Dualogic demora para engatar neutro com motor desligado
Dualogic demora para engatar neutro com motor desligado
Olá Pessoal,
Meu carro é um Punto Sporting Dualogic 2012/2013 e vem apresentando o seguinte problema: ao passar o cambio de D para N para dar a partida, às vezes isso demora a ocorrer, ouço um "tec, tec, tec", algumas vezes tenho que desligar e ligar o carro. Quando o problema ocorre, o câmbio passa de automático para manual. Geralmente o problema ocorre se tinha desligado o carro há pouco tempo. Após ligar o motor, tudo funciona normalmente. Já viram este problema e tem alguma ideia do que possa ser?
Meu carro é um Punto Sporting Dualogic 2012/2013 e vem apresentando o seguinte problema: ao passar o cambio de D para N para dar a partida, às vezes isso demora a ocorrer, ouço um "tec, tec, tec", algumas vezes tenho que desligar e ligar o carro. Quando o problema ocorre, o câmbio passa de automático para manual. Geralmente o problema ocorre se tinha desligado o carro há pouco tempo. Após ligar o motor, tudo funciona normalmente. Já viram este problema e tem alguma ideia do que possa ser?
- Piloto de Atari
Re: Dualogic demora para engatar neutro com motor desligado
Boa tarde amigo
Cara acabei de pesquisar no google e vi seu topico.
Estou com o mesmo problema.
Tenho uma Palio Adventure 2010 está com 89 mil km.
Voce obteve alguma posição sobre seu problema?
abraços e boa sorte
Cara acabei de pesquisar no google e vi seu topico.
Estou com o mesmo problema.
Tenho uma Palio Adventure 2010 está com 89 mil km.
Voce obteve alguma posição sobre seu problema?
abraços e boa sorte
- Piloto de Atari
Caro laonda,
Comprei um cabo de diagnóstico e estou aguardando a chegada para tentar identificar o problema. Pretendo verificar o nível de óleo do Dualogic, pressão no sistema, etc.
Assim que tiver novidades, coloco aqui.
Comprei um cabo de diagnóstico e estou aguardando a chegada para tentar identificar o problema. Pretendo verificar o nível de óleo do Dualogic, pressão no sistema, etc.
Assim que tiver novidades, coloco aqui.
- Piloto de Atari
Um amigo meu teve exatamente esse problema no Bravo Dualogic. O problema dele foi a bateria que estava ruim e durante a partida a queda de tensão fazia o módulo do dualogic perder o ponto da embreagem. Então é assim: Primeiro desligue a bateria e deixe em um auto elétrico para dar uma carga lenta (ou troque-a). Caso opte por trocar, deixe ela desligada por pelo menos 5 minutos, algumas auto elétrica fazem uma ligação de outra bateria para não desconfigurar o carro, não faça isso, desligue mesmo.
Após isso verifique o desgaste da embreagem, pode estar muito alto, no caso do meu amigo foi necessário trocar ela e o atuador. Eu também troquei embora nunca tive esse problema.
Após isso verifique o desgaste da embreagem, pode estar muito alto, no caso do meu amigo foi necessário trocar ela e o atuador. Eu também troquei embora nunca tive esse problema.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
jpromero, obrigado pela resposta!
Identifiquei que na verdade o problema não ocorria somente com o carro desligado. Acontece que eu praticamente só uso Neutro para ligar o carro, então é quando eu percebia. Fiz testes com o carro ligado e vi que também dava problema frequentemente.
Este vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=RpLqN0eUcAs) sugere verificar os seguintes itens para diagnóstico do Dualogic:
- Avarias registradas: o meu tinha algumas, mas não achei relevantes
- Monitorar pressão do sistema enquanto engata marchas: no meu a pressão estava boa (entre 36 e 46), mas nesse momento percebi que o problema para engatar neutro ocorria com frequência
- Índice de degradação da embreagem: o meu está alto, acima de 7600, mas não acho relevante neste caso. A embreagem permanecia acionada (desacoplada) quando o problema ocorria, ou seja, não havia movimentação da embreagem. Além disso, o desgaste geralmente se manifesta quando a embreagem é ou está acoplada (trepidação/patinagem) e não quando está desacoplada.
Antes de verificar outros itens, decidi fazer o ajuste de reaprendizado das marchas. No software que utilizei, Multiecuscan, é chamado de 'Autoajuste fim de linha / service' ou 'Production/Service final calibration'. Após realizar este procedimento, o problema não ocorreu mais. Isso já faz mais de uma semana.
Verifiquei também o nível de óleo do Dualogic após despressurizar o sistema e está um pouco baixo. Vou comprar o óleo para completar.
Identifiquei que na verdade o problema não ocorria somente com o carro desligado. Acontece que eu praticamente só uso Neutro para ligar o carro, então é quando eu percebia. Fiz testes com o carro ligado e vi que também dava problema frequentemente.
