco é perdido na queima.. considerando além de tudo que o consumo pode ser maior ou menor devido a fatores como forma de uso (regime normal, moderado ou esportivo).. degradação termica.. degradação quimica e ação do tempo (envelhecimento).
Meu Punto por exemplo é Fire 1.4 e em 7500 km rodados consome 300ml.. isso pq meu uso com ele é moderado e 50% do tempo em rodovia e os outros 50% na cidade.
Meu amigo alerta que carro que não consome óleo é por que o óleo ou não está cumprindo seu papel.. seja pelo uso de viscosidade incompatível (alta viscosidade / grosso ex. 20w50) ou óleo de baixa qualidade (baixo indice de viscosidade, aditivos.. deficiência em lubrificar).
Fica a dica