Este vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=RpLqN0eUcAs) sugere verificar os seguintes itens para diagnóstico do Dualogic:
- Monitorar pressão do sistema enquanto engata marchas: no meu a pressão estava boa (entre 36 e 46), mas nesse momento percebi que o problema para engatar neutro ocorria com frequência
- Índice de degradação da embreagem: o meu está alto, acima de 7600, mas não acho relevante neste caso. A embreagem permanecia acionada (desacoplada) quando o problema ocorria, ou seja, não havia movimentação da embreagem. Além disso, o desgaste geralmente se manifesta quando a embreagem é ou está acoplada (trepidação/patinagem) e não quando está desacoplada.
Antes de verificar outros itens, decidi fazer o ajuste de reaprendizado das marchas. No software que utilizei, Multiecuscan, é chamado de 'Autoajuste fim de linha / service' ou 'Production/Service final calibration'. Após realizar este procedimento, o problema não ocorreu mais. Isso já faz mais de uma semana.
Verifiquei também o nível de óleo do Dualogic após despressurizar o sistema e está um pouco baixo. Vou comprar o óleo para completar.
- Piloto de Atari
aobarbosa escreveu:jpromero, obrigado pela resposta!
Exatamente isso, o ajuste de fim de linha refaz o ajuste das marchas e do ponto da embreagem. O que estava havendo é que a central Dualogic comandava o atuador por um percurso insuficiente para desengatar a marcha, o ajuste acertou isso. Igual ao caso do meu amigo, que só de desligar a bateria e forçar um auto ajuste o câmbio volta a desengatar com sucesso.
O desgaste de 7600 é ainda aceitável, já é o suficiente para se programar para uma troca. Do meu carro também troquei com esse desgaste e vou te falar, a única coisa que parou de acontecer foram as trepidações para arrancar em primeira marcha. Os trancos continuaram e só resolvi isso agora, um ano após a troca de embreagem. O que fiz? Voltei a usar gasolina! Com álcool ele dá tranco em todas as trocas de marcha e não há programação que resolva!
João Paulo
Valeu pela resposta! Sua hipótese para o problema faz sentido.
Fiquei meio preocupado ao ver o índice de degradação, mas o fato é que não tenho nenhuma trepidação ou tranco.
Percebo apenas alguma hesitação para retomar aceleração após algumas reduções para 1a marcha. Tem alguma informação sobre isso?
Queria fazer também o autoajuste da embreagem (ponto kiss) para ver se melhorava, mas com minha interface OBD conectada não consigo ligar o motor, o que é necessário para o ajuste. Acredito que seja um problema da interface.
Fiquei meio preocupado ao ver o índice de degradação, mas o fato é que não tenho nenhuma trepidação ou tranco.
Percebo apenas alguma hesitação para retomar aceleração após algumas reduções para 1a marcha. Tem alguma informação sobre isso?
Queria fazer também o autoajuste da embreagem (ponto kiss) para ver se melhorava, mas com minha interface OBD conectada não consigo ligar o motor, o que é necessário para o ajuste. Acredito que seja um problema da interface.
- Piloto de Atari
Deve ter algum problema na interface para não permitir ligar o motor. Ela funciona com o motor desligado? Tente conectar com o motor ligado.
Essa hesitação para retomar aceleração após redução para 1a marcha não é uma falha, tipo um engasgo? Se for é sintoma de bicos sujos, se for um "espaço vazio" é normal, é o Dualogic segurando a aceleração para não dar tranco.
Essa hesitação para retomar aceleração após redução para 1a marcha não é uma falha, tipo um engasgo? Se for é sintoma de bicos sujos, se for um "espaço vazio" é normal, é o Dualogic segurando a aceleração para não dar tranco.
João Paulo
Com o motor desligado funciona perfeitamente. Não sei se daria certo conectar com o motor ligado, pois o autoajuste da embreagem pede para iniciar o procedimento com o motor desligado e depois ligar.
A hesitação é mais um espaço vazio mesmo, sem falha no motor. Só acho que o espaço poderia ser um espaço pouco menor. Felizmente não acontece com frequência, geralmente é após quase parar o carro em esquina e subida, ao tentar retomar demora coisa de 1 segundo pra acelerar.
Valeu pelas respostas! Abraço!
A hesitação é mais um espaço vazio mesmo, sem falha no motor. Só acho que o espaço poderia ser um espaço pouco menor. Felizmente não acontece com frequência, geralmente é após quase parar o carro em esquina e subida, ao tentar retomar demora coisa de 1 segundo pra acelerar.
- Piloto de Atari
aobarbosa escreveu:Com o motor desligado funciona perfeitamente. Não sei se daria certo conectar com o motor ligado, pois o autoajuste da embreagem pede para iniciar o procedimento com o motor desligado e depois ligar.
É isso aí mesmo, esse espaço vazio é o tempo que o câmbio demora para desengatar a marcha atual e engatar a primeira marcha. As vezes demora mais pois ele pode estar em 3a ainda e aí demanda desengatar ela, movimentar o eixo de seleção e engatar a 1a. Se ele já estiver em 2a marcha não precisa movimentar o eixo então é mais rápido. Durante o processo a central do Dualogic inibe o comando do acelerador para não causar um aumento súbito e desnecessário da rotação do motor, o que faria o carro cantar pneu ou mesmo não engatar a marcha.
O adaptador pode ser conectado com o motor ligado e o procedimento do ajuste da embreagem não exige começar com o motor desligado, pode já estar ligado.
João Paulo